quinta-feira, 17 de abril de 2008

Carta aberta a Luís Filipe Vieira

Caro Luís Filipe Vieira,

Penso que estamos de acordo quando digo que a época do Benfica foi miserável, independentemente do que ainda possa vir a acontecer na Liga. A época não foi bem planeada: querendo despedir o Fernando Santos, o melhor era tê-lo feito logo no fim de Maio, não em meados de Agosto. Mas não foi só o péssimo timing do despedimento do treinador português que motivou esta paupérrima época. O discurso demagogo sobre a venda de Simão Sabrosa e a falta de know how na hora de segurar Miccoli e Karagounis foram determinantes. A juntar a isto há o facto de ter vindo mais um contentor de jogadores, a maior parte deles estrangeiros, que não sabe nem entende o que é a mística do Benfica, além de serem possuidores de uma qualidade no mínimo duvidosa. Em suma, Butt, Luís Filipe, Edcarlos, Zoro, Sretenovic, Maxi Pereira, Fábio Coentrão, Di Maria, Freddy Adu, Sepsi e Makukula [ainda] não têm qualidade para representar o Benfica. Quantos destes jogadores serviram para enriquecer os bolsos de comissionistas? Há que recomeçar: repensar a estratégia do Benfica Europeu, contratar as pessoas indicadas para os cargos certos e não colocar apenas os ex-jogadores do clube nesses cargos para as tais "injecções de Mística". Esta política só vai denegrir a imagem das velhas glórias encarnadas. Se queremos continuar a ser um clube grande, temos de pensar em grande: fazer do Seixal um laboratório, ter psicólogos para a equipa de futebol, preparadores físicos competentes e treinadores-adjuntos com garra e saber (por que é qe mandaram embora o Álvaro?).

Mas voltando ao desastre: A Liga começou mal, e o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. A Champions foi mais uma desgraça, apesar de defender que o grupo em que calhámos tenha sido muito difícil (a melhor equipa da época passada e as primeiras equipas dos potes 3 e 4). Salvou-se a prestação na maior prova de clubes com uma vitória bem conseguida num terreno difícil. Mas depois veio a Taça UEFA, em que fomos ingloriamente derrotados por uns espanhóis, que apesar de não serem conhecidos praticavam bom futebol, se bem que me tenha ficado a imagem de que poderíamos ter feito bem mais em ambos os jogos. A Taça da Liga foi o que sabemos: parece que não interessou a quase ninguém a não ser ao Vitória de Setúbal, por motivos económicos e ao Sporting, ou melhor, a Paulo Bento, para se salvar e manter como treinador principal do clube de Alvalade. Ontem, fomos eliminados ingloriamente pelo Sporting, num excelente jogo de futebol que em certos momentos me fez recordar o mesmo derby para a Taça de Portugal na época 2004/2005, no Estádio da Luz. No total, os objectivos não foram cumpridos em nenhuma das cinco competições em que o Benfica entrou esta época.

Assim sendo, e visto que o senhor não se vai demitir ou convocar eleições antecipadas resta-me exigir-lhe, enquanto sócio e benfiquista (algo que tenho dúvidas que o senhor seja), que procure um treinador experiente, que saiba ao que vem e que não olhe a nomes na altura de formar o plantel e mormente o onze (por exemplo, ontem o Petit ou o Maxi nunca teriam jogado).

E, estando nós na iminência de não nos apurarmos para a Liga dos Campeões, não quero ouvir as mesmas desculpas de sempre: a falta de dinheiro e o desinteresse dos jogadores em virem para o clube. Basta olhar para o caso do Benfica de 2001/2002, que, após sexto lugar na época anterior e consequente ausência das provas europeias conseguiu contratar Drulovic, Mantorras, Miguel, Simão Sabrosa, Zahovic, Tiago e Sokota, ou que na época a seguir contratou Petit, Ricardo Rocha e Nuno Gomes. Ou até mais recentemente o Bayern de Munique, que apenas se qualificou para a Taça UEFA, mas contratou Miroslav Klose, Franck Ribery, Luca Toni e Zé Roberto. Quero com isto dizer, senhor Luís Filipe Vieira, que não há desculpas para novo fracasso.

Assim sendo, dou como encerrada esta época. É agora tempo de começar a planear a próxima. Tem quatro meses a partir de hoje para recolocar o Benfica na Europa dos Campeões. Reconstrua o Benfica que você mesmo destruiu, porque senão estaremos na Luz para pedir a sua cabeça... ou pelo menos o bigode.

5 comentários:

Rebel Yell disse...

Estou farto da passividade com que a direcção do Benfica tem assistido a isto e mesmo à nossa (adeptos) passividade..
Quero ver cabeças rolarem ao mais alto grau..o Benfica de facto,se não está na morgue do hospital da luz,deve andar nas urgências e com prognóstico reservado..razão tinha o PC.
Ontem..foi mais que uma derrota,mais que um absurdo..foi uma humilhação !
É este o clube que queremos ? É assim que o queremos ver ser gerido ? Recuso-me a apoiar mais aquela equipa e a sua estrutura...este não é o meu clube,e seria um insulto chamá-lo de SLB,Benfica ou Glorioso.

Aperta-Pitons disse...

Está bem que taça é taça. E está bem que há tomba-gigantes em quase todas as jornadas. Mas foda-se! Aquele jogo deixa qualquer gajo fodido. Até o Ghandi, se fosse Benfiquista, mandava ali no mínimo um "foda-se", em pleno museu do azulejo.

Velho Estilo disse...

Já viram o que o blogdabola publicou acerca do SLB?

É só tiros nos pés...

Mr. Shankly disse...

"conseguiu contratar Drulovic, Mantorras, Miguel"
Miguel já cá estava. Veio com JVA para o plantel de Heynckes.

Jose Fontinha disse...

Caro Vieira estou farto da sua conversa de enrola tolos, sou socio com lugar cativo por isso pago uma fortuna por ano para o club para voçê e os seus colaboradores torrarem em contratações de chorar com rir que foi o caso entre outros do Luis Filipe que nem no Atletico tem lugar, manda jogadores jovens oriundos das camadas jovens embora... depois vai busca-los novamente por balurdios, que é o caso do Ruben Amorim ..o Jorge Ribeiro e outros para contratar coixos e pernetas de qualidade duvidosa ou inexistente.
Já agora faça-nos um favor vá-se embora se não quiser cale-se fa-le menos e faça mais.
È CONFRANGEDOR VER AS FIGURINHAS QUE ESTÃO NO BANCO DO BENFICA A DISCUTIR AS SUBSTITUIÇÕES A FAZER....POUPE-NOS A ESTE VEXAME DIGA AO CHALANA PARA QUE SEJA ELE A TOMAR AS DECISÕES.
Para terminar sr. Vieira para o ano não vou renovar o meu lugar cativo.... vou deixa-lo vago para os convites que continuam a ser oferecidos todos os jogos, á minha conta é que vocês não vão gozar mais....e a cota ainda vamos ver.Tenho pe pois tenho mais de vinte anos de socio,mas estou farto de incompetentes por isso a paciencia chegou ao fim.
JF