sexta-feira, 13 de junho de 2008

Empate


Venha a "finalíssima"!

3 comentários:

John Billy #37 disse...

Essa capa é verdadeira?

Xelb disse...

Quem apanha as canas?

Não existe neste Portugal em que vivemos, arraial popular que não meta foguetório. O popular ditado "fez a festa, lançou os foguetes e apanhou as canas" é paradigmático disso mesmo querendo muito simplesmente dizer que muitas vezes a vontade de se fazer uma festa é tão grande, que alguns até a fazem sozinhos e para eles mesmos, sem a participação de mais ninguém.

Vem este intróito à baila devido a este caso do FCP na UEFA.
Começaram estes senhores, ao se verem em palpos de aranha porque a coisa poderia ficar preta lá para os lados da UEFA, a disparar contra tudo o que mexe. Rapidamente acertaram agulhas (honra lhes seja feita) e apontaram directamente para o "suspeito do costume". Primeiro de forma indirecta, através de Cunha Leal, e a seguir directamente ao SLB. "Estes gajos é que têm a culpa disto tudo, eles querem é o nosso lugar, os abutres", berraram eles a deitar perdigotos em barda e a babarem-se de raiva. "Cambada de perdedores que não conseguiram o lugar deles no campo, estão agora a ver se levam alguma coisinha daqui!"
O truque já é velho mas funciona sempre:
Quando existem problemas que possam criar dúvidas e divisões entre os seguidores de um qualquer grupo ou organização, arranja-se um inimigo comum e a coisa fica por ali.
Passa a existir um alvo comum.

Em suma, o SLB é que teve a culpa disto tudo, e é quem ficaria a ganhar e muito se a coisa desse para o torto.
Mas aqui é que a porca torce o rabo:
Será mesmo o Benfica o grande beneficiado? Será o Benfica que irá encher a barriga às custas de uma decisão negativa para os lados do Porto?
Ora não me parece que assim seja:
Em primeiro lugar poderia ser desportivamente muito mau ter de disputar uma pré eliminatória, tendo obrigatóriamente de começar a preparação da época um mês mais cedo, com o risco do Petit e o Nuno Gomes falharem o início dos treinos ou não terem férias.
Em segundo lugar, teriam de contratar mais um guarda redes porque nessa altura o Quim ainda não estará em condições.
Em terceiro as contratações teriam de ser feitas muito "à pressa" com o risco de erro a aumentar exponencialmente.
Finalmente, sabemos (e por experiência própria) que os custos de preparação de uma época feita deste modo vão, mais cedo ou mais tarde, ter de ser pagos principalmente a nível físico.
Com a agravante de embora sermos cabeças de série, existir sempre o risco de não nos qualificarmos, e os eurozinhos irem parar a outro sítio.

Por outro lado o Guimarães que dá a sensação de não ser tido nem achado para o caso, mantendo até uma posição de estranha submissão ao "senhor feudal" teria apenas a ganhar:
Uma entrada directa na CL, com o prémio inerente, três jogos garantidos em casa com alguns dos melhores clubes da Europa; (um grande de certeza e mais dois de respeito) com as correspondentes receitas de bilheteira; e a hipótese de mais uns "pózinhos" nada desprezáveis de alguns pontitos amealhados;
No fundo algo um pouco superior a 6 milhões, que segundo ouvi dizer daria para pagar o passivo do clube e talvez ainda sobrasse algum.
Pelo contrário, a ida à pré eliminatória, implica desde já um jogo contra um tubarão dos grandes com a correspondente quase certa eliminação.
Quem é que ganha mais quem é?
Por isso, a pergunta é:
- O que faz com que o Guimarães assuma a posição de vassalagem que tem assumido desde que começou todo este processo?
Que responda quem souber.
Ah! E a festa ainda não acabou; O jogo teve um golo mas foi anulado por ser irregular. Vamos ver quem no fim é que fica a perder, que é como quem diz, vamos ver quem fica de castigo a apanhar as canas...

JNF disse...

John Billy, se fores ao site do Benfica e procurares pelo jornal do nosso clube, podes lá encontrar esta capa.