quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Seremos Xistrados?

Não sou nem pouco mais ou menos um dos tais que encontra na arbitragem uma forma de relativizar os maus resultados obtidos neste inicio de campeonato pelo Benfica. É certo e sabido que esta entrada com o pé esquerdo na liga vai muito além disso, e que o planeamento da época não foi de todo o mais adequado. Mas face aos recentes acontecimentos em Guimarães, torna-se importante tentar saber se a nomeação de Carlos Xistra era a mais adequada tendo em vista o clássico que se aproxima, sabendo todos nós que este tipo de jogos são difíceis de gerir, pois existe sempre uma carga emocional muito forte à volta de um Benfica-Sporting e será importante o árbitro ter a capacidade de segurar o jogo. Terá Xistra essa capacidade? Tenho muitas dúvidas.

No entanto, também é preciso dizer que no actual quadro da arbitragem, poucos seriam os árbitros que não levantassem alguma dúvida aos adeptos, já que a qualidade nesse sector está claramente nivelada por baixo, chame-se ele Carlos Xistra, Jorge Sousa ou Artur Soares Dias, os receios seriam semelhantes e o cepticismo andaria sempre por perto. Dito isto, tendo em vista um clássico entre duas equipas que não estão a atravessar o seu melhor momento, e com uma jornada anterior desastrosa em erros de artbitragem contra o Benfica, era necessário uma escolha que fizesse algum sentido e que garantisse isenção no juízo do jogo. É conhecida amplamente a faceta sportinguista de Xistra, é conhecido também o seu incómodo com o Benfica, seria mesmo esta a escolha mais correcta senhor Vitor Pereira? O futuro dirá, mas desde já nomear um árbitro, que na passada terça feira acompanhou Olegário Benquerença a Old Trafford para arbitrar o Man Utd - Glasgow Rangers, revela no mínimo um mau timing, e há quem possa considerar isso como uma provocação. Quero acreditar na minha inocência, que não é o caso.

Ao Benfica e aos seus jogadores, compete entrar sob o relvado, deixando o árbitro de lado e jogando o seu melhor. Porque independentemente da prestação dos senhores do apito, se formos competentes em campo, se estiveremos devidamente concentrados nos nossos objectivos, estaremos sempre mais perto da vitória. A margem de erro é quase nula e só nos interessa vencer, pelo que chegou a hora de haver uma inversão definitiva de rumo se quisermos ainda ambicionar a revalidação do título. Os três pontos acompanhados de uma boa exibição poderá dar à equipa maiores ìndices de confiança para enfrentar os desafios que se avizinham, e poderá devolver aos adeptos muita da ilusão que foi entretanto sugada pelos maus resultados. A onda vermelha precisa reaparecer mas a equipa precisa também transmitir aos adeptos sinais positivos, motivos para sorrir, razões para acordarmos no pós jogo com um sorisso de orelha a orelha e sairmos à rua orgulhosos daqueles que vestem o manto sagrado, que todos em criança um dia sonhamos vestir.

Um último apelo a quem deslocar-se a Luz. Apoiem a equipa incondicionalmente, e sem assobios, mais ainda se estivermos numa situação aflitiva. Porque somos de facto o 12º jogador, não é lirismo dizer-se isto, logo vamos fazer sentir aos nossos jogadores que eles podem contar com o nosso apoio e que acreditamos neles. Entendamos que o que aconteceu na Luz frente ao Hapoel não se pode repetir, o objectivo é empurrar a equipa para a vitória e não deixá-la ainda mais intraquila.

16 comentários:

Francisco disse...

Bom dia,

Um excelente primeiro post Far(away). De facto, as dúvidas sobre Xistra são imensas..é um sportinguista ferrenho! No entanto, Pedro Proença também é benfiquista, com camarote, e é o que se vê!
Sou dos que apenas pede isenção..!


Até domingo..sem assobios para os nossos!

Um abraço

Francisco Correia

http://bancadameo.blogspot.com/

JNF disse...

Não espero grande coisa deste artista, ele é fanaticamente do Sporting e melhor que as vitórias do clube dele só as derrotas do Benfica, a própria irmã dele disse-mo. Portanto...

Éter disse...

A irmã?! Porra, és amigo da família Xistra?

Mr. Shankly disse...

Péssima nomeação. Já agora, falar em revalidação do título é no mínimo ser lírico. Mesmo que as coisas endireitem e comecemos a recortar distâncias o sistema vai aparecer.
Já o disse e repito: estão com uma sensação de impunidade total. Nem vão disfarçar. isto não vai lá com suor em campo ou palavras fora dele, acreditem.

Far(away) disse...

A revalidação do título já é quase uma utopia, mas será mais ainda se não ganharmos, daí a importância de ganharmos o jogo. Até porque no mínimo tempos que alcançar o segundo lugar por causa do posto que dá acesso à champions...

71460_5/8 disse...

com o xistrema não se augura nada de bom. mas a verdade é que a maioria dos árbitros não me deixam descansado. muitos subiram com a muleta do sistema e enquanto não se forem embora e o sistema for de vez erradicado será sempre complicado.

assobiar só o árbitro e a equipa adversária!

José disse...

Depis da aula de terça feira, já nada me admira...

Fred disse...

Com o Xistra ou sem Xistra o jogo é para GANHAR! Espero ver 65mil nas Luz, a gritar e puxar pela equipa os 90min, temos que ser o 12º jogador e criar o auntêntico inferno da luz.

Vejam o video editado pelo meu irmão Jaime, "Mensagem para o Derby"

http://tudoportibenfica.blogspot.com/2010/09/mensagem-para-o-derby.html

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

bla bla bla...tudo tão rosinha e politicamente correcto....

A unica opção é ganhar porque somos BENFICA e do outro lado estão uns merdosos duns submissos que não têm onde cair mortos

Mantorras Rei do Futebol disse...

O que eu gostava mesmo mesmo era não ter o Oliveira na tribuna, e o comunicado dos orgãos sociais ser levado a sério.
Se ele estiver, continuamos a fazer figura de ursos.
E temos sempre a opção, e a força, espero eu, para o fazer sentir mal na nossa casa.

Visão Desportiva disse...

Participem na 1ª edição do passatempo Treinador de Bancada aqui:

http://visaodemercado.blogspot.com/2010/09/passatempo-treinador-de-bancada-i.html

Ainda vão a tempo pois o prazo para escolher o vosso onze é só amanhã (sexta) pelas 20h00.

Far(away) disse...

O pedido da suspensão da negociação do contrato pelos direitos de tv com a olivedesportos, foi só isso mesmo, um pedido, uma sugestão. O presidente teria que a acatar, mas pela forma como o Oliveirinha estava na tribuna vip da luz na terça-feira, a coisa é mais fumo que fogo.

jms disse...

"Acredito na minha inocência"?!?!?!?

JNF disse...

jms,

não é isso que está lá escrito, falta ali uma vírgula, apenas isso.

Bimbosfera disse...

Boas. Parabéns pelo primeiro post, a valer, e já agora, que hoje não me apetece ser politicamente correcto, estou com um comentador ali que diz que é para ganhar PORQUE SOMOS BENFICA e do outro lado estão lá uns submissos de primeira apanha!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Far(away) disse...

Com o passar dos post vais aperceber-te que eu de politicamente correcto tenho pouco, abraço.