quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Excelente atitude e qualificação

Foi com o empate no Teatro dos Sonhos que se conseguiu a qualificação para os oitavos de final da maior competição de clubes do Mundo. É caso para dizer, finalmente voltamos a um lugar que segundo a nossa história nos pertence, desde Koeman que não íamos lá e é importante que os benfiquistas tenham consciência deste facto. Ainda mais importante será ganhar ao Otelul em casa para podermos sonhar com os quartos.
Quanto ao jogo, acho que foi importante a demonstração de força que demos nos primeiros minutos. Encaixamos muito bem atrás, ganhando bem as segundas bolas e na primeira jogada de contra-ataque, excelente combinação no centro do meio-campo adversário e golo. Acaba por ser um golo feliz mas a sorte procura-se e dá muito trabalho.
Não me parece que depois do golo, a atitude competitiva do Benfica tenha baixado mas o Manchester, clube dominador no futebol inglês e mesmo, na Liga dos Campeões a par do Barcelona, procurou o golo e acabou por conseguir, um golo que não deveria ter sido validado visto que Berbatov se encontrava em fora-de-jogo.
Na segunda parte, continuamos com a mesma entre-ajuda e o destaque para Pablo Aimar que continuava a segurar a bola, desequilibrar e a pressionar a defesa adversário como só ele sabe. Beneficiando também do aparecimento de Witsel no jogo que conseguiu estabelecer um nível interessante de jogo com Javi Garcia.
O segundo golo do Manchester foi natural, já a resposta do Benfica não era esperada mas surgiu no momento seguinte. Bola ao centro, passe para Garay, Garay coloca em profundidade para Emerson, atraso de um jogador do Manchester para De Gea que alivia mal, Bruno César recolhe, avança e procura assistir Rodrigo mas a bola acaba em Aimar que faz o 2-2.
É este tipo de jogadas e de respostas que uma equipa necessita para ser bem sucedida numa competição deste tipo. O mesmo aconteceu em Basileia e na Roménia, o jogo foi "morto" nos momentos exactos e ontem, voltou a acontecer.
Após esta demonstração de força a nível internacional, no sábado terá que ser dada a resposta a nível interno. Não nos podemos esquecer que será no fim de semana que é disputada a prova em que se deposita maiores esperanças e ninguém quererá repetir a época do holandês Koeman na liga portuguesa.

MVP: Pablo Aimar. Sabe quando tem que acelerar, parar, pressionar. É um génio.

13 comentários:

Anónimo disse...

UMa equipa k só joga 20 minutos e pouco mais.
Um treinador k só sabe mascar chiclets. A queda vai começar brevemente...
E não há mais dinheiro!!!!

Anónimo disse...

Neste jogo viu-se a diferença entre o Jesus e o Ferguson.
Um sentado a ver, o outro quase a entrar em campo para jogar com a sua equipa. A "chiclet" serve para gerir o nervosismo, e é uma táctica utilizada em diversas frentes. Grande Jesus.

Quando á escolha de jogadores, não houve surpresas, porém, acho que lançar o Rodrigo de inicio e um desperdício. Continuo a achar que Cardozo deve ser titular, pelo menos durante a primeira parte.
Quanto ás substituições, á vários pontos a ver:
*A Entrada de Miguel Vítor impressionou-me: Será que o Jardel ja perdeu a titularidade?
*A saida de aimar é sempre necessária. Infelizmente, não temos nenhum jogador capaz de o substituir bem. O amorim n foi má escolha.
*A saida de gaitan, para entrar o Matic, pareçeu-me ter o objectivo de poupar o jogador para o Sporting.

Com o final do jogo, podem-se tirar as seguintes conclusões:
-Jesus é um excelente treinador .
-Luisão pode falhar o sporting...Espero que miguel vitor se aguente.
-Emerson não presta, e o manchester apercebeu-se.Precisamos urgentemente de um defesa esquerdo.
-Vamos perder o gaitan para o manchester. O jogador deu show.
-Rodrigo ainda não pode ter a titularidade
-Onde anda o nolito? Espero que seja lançado em alvalade.
-Renovação com o maxi. JÁ
-Precisamos de um substituto para aimar, mas esse substituto deve ser david simão

Anónimo disse...

Devo dizer que não fiquei deslumbrado com o jogo do Benfica. Desta vez, considero que o resultado foi melhor do que a exibição. O Benfica, de facto, entrou bem no jogo, com a marcação do primeiro golo. Mas, a partir daí, a exibição da equipa foi decrescendo, principalmente após o golo do empate do Manchester. O Benfica limitou-se a defender, falhando muitos passes, o que é inadmissível numa equipa deste nível. Então, durante os primeiros 15 ou 20 minutos da segunda parte, a equipa do Benfica esteve muito mal. Daí que era previsível a marcação do segundo golo do Manchester, o que aconteceu. Valeu ao Benfica a marcação do golo do empate, no momento oportuno. Mas só a partir da substituição de Gaitán por Matic é que o Benfica conseguiu conter o avanço do Manchester. Com efeito, com a passagem de Witsel para a esquerda, e mais tarde de R. Amorim, é que foi possível equilibrar as forças desse lado do campo, pois Gaitán nunca mostrou capacidade para apoiar Maxi Pereira e era por esse lado que o Manchester atacava de preferência.

O melhor do Benfica foi:
OS ADEPTOS! Sem dúvida! Foram os adeptos que puxaram pela equipa e conseguiram fazer ouvir-se em Old Trafford durante quase todo o jogo, o que não é fácil num campo de futebol em Inglaterra.
ARTUR. Este guarda-redes está a garantir pontos! Fez grandes defesas e evitou que o Benfica perdesse o jogo.
AIMAR, sempre AIMAR: joga, luta, ataca, defende e, neste jogo, até marcou.
JORGE JESUS. Fez as substituições certas para equilibrar a partida, quando o Manchester pressionava o Benfica.
MIGUEL VÍTOR. Apesar do segundo golo do Manchester ter acontecido um minuto após a sua entrada em jogo, não ficou diminuído por esse facto e esteve em bom plano, o que não era fácil nessas circunstâncias, por isso julgo que será de enaltecer a sua exibição. Temos jogador para o jogo do próximo Sábado.
ENTREGA AO JOGO. Apesar de tudo, a equipa lutou muito e nunca baixou os braços. Foi isso que levou a que tivesse saído de Old Trafford com o empate e com a passagem à fase seguinte.

O pior foi:
Os passes falhados. Gostaria de ver as estatísticas dos passes falhados da equipa do Benfica.
A incapacidade do Benfica fazer chegar a bola a Rodrigo. Foi um jogador isolado na frente de ataque.
Gaitán. Não obstante ser um jogador com grande capacidade técnica e de ter estado na origem do primeiro golo, esteve muitos furos abaixo daquilo que pode e sabe. Procurou, nalguns casos, alguns malabarismos que não tiveram nenhum efeito prático e que levaram a que o Benfica perdesse a bola. Terá sido influenciado pelo propalado interesse do Manchester na sua contratação?
MM

POC disse...

Anónimo, és corrupto? Paga os ordenados e mete-te debaixo da pedra.

http://simaoescuta.blogspot.com

Pedro disse...

Boas,

Bom post como é hábito. Fui um óptimo jogo, muita coragem, força, garra, vontade e querer...é um orgulho ser do BENFICA.
De uma forma geral gostei de todos os jogadores, mas a nossa lateral esquerda é o maior défice da equipa, com jogadores um pouco mais creativos parece um crivo, se não é o Garay a ajudar não sei não...vale pelo esforço.
Excelente postura geral.

Incontornável é a situação do nosso capitão, temos um Miguel Vitor que é um bom substituto, mas todos sabemos o que significa o Luisão, não só para a defesa mas sim para tudo o que se passa lá dentro e nisso ninguém o substitui. Apesar disso, muito confiante para sábado.

Deixo ainda uma palavra de apreço e orgulho para aqueles que ontem estiveram em Manchester, que orgulho ouvi-los a puxar o jogo todo pelo nosso Benfica, perfeitamente audíveis.Parabéns.

Aos moderadores queria pedir se assim alguém entender, um post sobre a "gaiola" que foi feita na Luz para os adeptos visitantes...penso que devem existir muitas opiniões divergentes e interessantes sobre o assunto.

Saudações Benfiquistas

E Pluribus Unum

Pedro

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas,

Obg pela crónica, "PB". Concordo.

Parabéns à equipa! Excelente resultado, com a garantia da qualificação p/a os 1/8 final da CL! Em jogos directos, eliminámos o... Man.Utd.! Fomos... BENFICA, E ISSO FOI FANTÁSTICO!

Resumidamente, E POR PLENAMENTE MERECIDOS:

- PARABÉNS AO JJ pela estratégia seguida e comando da equipa durante o jogo.
ASSIM, SIM! MTO BEM!

- PARABÉNS ESPECIAIS AOS,,, "MELHORES" -
ARTUR + GARAY + AIMAR + WITSEL! FABULOSOS, em classe e em garra!

- MTO OBG AOS ADEPTOS BENFIQUISTAS presentes... ABSOLUTAMENTE FENOMENAIS!
Chegaram a… CALAR Old Trafford, é a verdade!!! Até os ingleses ficaram abismados!
Que grande lição deram aos muitos benfiquistas que,… ou não vão à Luz por comodismo (SIM, ainda os há...e muitos milhares!),… ou vão lá só para criticar sistematicamente,…
ou ainda, entram lá MUDOS... E SAEM CALADOS,...quais múmias enervantes! Bom-senso e respeito, SIM, SEMPRE,… mas tb PAIXÃO E GARRA PELO N/ SPORT LISBOA E BENFICA!

Enfim, OS MEUS SINCEROS PARABÉNS E O MEU MTO OBG, COMO SÓCIO DO CLUBE, MAS SOBRETUDO COMO BENFIQUISTA QUE,... SIM, SOFRI TAMBÉM,... MAS PASSEI UMA NOITE C/ MUITO ORGULHO DA EQUIPA... E DE TODOS OS SLB'S PRESENTES!

Notas finais:
- As rápidas melhoras ao Luisão (de lamentar a quase certa ausência no sábado!)
- POR FAVOR, Srs. LFV + RC + JJ… ARRANJE-SE 1 DEF.ESQ° DIGNO… C/ URGÊNCIA!
Emerson… É TÃO FRACO, TÃO AMORFO, TÃO SEM CLASSE… ATÉ ENVERGONHA!
- Maxi está fraco, sem velocidade nenhuma, nem clarividência; defende mal… e ataca pior!

Só lamento, e muito, que a vida não me permita agora estar regularmente na Luz como tanto queria (e fazia anteriormente, quando vivia na região de Lisboa!). Sou obrigado, de momento, a restringir-me a apoiar à distância,...MAS SÓCIO EFECTIVO SEMPRE,... AINDA QUE VIVENDO (pois,…e sofrendo!...) AQUI NA PALERMO LUSA (Porto).

Mesmo assim, estou a tentar quase um milagre… ARRANJAR BILHETE PRA SÁB°.!
FORçA BENFICA! SEMPRE! SEMPRE!

Lembram-se?
“Oh, Sport Lisboa… e Benfica, O CAMPEÃO!… Mostra a tua raça, o querer e a ambição,… nós só queremos o BENFICA CAMPEÃO!”…

ESTE FOI O N/ HINO PREFERIDO HÀ 2 ANOS… E SERÁ AGORA O MEU HINO DO SLB!
Letra simples, mas COM A MENSAGEM ESSENCIAL E… UM RITMO ÓPTIMO!
A propósito, o meu cordial OBG ao ex-Pólo Norte mas,… aquela música, é… ”muito fraquinha”!

Um abraço deste sócio incondicional e indefectível,
RSG

Pedro disse...

Esta malta tem cá uma lata...Jogámos como jogámos em Old Trafford, contra o Manchester United. Sim eu sei que não é um Apoel ou um Vaslui mas, bolas, ainda é o United...

Haja paciência.

Gaitan deu show???

Nuno Pinho disse...

Jogo de altíssimo nível! Vi um Benfica muito equilibrado, com a consistência dos melhores a bater-se de igual com o finalista da Champions passada num grande espectáculo.
Foi uma equipa com grande sentido de entreajuda e até é contraditório estar a destacar alguém, mas não consigo alhear-me de mais uma grande exibição do Artur. Espectaculares as defesas quando o Fábio e o Young lhe apareceram isolados pela frente. É actualmente o guarda-redes brasileiro em melhor forma e a chamada à selecção deve estar para muito breve.
Os seguintes na lista: O meio campo formado pelo Javi Garcia - pena aquela escorregadela na escapada do Fletcher para o segundo golo - Witsel - voltou a ser o Witsel do arranque de época - e o Aimar - apareceu nos momentos certos com uma frescura impressionante. Uma palavra ainda para o Garay que esteve uns furos acima do Luisão e ontem foi o patrão da defesa.
Por último, o Jorge Jesus por ter montado (uma vez mais!) uma equipa capaz de silenciar o Old Trafford. A atitude com que a equipa entrou em campo e resposta que deu nos diferentes momentos de jogo tem o cunho do nosso treinador. As substituições são apenas mais um exemplo do acerto táctico. O Miguel Vítor (substituição forçada, mas ainda bem que foi ele e não o Jardel) teve dois bons desarmes e não acusou qualquer receio, tal como o Matic, que ajudou a conter o Manchester no seu melhor momento, e o Amorim que fechou o flanco direito quando o Máxi já parecia esgotado.



-> É certo que temos queixas da arbitragem no golo do Berbatov, mas ainda assim como é bom observar todo o potencial deste Benfica longe da trapaceira liga portuguesa. Agora, há que encher a Luz para o jogo com o Otelul e chegar ao primeiro lugar. Esta equipa merece-o!

SC disse...

Tive presente..parabens ao clube pela coragem e passagem merecida.
Parabens a todos nos(sobretudo os vindos de portugal) por aquele apoio imenso. Nao houve espaço para o adepto de ópera e ate do assobio que algumas vezes paira na luz.
De Todos Um

xirico disse...

E digo mais.O Aimar é um génio.

John Wakefield disse...

O anónimo das 13:53 que não se esqueça que se o MU não brilhou foi também porque o Benfica soube pausar o jogo e fechar os caminhos para a sua baliza. Claro que, mesmo assim, o MU deveria ter feito mais, tendo em conta o plantel ao seu dispor. Mas, a verdade, é que o Benfica soube ser pragmático e acima de tudo, manteve uma organização muito avançada. Se o Benfica tivesse entrado sem qualquer organização e a dar espaços a jogadores móveis e tecnicistas como Nani, Valencia e companhia... bem que saíamos de lá goleados (tal como qualquer outra equipa portuguesa)!
Estamos nos Oitavos (o objectivo foi alcançado) e agora temos que assegurar o primeiro lugar para evitarmos o Barça, o Real e o MU (este creio que não nos pode calhar porque é do mesmo grupo) nos oitavos! Estas três equipas são as equipas com maior estatuto nos últimos 5 anos de Champions!

Joase disse...

MVP para mim fomos NÓS. Todos NÓS os que estiveram presentes naquele mágnifico estádio.

Aquilo é Benfica, "De Todos Um". Os 3000 fora de campo, mais os 11 dentro de campo, a puxar pelo mesmo. S.L. Benfica.

Abraço a todos que neste momento, tal como eu, querem falar e não conseguem, porque a voz ficou em Manchester.

Agora é beber cházinhos e recuperar a voz para sábado. Lá estarei novamente a puxar por ti Benfica.

Em relação ao MVP dentro de campo, aceito o Aimar, mas para mim foi Witsel. Máquina.

Apostas Futebol disse...

SLB.... Sempre.. Agora vem o Sporting.. A Luz vai estar cheia!!