terça-feira, 18 de setembro de 2012

Eu dou a receita

Para vencer em Glasgow, o Benfica precisa de saber ultrapassar a ausência de Javi Garcia e Witsel. Face ao que há no plantel, de forma a garantir a estabilidade defensiva, sem esquecer o processo ofensivo e avaliando o momento de forma dos jogadores, este parece-me ser o onze ideal para apresentar em Glasgow.

Na defesa, à direita, Miguel Vítor. Face à ausência de Maxi por castigo e perante a ostracização de Rúben Amorim, Jorge Jesus tem três hipóteses: ou adapta Miguel Vítor à direita, ou adapta André Almeida à posição ou lança João Cancelo às feras. Por mim, seria o ex-capitão dos juniores o escolhido na medida em que é o mais experiente e o que se pode adaptar melhor ao estilo de jogo dos escoceses, até porque, se Samaras jogar, vai ser preciso alguém com capacidade física para pará-lo. André Almeida parece-me fora de questão porque seria adaptar um jogador que, a meu ver, não tem qualidade para envergar a camisola do Benfica. João Cancelo parece ter qualidades, mas lançá-lo num contexto completamente novo e frente a um adversário que pratica um tipo de jogo com o qual Cancelo não está familiarizado, não parece boa aposta.

Matic, na minha opinião e quase de certeza que na de Jorge Jesus também, será o trinco. É o jogador de características mais defensivas do plantel, apesar de não ser um médio defensivo puro, mas será ele a jogar. Um pouco mais à frente, e evitando dizer "a fazer de Witsel", Carlos Martins, um jogador de características totalmente diferentes das do belga mas capaz oferecer situações e soluções de jogo que o belga não dava no processo ofensivo. Nas costas de Cardozo, único ponta-de-lança e maior goleador da história recente do Benfica nas provas europeias, um tridente formado pelo jogador mais decisivo da equipa à direita, Salvio, o regressado Aimar ao centro e Enzo Pérez à esquerda, que demonstrou desde o arranque dos trabalhos em Julho mais que o "caso" Gaitán, o "desastrado" Nolito e o "fora de forma" Bruno César.

Mas é defensivamente que este Benfica mais dúvidas deixa aos seus adeptos. Depois da partida dos pilares defensivos do meio-campo, como é que Jesus vai reorganizar a equipa? Não sei, mas eu faria como demonstra a imagem da direita. Matic seria o pivot, Enzo e Martins fechariam ao meio, posições que não lhes são assim tão desconhecidas uma vez que tanto um como o outro já a desempenharam nas suas carreiras e Aimar descaía para a esquerda. Salvio mantinha-se na sua posição e com alguma liberdade quando o Benfica perdesse a bola, uma vez que não é expectável que Miguel Vítor suba muito no terreno.

Estará Jesus disposto a abdicar do seu 4x4x2 e da dupla Cardozo/Rodrigo para dar mais consistência ao meio-campo? Parece que sim. Dos catorze jogos realizados na Champions League no ano passado, o treinador português apostou em cinco elementos de meio-campo e apenas um ponta-de-lança por nove ocasiões (Trabzonspor fora, Twente fora e em casa, Manchester United em casa e fora, Otelul e Basel em casa e em ambos os jogos com o Chelsea). A jogar fora e frente a um adversário que vai apostar bastante no jogo físico para nos levar de vencida, o reforço do meio-campo parece-me fundamental.

Adenda, 17h41: Obrigado pela correcção, é pena que Martins e Cancelo não tenham sido convocados. Apesar de o post ter sido publicado às 11h40, já depois da convocatória ter saído (pelos vistos), foi escrito ontem à noite e com ordem de publicação para as 11h40 de hoje, pelo que, sem acesso à internet durante toda a manhã, foi impossível corrigir.

20 comentários:

  1. O Carlos Martins não foi convocado.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Antes de mais parabéns pelo excelente blog...
    O Carlos Martins não recuperou por isso ficou em lisboa.
    O Onze para amamha:
    Artur
    Miguel Vitor
    Luisão
    Garay
    Melg.
    Matic
    Enzo
    Salvio
    Rodrigo
    Cardozo

    Resultado: 0 x 1
    Golo de Enzo

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  3. 1º : Nem Carlos Martins, nem João Cancelo, muito menos Samaras.

    Minha equipa e a que acho que vai jogar: Artur; M. Vitor, Luisão, Garay e Melga; Matic; Aimar e Enzo; Sálvio, Gaitán e cardozo.

    Resultado: 1-2

    ResponderEliminar
  4. Cancelo nem convocado foi ao contrário de andré almeida.
    eu acho que o jesus também vai jogar só com um ponta de lança, mas o rodrigo e não o cardozo, no meio aimar, matic e martins, nas alas salvio e gaitán. Se não sair o castigo, luisão acompanhará miguel vitor, garay e melgarejo. Conforme o jogo correr, assim serão as substituições, estando cardozo, perez e bruno césar à bica para entrar.
    Eu não concordo contigo, acho que devia lançar o Cancelo às feras, tanto mais que o Samaras nem joga, mas como nem foi convocado, já não vale a pena pensar nisso.

    ResponderEliminar
  5. É preciso não esquecer o Gaitan. Pessoalmente não sou grande fã da sua postura em campo mas reconheço que em ambiente de Champions na maior parte das vezes faz exibições de altíssimo nível. Só é pena depois se estar a borrifar para os jogos ditos "pequenos". Acho que a única alteração que faria seria essa a troca de Enzo por Gaitan (Matic a fazer de Javi, Martins de Witsel e Aimar de Aimar). O Enzo no banco permite refrescar 2 posições: Martins ao meio ou qualquer uma das alas.
    Só espero que o Carlos Martins não venha desta paragem por lesão preso por arames. Se o perdermos por um período grande ficaremos mortalmente desfalcados.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  6. Martins não foi convocado pelo que deverá ser Enzo a jogar ao lado de Matic. Como não acredito que o catedrático abdique dos dois avançados não jogará Aimar mas sim Rodrigo e será:

    Matic
    Sálvio, Enzo, Gaitan
    Rodrigo, Cardozo

    Os contra ataques dos mancos vão ser terríveis.

    ResponderEliminar
  7. O meu treinador de bancada concorda com o figurino. No entanto punha o Enzo no lugar do Martins e o Gaitan no lugar do Enzo. O Martins está lesionado e parece-me que não recuperou.

    Sim, Gaitan é uma fezada, não completamente sustentada pelo porque sim, mas uma fezada.

    Se calhar ainda pensava no Rodrigo para o lugar do Cardozo...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Carlos Martins está lesionado e não vai jogar em Glasgow... metes o Matic, Enzo e Aimar no meio-campo, Gaitan e Salvio nas alas e Cardozo na frente.

    ResponderEliminar
  9. amigo,

    estás um bocado desatento...
    o carlos martins nem foi convocado e ficou em lisboa...

    ResponderEliminar
  10. O C.Martins ficou em Lisboa.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente, o Carlos Martins não parece ter sido convocado... Mas concordo com um meio campo reforçado e um ponta de lança na frente. Neste jogo, talvez colocaria Rodrigo em vez de Cardozo. Precisamos de mobilidade na frente.

    ResponderEliminar
  12. Tens de mudar a receita o carlos martins não viajou. Força Benfica

    ResponderEliminar
  13. O Carlos Martins ficou fora dos convocados.

    ResponderEliminar
  14. Parece que o Martins não foi, por isso vai ser o Matic, Enzo e Aimar no meio campo, e no ataque Salvio, Gaitan e Cardozo (ou então o Rodrigo à esquerda, o que na minha opinião era um disparate).

    ResponderEliminar
  15. Tens que tirar CMartins da equação. Não foi convocado. Assim sendo, penso que Enzo poderia fazer essa posição e entrar Gaitan para a esquerda (contra o Bétis foi um dos melhores em campo, senão o melhor).

    Abraço,
    Bruno Pereira
    http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pela correcção, é pena que Martins e Cancelo não tenham sido convocados. Apesar de o post ter sido publicado às 11h40, já depois da convocatória ter saído (pelos vistos), foi escrito ontem à noite e com ordem de publicação para as 11h40 de hoje, pelo que, sem acesso à internet durante toda a manhã, foi impossível corrigir.

    ResponderEliminar
  17. Como já foi dito, o Carlos Martins não recuperou dos problemas físicos e também o Luisão não vai jogar pois a FIFA estendeu o castigo aos jogos das competições europeias.

    ResponderEliminar
  18. Não me parece um mau 11. Tem 2 falhas, uma é como já afirmaram o Martins ter ficado em LX, a outra não podias adivinhar porque só se soube a meio do dia. Luisão já era!!!!

    Inventa lá outra defesa.

    ResponderEliminar
  19. Também não tinha reparado no Martins e pelos vistos o Luisão também não pode, ora assim temos:
    Artur;
    Miguel Vitor, Jardel, Garay e Melga;
    Matic, Salvio Enzo, Aimar e Gaitan;
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  20. Interessante...
    Deixa-se sair o Saviola a custo zero (um dos jogadores mais inteligentes que já passou pelo SLB), para se poupar 1,9 Milhões do salário dele.
    Como alternativa, vamos buscar o Lima por 4,5 Milhões + o Michel que custou 1 Milhão + o que o Lima vier ganhar de salários...
    E vejam o que ele já fez em Málaga. 2 jogos, 2 golos e 1 assistência...
    No fim da época comparamos as prestações de um e de outro...

    ResponderEliminar