quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Equipa B?

Não é de hoje. Maxi Pereira é um jogador que faz da sua agressividade, vulgarmente conhecida por raça e tão adorada pelo adepto comum, a sua maior arma. É um jogador esforçado, que dá tudo em campo, mas que faz tudo na base da força. Tem poucos argumentos técnicos, fisicamente é forte no choque, com uma velocidade razoável e uma aceleração medíocre, para não dizer outra coisa. Do ponto de vista intelectual, Maxi é um jogador fraco. Não compreende aquilo que o jogo lhe pede. O golo de Fàbregas é exemplificativo disso. Maxi, com a saída de Garay ao portador da bola, deve fechar ligeiramente junto ao corredor central, mas nunca deixando o seu corredor sem qualquer protecção, ainda para mais quando o portador da bola desenrolava a jogada para o seu corredor. A gula de Maxi traiu-o. Deixou o seu corredor aberto, quando o corredor central já estava preenchido e quase que convidou Messi para isolar Fàbregas.

Como disse no início, não é de hoje. Maxi vem de uma onda péssima de jogos e o jogo que aí vem é um encontro contra o último classificado da Liga, em pleno Estádio da Luz. Ora, existe melhor oportunidade para mostrar os propósitos da equipa B? João Cancelo, jogador ainda júnior, tem sido um dos principais destaques da equipa que joga na Segunda Liga. Nada estranho para quem o conhece. Jogador rapidíssimo, de passada larga, muito ágil, muito bom tecnicamente, com grande facilidade em criar desequilíbrios a partir de jogadas individuais e bastante bom tecnicamente. É algo débil no 1x1 e por vezes perde-se demasiado em iniciativas individuais pelo ataque, mas tem imensa qualidade e muito potencial para explorar. É difícil encontrar melhor contexto que o actual para lançar um jovem da equipa B na equipa principal.

Acredita, Jesus.

24 comentários:

  1. Aleluia que vejo alguém pensar a mesma coisa que eu em relação ao maxi (ou mini, não sei)...
    Quando está em forma ainda disfarça a quantidade de asneiras do posiocionamento, quando não está, o lado direita ainda é mais fraco que os laterais esquerdos que passam a vida a ser crucificados...
    É rever todos os golos que sofremos nos últimos 5 anos e ver quantos o "mini" está envolvido poruqe simplesmente se esquece...

    ResponderEliminar
  2. totalmente de acordo. Maxi é um jogador de raça,generoso, mas não é um bom defesa esquerdo. Talvez seja melhor médio ala.
    O Glorioso tem uma péssima defesa, esta a realidade.

    ResponderEliminar
  3. Tenho grande esperança no Cancelo, parece um craque dos pés à cabeça. Mas criticar o Maxi pelo golo é injusto: quem falhou foi o meio campo, Messi passou pelo meio de 4 jogadores e nenhum lhe deu um toque, nenhum fez um carrinho, nada.
    Por outro lado, é verdade que o Maxi não está em grande forma, o que aliado às indicaçõe suicidas do Jesus para que ele pressione a meio campo nos deixa muitas vezes aflitos.

    ResponderEliminar
  4. E era lançá-lo já contra o Porto =)

    RC

    ResponderEliminar
  5. Pois claro tem de haver sempre um bode expiatório.
    Como o habitual (Melgarejo)tem calado muita gente nos últimos jogos agora viram-se para o Maxi. Um Homem que andou 2 anos seguidos ao mais alto nível, que em 2011 não teve férias devido à Copa América, é normal que tenha um momento mais baixo de forma.
    "com uma velocidade razoável e uma aceleração medíocre" Ele não é nenhum Salvio mas tem mais do uma mediocre aceleração.

    ResponderEliminar
  6. E mais todos os problemas do Benfica fossem a má forma momentânea do Maxi.

    Não arranjem problemas onde não há!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Tenho gostado muito do Cancelo (ainda no último jogo esteve em grande) mas não posso concordar consigo.
    Melgarejo tem estado bem mas ainda está em crescimento e Cancelo, tal como diz, por vezes perde-se em iniciativas no ataque que poderão expor em demasia a equipa.
    Sabendo que o campeonato é a principal prioridade, acho que a equipa deve entrar com Maxi (de facto, num mau momento, mas mais experiente) e garantir um triunfo fundamental. Ter 2 laterais jovens, ambos com mentalidade de extremo (se bem que Melga tem "esquecido isso") parece-me muito perigoso.
    Se isso não implicar falhar o jogo dos B (é fundamental que continue a jogar), acho que podia ficar no banco e entrar se estivéssemos a ganhar por 2.

    Abraço,
    Calantrão

    ResponderEliminar
  8. Há quanto tempo já Maxi nos brilha com péssimas exibições! Contudo não sei se o banco não irá potenciar ainda mais este estado de letargia desse grande atleta e benfiquista.

    ResponderEliminar
  9. O Maxi é um autêntico buraco, e não é de agora! O pessoal diz que não temos lateral esquerdo, mas para mim devia-se comprar um lateral direito de jeito e encostar o Maxi!!! Raça e não sei o quê não chega, o gajo em quase todos os jogos faz merda!

    ResponderEliminar
  10. Portanto Maxi é conhecido pela sua raça e pouco mais, mau defensivamente, deixa sempre o flanco aberto e muitas vezes o central tem de compensar as suas subidas, isso é precisamente a definição de Cancelo, jogador fraco defensivamente mas que sobe bem o flanco e que é tecnicamente evoluido, mas tacticamente um desastre. Nao consigo perceber o que vem nele como lateral apesar de cada vez mais as caracteristicas de um lateral ser excelente ofensivamente, centrar bem e subir pelo corredor.

    ResponderEliminar
  11. O Maxi é vitima do complexo "temos de atacar com médios e defesas" .. ora com uma equipa como o Barcelona, isso não funciona. Fazem falta muitos Emersons ...

    Pena que com a acutilância que vês o futebol,não tenhas reparado que Messi descaiu precisamente para o lado do Maxi .. e isso fez toda a diferença, ou não?

    ResponderEliminar
  12. O Meu caro companheiro está totalmente errado na avaliação do Jogador Maxi Pereira. Em relação ao enorme potencial do Jogador João Cancelo está correcto apesar deste jogador não conseguir ser melhor que o Maxi nos proximos 2 anos.

    ResponderEliminar
  13. Acho que o Cancelo tem tudo para ser o futuro DD do Benfica mas, agora, é impossível. Está mesmo muito cru. Apesar dos seus dotes fantásticos, trata-se de um defesa que ainda não tá, sequer, perto de ficar maduro. No entanto acho que se vai fazer.

    Um jogador com aquela qualidade técnica não surge muitas vezes..

    Mas ainda é cedo. Acho que a TL era a ideal para ele ir aparecendo.

    http://benficacomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. A opinião do André relativamente ao Maxi não é de agora. Eu não partilho dela mas não se trata de bodes expiatórios, pois ele já a tinha quando o Maxi estava "em alta".

    Quanto ao 2º golo, tudo começa numa falta que devia ter sido feita mas não foi. A partir daí, o ET acelerou e "game over". As faltas são para ser feitas.

    ResponderEliminar
  15. Joga Bonito, eles bem que tentaram, mas a partir do momento em que o Messi embalou, já não o conseguiram parar. Isso é uma das coisas que mais me faz ficar estupefacto com o Messi, muitas pessoas dizem por exemplo, que o CR é massacrado com faltas e ao Messi poupam-no.. a minha opinião é que na maioria das vezes, pura e simplesmente não a conseguem fazer, ele foge!

    http://benficacomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Gosto bastante da "garra" do Maxi, mas tem muitas limitações, como o André refere. Algumas dessas limitações são atenuadas pela "genica" que Maxi tem, outras são postas a nu.

    Quanto ao Cancelo, do que vi da equipa B, é um jogador com muito talento e futuro, mas falta-lhe bastante jogo colectivo. Há mais colegas em campo. E seria titular em várias equipas desta Liga.

    ResponderEliminar
  17. Maxi é de fato um grande profissional ,mas defensivamente comete erros e tem dificuldade na recuperação, com a agravante de o salvio estar a dormir no 2ª golo e ajudar pouco nas compensações defensivas (Vejam o golo do paços de ferreira na ultima jornada).O barcelona tinha essa noçâo, pois todas as jogadas tinham essa direção...o lado direito do benfica...eles sabiam que era por ali o buraco.

    ResponderEliminar
  18. Muito, muito bom post do André

    ResponderEliminar
  19. A única pergunta é....

    Como é possivel uma critica destas a um dos melhores jogadores do clube? Está tudo louco ou só vêm futebol de caricas?

    Supostamente falha num lance e já é "intlectualmente fraco"? por favor.... que grande critério sim senhor....

    Péssima visão do que é o futebol...

    ResponderEliminar
  20. Mr. Shankly, ninguém responsabilizou o Maxi pelo golo sofrido. Diz-se que esteve mal. A jogada não começou ali. Há um erro de Matic, que tenta adivinhar o lance e balança-se logo para um lado, deixando o caminho para a baliza descoberto e pode-se falar do comportamento que Enzo (não) tem. Dar cobertura a Matic. E existe o factor Messi.


    Anónimo 1, não se trata de haver um bode expiatório. Trata-se, isso sim, de tentar chamar à razão todos aqueles que se deslumbram pelos principais argumentos do Maxi. Não percebo o alto nível do Maxi. Teve bons jogos, sim, mas também teve inícios de época desastrosos. Aliás, começa a ser imagem de marca. Não me parece que tenha uma aceleração considerável. É um jogador que ganha imenso a vir de trás, dado que em espaços reduzidos não consegue fazer diferença a partir da velocidade, devido à sua capacidade de aceleração.


    Anónimo 2, o Cancelo perde-se em iniciativas individuais? Por vezes. O Maxi não faz o mesmo, embora não sendo tão frequente? Sem dúvida. O busílis da questão é a forma como o fazem. Cancelo é em gestos técnicos mais vistosos, Maxi é na força. Ou na raça, como preferir. Por norma, a isto fecha-se os olhos e, por vezes, até se aplaude. Pelo contrário, quando se vê um jogador mais vistoso, assobia-se quando falha um drible, ou quando insiste demasiadas vezes no mesmo comportamento. Para o adepto, é a "vedeta".

    A principal prioridade deve ser o bem do Benfica. E, para o bem do Benfica, o importante é garantir que Cancelo tem minutos junto da equipa A, preferencialmente em jogos de menor dificuldade. Este era o caso. "Era" porque Cancelo estará no estágio dos sub-19. O Benfica não se deve centrar apenas nos resultados desportivos. Se tiver a oportunidade de conseguir juntar aos resultados desportivos outro argumento benéfico, deve tentar fazê-lo. E é o caso.


    jcnaguiar, o Cancelo nunca foi verdadeiramente testado defensivamente. Competiu sempre contra jogadores do seu escalão e, com maior ou menor dificuldade, acabava por resolver a maioria dos problemas que lhe eram colocados. Está numa realidade nova, a defrontar adversários mais velhos, com maior qualidade, numa equipa pouco organizada. Realço este último aspecto. Será que se o Benfica B tivesse mais soluções colectivas, não necessitaria tanto de recorrer às investidas do Cancelo pelo corredor? Será que não é isso que faz com que não esteja sempre presente? Será que, mesmo recorrendo a essas mesmas investidas, não poderia Norton de Matos pensar numa solução para precaver uma eventual perca de bola? Pois. O que é que se vê em Cancelo? Todo o seu potencial, nomeadamente técnico. Alia a isso uma passada larga e capacidade para crescer intelectualmente, no que à interpretação do jogo diz respeito.


    eagle01, no futebol, todos atacam e todos defendem. Não entendo, no entanto, onde se insere a ideia que tenta passar. Isto se percebi. Descaiu, pois claro. Desequilibrou no corredor central e, depois do desequilíbrio feito, muito dificilmente colocaria a bola no corredor lateral.


    João.D10S, quais são os argumentos para o Cancelo estar, e passo a citar "muito cru"? Mais um cliché que se aplica a tantos e tantos jovens jogadores que por aí andam.


    Luís Cardoso, o Maxi não é intelectualmente fraco por falhar num lance. É intelectualmente fraco por falhar numa percentagem considerável de lances em que está envolvido.








    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Caro André, os argumentos que utilizo para dizer que o Cancelo está muito cru, são os jogos da equipa B que tenho visto na tv. Não é mais um cliché, não.
    O jogador é muito bom ofensivamente, levando a cabo muitas jogadoas pelo lado direito que acabam por levar o perigo
    à área contrária mas ao mesmo tempo, demosntra uma, ainda, enorme falta de clareza. Expõe-se muito ao erro, exagera nas jogadas de 1 contra 1, 1contra2, 1 contra 3, sobe muito e sem 'critério' E por isso, apresenta vários problemas ao nível da recuperação defensiva.
    A nível desfensivo, tem lacunas de posicionamento, e é ainda fraco ao nível de 'arcaboiço', perdendo vários lances de 1 contra 1.
    Mas estas coisas que apontei não diminuem o cancelo, no sentido em que o puto é ainda júnior, e tem uma grande margem de evolução. Mas é evidente que tem talento, muito talento. Mas precisa de tempo. Acredito que se fosse lançado agora às 'feras' poderia dar-se mal.

    Mas acho piamente que é o nosso futuro lateral direito, já que apresenta uma qualidade indesmentível.

    Concluíndo, eu tento ver as coisas por mim, e evitar as apreciações que vêm de 'fora' mas há momentos em que os comentários de outras pessoas, vão de encontro àquilo que eu penso.

    Cumprimentos

    http://benficacomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Se o Cancelo se expõe muito ao erro, o Maxi faz o quê? Critério? Não me faças rir, sff. A recuperação defensiva não deve ser feita individualmente mas sim de forma colectiva. Ninguém espera que um jogador que perde a bola, a recupere de seguida. Deve ser feita uma boa transição defensiva, a que corresponda, de seguida, uma boa organização defensiva. O jogador que perde a bola não pode imediatamente voltar atrás e recuperar a posição.

    Se o Cancelo erra a nível posicional, ainda mais erra o Maxi. É observar um jogo do Maxi no estádio e observar o seu comportamento quando não tem a bola. No 1x1 defensivo também é sofrível. Djalma, Yazalde, Candeias, Mateus... Só de cabeça e só para relembrar adversários mais fraquinhos.

    Podia dar-se mal? Podia. E podia dar-se bem.

    ResponderEliminar
  24. Acerca do Maxi nem discuto mais. Não gostas e argumentas sempre que não gostas e a partir dai arranjas 20 lances de jogo se quiseres sobre qualquer jogador. O João Cancelo tem muito potencial e está a crescer se tudo correr bem daqui a dois anos será o lateral do Benfica. Para já também precisa de mostrar que é sério candidato, ele não é o Daniel Alves, nem o Lahm, nem o Zabaleta e nem o Maxi. Ele tem de mostrar que é sério pretendente senão é mais um Luis Martins e olha que igualmente bons ou melhores eram o Silvio e o João Pereira.

    SLB

    ResponderEliminar