quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Apurar responsabilidades





Recuando ao horrível ano de 2008 no futebol do Benfica, mais especificamente a dia 24 de Julho, encontramos aquele que foi um dia cinzento para o nosso clube. Nesse mesmo dia, o Benfica decidiu comprar um jogador chamado Sidnei Rechel da Silva Junior ao Internacional por cerca de 5M de Euros.

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários e na alínea i) do artigo 3.º do Regulamento da CMVM n.º 4/2004, informa que, concluídos os exames médicos, adquiriu 50% dos direitos desportivos do jogador  Sidnei Rechel da Silva Junior ao Sport Club Internacional pelo montante de 5 milhões de euros, tendo celebrado com o referido atleta um contrato por 5 épocas desportivas, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de 25 milhões de euros." 


Tudo bem, o jogador pode mostrar ter potencial, apesar de ser uma compra arriscada, o risco está sempre eminente, mas Sidnei demonstrou a todos os Benfiquistas o potencial que tinha quando chegou... Por isso, uns meses mais tarde, dia 25 de Novembro do mesmo ano, adquirimos cerca de 50% dos direitos económicos por mais 2M de euros. Já contávamos vendê-lo por um grande preço:

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem comunicar ter alcançado um acordo com a Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, SA que se consubstancia no seguinte: 
• Aquisição por parte da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD à Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, SA de 50% (cinquenta por cento) dos direitos económicos decorrentes do vínculo desportivo do jogador Sidnei Rechel da Silva Junior, pelo valor de € 2.000.000 (dois milhões de euros). Com esta operação a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD adquire a titularidade plena dos direitos desportivos do referido jogador, reservando a Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, SA o direito tão só a 30% (trinta por cento) da mais valia líquida que vier a ser gerada em futura transferência daquele, vinculado à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD através de um contrato de trabalho desportivo válido até 30 de Junho de 2013;..."

Sidnei acabou por fazer uma boa primeira época. Mostrando ser um jogador com bastante potencial, pois era forte fisicamente, tinha bons pés, sabia ter a bola, sabia lançar nos médios e era rápido. No entanto, com a chegada de Jesus um ano mais tarde, e com a afirmação total de David Luiz, Sidnei evaporou-se. Começou a perder a forma e a jogar cada vez pior e com menos regularidade.

No entanto, David Luiz sai no mercado de Inverno da época 2010/2011 para o Chelsea e Sidnei tinha finalmente a sua oportunidade para agarrar o lugar, tanto que foi aposta, e pareceu tê-lo feito. Uma vez que a 28 de Março, viu o seu contrato renovado até dia 30 de Junho de 2016. Após alguns jogos em que disputou o lugar com o recém chegado Jardel contratado por 500 mil euros ao Olhanense, acabou por perder o lugar de novo,já depois da renovação do seu contrato, onde fez jogos inaceitáveis, sem qualquer tipo de rigor ou profissionalismo.


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que prolongou o contrato de trabalho desportivo que liga a Sociedade ao atleta Sidnei Rechel da Silva Junior por mais 3 (três) épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2016. Mais se informa que o valor da cláusula de rescisão expressa no referido contrato de trabalho desportivo é de € 25.000.000 (vinte e cinco milhões euros)..."


Na época seguinte, não contava para Jesus e foi para a Turquia, onde quer por lesões, quer por  opções técnicas, quase não jogou. Consta que na Turquia se come bem... Actualmente joga na equipa B, e ontem jogou pela A, onde mostrou também falta de concentração, peso a mais, displicência, e uma falta de velocidade incrível! Mas mais revoltante que isso, é que hoje em dia impede, por exemplo, a chamada de João Nunes à equipa B, ou que Fábio Cardoso tenha minutos pela A.

Isto para dizer e questionar-vos a todos vós Benfiquistas se é isto que querem no nosso clube?! Os factos não deixam dúvidas, Sidnei é um péssimo profissional que custou uma fortuna e actualmente tapa lugar a jovens jogadores talentosos da formação. Eu pergunto: Quem é o responsável por esta política? Quem foi o responsável pela sua renovação de contrato? Quem foi o responsável pela sua contratação? Quem foi o responsável pela sua gestão de carreira dentro do clube? Não sabemos. Mas tem de se apurar responsabilidades pois é um caso gritante de falhanço na política desportiva. Alguém tem de ser responsabilizado por isto.

13 comentários:

  1. Assim é que é. Bater no homem, para se desvalorizar ainda mais um activo benfiquista. Isto está bonito está...
    O pior inimigo do Benfica acabam por ser os benfiquistas, o que é vergonhoso.

    Não sei que jovens talentosos da formação é que ele está a tapar, só se for algum iniciado ou juvenil..

    ResponderEliminar
  2. Este último parágrafo é um absurdo. Claramente o Sidnei podia e devia ser um grande jogador. Tem tudo para isso. Tudo menos vontade. Consta até que integrava o gangue do chope, na última época antes da Turquia, tal como Airton ou Filipe Meneses. E que na Turquia também tinha uma boa vida. Todos os jogadores contratados por qualquer clube no mundo vingam? Claro que não.

    ResponderEliminar
  3. O Fábio Cardozo tem jogado a titular nos últimos jogos, com a deslocação do Ascues para trinco e foi o peruano que foi o escolhido em detrimento do Fábio Cardoso

    ResponderEliminar
  4. Epa mas o Fabio Cardoso vale alguma coisa? Têm mais é que tentar recuperar o Sidnei. E ainda vão a tempo. Há por aí outros centrais de sucesso que que só se mostraram numa fase adiantada da carreira.

    ResponderEliminar
  5. Conde do Vimioso20 dezembro, 2012 14:22

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Rearviewmirror. Qual activo do clube? lol


    Sidnei, actualmente, se não fosse representado pelo Mendes, estava numa serie B qualquer brasileira. Ele tem grandes capacidade físicas para ser um bom central, no entanto, falta lhe vontade. Ele não quer ser jogador de futebol. Isso é ser activo?

    Não, não são juvenis. São jogadores que ainda podem dar muito mais ao clube que o Sidnei. Não estou a ver, também, de que forma, um texto no Eterno pode baixar a cota de mercado, digamos assim, de um jogador do Benfica. Enfim, opiniões.

    Miguel, exactamente pelas razões que apontas é que defendo o que defendo. Repara, eu aceito o erro da contração, pois como podes ler no texto, ele mostrou ter talento. No entanto, a sua renovação de contrato e o facto de ainda ser opção, sem se ter tentado negociar o passe, mostram amadorismo na gestão dos nossos atletas. Isso não devia, efectivamente, ter acontecido, apenas aconteceu, por ser agenciado por quem é.

    ResponderEliminar
  7. Desvalorizar um activo ? Foda-se, ele que não estivesse gordo que nem um porco de certeza que já não estaria desvalorizado. Ele devia era indemnizar o Benfica pela sua falta de profissionalismo, apesar das n oportunidades que o Benfica lhe insiste em dar.

    Joga regularmente na equipa B, é chamado de vez em quando à equipa principal e mesmo assim apresenta uma forma física deplorável e inadminssível para um jogador profissional que ganha milhares de euros.

    ele é que se desvaloriza constantemente, não são comentários em blogs que pouca reprecursão têm na vida real, como se viu aquando das eleições. Que merda de mentalidade desta gente.

    ResponderEliminar
  8. O Benfica já tentou várias vezes negociar o passe e só não o vendeu para a Turquia abaixo do valor de ccompra, porque o pedido de salário do Sidnei inviabilizou o negócio.

    ResponderEliminar
  9. Eu perguntava ao Luisão se ele tem um quarto livre lá em casa.

    Ele adoptava-o, levava-o para os treinos e de volta para casa. Alimentava-o...

    Isto até o gajo ficar com um peso normal. Depois comprava-se o apartamento (ou vivenda) ao lado do Luisão para ele ter alguma liberdade.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. O Barcelona já não vai comprar o Sidnei porque um adepto do Benfica desvalorizou-o...
    É nossa culpa termos o Sidnei no Benfica pois se fossemos bons adeptos e valorizassemos o Sidnei ele já teria ido embora...Por Favor, poupem-nos! Que argumentos ridículos...

    O que se critica aqui é a forma pouco clara e leviana como se fazem alguns negócio completamente sem sentido e sem critério...Só encontro uma explicação - troca de favores, branquear capitais...

    Basta ver a quantidade incrível de jogadores que tiveram contratos com o Benfica e que nunca se afirmaram ou tiverem tempo de utilização relevante...Custam fortunas e nunca se vê vontade (por parte de treinadores,dirigentes) nem qualidade para se tornaram realmente importantes para o futuro do Benfica...
    Airton,Wass,Djálo,Éder Luis, Jara,Michel,Sidnei,Weldon,Mora,Júlio César,Kardec, Keirison, Urreta, Nuno Coelho, Felipe Menezes,Jose Luis Fernandez, Balboa,Shaffer, Sepsi,Felipe Bastos, Makukula, atc já para não falar na quantidade de estrangeiros e afins que passaram pelas camadas jovens e nem um segundo acumularam pelos seniores do nosso clube...
    E nem se atrevam a falar em aproveitar negócios a custo zero pois lembrem-se que não há jogador nenhum que não assine sem um prémio de assinatura...

    Concordo com o post e pergunto-me como é possível o Benfica gastar milhões com jogadores como o Sidnei e não aproveitar jogadores do campeonato português com mais qualidade e muito mais baratos...como seria o caso do Geromel (na altura da contratação do Sidnei) e do Neto actualmente...

    ResponderEliminar
  12. É bom falar depois de ver mas o potêncial do Sidney estava lá... Quanto à renovação foi asneirada (cedo demais) mas foi na altura em que se perdeu o David Luiz e ele era o terceiro central...

    Este blog já quase não fala nos jogos (excepto quando o Benfica joga mal), quer que o Benfica ganhe por 10 todos os jogos de basket (nem as melhores equipas da NBA ganham 100% dos jogos contra as piores e alguns é à rasca... basta ver que os Lakers ganharam tantos jogos aos Bobcats como perderam e, em metade dos anos de existencia dos bobcats os Lakers foram candidatos ao título), quer 100% das contratações acertadas.

    Falam de tapar o caminho a jovens, mas o Benfica tem de se desfazer do Sidney e se ele nem jogar na equipa B, onde vai um clube brasileiro o contratar?

    Só porque aqui já disseram que criticar arbitros para desculpar os falhanços é estupido... já viram que o Benfica devia ter mais 4 pontos do que aqueles que tem e o Porto menos 4 (pelo menos)? São 8 pontos... quando o Vilas Boas teve no Porto roubaram 9 pontos ao Benfica e ainda ofereceram (pelo menos) dois ao Porto no primeiro jogo. Levamos 5 no campo deles e, fazendo as contas, deviamos ter ficado 1 ponto atrás e não 12.

    Dito isto... sim, podem criticar a comunicação do Benfica (como fizeram e bem depois daquele comentário do Jesus sobre o novo corrupto) mas vocês estão a exageram quando não há uma equipa no mundo (nem o Barcelona) que faça 30 jogos para o campeonato perfeitos, que jogue sempre o seu melhor e isso tudo. Aqui chovem críticas quando, se não fossem os arbitros, poderiamos estar a lutar para o tetra campeonato. Há criticas a fazer? Há... mas há algumas que tenho lido aqui que não tem nem pés nem cabeça.

    ResponderEliminar