sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quais são as lacunas da equipa?

Abordei isto ligeiramente no post anterior. No entanto decidi ir mais ao fundo da questão. Estas são aquelas que acho que são as lacunas da equipa, uma mais deficitárias que outras.

Guarda Redes

Artur e penso que todos concordarão comigo teve uma época abaixo das expectativas. A posição de guarda redes é fulcral em qualquer equipa, mas sobretudo numa equipa como o Benfica, onde por vezes é preciso intervir pouco, mas quando isso acontece, é preciso intervir com segurança. Artur não é um mau guarda redes, mas o Benfica se quiser almejar a algo mais, precisa de melhor. A solução poderá estar dentro de casa, no caso Oblak. Atenção a este menino...

Lateral direito

Outra coisa que a época transacta nos mostrou, foi que Maxi Pereira não esteve ao nível que nos tinha habituado. Nunca foi um jogador totalmente consensual, mas ia dando garantias de fazer bem o lugar. Não foi isso que vimos ultimamente e não é mentira nenhuma afirmar que o melhor lateral direito que o Benfica teve na época passada foi André Almeida. Ganhou-se um jogador para a posição, mas fica aberta uma lacuna, que poderá ser colmatada por um jogador que está também nos nossos quadros, de seu nome João Cancelo... um caso a rever.

Lateral esquerdo

Partimos uma vez mais, para o começo de um campeonato, sem um lateral esquerdo de raíz, na época de 2012/2013. Chegou Luisinho, mas cedo se percebeu que é curto para o Benfica. O que eu me pergunto é porque raio, alguma vez foi contratado... é das tais coisas que não me entra, no planeamento desportivo do clube. O que se fez então? Jesus pegou num jogador que tinha feito uma boa época no Paços, como avançado/extremo e transforma-o a lateral esquerdo, procurando quiçá reeditar o que fez com Coentrão.  Foi a solução encontrada para o treinador para tentar tapar o "buraco". Ora... Melgarejo fez o que pode, mas a verdade é que nunca garantiu consistência na lateral esquerda. Quem não se lembra do primeiro jogo do campeonato na Luz contra o Braga? Era um sinal do que ia vir por aí... Não quero mais invenções, adaptações, quero uma solução imediata que garanta qualidade. Soluções no mercado? Que tal o Tremoulinas, jogador do Bordeaux de França? E outras haverão...

Defesa central

Especula-se muito que Garay irá rumar a outras paragens. Entretanto o Benfica confirmou a contratação de Steven Vitória e Lisandro López jogador do Arsenal de Sarandí pode estar a caminho. Bom jogador aliás, vamos ver o que vai acontecer. Mas é de suprema importância o Benfica acertar com a sucessão de Garay. Não esquecer que Luisão caminha para a reforma e embora ainda dê garantias no presente, é fundamental que o Benfica comece a pensar para além desse presente. Será que Steven Vitória veio enquadrado justamente numa perspectiva de substituir Luisão a médio prazo? Veremos... Para já o que temos garantido é que teremos Luisão, Jardel e Steven Vitória. E por favor não me falem em Roderick´s...

Médio defensivo

Matic, Matic, Matic everywhere. Foi o que se viu no Benfica 2012/2013. Um jogador de dimensão mundial, por qual nunca esperava que atingisse o nível que atingiu. Será seguro afirmar que Matic vai permanecer no Benfica? Não. E se com Matic no plantel, precisamos de uma alternativa a este, com possível saída do sérvio fica-nos a faltar dois jogadores para essa posição. Felipe Augusto do Rio Ave parece-me um jogador interessante para crescer à sombra de Matic, mas tudo dependerá de como decorrer o mercado no que toca a saídas...

Médio centro

Enzo Pérez foi uma das grandes revelações da época. Pelo menos para quem não o conhecia. Jogador fantástico com características peculiares. Bom tacticamente, sabe o que fazer no jogo com ou sem bola, rápido o suficiente e podia continuar com os adjectivos... André Gomes nesta altura é a alternativa directa a Enzo. Tem valor sem dúvida alguma, merece opurtunidades, mas não seria de todo mal pensado contratar mais um jogador para essa posição. E se fosse possível juntar 2 em 1, ou seja, contratar um jogador que tanto possa fazer de médio defensivo, como de médio centro, tanto melhor...

Ponta de lança

Este assunto está dependente da saída ou não de Cardozo. Saindo, será que o Benfica tem necessidade de ir ao mercado em busca de um avançado? Tudo dependerá da ideia de Jesus do Benfica 2013/2014. Pessoalmente não iria buscar ninguém... Lima, Rodrigo, Nélson Oliveira, Rodrigo Mora, Hugo Vieira... sendo que desses todos jogariam 2 ou 3... parecem-me alternativas mais do que suficientes. Mas se quem de direito achar que é necessário ir ao mercado em busca de mais um jogador, então que se seja criterioso na escolha, é tudo o que peço. Ghilas? Porque não?

8 comentários:

Anónimo disse...

Aposto que o irmão do Matic, Uros, será o seu substituto. Just a feeling.


RF disse...

Concordo quase a 100% com a análise. Na baliza integraria o Oblak no plantel.

Nas laterais penso que o Sílvio seria uma boa hipótese para o plantel, já que joga na direita e na esquerda (mas isso poderia retirar espaço ao Cancelo que merece oportunidades). Gostava de ver o Eliseu no Benfica no 11 titular.

Nos defesas centrais penso que o Steven Vitória é bom jogador, o Lisandro não conheço e sim, a mim também não me falem em Rodericks. Bom, bom, era o Garay não sair (mas é difícil ficar).

No meio-campo há coisas que não percebo na gestão da equipa. O Miguel Rosa e o Ruben Amorim podiam ser boas soluções e precisamos de um médio com características mais defensivas.

No que toca a extremos e a pontas-de-lança penso que estamos bem entregues, se bem que uma eventual saída do Cardozo deveria ser acautelada.

71460_5/8 disse...

GR

Mantinha o Artur e apostava no Oblak como alternativa. O Artur pode ter acabado mal a época mais foi fulcral em muitos momentos. Mandar embora um que dá garantias embora não deslumbre sem ter a certeza da alternativa e arriscar. Na baliza o risco ainda é maior.

DD

Maxi passou por momentos maus mas continua a dar garantias. O André mostrou que pode fazer o lugar sem ser tanta capacidade ofensiva. O Cancelo é uma promessa em que acredito mas que precisa de amadurecer. Como defesa ainda está muito verdinho.

Melgarejo é sem dúvidas um lateral e foi o melhor lateral em grande parte da época até ter estourado. Só precisa de concorrência. O Sílvio parece uma boa alternativa, porque podia alternar nos dois lados.

DC nada a acrescentar para além de irmos sentir a falta do Garay.

Médio

o que faltou esta época foi realmente um médio 2 em 1 que fosse alternando com Matic e Enzo e que tivesse uma qualidade e experiência mais parecida com os mencionados.

extremos

devemos estar bem servidos mesmo que saia um.

PL

com Lima, Rodrigo e Mora acho que seria suficiente, já que o Djuricic e o Sulejmani acho que podem jogar como segundo avançados. Isto se o Cardozo sair.

Aposto muito no Nélson mas ele para explodir e ganhar confiança precisa de um ano como titular indiscutível ou lá perto. Ele e o empresário têm de escolher muito bem o clube. Escolher outro Corunha em que o melhor jogador joga na mesma posição e que só joga com um PL é parvoíce.

Não é impossível ficar no Benfica desde que o Cardozo saia mas tem de se mentalizar que terá dois à frente dele. Mas numa época com 60 jogos terá as suas oportunidades se souber esperar.

Anónimo disse...

concordo totalmente com o sr ze pele e subscrevo o seu comentário: haja coerencia e se se dá oportunidade a jogadores jovens como rodrigo, ola john, lazar markovic, porque não igualdade de direitos - sr. jesus menos "complexo de inferioridade provinciana" em ser Português - e apostar em João Cancelo, Miguel Rosa - já um jogador mais maduro - e outros da mesma estirpe??? só se poderá saber se estão à altura de grandes vôos se o poderem demonstar - não é óbvio?! tanto talento desperdiçado - é acima de tudo de TALENTO que se trata e depois, claro, pelo facto de ser Nacional...será preciso emprestá-los e que marquem golos ao SLB para que isto se torne evidente? enfim...fica o desabafo. FORÇA BENFICA!

Anónimo disse...

concordo com a vossa análise e reitero: haja coerência, racionalidade e justiça na gestão técnica e financeira do clube - igualdade de oportunidades a jogadores como Miguel Rosa e João Cancelo entre outros,e chega de preconceitos e complexos de inferioridade em ser Português, e cumpram-se as promessas da direção em apostar no TALENTO que existe nos quadros de formação do clube! enfim...fica o desabafo. BENFICA SEMPRE!

N.T. disse...

Lucas Biglia

sc disse...

Cancelo é mau demais a defender..é novo,tem muito potencial mas terá que evoluir muito...mas mesmo muito nesse aspecto.Nos últimos jogos da equipa B jogou o Lindelof...não sei se é mesmo nosso ou era empréstimo mas pareceu melhor.

Pedro disse...

Treinador...