quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Melhores do Mundo?


Os benfiquistas dizem-se os melhores adeptos do mundo. "Somos do Benfica, e pronto". Somos privilegiados. Claro que somos; mas agimos como tal?..

Quando vejo coisas como as que vi ontem, fico chateado. E não falo só dos lenços brancos. Sempre ouvi dizer, que os adeptos devem apoiar a equipa do princípio ao fim, se possível, até, incitar os jogadores. Será a equipa que tem de dar espectáculo para agradar aos adeptos e os levar ao estádio? Então e a filosofia do pragmatismo, do futebol moderno? Do jogar para ganhar. Do um-zero basta?..

Quando é que os pseudo-melhores adeptos do mundo, do pseudo-maior e melhor clube do mundo, se dignarão a ir ao estádio apoiar, do princípio ao fim, sem vaias, sem obscenidades, e porque não, com alguma razoabilidade nas críticas? Quando é que posso ir ao estádio, e cantar as músicas, sem vergonha, por ser o único no meu sector a fazê-lo? Quando é que teremos enchente na Luz todos os dias de jogo? .. Não somos tantos, e tão bons? Não somos os maiores?

Ontem, com o golo do Saha, a Luz gelou. Nem o espectro do grande Inferno que muitos gabam, mas poucos alguma vez conheceram, pairou. Poucos incentivavam. Muitos, já vasculhavam os bolsos à procura do seu lenço. Tomara eu viver em Lisboa, para ir à Luz todos os domingos, ver e apoiar. Sair de lá rouco.

E dirá o leitor, imaculado, do alto do seu pedestal, que o Benfica é muito grande. E é sempre favorito. Mesmo quando jogamos contra as melhores equipas da Europa, temos de vencer. Mesmo com essa grande atenuante, chamada Fernando Santos. Meus amigos, acordem! Estamos no século XXI. O Benfica ainda está a renascer de uma longa hibernação. E a caminhada é longa.

Apoiem!

Crítica não extensiva às claques.

25 comentários:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo! Eu costumo dizer que o Benfica é um dos maiores clubes do mundo, mas os adeptos não prestam. Sinto vergonha da maior parte das pessoas que me rodeiam nas bancadas, e acho que se alguma vez tiver algum confronto físico no estádio, é mais provável que seja com um desses pseudo-benfiquistas do que com um adversário...e imagino o ambiente Domingo, até tenho medo!!!

Anónimo disse...

O Benfica realmente é muito grande, graças às pessoas que lá passaram e o foram tornando maior bem como aos adeptos que sempre foram iguais aos de agora, ser do Benfica é realmente diferente. Desde Manuel Damásio em que batemos no fundo, até esta data já houve melhorias, grandes melhorias, mas toda a gente se engana, é humano. Agora viver numa paz podre é que eu nao vivo como benfiquista, por isso somos diferentes, não pertencem-mos ao clube da monarquia nem somos a voz do dono, somos Benfica e sempre seremos. A caminhada é longa, e assim ainda será mais difícil, muito mais difícil. Agora não nos façam é de parvos, todos já vimos qiue a equipa se está a desintegrar.
Contra o desportivo das Aves vais ganhar, de certeza, mas e depois? vais ficar feliz?

Anónimo disse...

Agora a culpa é dos adeptos... No Bessa houve apoio constante e o resultado foi o que se viu. Na 3ª feira muitas vezes se ouviu os cânticos "Benfica e GLorioso SLB". E fomos brindados com outra derrota. Os adeptos;
-Pagam quotas
-Compram cativos
-Compram os produtos do Benfica (bonés, etc)
-Compram bilhetes
-Apoiam a equipa

O que tem recebido em troca? 16 jogos; 7 derrotas, 3 empates, 6 vitórias.

Não me lixem!!!!

S.L.B. disse...

Excelente post, Sir. Concordo plenamente, exceptuando quando dizes "pseudo-maior e melhor clube do mundo". Podemos não ser o "melhor", mas já somos o "maior", basta olhar para o número de sócios.

Muitas vezes gostava que estivéssemos em Inglaterra, onde por muito mal que a equipa jogue e esteja classificada, os adeptos enchem constantemente os estádios e apoiam do princípio ao fim.

Se quiserem criticar, critiquem no fim e não durante o jogo. Quase nunca são os adeptos a puxar pela equipa, mas sim o contrário, o que faz com que quando a equipa esteja mal, não haja apoio. Tirando, como tu muito bem dizes, os da claques. Ainda na passada 3ª, ambas as claques cantaram e apoiaram até ao fim do jogo, ao contrário do resto do estádio que começou a assobiar. É triste...

Pedro Neto disse...

Totalmente de acordo com este excelente post.

No entanto realço que o "cantar" nos Estádios em Portugal não é muito comum, como noutros países.
Se não fossem as claques era um silêncio que só seria interrompido ou pelas palmas ou pelos assobios.

Anónimo disse...

Desculpem, estamos a falar do sportem, em que pra eles está tudo bem, menos perder com o Benfica?
Larguem a playstation, cria dependência e ficam amorfos e sem vontade própria e também com amnésia pelos vistos.

Anónimo disse...

Amigo Benfiquista, o problema do inferno é que arrefeceu.
concordo contigo e tambem acho que se deve apoiar sempre, incondicionalmente.
O problema de terça-feira, é o qe jogo já começou com o inferno arrefecido, se te lembrares do jogo do ano passado os assobios do publico começavam sempre que o man utd tinha a bola, mas este ano foi tudo direcionado pro cristiano ronaldo, o que é muito mau.
No fundo o problema está na crença, e eu acho que os benfiquistas que costumam fazer a diferença e tornar a Luz num inferno, neste momento não acreditam que o Benfica possa ganhar na Liga dos Campeões, e no ano passado acreditavam, e para mim isto tem muito a ver com o treinador que temos, um homem cinzento, mal disposto que nunca transmite um desejo de vitoria realmente sentido.
Quem esteve no estadio acho que se aprecebeu que houve assobios no final do jogo mas assim que só ficaram os jogadores em campo esses assobios transformaram-se em aplusos.......e isto quer dizer alguma coisa...ou não?

Pedro disse...

Não concordo...pelo menos com a totalidade.
O ano passado sofremos um golo bem cedo com este mesmo United e a resposta do publico foi tal q até Fergunson ficou fascinado. Esta quarta isso não aconteceu...os adeptos, apesarem de serem os melhores do mundo, tb têm as suas desmotivações...

E somos os melhores do mundo pela simples razão q mais ninguem ama o seu clube como nós amamos o Benfica.

Sir disse...

Caro s.l.b.,
o facto de sermos o clube com maior número de sócios faz de nós o maior clube do mundo?

Pedro,
parece-me que não entendeste o que eu quis dizer, porque, na minha opinião, até deste um exemplo a "meu favor". No ano passado, as circunstâncias eram diferentes, a moralização também. Os adeptos estavam satisfeitos - desde a vitória no Dragão - e as condições para fazer renascer o Inferno da Luz estavam criadas. Tudo isto para dizer, que quando o momento é bom e a equipa joga bem, os adeptos apoiam. Quando atravessamos momentos piores, como o actual, o apoio deixa de ser tão fervoroso. Dá lugar a assobios, e neste caso, a lenços brancos, até.


Obrigado a todos pelos comentários. Aproveito ainda para reiterar um pedido que já por diversas vezes fiz, para que os anonymous assinassem as suas palavras.

Joao disse...

muito de acordo contigo
aparece no www.eusebiomais10.blogspot.com

Galaad disse...

No geral, não concordo com a essência do post. Aceito, e defendo, que NUNCA uma equipa do SLB poderá ser assobiada por uma exibção menos conseguida ou mesmo má. Mas 7 vitórias em 16 jogos rebenta com os nervos a qualquer um, e acho que a tolerância para o FSantos está a chegar ao fim e ainda só lá está por causa do Presidente. Eu sei que o caminho até á recuperação total é longo e penoso, como disse o Sir,mas porra!, não o podiamos trilhar com outro treinador como, por ex., o Camacho?? É que com este Sr. arriscamo-nos a ficar irremediavelmente afastados de lutar por todas as competições prematuramente. E de falta de apoio eles não se podem queixar!!!

Galaad disse...

E sim!!! Para mim, especialmente a jogar na Luz, o Benfica é, e sempre será favorito. Não admito pensar que a jogar em casa, seja com que equipa for, se diga que o empate é bom. Talvez me chamem maluco, mas é dessa fibra e dessa vontade que é feito o Sport Lisboa e Benfica.

Sir disse...

Mas galaad, para mim o Benfica é e será sempre o melhor, e espero que saia vitorioso de qualquer jogo que dispute; agora assobiar jogadores por perderem 0-1 contra uma das melhores equipas da Europa, tendo dominado o jogo, não se admite. Se tivessemos jogado para ganhar em Copenhaga seria tudo mais fácil.

Pedro disse...

Volto a não concordar na totalidade e a defender q até os melhores do mundo têm direito às suas desmotivações...

É evidente q os bons resultados ajudam. Ninguem questiona isso mas, por exemplo, no tempo de Mourinho no Benfica qd empatamos com o Braga na Luz (2-2 se não me engano) o publico no final do jogo aplaudiu de pé a equipa.

Somos adeptos emotivos, dos mais emotivos q existem..com o bom e o mau q isso traz. Mas só essa emoção é q consegue transformar um simples adeptos no MELHOR adepto do mundo.

Cassiano disse...

A mim faz-me confusão é ser o único a cantar no meu sector, o único que tenta acompanhar a claque que mais se ouvir no momento, e ainda ser olhado de lado por muitos... por estar a apoiar.
Eu sou dos que não assobia, sou dos que não mostra lenços brancos, mas sou dos que canta, que bate palmas, que apoia, mas não é por isso que estou menos descontente que os outros que entram mudos e saem calados quando o jogo não corre bem.
Mas o que verdadeiramente me irrita, deixa-me fora de mim, e qualquer dia ainda arranjo problemas por isso, são aqueles que saem antes do jogo acabar. Esses que fiquem em casa, nem precisam sair do sofá que é mais confortável.

Helena Henriques disse...

Precisas de paciência, os adeptos com fome de vitórias ficam intratáveis - em todo o lado. :)
Aproveito para agradecer a mensagem no Dianabol, informar que eu nem concertos nem consertos ;) e pedir desculpa porque me escapou e não respondi no local próprio.
Boas!

Sir disse...

De nada Helena.
Aparece no EB sempre que quiseres.

Anónimo disse...

+ 1 farto do F. Santos

Infelizmente tenho que escrever isto;
Enquanto uns vão analisando a situação pelo lado emocional, com clubite exacerbada, outros, vêem as coisas como elas são - há muito tempo que não se via o Benfica tão mal servido de treinador, e com um esquema de jogo tão pobre como este, e cujos resultados estão á vista.

Se hoje, for preciso sermos derrotados pelo Desportivo das Aves, para abrir os olhos a esses "desportivamente correctos", e acabar de vez com ingenuidades, que sejamos!!! Se possível por 2 ou 3 golos de diferença, para acabar com esses olhos cheios de ramelas.

porky disse...

Não sou benfiquista. Prefiro dizer já. Mas não vou criticar o benfica. Os adeptos do mundo intitulam-se os melhores adeptos do mundo. Para mim o verdadeiro adepto é aquele que vê os jogos todos com interesse, emoção e amor. Aquele que mesmo quando o resultado está desfavoravel aos 95 minutos acredita no empate ou ate na vitoria. Infelizmente já há poucos adeptos assim. Os do benfica não são assim( a grande maioria). Ok o F. Santos não percebe muito de futebol mas os jogadores não merecem um publico que ao ver a equipa em desvantagem os assobiam e criticam todo e todos. Estes adeptos deviam ter vergonha na cara e asumir o que relamente são: adeptos na vitoria! Aplaudam este magnifico post e tenham vergonha da maneira como apoiam o clube! O clube que dizem amar!

Sir disse...

Também com esse chapéu, não te queria do Benfica. :-)

Abraço.

porky disse...

eu faço um comentario a dizer bem d ti e tu mandas vir co chapeu? este chapeu faz maravilhas! lol outro braço

Sir disse...

Tens razão pá. Desculpa, foi mais forte do que eu.

Anónimo disse...

Mau blog

Sir disse...

A crítica construtiva é sempre benvinda. Voltem sempre caros anonymous.

Anónimo disse...

este blog é bom...:)
quanto ao tema concordo inteiramente...a realidade é que por todo o estádio há adeptos que gostam de cantar pelo benfica(não são só as claques) e que vão á luz para apoiar(como é o meu caso)...o problema é que costumam estar no meio de gente sem ramelas que torce pelo adversário