quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Quando a Música Toca

Desde pequenino aprendi a ver religiosamente, todas as terças e quarta-feiras europeias, os jogos da Liga dos Campeões. Os meus olhos brilhavam ao ver os grandes astros do futebol mundial a disputar a competição mais bonita do Mundo.
E ficava com pele de galinha quando o Hino saía pelos altifalantes dos mais diversos estádios europeus...

Mas ao mesmo tempo sentia um vazio, e questionava-me na minha meninice no porquê do maior clube do Mundo estar constantemente arredado daquele Espectáculo grandioso, monstruoso, enfim, daquele Espectáculo à nossa medida...

Passava horas e horas a ler histórias do Grande Benfica Europeu, o Benfica que ainda hoje é conhecido por todo o Mundo, aquela Equipa que podia jogar no fim do Mundo, que contaria sempre com os mais fieís dos adeptos; ouvia deleitado as grandes histórias que o meu pai e tio me contavam das inúmeras caminhadas europeias do Glorioso; passava tardes e tardes com a minha bolinha de trapos a rematar contra sofás, quais balizas improvisadas, a fazer eu próprio caminhadas gloriosas do Benfica, enquanto cantarolava aquela Música Arrepiante (mesmo sem saber uma unica letra da melodia)...
Tive o azar de crescer enquanto o Benfica atravessava a pior fase da sua história centenária. Os fiascos na Taça Uefa e Taça das Taças tornavam-se estranhamente em hábito, os dirigentes patéticamente limpavam balneários ano após ano, os jogadores eram na sua maioria de qualidade medíocre e Liga dos Campeões...nem vê-la.

Mas o sonho é a essência da Vida e no final de cada jogo europeu dizia para mim mesmo: "Um dia havemos de voltar...Voltar para ficar".
Esse dia chegou na época passada, e apesar de já não ser nenhum menino, naquele dia do jogo com o Lille, no Imponente Estádio da Luz, senti-me criança outra vez, que finalmente recebía o seu brinquedo favorito. Chorei baixinho ao ouvir aquela Música (com a letra bem sabida desta vez) e pensei feliz para mim próprio: "Este é o nosso lugar. A partir deste dia Benfica vai voltar a ser...o Benfica"
A campanha foi estrondosa, o Benfica espantou o Mundo ao mandar 2 colossos para casa mais cedo, um deles o Campeão da Europa em titulo, só caíndo aos pés do futuro campeão europeu, o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, aos 88 minutos da 2ªMão...Caso para dizer, que a normalidade estava por fim reposta.

Pois bem, dentro de uma semana; vou voltar a ficar com pele de galinha;
o Benfica vai voltar a jogar para a Liga dos Campeões, palco de onde nunca devia ter saído, e volta desta vez contando com o respeito de toda a restante familia, a familia dos Colossos Europeus...


A Musica vai voltar a tocar...
Et Pluribus Unum, SLBenfica.

5 comentários:

Sir disse...

Tal como tu, tive a infelicidade de crescer enquanto o Benfica atravessava o período mais negro da sua história. Ainda assim, isso acabou por fortalecer o meu amor ao glorioso, e por acentuar ainda mais o meu ódio aos nossos rivais (até porque costumo ser do contra..)

Que a música toque, e que a juventude benfiquista nos dias que correm tenha uma vida mais agradável. Porque tudo tem um fim.

Shoky disse...

Como eu costumo dizer, nascer, crescer e viver no período mais negro da história do nosso clube fez de mim um adepto mais fiel.

Eu posso dizer, assim como tu, que não sou daqueles que só aparece nas vitórias...

;)

Galaad disse...

Post com todo o sentido!

Finalmente resgatámos um lugar que é nosso por direito!!!!

Carlos disse...

Grande post,representativo do que a malta benfiquista da nossa idade sente.Quando antes via jogos da CL pensava o mesmo que tu e foi por isso mesmo que na época passada não quis por nada perder o jogo com o Lille.Grande regresso do nosso Benfica no ano passado :) e este ano as esperanças são redobradas!

PS - Ainda ontem estive a ver uns vídeos que fiz na Luz durante o hino da CL...arrepiante!

Let the music play :)

pteixeira disse...

Gostei muito de ler. De facto é arrepiante a música, mas mais sentido tem quando um dos "champions" chama-se Benfica.

Parabéns pelo texto e pela referência a tão belo momento.