quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Sr. Mário Coluna





Um dos jogadores que fazem parte do meu imaginário e que, sinceramente, tenho pena de nunca ter visto jogar. Porventura o maior, e melhor, centrocampista da história do Benfica. Uma simples e singela homenagem deste blog, tão pequeno quando comparado com a estatura moral, humana e profissional deste senhor.
Meus senhores, apresento-vos o "Grande Capitão", tanto do Benfica como da selecção Nacional: o Sr. Mário Coluna.

6 comentários:

Jaime Pires (JP the only) disse...

"Sr. Coluna", era assim que os jogadores mais novos se dirigiam ao Grande Capitão.
Também não o vi jogar, mas contam-me que conseguia combinar a sua grande capacidade fisica com extraordinária habilidade técnica.
Um homem dominava o meio-campo.
Eram outros tempos!
Não digo isto com nenhum tom de saudosismo.

Anónimo disse...

Um génio. Jogador moderno, forte fisica e tecnicamente. Grande espirito de liderança, remate forte e forte presença em campo. Um dos melhores médios do mundo de todos os tempos...Bola7

Sir disse...

Este não deixa dúvidas.. VEDETA!

eheh :D

Anónimo disse...

Sem dúvida!

Rebel Yell disse...

Coluna é um nome histórico do futebol português,principalmente do Benfica,um senhor que fez parte da época de ouro,consagrando-se campeão europeu.Senhor é a palavra,até o próprio Rei Eusébio se dirigia a ele como "senhor Coluna".
Ah...BENFICAAAAAA Alvalixo 0-2 Benfica...bela lição de táctica,dum treinador que pessoalmente desconfio (Fé Santos)..belissima exibição do Nélson,Miccoli,Rocha,Quim..apesar da equipa toda ter estado bem (menos o Nu no Gomes,algo apático e aquela expulsão...ingenuidade a mais num jogador tão experiente.Adidas OLÉ disponível em qualquer lado de alvalade.

Anónimo disse...

Caro Galaad,

Excelente post! Parabéns!

Só existe uma razão que me leva a pensar "porque não nasci 25 anos antes?". Essa razão é a melhor equipa de futebol que Portugal já viu e uma das referências do futebol europeu: o Benfica dos anos 60 (e inícios de 70).

Imaginar, numa mesma equipa, colossos como Costa Pereira, Germano, Cavém, José Augusto, Simões, José Águas, Eusébio e Mário "Monstro Sagrado" Coluna é sentir a magia dos grandes jogos.

Como Homem e atleta, Mário Coluna é o maior símbolo do Benfica! (não me interpretem mal, o Rei Eusébio foi, é e será o maior jogador de futebol que alguma vez vestiu o Manto Sagrado, mas Coluna era... um senhor!)

Gostava, com este comentário, de homenagear toda essa geração de jogadores que contribuíram para colocar o Benfica no lugar que lhe é devido: o Maior de Portugal e uma das referências da Europa (a par do Real, Milan, Juventus, Liverpool, Manchester, Bayern e Ajax).

Obrigado, sr. Coluna!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!