quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

A "Crise" e os orgasmos jornalísticos


Bastou o Benfica fazer dois maus resultados para se voltar a falar em Crise e no despedimento de Fernando Santos. Eu acho que o cenário não é assim tão pessimista.

O Benfica vem de um momento difícil, com a eliminação na Taça de Portugal. Tenho a certeza que, se a eliminatória tivesse sido jogada no Estádio da Luz, num campo relvado com boas condições, a melhor equipa, a que melhor atributos técnicos tem, e, no fundo, a única que sabe jogar à bola, tê-la-ia ultrapassado com maior ou menor dificuldade. O facto é que o Varzim jogou com a tradicional estratégia do autocarro e venceu, sem dominar, o Benfica. Quando o Benfica joga mal e vence tacticamente, esse mérito não lhe é atribuído, pelo menos pelos media.

Mas nós, adeptos, temos a obrigação de ver para além disso.


Hoje, ainda a convalescer do desaire, o Benfica defrontou mais uns que vinham para empatar. E aqui há estabelecer uma grande distância em relação aos comentários isecráveis e ridículos por parte daquele narrador irritante. Para ele, aos 10 minutos o Benfica ainda não ter facturado, era sinal de Crise. Para ele, 1-0, não era um bom resultado. Para ele, até a programação da RTP2 era fabulosamente melhor do que a circulação de bola do Benfica. Adiante.

Foi esta pressão que tinha vindo a ser exercida ao longo da semana que causou ansiedade nos jogadores. Também há o estereótipo futebolístico de que, quando a equipa não ganha, é porque não se esforça. Pois eu quero acreditar que os profissionais do Benfica dão sempre o máximo quando estão a envergar o manto sagrado.


E foi o que eu vi hoje. Uma equipa esforçada, a lutar para inverter a situação, que tinha a espinhosa missão de furar dois muros: o jornalísticopsicológico - chamemos-lhe assim -, e a muralha defensiva dos Romenos. Mas, quando parecia que a 'redondinha' não queria entrar, e depois de muitas chances desperdiçadas, eis que o orgasmo comentarista passou a coito interrompido para o senhor dos microfones, que mal berrou "gooooolo" aquando do tento do Miccoli.

Para mim é tudo uma questão de mentalidade.

Há que pensar na Madeira, e só depois de obtidos os três pontos poderemos voltar a dirigir as atenções para a segunda mão de uma eliminatória que, indubitavelmente, já não nos escapará.

11 comentários:

Marquês de Barrabás disse...

Quando o romeno veio dizer que a equipa dele só sabia atacar, pensei logo: vem aí autocarro.

O resultado foi positivo e a exibição também, mas houve ali umas falhas no eixo da defesa que me deixaram um pouco preocupado... O Dínamo é uma equipa bem montada, e por pouco não levavam o que queriam. Vamos ver na 2ª mão.

Gil disse...

bem, e eu que pensava que quem estava em crise era o meu clube... enfim!!!!

Sir, desculpa lá mas, depois de assistir ao vosso jogo de ontem - já agora parabéns pela vitoria, mas aquele redes não merecia sofrer um golo ontem, o do Dínamo, claro - não me parece que o vosso relvado esteja melhor do que o da Póvoa!!!! Não queiras desculpar a vossa eliminaçao na taça com o relvado da Póvoa, o benfas foi arredado da taça por culpa própria e sabes bem disso... quanto a relvados, ontem, o da Luz, parecia um batatal, um estadio daqueles merece um relvado melhor, acho q é uma coisa a fazer a curto prazo, trocar o relvado...

Pedro disse...

Continuo a achar q o Simão e o Luisão podem jogar. Aliás ainda não li nada nos jornais nem nos comentários das rádios algo a dizer o contrário.

Sir disse...

De facto, Gil, o relvado da Luz não estava em boas condições, ontem. Não estava em pior estado do que o da Póvoa, que ainda foi prejudicado pelas condições atmosféricas. Para não falar das dimensões do mesmo. Com isto, eu não quero justificar nada, longe disso, apenas quero salientar que o Benfica não teve condições para fazer uma exibição melhor do que a que fez, e silenciar as vozes mais críticas para com o mister.

E começo a achar que tens razão, Pedro.

Rebel Yell disse...

Sir,continuas muito optimista e muitas das vezes atiras o sporting para fora da corrida pelo título,quando vemos um benfica capaz do 8 e do 80 como já disse,uma equipa incerta,que em casa é capaz do melhor e fora parece não andar a mostrar-se muito capaz sequer (pena o campeonato não se cingir a equipas do sul do país,os ares do norte,andam a ser nefastos para o nosso Benfica).Quanto ao jogo de ontem,tendo eu estado no estádio,achei um péssimo jogo.Surpreende-me ver aqui gente achar que a equipa não teve mal,o dinamo defendeu muito sim,mas a bola mal saiu do meio campo,por isso...o benfica nunca imprimiu velocidade,explorar as alas era mentira.O grande obstáculo foi mesmo o aparente "cansaço" da equipa,que parecia que tinham feito 3 jogos em 1 semana como os ingleses e daí correr tao pouco,mas não.Acho bem que apoiem a equipa e procurem encontrar aspectos positivos,mas não sacudam água do capote,até porque aquele 11,por muito bem que com o Boavista tenha jogado,não me convence...karagounis é bom,mas prefiro alguem veloz para atacar pela faixa direita...nuno gomes...tá em crise e quando é assim,deveria explorar-se outra alternativa.Mas pronto,os peritos em análise são vocês..eu só fui ao estádio ver o jogo e senti uma frustração enorme do tipo "e paguei eu para ver isto,quando na tv tb podia ver,sem ter que dispensar 1 euro por tal".

Rebel Yell disse...

Quanto ao facto de jogarmos sem Luisão e Simão,não sei se será verdade,se o for,complica a tarefa ainda mais,mas....não ouvi nem li tal facto em algum órgão de comunicação social ou sabichão da bola,só li aqui,não quero duvidar das vossas notícias,mas estranho serem vocês os unicos a referirem isso,visto que a imprensa lusa adora dramatizar o cenário e espanta-me ainda n ter visto cabeçalhos tipo "águias sem asas tentam voar na madeira" algo assim...mas pronto,como disse,se tal confirmar-se,será péssimo,mas como sócio,exijo que o Benfica entre pra ganhar,quer seja com 11 craques ou 11 Betos.

Lampião do Norte disse...

Ainda há poucos dias atrás referi no meu blog o efeito que a comunicação social tem em empolar ou ocultar uma crise através do destaque dado. Referia isso relativamente ao facto de não ter visto NENHUM título a esse respeito na altura das sucessivas derrotas da agremiação mafiosa.

Quanto ao Luisão e ao Simão, sem o poder afirmar permptoriamente, julgo que poderão ser utilizados em jogos da Liga.

Cumprimentos!

Sir disse...

El charro:

O cenário do Benfica fora, para o campeonato, tem saldo extremamente positivo (especialmente quando comparado com outras épocas). É certo que tivemos desaires no Bessa e em Braga - terrenos dificílimos - e deixamos, injustamente, pontos na Figueira, em P. Ferreira e no Dragão. Na Luz a campanha tem sido perfeita.

Ontem não foi um grande jogo: concordo. Mas o Benfica, quando precisar, agiganta-se. Foi o jogo possível, em que o Benfica jogou melhor e ganhou. Para mim isso basta.

Às vezes para ganhar não é preciso fazer grandes exibições. Por mim, tudo bem.

Parabéns ao Braga pela sua excelente campanha europeia! Agora já temos margem para os desaires azuis-e-brancos da próxima semana.

antitripa disse...

Bom....nisto não há como o Valdemerda Duarte....esse tem orgasmos quando os guarda redes adversários defendem....

Marquês de Barrabás disse...

"Surpreende-me ver aqui gente achar que a equipa não teve mal"

Atenção, quando digo que foi positiva... positiva, sem mais. Se jogarmos na Roménia ao mesmo nível, sujeitamo-nos a uma Varzinada.

Sir disse...

Confirma-se: Luisão e Simão vão jogar!

:D