domingo, 6 de maio de 2007

O chamado re-post.

Pela primeira vez um re-post neste blog. Porque hoje não me apetece escrever nada e porque estas palavras continuam a ser mais do que pertinentes. Antes de mudar de dirigentes, treinadores e jogadores, há que mudar de mentalidade. Tenham vergonha!



Os benfiquistas dizem-se os melhores adeptos do mundo. "Somos do Benfica, e pronto". Somos privilegiados. Claro que somos; mas agimos como tal?..

Quando vejo coisas como as que vi ontem, fico chateado. E não falo só dos lenços brancos. Sempre ouvi dizer, que os adeptos devem apoiar a equipa do princípio ao fim, se possível, até, incitar os jogadores. Será a equipa que tem de dar espectáculo para agradar aos adeptos e os levar ao estádio? Então e a filosofia do pragmatismo, do futebol moderno? Do jogar para ganhar. Do um-zero basta?..

Quando é que os pseudo-melhores adeptos do mundo, do pseudo-maior e melhor clube do mundo, se dignarão a ir ao estádio apoiar, do princípio ao fim, sem vaias, sem obscenidades, e porque não, com alguma razoabilidade nas críticas? Quando é que posso ir ao estádio, e cantar as músicas, sem vergonha, por ser o único no meu sector a fazê-lo? Quando é que teremos enchente na Luz todos os dias de jogo? .. Não somos tantos, e tão bons? Não somos os maiores?

Ontem, com o golo do Saha, a Luz gelou. Nem o espectro do grande Inferno que muitos gabam, mas poucos alguma vez conheceram, pairou. Poucos incentivavam. Muitos, já vasculhavam os bolsos à procura do seu lenço. Tomara eu viver em Lisboa, para ir à Luz todos os domingos, ver e apoiar. Sair de lá rouco.

E dirá o leitor, imaculado, do alto do seu pedestal, que o Benfica é muito grande. E é sempre favorito. Mesmo quando jogamos contra as melhores equipas da Europa, temos de vencer. Mesmo com essa grande atenuante, chamada Fernando Santos. Meus amigos, acordem! Estamos no século XXI. O Benfica ainda está a renascer de uma longa hibernação. E a caminhada é longa.

Apoiem!

Crítica não extensiva às claques.

5 comentários:

Lampião do Norte disse...

Assino por baixo, Sir.

Abraços!

Marquês de Barrabás disse...

Exacto.

Eu penso que a atitude do tal melhor adepto do Mundo não é "o que é que o Clube vai fazer por mim?", mas sim "o que é que eu vou fazer pelo Clube?".

Na Luz vê-se muito a diferença entre os dois tipos de adeptos.

Cumprimentos Gloriosos

T-Rex disse...

Apoiar o clube e os jogadores, SEMPRE!

Não contem é comigo para apoiar mais Santoladas...

Vedeta ou Marreta ?

Sir disse...

Que é feito de um dos nossos mais prezados e assíduos comentadores?

Anónimo disse...

Concordo. Em absoluto, concordo. Concordo tanto que dá raiva.

O que se passou ontem no estádio da Luz foi absurdo. Tenho 25 anos, vivi - desde miúdo, com o meu pai, grandes noites na Luz - assisti aos últimos anos do real inferno e deixem-me que lhes diga isto: o público da Luz, na sua grande maioria, estupidificou por completo. Dá ideia de serem uns quantos bípedes recentes que decidiram ir ao estádio sem saberem a que vão, por que vão e como vão; a idiotia é tão grande que já não interessa se a equipa ganha ou não. Não, preferível é assobiar o nosso jogador! Isso é que é! e, já agora, lenços brancos para o treinador também! É cool! Fica bem! Ouviram dizer que isso é que é ir "apoiar" a equipa!. Por amor do Santo(não do treinador) quem é esta gente!?!? As pessoas têm direito à indignação, a quererem o FS fora do banco, o Derlei fora do clube, mas - enquanto aqueles 11 correm no relvado - será muito pedir apoio?

Ricardo (www.umhomemnaochora.blogspot.com)