quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

54 anos a miar na europa



Não podia deixar de felicitar o Sporting por ter alcançado ontem mais um feito notável no seu já longo percurso europeu. Para quem não sabe, o Sporting foi a primeira equipa portuguesa a participar na Liga dos Campeões [*], na já distante época de 1955/1956. Desde então, se não me falham as contas, foram 17 as participações lagartas na prova milionária de clubes (7 delas desde que os campeões deixaram de ser os únicos a assegurar entrada na competição). O melhor que tinham conseguido até hoje tinha sido a disputa dos quartos-de-final em 82/83, mas ontem lograram alcançar um feito... memorável: além deles, apenas quatro outras equipas conseguiram perder em casa por uma diferença superior a quatro golos. Notável. O Benfica também está incluído num grupo restrito: somos a quinta equipa com maior número de finais da Liga dos Campeões disputadas (a seguir a Real Madrid, Milan, Liverpool e... Bayern, e em igualdade com a Juventus). Mas quem faz o que pode a mais não é obrigado, não é verdade?


[*] Por lapso, não referi um aspecto curioso relacionado com a primeira participação de equipas portuguesas na Taça dos Campeões Europeus, bem relembrado pelo leitor Malak. Nessa época, apesar de o campeão em título ser o Benfica, o Sporting foi o clube convidado a participar na prova. Uma grande demonstração de poder e influência dos lagartos... dentro da Federação Portuguesa de Futebol.

8 comentários:

Malak disse...

Amigo o sporting não se qualificou para a primeira edição da taça do campeões foi como convidado a FPF escolheu os lagartos apesar de o campeão em titulo ser o Glorioso...
é só mais uma demonstração de quem era o clube o regime...

Anónimo disse...

que eu saiba, finais da liga dos campeões, disputaram 0

Dom Duarte Benfiquista disse...

Oh anónimo burro, se em vez de burro fores lagarto ou andrade, só muda o nome, o resto mantém-se. Então os titulos de campeão não se podem somar, no ano passado era Bwin, este ano é Sagres., já foi campeonato Nacional da 1ª divisão, 1ª liga...

Anónimo disse...

dom duarte,

o que responder a uma abécula que escolhe esse nome?

podia ter escolhido urso misha, ratatui ou mesmo david luiz e, ainda assim, teria mais credibilidade

creio que até o dom duarte percebe que não é bem a mesma coisa jogar no actual formato da champions, não será por acaso que o clube recordista das finais tem como máximo neste modelo os 1/4 finais

sigmund disse...

Deixa estar. Esse anónimo é apenas mais um imbecil invejoso. Deixo aqui um link para esses frustrados:

http://pt.uefa.com/competitions/ucl/history/index.html

Como podem ver, na coluna "vencedores de ediçoes anteriores" da liga dos campeoes, a lista vai de 1955 a 2008, sem qualquer distinção. Os nomes mudam, os formatos podem mudar, mas a competição é a mesma.

A menos que estes lagartos frustrados achem que o site da UEFA tb está errado. Desta gente espera-se tudo. Mas foi bom poder constatar até que ponto vai a azia desta gente. Fica aqui para outros leitores lagartos poderem engolir em seco.

JNF disse...

Sorte a vossa de não falarmos na Taça Latina, ou nem sequer sabem o que é?

JNF disse...

"creio que até o dom duarte percebe que não é bem a mesma coisa jogar no actual formato da champions, não será por acaso que o clube recordista das finais tem como máximo neste modelo os 1/4 finais"

se a estupidez matasse, já estarias morto.

sigmund disse...

Segundo o imbecil anónimo, este formato é mais difícil que o anterior. Ora, deve ser muito. Por isso é que na liga dos campeoes de 2003/2004 o vencedor (ou seja, os corruptos assumidos) nao defrontaram nenhum campeao nem nas meias nem na final (Corunha e Mónaco). Equipas pequenas que têm sorte em jogos a eliminar e conseguem chegar às meias e à final. Dantes, finais só com campeoes nacionais de méritos comprovados que nao dependiam da sorte para alcançar o sucesso. Agora, dependendo do sorteio, qualquer clubezeco chega à final (é um formato mais fácil mas ainda assim fora do alcance de clubes como o sporting).