segunda-feira, 29 de junho de 2009

Manual de conduta para os profissionais do Sport Lisboa e Benfica


.O Benfica, ao longo de 105 anos de gloriosa história conquistou 31 Campeonatos Nacionais, 24 Taças de Portugal, 4 Supertaças, 1 Taça da Liga, 1 Taça Latina, 2 Taças dos Campeões Europeus, foi 5 vezes vice-Campeão Europeu de Clubes e 2 vezes vice-Campeão Mundial de Clubes. Vocês ainda não ganharam nada.

.Clube nascido em1904, é unanimamente considerado um dos clubes míticos a nivel mundial a par de outros colossos como o Real Madrid, Juventus, Flamengo, Barcelona, AC Milan, Boca Juniors, Inter de Milão, Santos, Manchester United ou Liverpool. Tem uma história que o dignifica, e é rodeado de uma aura vencedora assente na verdade, justiça e respeito. Para nós, existe o “Vencer” e não o “ganhar a todo o custo, onde os fins justificam os meios”. Interiorizem que estão num Clube enorme e o vosso esforço terá de ser directamente proporcional á sua grandeza.

.A história deste grande Clube é a história dos seus associados e adeptos. Somos milhões. Não nascemos em berço de ouro, e tudo o que conquistámos foi sempre tendo uma base humana de apoio que soube fazer das adversidades a sua maior força. Sempre que entrarem em campo, saúdem-nos. Façam a vénia. Verão, á medida que a época for correndo, que é ai que irá residir a vossa maior base de apoio. Quando o jogo acabar, voltem a cumprimentá-los. Eles estarão sempre convosco, muitas vezes com enorme sacrificio pessoal.

.A camisola que vestirão foi envergada por grandes jogadores no passado: Eusébio, Sr. Mário Coluna, Zé Águas, Bento, Torres, Germano, Humberto Coelho, Preud´Homme, Simões, Néné, Zé Augusto, Chalana, Rui Costa, Valdo, Mozer, Ricardo Gomes, Stromberg, Filipovic entre muitissimos outros. Saibam honrá-la. Respeitem-na. Orgulhem-na. Lembrem-se do fabuloso privilégio que vos foi concedido de terem a honra de envergarem o Manto Sagrado.

.Todos os adeptos do Benfica anseiam pelo titulo que já nos foge há 4 anos. No entanto, ninguém, absolutamente ninguém, vos pede para serem Campeões. O que vos pedimos, ou melhor, EXIGIMOS, é esforço, luta, abnegação, sacrificio, solidariedade e trabalho. Muito trabalho. Cumpram com isto e verão que as vitórias surgem com espontaneidade. No fim, o titulo de campeão mais não é do que uma consequência natural dos vossos esforços e do trabalho desenvolvido.

.Respeitem o treinador. Poderá muitas vezes parecer injusto, que faz autênticos disparates, mas é ele o responsável pela gestão de um grupo com 25 personalidades diferentes em que todas querem jogar. É ele que, no fim, dará a cara se as coisas correrem mal e em última análise, o responsável pelo sucesso ou insucesso do grupo. Se o apoiarem, forem seus amigos, e acatarem com profissionalismo as suas decisões, as hipóteses de sucesso aumentam exponencialmente e aí todo o grupo ganhará colectivamente e vós próprios como individuos.

.Passem uma imagem de união para o exterior. Não aceitem que influências externas vos desviem do rumo e objectivos traçados. Se surgirem desavenças, problemas ou situações incómodas, falem entre vocês, mas no balneário. Em sede própria. Verão que a chamada “imprensa desportiva” irá, diariamente, tentar arranjar casos que se relacionem com o Benfica já que é do Benfica que se alimenta. Vivem do nosso sangue. Não procurem o protagonismo com acusações bacocas ou frases explosivas. Procurem o protagonismo com boas jogadas e muitos golos.

.Diariamente, seja na Luz ou no Seixal, irão cruzar-se com grandes referências do Benfica e do benfiquismo. Falem com eles, Aprendam. Colham os seus ensinamentos, conselhos e conseguirão compreender melhor a enorme magnitude deste Clube. Para cada situação, eles saberão dar uma resposta. Ouçam-na, interiorizem-na e ponham-na em prática. Só terão a ganhar. Tal e qual como os sócios, eles também não vos abandonarão.

.Lisboa é uma cidade com uma agenda e diversidade cultural riquissima. Existem espectáculos, museus, cinemas, concertos, restaurantes, monumentos e até sitios para um simples passeio. Instruam-se. Tenham um comportamento regrado, prezem os valores familiares e sejam responsáveis. Não dêem azo a especulações e reparos quanto a comportamentos menos próprios de um jogador profissional de futebol e do Benfica. Lembrem-se que são os modelos de milhões de crianças e que é da vossa carreira que se trata.

.Atrevam-se a sonhar. Dêem o vosso máximo. Reivindiquem o vosso direito a serem felizes. Não pensem no que poderiam ter sido, mas no que serão. E aí, assistirão a uma manifestação genuina de alegria não apenas de um grupo de pessoas, não apenas de uma cidade, mas de um País, com o epicentro no Marquês de Pombal. Garanto-vos que é esmagador e próprio de um grande Clube. Próprio do Benfica.

.A nova época começa hoje. Façam a vossa parte e nós, de certeza, que faremos a nossa. Ao vosso lado, sempre a cantar e a apoiar. Boa Sorte.

E pluribus unum
Viva o Benfica

10 comentários:

S.L.B. disse...

Já enviaste isto para a SAD? Estou a falar a sério.

P.S. - Mas, se calhar, era melhor fazer isto bilingue. Em castelhano, também.

Piso 3 Superior disse...

Quando é que passam isto para espanhol?

Muito bem escrito e sintetizado.


Saudações Encarnadas

Luz disse...

Ficava bem, colocar a origem deste texto: http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=36194.0

Unknown disse...

Traduz para Castelhano e envia para a SAD. Se forem inteligentes dar-lhe-ão bom uso :)

Galaad disse...

Luz:

Eu sou o RAG. Não sou plagiador. Se soubesses ler, vias que estava lá escrito que iria ser publicado no blog.

Galaad disse...

S.L.B.:

Isto é apenas uma tentativa de um modesto contributo para tornar o nosso Benfica (ainda) maior. Não tenho a veleidade de pensar que é um texto que servirá de cartilha aos nossos atletas, mas que, e a ser cumprido, poderia ajudá-los. E muito.

Abraço

S.L.B. disse...

Confia em mim: não perdes nada em enviá-lo para a SAD. Nomeadamente para um certo administrador...

Abraço.

Anónimo disse...

Que mais dizer. É enviar. Não só para a SAD, mas a cada jogador, que devem receber todos os dias cartas de fãs... Esta era A carta! mesmo que tenham os acessores a lê-la, depois de 3 ou 4, alguém se encarregaria de a fazer chegar lá a cima. Eu não me importo de o fazer, não pondo o meu nome e citando a fonte. Agradeço que alguém a traduza em espanhol.

TX

Bobe disse...

mt bom post

assinem: http://www.petitiononline.com/SLBequip/petition.html

David disse...

2.º parágrafo deveria ser lido e explicado a muita gente, para que vergonhas (principalmente nos últimos anos) se evitassem.