quarta-feira, 30 de junho de 2010

Como é estranho fazer a apologia de Vieira

Terá sido há apenas um ano que Vieira se demitiu e provocou eleições antecipadas? Parece ter sido há muito mais tempo. Pelo menos a julgar pelo conteúdo dos dois últimos posts aqui desvendados ao universo (benfiquista). Naquele que aparenta ter sido um «golpe» oportunista e pouco democrático, Vieira anulou aqueles que pretendiam opor-se-lhe. Ainda assim, os benfiquistas não pareceram perturbados com isso, tal como o comprova o silêncio generalizado, incluindo o das teclas, e a votação em massa em LFV. Estariam com medo do gorducho, cujo nome por mais que tente não consigo nem quero lembrar-me? Isso seria um medo patético, tipo Carlos Queirós.
Não sendo, evidentemente, esse o caso, então é porque apoiaram incondicionalmente LFV. Logo, agora talvez seja caso para dizer: «Deixem o homem trabalhar».
À primeira vista, Vieira terá feito maus negócios. Muito maus mesmo. Mas, no primeiro ano deste mandato trouxe Saviola por 5 milhões, Ramires por 7 ou pouco mais e Garcia por preço idêntico (para não falar do mister). Além disso, ganhámos a Taça da Liga e o único campeonato decente desde, pelo menos, 93/94 ( o outro, em que, por exemplo, os porcos mudaram 3 vezes de treinador não foi propriamente grande motivo de excelso orgulho).
Finalmente, e porque me enfastiam os posts intermináveis, peço que alguém me avive a memória: quantos italianos tinha o onze tipo do Internazionale que, na época há pouco terminada, venceu a Taça de Itália, o Campeonato e mais qualquer coisa que agora não me ocorre?

11 comentários:

JNF disse...

Não estou a perceber este post. E antes que eu diga alguma asneira da qual eu me possa vir a arrepender, pedia ao autor do mesmo que se explicasse e que "chamasse os bois pelos nomes". Obrigado.

Éter disse...

Mau! Até neste blog os escribas já andam às turras uns com os outros? Deixem-se disso, pá. Liberdade de expressão só faz bem.

JNF disse...

Faz óptimo, desde que não se digam mentiras sobre os outros escribas. Ou então fui eu que entendi tudo mal, daí aguardar esclarecimentos.

lj disse...

Nem que fosse eleito ontem o presidente do Benfica tem o direito de mentir aos socios em nome do que quer que seja, quanto mais em nome da fanfarronice saloia. Este mandato de Vieira tem sido positivo mas tem feito e principalmente dito disparates, o que nao e de estranhar. E sempre que achar que devo pode o rui gomes ter a certeza que irei criticar, nao porque deseje mal a Vieira ou esteja contra a sua direccao, mas porque gostaria que ele fizesse e dissesse menos disparates. Se esses disparates forem mentiras veladas ainda mais o criticarei. Porque ainda me lembro de Vale e das assembleias gerais condicionadas pela promocao de uma histeria de massas e porque tenho receio da talibanzacao crescente do Benfica, onde quem ouse criticar algo que se faz e visto como um paria a sileciar pela pressao da massa concordante do momento.

rui gomes disse...

Caro JNF,
Antes de mais, permita-me cumprimentá-lo respeitosamente pelo que verdadeiramente é: a alma, senão também a mente e o corpo, deste glorioso blog. Os meus posts pautam-se pela raridade. Nuncam visarão, todavia, ataques pessoais, não conterão boçalidades nem insultos. Acredito que devemos defender os nossos princípios sem transigir quando se cruzam com os nossos interesses ou deslizes de acção ou memória. Acredito também que nem o caro JNF esteja acima da crítica.
Quanto ao resto, a inteligência que é óbvia nos seus posts e que não será alheia à sua formação académica, permitir-lhe-ão, pelo menos numa leitura mais atenta e menos inflamada, discernir e separar o essencial do acessório bem como descodificar a mensagem subjacente ao post.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Gomes

JNF disse...

Viva, Rui,

assim sendo vou explicar a interpretação que fiz do post, se eu estiver errado, corrija-me, se não concordar contra-argumente sff. Quando refere "Os benfiquistas não pareceram perturbados com isso, tal como o comprova o silêncio generalizado, incluindo o das teclas, e a votação em massa em LFV" espero sinceramente que não seja dirigido a mim, pois se é, recordo os arquivos do blog, nomeadamente tudo o que foi escrito entre Maio e Julho de 2009. Nesse período, exprimi a minha opinião sobre Bruno Carvalho e sobre Vieira. Chamei àquelas atitudes de antecipação de eleições "Assalto ao Poder" e "atropelo aos estatutos", demonstrando que não estava de acordo com a data marcada e com os motivos da demissão em bloco da Direcção. No entanto, perante as listas, perante as opções que tínhamos, entre votar em Bruno Carvalho ou em Vieira... penso que a resposta é óbvia demais para a enunciar. Daí a dizer que apoio Vieira incondicionalmente... vai uma grande distância. O mesmo se aplica ao Papoila Calmante, cuja opinião sobre o presidente e sobre os grupos que se candidataram foi expressa na altura e era similar à minha. E do que discordo mesmo foi da observação feita à questão do mérito do título de 2005: se houve título que me encheu de orgulho, foi esse, por várias razões. 11 anos depois, com um técnico muitíssimo inteligente, com um grupo de trabalho reduzido (14 jogadores, praticamente) e exprimido até à última gota de suor, com uma moldura humana incrível, com a pontinha de sorte que caracteriza os campeões e com... 8 portugueses no onze inicial.

Cumprimentos,
JNF

rui gomes disse...

Caro JNF,
Afinal, votou ou não em Vieira?
É que se não votou devo-lhe um pedido de desculpas.

JNF disse...

Votei. Porque dos dois era o menos péssimo. Não encontro grande sentido em votar branco, nulo ou não votar. O que não faz de mim um "pró-Vieira", porque nenhum "pró-Vieira" escreveria posts como estes:

http://eternobenfica.blogspot.com/2008/04/carta-aberta-lus-filipe-vieira.html

http://eternobenfica.blogspot.com/2009/11/pshttttttttt-ta-calado-pa-ta-calado.html

Pedro disse...

JNF, votar nulo/branco mostra que te interessas pelo clube mas não te vês representado por nenhuma das escolhas. Foi o que eu fiz.

Não gosto e abomino candidatos como o Bruno Carvalho mas em consciência nunca poderia votar em Vieira.

JNF disse...

Pedro, isso é muito bonito, mas pragmaticamente, de que te vale esse voto? Tendo os votos que tenho, mais vale votar no mau que no muito mau, sempre. Seja lá onde for.

Bimbosfera disse...

Boas. Vou meter a minha colherada, então, neste post. Não voto, mas apoio incondicionalmente Vieira. Dos dois não considero Vieira o menos mau, considero Vieira o bom.
O Gil Vicente, no blog Coração Encarnado, por altura, ou talvez já depois, dos factos, pois só há meio ano ando mais na blogosfera Benfiquista, defendeu a ideia, ele que é antigo jurista, creio, ou solicitador, pelo menos, e falou desses valores, da legalidade, de tudo e concordei muito com ele, na abordagem ao tema.
Sobre este post, e pode ser de eu não ser da casa, não entendo muito bem o que é suposto ser defendido aqui. Não sei se é uma adivinha, se é uma afirmação anti-Vieira, não entendo. Entendo apenas que todos têm direito à sua opinião, mesmo que eu não a perceba sequer, ou concorde percebendo.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com