quarta-feira, 30 de junho de 2010

Como não negociar num Clube grande.

Antes do Mundial Jesus pedia para guarda-redes do Benfica um jogador que conhecia bem. Eduardo. Preço do rapaz, dizia-se uma barbaridade, 4 milhões de Euros.

De amigos capazes de ver Vieira oferecer sem concurso a empreitada de construção do CFC no Seixal a Salvador, a por exemplo, viajarem juntos para o México (no tempo do Kinkin Fonseca) para viabilizarem a construção do Estádio dum Clube Mexicano, algo se passou que nunca mais se entenderam.

Salvador, que nunca foi alguém que eu reconhecesse mérito, a não ser, ao facto de vender jogadores cobertos de bolor, garantindo ao comprador, que na verdade, era creme glacê do melhor (isto não é indirecta ao Luís Filipe e César Peixoto, juro!), nunca mais foi visto como pessoa grata no (sempre com a porta aberta) gabinete de Vieira no Estádio da Luz.

Discussão prévia, Vieira recusava-se a pagar os 4M€ pelo Eduardo.

Eu também achava muito. Jesus não. Eu achava que o Quim poderia renovar e ser usado como contrapartida para baixar o valor da venda. Nem Rui Costa, nem Vieira são capazes desse tipo de acções. Poderá vir acontecer, mas até agora, nunca deram provas disso.

Veio o Mundial, ainda andaram a trocar chamadas, Salvador e Vieira, mas a coisa emperrava. Adiante.

Observacionalmente, Roberto Jimenez vem por 8,5 milhões de Euros.
A Loucura entre os aficionados Atleticanos, logo eles que acusavam o Presidente deles de ser um bronco a negociar ... ingratitude cruel.

O rapaz é (espero sinceramente) um «melão que depois de aberto, porventura mais suculento que um enorme pepino» como iremos constatar. Aliás já o deveríamos ter feito com outro que entrou o ano passado. Mas o Castelhano é moço trabalhador, diz quem o conhece, tem boa pinta, é alto com Júlio César, e, também sem qualquer experiência internacional.

Entretanto, sem dizer uma palavra, saiu Quim. Rui Costa, limitou-se a fazer um discurso elogioso de circunstância. Quim saiu a custo zero, algo que o nosso Director Desportivo é especialista, mérito lhe seja reconhecido, não fosse Zoro, Jorge Ribeiro contradizer esta tese, diria eu, é um dom.

Primeiro ferro curto sendo assim, de Fernando Couto, mas quem ficou com um sorriso enorme, foi Salvador e Domingos, que o viu chegar ao estágio sem gastarem um tostão.

O Mundial acabou, se dúvidas houvesse (e eu tinha algumas) o Eduardo tirou a todos. Juntamente com Coentrão, os melhores!

Que enorme jogador está Eduardo, mais uma vez Jesus não exagerou quando adjectivou as qualidades do jogador que tanto queria, que entrega e demonstração de faculdades desenvolvidas com o suor de muito trabalho, num jogador que, nasceu quase tão alto como o Júlio César, com muito mais experiência Internacional que Júlio César ... e daqueles que nem é preciso acrescentar cláusulas de performance desportivas para baixar o preço.

Roberto também não precisou, Maria sim!

Poderia o Benfica ter usado o Quim, fazendo uma saída digna por troca com o Eduardo, com um valor ... um pouco mais baixo que a metade do passe do Castelhano, e se calhar, não se ficaria nada mal servido, depois de na montra do Mundial ter brilhado, e para lá disso Sôr Presidente Vieira, Quim-Eduardo, toma lá, dá cá, Internacional da Selecção A, jogadores do Benfica, a tal ...«espinha dorsal» que você sôr Presidente, tanto apregoou aos sócio. Já se esqueceu?

Abraço do Papoila Calmante

P.S. Se sair o Coentrão, logo se verá, o Benfica irá jogar este ano no seu onze principal, sem um único jogador Português, bastantes vezes. Para quem na história do futebol Naional, era o clube que só tinha jogadores Portugueses ...muito isto mudou.

15 comentários:

Anónimo disse...

Grande negocio foi o de Di Maria :25 Milhões. e possibilidade de receber mais 11 Milhões se :D.Maria tiver Utilização e Perfomance
A utilização terá a que o Real e Mourinho quiser e se não tiver utilização regular não á perfomance
Bem podiam arranjar uma desculpa(anedota) melhor para calar os criticos.Não sai sem baterem a clausula 40 Milhões--grande cozinhado do Orelhas e Rui sinho

Pedro disse...

Reafirmando a total concordância em relação ao valor que nos custou o Roberto tenho que dizer q não concordo nada com a apreciação ao Eduardo.

Dar 4 milhões de euros pelo Eduardo seria tão "estranho" como dar 8.5 pelo Roberto, e gastar dinheiro para ir buscar alguem como o Eduardo mais valia ficar com o q temos lá. Pelo menos com Roberto ainda tenho a expectativa q seja realmente bom. Eduardo fez um bom Mundial mas nada do outro mundo, as suas defesas foram defesas que se exigem a qqr gr. Tirando um remate do Sérgio Ramos todas as outras defesas foram normais. Eduardo está a viver um momento de hype na imprensa, talvez mesmo com o intuito de picar a compra do SLB de Roberto, nada que não estejamos habituados.

Qt aos portugueses e afins, concordo, tb gosto de ver tugas na equipa mas acima de tudo gosto de ganhar e não me importo nada de ter 11 "David Luizes" na equipa...

Anónimo disse...

Se jogar sem portugueses não me importo nada.... até considero um bom sinal, demonstra a universalidade de um clube. Um clube como o Benfica, nos dias de hoje, não pode ficar limitado ás nossas fronteiras porque assim é que não vamos lá....vejam que até a própria selecção começa a ter alguma dificuldade em reunir um grupo consistente de portugueses...
Por outro lado dá-me um prazer enorme ver jogadores do Glorioso na várias selecções presentes na África do Sul.

José Almeida

Luis Rosario disse...

Análise pertinente, mas deixo uma reflexão:

Portugueses no Benfica? Nesta geração actual?

Mas quais, para além do Fábio, Ruben e eventualmente Simão?

Esta selecção que foi à África do Sul muito provavelmente não teria sido campeã este ano em Portugal.

Esta selecção não ganhava ao Benfica esta época, ou ganhava?

Anónimo disse...

Não concordo nada com este post especialmente porque se tenta passar mensagens que adulteram a verdade. O Quim sai a custo zero porque acabou o Contrato, não porque o SLB o libertou de graça. Mais uma vez há pessoas que criticam antes de ver os jogadores em acção. Vamos esperar para ver e depois que se façam as críticas, positivas ou negativas.

Jotas disse...

Detesto quando se vai do 8 ao 80.
Todos nós aqui na blogosesfera nos mostramos contra a contratação de Eduardo e defendiamos o Quim como o melhor GR nacional, eu incluído.
Mas de facto, Eduarddo esteve soberbo no mundial, embora isso não faça dele o melhor do mundo, mas certamente mostrou ter mais valor que aquele que lhe era reconhecido.

Vermelhusco disse...

Seria bom ver o Benfica ter mais portugueses de topo na equipa mas acho que isso vai ser cada vez mais raro.

Basta acompanhar as seleccoes jovens e ver as miserias de resultados que fazem! O futuro vai ser negro em relacao aos jovens portugueses.

E podemos agradecer ao Laurentino que removeu a limitacao ao uso de estrangeiros nas camadas jovens!

Quanto ao Eduardo, tambem nao o queria no Benfica! Na minha opiniao nao tem qualidade para a baliza do Benfica e entre gastar dinheiro nele ou manter o Quim mantinha-se o Quim!

Agora fico e irritado por dizerem que o Eduardo nao vinha porque e caro e depois vao estourar 8,5 milhoes de euros no 3o GR do Atletico. Isso e algo que me deixa parvo.

Como a venda do Di Maria.

E acordar hoje e ver noticias de que o Rodrigo do RM esta para vir para o Benfica por 5 milhoes!!!!!!

CP disse...

Até ontem, a imprensa dizia que Eduardo era o único guarda-redes no Mundial que não tinha sofrido golos, esquecendo que o guarda-redes do Uruguai sofreu o 1º golo aos 68 minutos do 4º jogo. Eduardo sofreu-o aos 57 minutos do 4º jogo. O jornalismo de "caserna" sabe muito bem movimentar-se nos meandros das conveniências. Não sei se também há comissões para certos casos. Embora concorde que o valor pago por Roberto seja elevado, recordo que Eduardo renovou contrato com o seu clube no decorrer da época que terminou e já depois de se ter ventilado a hipótese de o SLB estar interessado na contratação. Depois, há a (ainda que pequena) diferença de idade e quando me lembro daquelas reposições de bola (em 2008/2009 "ofereceu" um golo ao Di Maria), acho que 4 milhões é muito "cacau". Há jogadores que não rendem no SLB. Lembro Erwin Sanchez que só sabia jogar bem com a camisola do Boavista. Foi contratado duas vezes e... foi uma nulidade. Quanto aos jogadores portugueses com qualidade para jogar no SLB, onde é que eles estão? E a que preço?

Baresi disse...

http://averdadedaliga.blogspot.com/2010/06/fcp-promove-stewarts-agentes.html

OS gajos do FCP agora ja consideram os Stewarts agentes desportivos???

GEnial

Anónimo disse...

Sim senhor, o Eduardo é o maior do mundo neste momento... ele e o Dalai Lama.

Só que o Dalai Lama nunca fez nada assim:

http://www.goalvideoz.com/watch/10680-Braga%20vs%20Paris%20Saint%20Germaine%200-1/

nem assim:

http://www.youtube.com/watch?v=wrwoNEt_nSo

Amnésia é uma merda complicada!

JNF disse...

Sabes o que é "uma merda complicada"? É a falta de neurónios que afecta algumas pessoas. Frangos todos dão, do Buffon ao Casillas, e até mesmo o MPH. Alguém se lembra da final da Taça contra o Boavista?

Se do alto da tua superioridade intelectual me conseguires dizer qual é o GR que não dá frangos, dou-te os parabéns, de outro modo só posso concluir que...

Francisco Pinto disse...

Concordo, há que não esquecer o que foi "apregoado aos sócios"!

Força Benfica, parabéns pelo blog!

Deixo o meu para quem quiser visitar: http://lagrimadepreta.blogspot.com

Saudações benfiquistas!

Bimbosfera disse...

Boas. Eu já deixei algures muitos comentários a explicar o porquê de eu concordar com a aquisição do Roberto, não comparando com o Eduardo, e até ao Mundial não me tinha convencido de todo, apenas tinha tantos golos sofridos que o Quim, no campeonato, e na minha óptica nunca teria sido o titular de Portugal, e por isso não concordava, como não apoiei, quando falaram nele, na sua vinda para o SLB.

Muitos falavam em Ochoas, Romeros, e afins. Eu pergunto, qual desses guarda-redes deixa o clube onde está, a receber perto do que o que o Benfica lhe pode pagar, deixando passar lugar certo onde estão e uma hipótese, mais à frente, de poderem ir para um clube tipo ManUnited, City, Chelsea, Inter, Milan, Juve, Real, Barça, o que for, e vir para o Benfica. Nenhum, digo eu, vinha para cá.

Para os que dizem que Roberto era 3ª escolha, é falso, ou que não tem experiência internacional. Lesionou-se contra os corruptos na Champions, pelo Atlético. Lesionou-se e Quique, todos já sabemos o que vale, encostou-o, e ele, para jogar, aceitou ir para o Saragoça. Valeu-lhes pontos preciosos para a manutenção. Isto são factos, mesmo que eu não tenha visto a carreira dele, e estão aí à vista de todos, YouTubes, Comunicação Social, site de adeptos espanhóis, o que for.

O Benfica, se queria uma opção de futuro, tinha sempre que apanhar um caso assim. Até acredito que se não houvesse esta hipótese, Quim ficava, ou até Eduardo vinha, mas este tem 24 anos, já é um valor seguro como guarda-redes, não é consensual, como o Eduardo pré-mundial em não ser bem vindo ao Benfica. Logo, em que ficamos? Comprar em Espanha é mais caro que na Argentina, ou Brasil, mas apanhamos um GR com escola, que sabe o que vale, que sabemos o que vale, sabemos quem interessa, Jesus e Rui Costa. Não concordo que nós tenhamos que saber de nenhum negócio de antemão, ou se é bom ou não.

O Benfica está em processo de crescimento europeu. Se Roberto, cá, sofrer tantos golos como Quim já valeu a pena, menos tanto melhor. Com ou sem frangos. Sem Quim na equipa temos menos um galo indisposto por ficar de fora, vindo este GR. Assim, desejo-lhe boa sorte, que não a está a ter, pois lesionou-se gravemente, mas apoio o Roberto com todas as minhas forças.

Neste processo de crescimento o Benfica vai perder, naturalmente, muitos Di Marias, até ser grande novamente, como já foi, e não vai conseguir contratar como os adeptos gostariam, sejam adeptos de FM ou não.

Sugiro, de forma honesta, que se apoie o que está a ser feito. Tivemos o campeonato ganho com recorde de pontos, tivemos um dos melhores registos de golos marcados e sofridos, e ainda assim criticamos? O que é que pode ser feito de repente? Se Jesus ganhar a Champions e gastar 20M num matraquilho qualquer de um Sarilhense, ou Mafra, também vão criticar? O trabalho está a ser assim tão mau?

Penso que estamos a ser muito injustos com o trabalho e esforço que está a ser conduzido no clube no momento, e que deveríamos antes esperar um pouco mais para ver e sim depois criticar, caso seja caso disso, mas, Cristo era quem era e não agradou a todos, quanto mais Jorge Jesus ou Vieira...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Bimbosfera disse...

(Continuação)

O Benfica está em processo de crescimento europeu. Se Roberto, cá, sofrer tantos golos como Quim já valeu a pena, menos tanto melhor. Com ou sem frangos. Sem Quim na equipa temos menos um galo indisposto por ficar de fora, vindo este GR. Assim, desejo-lhe boa sorte, que não a está a ter, pois lesionou-se gravemente, mas apoio o Roberto com todas as minhas forças.

Neste processo de crescimento o Benfica vai perder, naturalmente, muitos Di Marias, até ser grande novamente, como já foi, e não vai conseguir contratar como os adeptos gostariam, sejam adeptos de FM ou não.

Sugiro, de forma honesta, que se apoie o que está a ser feito. Tivemos o campeonato ganho com recorde de pontos, tivemos um dos melhores registos de golos marcados e sofridos, e ainda assim criticamos? O que é que pode ser feito de repente? Se Jesus ganhar a Champions e gastar 20M num matraquilho qualquer de um Sarilhense, ou Mafra, também vão criticar? O trabalho está a ser assim tão mau?

Penso que estamos a ser muito injustos com o trabalho e esforço que está a ser conduzido no clube no momento, e que deveríamos antes esperar um pouco mais para ver e sim depois criticar, caso seja caso disso, mas, Cristo era quem era e não agradou a todos, quanto mais Jorge Jesus ou Vieira...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Bimbosfera disse...

Boas. Eu já deixei algures muitos comentários a explicar o porquê de eu concordar com a aquisição do Roberto, não comparando com o Eduardo, e até ao Mundial não me tinha convencido de todo, apenas tinha tantos golos sofridos que o Quim, no campeonato, e na minha óptica nunca teria sido o titular de Portugal, e por isso não concordava, como não apoiei, quando falaram nele, na sua vinda para o SLB.

Muitos falavam em Ochoas, Romeros, e afins. Eu pergunto, qual desses guarda-redes deixa o clube onde está, a receber perto do que o que o Benfica lhe pode pagar, deixando passar lugar certo onde estão e uma hipótese, mais à frente, de poderem ir para um clube tipo ManUnited, City, Chelsea, Inter, Milan, Juve, Real, Barça, o que for, e vir para o Benfica. Nenhum, digo eu, vinha para cá.

Para os que dizem que Roberto era 3ª escolha, é falso, ou que não tem experiência internacional. Lesionou-se contra os corruptos na Champions, pelo Atlético. Lesionou-se e Quique, todos já sabemos o que vale, encostou-o, e ele, para jogar, aceitou ir para o Saragoça. Valeu-lhes pontos preciosos para a manutenção. Isto são factos, mesmo que eu não tenha visto a carreira dele, e estão aí à vista de todos, YouTubes, Comunicação Social, site de adeptos espanhóis, o que for.

O Benfica, se queria uma opção de futuro, tinha sempre que apanhar um caso assim. Até acredito que se não houvesse esta hipótese, Quim ficava, ou até Eduardo vinha, mas este tem 24 anos, já é um valor seguro como guarda-redes, não é consensual, como o Eduardo pré-mundial em não ser bem vindo ao Benfica. Logo, em que ficamos? Comprar em Espanha é mais caro que na Argentina, ou Brasil, mas apanhamos um GR com escola, que sabe o que vale, que sabemos o que vale, sabemos quem interessa, Jesus e Rui Costa. Não concordo que nós tenhamos que saber de nenhum negócio de antemão, ou se é bom ou não.

(Continua)