terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cajuda: eunãmófreço, marafados!



Manuel Cajuda, Homem do Futebol, Benfiquista e pessoa afável, não merecia o jornalismo desportivo empírico e pouco investigador que se faz em Portugal.

Sejamos sérios, a brincadeira é do que há de mais salutar na vida, quem não aceita uma boa partida, dificilmente é sério e vertical na vida.

Vivemos na era das redes sociais, da blogosfera da velocidade da luz com que circulam as notícias.
Já não há «mangas de alpaca» nas redacções dos jornais, não se enviam mais telegramas nem se pede à menina do PBX para ligar pó estrangeiro.

Hoje o jornalismo blogueiro, que por vezes rima com foleiro, mandou para as couves a ética, a confirmação da notícia, o facto sério com que se atribui primeiras páginas, artigos de opinião ou medalhas de lata.

Já ontem por esta hora se sabia da partida. Entre amigos é comum brincar-se desta forma, lançando num fórum um tema para depois se desenvolver.
Será o Cajuda uma boa escolha, ou não? ... é todo um desbloqueador temático que se cria, donde se desenvolvem teses sobre treinadores com «mais-valias» e a actual situação da Selecção.

Quem assinou a conta do Twitter, jamais poderia pensar que um Director do Record, pudesse assinar um artigo de opinião sem investigar -porque sim, o Cajuda tem telemóvel!-, autorizasse uma primeira página com um rodapé manhoso e desse a chance ao aprendiz de escriba de atribuir uma medalha de lata ao oferecido Algarvio de boa índole moral.

Sim, porque é mais que evidente que quem conhece a índole moral do Cajuda, jamais colocaria por hipótese, que o homem se andasse a oferecer no Twitter.

Mas ó jornalistas da treta, vocês chamam ao que fazem de trabalho?

São pagos e promovidos na carreira pelas bacoradas que escrevem?

Então mas o lagarto aziado do Alexandre Pais, chega a Director do referido Pasquim para articular uma pérola daquelas?

Da minha parte, esta pequena situação vem comprovar aquilo que escrevi no post do «Por enquanto, nada!» ...

"Entre o Pullitzer e a "caneta de aluguer", há um intervalo enorme que pelos vistos para alguns de vocês, é notoriamente a vossa praia. É o vosso Dreamland onde vocês se esforçam por agradar, subservientes nas linhas ou nas frases que nos servem diariamente."

Quanto ao autor da conta do Twitter ... «eu sei meu filho, não pensaste que o bater da asa duma borboleta aqui, pudesse provocar um furacão, no outro lado do planeta!?» ... pode lá um "homem normal" pensar que numa simples partida se prova a Teoria do Caos, do nosso Jornalismo Desportivo!



Abraço do Papoila Calmante

P.S. Manuel Cajuda, estiveste muito bem no postalinho que mandaste aos jornaleiros, muito bem mesmo!

http://comunidade.xl.pt/RECORD/blogs/quintadocareca/archive/2010/09/07/o-cajuda-do-twitter-n-227-o-233-o-cajuda-da-bayer.aspx

2 comentários:

Adamastásio disse...

Cajuda, com essa subiste oitocentos e cinquenta e seis pontos na minha consideração. Chapeau!

RS disse...

Não sei é até que ponto não andam já uns quantos bardamerdas a tentar arrumar, por antecipação, com a eventual hipotese Cajuda para a Selecção...

Palpita-me que é mais isso...