terça-feira, 16 de novembro de 2010

JJ, o mestre da tática ...

O Benfica de 2010-2011 é uma verdadeira montanha-russa de emoções. Ora está a ganhar por 4 e consente três golos de rajada, ora leva 5 sem resposta ou ganha por 4. Para o comum adepto como eu isto não é fácil de entender. Mesmo a ganhar por muitos vejo os jogos do Benfica em constante sobressalto. Afinal, que táctica é esta?
Quem não viu o jogo com a Naval ( e eu só vi a segunda parte) pode ter ficado com uma ideia errada pelo resultado disnivelado. O jogo podia ter acabado perfeitamente noutro 4-3 ou num 4-4 ou até num 4-5.
É inacreditável como a ganhar por 4 nós não conseguimos manter a posse da bola. Permitimos contra-ataques em catadupa, quase sempre com finalizações. Será por falta de pernas ou por falta de inteligência? Eu acho que o JJ precisa de evoluir neste aspecto.
Será que não conseguimos «fechar a loja»? Será que o Jesus não conhece a tática do simplesmente-controlar-o-jogo-trocando-a-bola-no-meio-campo-adversário-obrigando-os-outros-a-correr-atrás-dela?
Será que durante a semana não se treina posse de bola? Então e que tal treinar a posse de bola durante o jogo, quando se está a ganhar confortavelmente? Em vez de se andar em correrias patéticas a atacar e a defender (mal) potenciando lesões e desgaste absolutamente desnecessários, podiam ganhar consistência de jogo e rigor de passe (ai Aimar, Aimar) durante o próprio jogo. E, já agora, permitiam-nos brindar os adversários com alguns olés.
Inteligência também é aprender com os erros e para os lados da Luz isso não se tem visto.
Preparem-se , meus amigos, que a borrasca ainda não acabou e, pelo sim pelo não, tenham um Flindix sempre à mão.

11 comentários:

Algarviu disse...

Inteligência também é NÃO brindar os adversários com olés.Digo eu.

Mr. Shankly disse...

"O jogo podia ter acabado perfeitamente noutro 4-3 ou num 4-4 ou até num 4-5."
Também podia ter acabado num 8-3, ou num 9-0.

O GLORIOSO disse...

É caso para perguntar:
E aqui ainda dizem que não se está a "fazer ao cama" ao Jesus?
Não há paciencia, mas mesmo muito triste ás vezes penso que de facto é isso que alguns benfiquistas merecem.
JJ o melhor treinador em Portugal, o melhor treinador do Benfica nos ultimos 15 anos (desde a saída de Erikson) que foi CAMPEÃO pondo a equipa a praticar o melhor futebol em Portugal nos ultimos 20 anos,obviamente está a ser queimado de todas as maneiras e exactamente por alguns Benfiquistas. É assim que gostam de estar, a história é conhecida.
Daqui a algum tempo quando JJ for Campeão no Corrupção lá vêm chorar que o tivemos e não o preservamos durante muitos anos.
A minha admiração por Jesus é enorme ainda mais não sendo seu fã antes de chegar e já o disse varias vezes por mim ficava até ao fim da sua carreira no Benfica.
É engraçado como se vê um jogo. O que vi foi contra-ataques da Naval até ao intervalo, na 2ª parte um dominio total do jogo e a naval a ter 2/3 ataques. Mas não foi uma vergonha ganhamos 4-0.

P.S- Dos varios problemas de adeptos e socios do Benfica é para além de serem influenciados por uma comunicação social avençada ao Sistema, de incrivelmente assobiarem nossos jogadores e terem memoria de 1 carapau.

chi dura vince disse...

Querem ver que o jogo miserável do airton tb é culpa do JJ

JNF disse...

É caso para perguntar:

é impossível não fazer choradinho e auto-vitimização quando se comenta? É que começo a desconfiar que não. Sempre a chorar, fabulosa a incapacidade em aceitar uma crítica, especialmente vinda de um meio tão poderoso como o Eterno Benfica, que, como todos sabemos, rege a vida e rumo dos acontecimentos no Benfica!

JNF disse...

Jogo miserável de Airton?!

Espera, estamos a falar do mesmo Airton?

JNF disse...

Concordo e discordo com muita coisa neste post:

é verdade que este Benfica é uma montanha-russa e é verdade que o resultado poderia ter sido outro especialmente se a Naval tovesse concretizado as três grande ocasiões de golo levadas a cabo no 1º tempo. Duas bolas no poste e uma defesa gigante de Roberto valeram o 1-0 ao intervalo quando poderíamos ter saído a perder 1-3.

Depois dizes algo que já referi, a transição ataque-defesa é ridícula. Porquê? Temos 4 defesas e um trinco, o resto da equipa passeia. Gaitán e Salvio não têm competência para essas funções e Aimar, pese embora o excelente momento de forma que atravessa, não pode andar em alta-rotação todo o jogo. No ano passado tínhamos um senhor chamado Ramires que equilibrava a equipa de uma maneira impressionante, este ano não temos. Em termos de processo defensivo esta é, a meu ver, a grande diferença.

Por outro lado não vi tanto perigo da Naval na segunda parte. Aliás, não vi perigo nenhum, nunca "cheiraram" a baliza. Não que estivéssemos a defender particularmente bem (algo sofrível até), mas os figueirenses não foram competentes q.b.. A segunda parte até me pareceu bem mais tranquila que a primeira e nem sempre é preciso ter bola para controlar o jogo. Quanto ao que dizes de Aimar, aí estou em profundo desacordo. Pedir mais consistência de jogo e rigor de passe ao jogador em melhor forma no presente? Acho que tem sido o melhor desde a primeira jornada.

Anónimo disse...

Não concordo com o post e já começo a ter a sensação que nunca gostaste do Jesus ...

(espero que passe pois é a minha opinião)

Dogus disse...

Este post é de doidos... Na primeira parte realmente podia ter havido mais golos. Mas na segunda?!?

djeiti disse...

o post ia mto bem, mas no final estampaste-te quando referencias o Aimar...e principalmente quando sugeres olés (nada condigno com humildade que falta precisamente à equipa nestes ultimos tempos).
olés só aceito quando estamos a dar 4 aos lagartos. fora isso sou contra.

JNF, por acaso tb nao achei que o Airton estivesse bem neste jogo. Apesar de completamente desapoiado, isso é algo que tanto ele como o Airton ja estao habituados e na maioria das vezes limpam a sua zona de acção e desta vez achei-o mto perdido e até a sair a jogar falhou. Mas foi na minha opinião um jogo menos destacado, o que não destrói tudo o que já demonstrou até aqui.

rui gomes disse...

Caro JNF,
Concordo com o facto de Aimar estar em grande forma, mas se fores ver as estatísticas perceberás melhor o que quero dizer. 20% de passes errados num jogo contra o último classificado da Liga não me parece aceitável. É certo que faz passes de ruptura com elevado risco de perda de bola, mas ainda assim ...


Aos outros por atacado,
Eu gosto do JJ se o Benfica ganhar. Ele até podia ser o melhor treinador do mundo, mas se o Benfica não ganhar ou não fizer uma época digna não vale de nada, pois não? Eu disse no post que o JJ precisa de evoluir e precisa de ser mais inteligente a gerir o jogo. Já o dizia na época passada E não desarmo.