sábado, 19 de fevereiro de 2011

Prioridade ao Campeonato ou à Liga Europa? Jesus tem a palavra!

É chegado o momento de pensarmos sobre o que falta decorrer da época e redefinir prioridades. Lembro-me que na temporada anterior entramos em grande no campeonato, practicando um futebol harmonioso, dominando os nossos adversários a todos os niveis, amealhando desde logo vantagem para Porto e Sporting, e ainda assim, e apesar de tudo isto, só conseguimos alcançar o título na útlima jornada, graças a um Braga que diria eu, apesar dos méritos que indubitavelmente teve nessa campanha, beneficiou de algumas arbitragens, vamos dizer, curiosas, estou a lembrar-me por exemplo, do jogo com o Guimarães na pedreira. Mas não é isto que quero abordar.

Jesus conforme essa época foi avançando, e com o Benfica progredindo na liga europa, sempre foi dizendo que se tivesse que dar primazia a alguma competição, seria sempre o campeonato a principal prioridade, e a meu ver pensou bem, embora tenha para mim, que poderia ter sido possível conciliar ambas as coisas. E chegado ao confronto com o Liverpool, voltou a referir isso mesmo, gerindo a equipa em função da liga nacional. O resultado final, foi positivo, pois o principal objectivo foi alcançado, o Benfica foi campeão nacional.

Pois bem, ano novo, história diferente. Nesta temporada, a conquista do título afigura-se quase utópica neste momento, devido a um mau início de época, pelos factores já discutidos até a exaustão aqui. Não quero alongar-me sobre esses factores em demasia, mas todos nós sabemos que apesar de erros cometidos no planeamento desportivo durante o verão transacto, a principal razão para estarmos a 11 pontos do Porto (tendo o Benfica menos um jogo disputado), são as arbitragens, beneficiando em muito um certo clube cujo símbolo é uma figura de contos e fábulas e que jorra fogo pelas narinas.

E eis que chego ao porquê de escrever este post. Perdida que está a liga nacional, pois não acredito neste campeonato cheio de compadrios que possamos recuperar a actual desvantagem pontual, Jesus desta vez, e chegando o Benfica aos quartos de final da liga europa, precisa apontar todas as baterias para esta competição, mais as taças a nível interno, uma vez que o Sporting, actual terceiro classificado do campeonato, muito dificilmente, para não dizer, nunca, colocará em risco o nosso segundo lugar da tabela. Desta vez a primazia, o principal enfoque, caso atingamos tal fase nas competições europeias, está mais do que definido, e terá de ser o oposto da escolha feita na época anterior.

Estou falando por antecipação, sei bem que o Benfica precisa eliminar o Estugarda e depois muito possivelmente o PSG para que essa escolha possa ser feita, mas penso não existirem grandes dúvidas sobre o que será preciso fazer, caso o cenário que tracei se verifique. Sei também que existe quem ainda acredita ser possível a conquista do bi-campeonato, e para essas pessoas toda esta conjectura fará menos sentido. A esses adeptos ainda optimistas, quero dizer, oxalá fosse possível tal feito, seria uma das conquistas mais épicas das últimas décadas, mas não acredito que tal seja concretizável, infelizmente. Pelo que há que traçar novos objectivos, reajustar estratégias, refefinir prioridades.

Se chegarmos ao final da temporada com um segundo lugar no campeonato, com a taça da Liga e de Portugal ganhas, podemos dizer que terá sido uma época razoavelmente positiva. Se além disto juntarmos algo mais e dependendo do que seja esse "algo mais", poderíamos estar perante uma temporada em termos europeus, mais de acordo com os pregaminhos do clube... e aqui estou a conter-me, pois tenho consciência do grau de dificuldade que é competir na liga europa, e que por vezes o que define uma vitória da derrota, são factores completamente aleatórios. É preciso pensar jogo a jogo e não queimar etapas, mas ainda assim, projectar o futuro com ambição, tendo os pés bem assentes na terra é certo, nunca fez mal a ninguém...

5 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

É curioso que já houve uma altura da época que acreditava menos do que agora. Talvez fosse porque não via o Benfica a melhorar e continuava a ver as arbitragens pior do que nunca (elas não melhoraram, cuidado, o Benfica é que melhorou). Por mais parvo que seja e menos sentido faça, por mais matematicamente apertado que esteja, agora acredito mais.

Acreditar não é ter palas nos olhos, nem ser um mentecapto.

Tenho a perfeita noção que dos 100% do meu acreditar, uns bons 70% ou mais é por puro benfiquismo, sei bem do grau de probabilidades que estamos a falar, afinal de contas isto ainda é a Zon Sagres de Portugal, uma Liga onde até já querem meter o Paulo Costa como proxeneta máximo da arbitragem. Ainda assim, quero continuar a acreditar, pelo menos até que nos deixem acreditar.

De qualquer maneira, muito bom e oportuno post. Esperança.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Anónimo disse...

(PENAJ) É claro que essa aposta terá que ser feita após ultrapassar o PSG já nos 4º final. Ou, eventualmente, já na próxima segunda feira. Mas o Benfica joga sempre para ganhar e uma eliminação na Liga Europa lança o nosso clube numa depressão! O post que comento pode parecer um aliviar de pressão no campeonato, mas aumenta muito a pressão na liga Europa e restantes Taças! Há que deixar JJ decidir...ele nem sempre decide bem, mas DECIDE!

JNF disse...

Mas primeiro é preciso passar o Stuttgart e depois o PSG. E olhando para estes jogadores, não vejo alguns com essa capacidade europeia. Neste momento temos cerca de 50% de hipóteses de passar os alemães, mas caso consigamos alcançar os 4ºs, concordo, há que fazer alguma gestão do plantel sem descurar as duas Taças internas que temos a obrigação de ganhar.

Edu disse...

Concordo com o JNF quando diz que primeiro se deva passar o Estugarda e o PSG e só depois se defina prioridades. Percebo que se sonhe com a Liga Europa, era excelente vencer este prestigiante troféu.
No entanto, o nível do futebol lá fora não é o mesmo do praticado na nossa liga.
Eu não considero, porém, que falte capacidade europeia aos nossos jogadores. Considero antes que por vezes possa faltar um jogador chave, uma posição importante para estes jogos, conforme falei antes do embate com os alemães. Um número 8, alguém que auxilie o Javi e permita as transições defesa-ataque, alguém que saia bem a jogar. A lesão do Rúben foi de um enorme azar.
Mas o Peixoto também cumpriu essas tarefas no dragão.

Acredito no Jesus, ele saberá o que fazer.

John Wakefield disse...

Liga Europa claro. Na conjuntura do ano passado pedi o campeonato, mas realisticamente neste momento, temos mais hipóteses nas competiçoes europeias.