terça-feira, 31 de maio de 2011

50 anos, tempo demais...


Foi no dia 31 de Maio de 1961 que o Benfica venceu em Berna (3-2), a sua primeira taça dos campeões europeus, frente ao Barcelona. José Águas foi o melhor marcador dessa competição, apontando 11 golos.


A final de Berna resultaria num confronto muito equilibrado a todos os niveis. Kocsis e Zoltán Czibor marcaram para o Barcelona no mesmo estádio onde, sete dias antes, tinham deixado escapar o título mundial ao serviço da selecção hungara. No entanto, entre estes dois golos, e contra a tendencia do jogo, o Benfica também marcou, por intermédio do grande José Águas e do enorme Mário Coluna. Um auto-golo de Antonio Ramallets resgatou o troféu das mãos dos catalães e trouxe-o para Lisboa.



Passado tanto tempo, é um feito que só uma vez foi repetido, um ano depois, dessa vez frente ao outro clube grande de Espanha, o Real Madrid. Foi essa equipa de 1961 que deu a conhecer de forma categórica o Benfica ao mundo, e esses jogadores merecem ser recordados um por um: Costa Pereira, Coluna, Neto, Germano, José Augusto, Angelo, Mário João, Santana, Cruz, Cavém e José Águas.

Obrigado campeões, para sempre fica na memória de todos os benfiquistas este momento mágico da nossa história:

3 comentários:

John Wakefield disse...

Era uma equipa fora-de-série que orgulhou Portugal inteiro e que mereceu o respeito de toda o Mundo.

Anónimo disse...

Vão dizer isso aos adeptos do Ajax ou do Nothingham...

JNF disse...

Nem o Ajax nem o Nottingham estão há 49 anos sem ganhar a TCE. Que raio de mentalidade.