quarta-feira, 4 de maio de 2011

62 anos de ignorância


Faz precisamente hoje 62 anos (foi a 4 de Maio de 1949) que uma das mais avassaladoras equipas da história do futebol morreu. O termo morreu é talvez demasiado forte, mas também demasiado real. Mas vamos enquadrar a situação...
A 3 de Maio de 1949, realizou-se o jogo de despedida do Capitão do Sport Lisboa e Benfica, o Senhor Francisco Ferreira. Como convidado de honra do jogo, compareceu o, na altura, chamado Gran Torino, equipa que dominava o Calcio a seu bel prazer, comparência essa que mostrou o respeito que já havia à altura pelo Benfica. No regresso a Torino, o avião que transportava toda a equipa do Torino, jornalistas, staff directivo e técnico bem como a tripulação embateu na Basílica de Superga tendo falecido todos os 31 tripulantes do voo. A pergunta que vos faço é: nos últimos 30 anos ( o tempo que tenho de vida) quantas homenagens do Benfica ao Torino F.C. já viram ? Eu, que me recorde, nunca vi nenhuma. O que lamento profudamente...

E não me parece muito difícil homenagear o Gran Torino. Não era preciso fazer torneios anuais contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso o Benfica ir a Turim jogar contra eles, mas ocasionalmente caía bem, não era preciso nada de especial, mas isso se calhar sou eu....

Custava muito uma nota de pesar a cada 4 de Maio no Site Oficial do Benfica ? Ou outra ideia que já me tem ocorrido várias vezes e aproveitando o tema em voga dos equipamentos... Na sua génese e na sua história o equipamento do Benfica é de camisola vermelha e calções brancos. E o seu equipamento alternativo é branco, e não os atentados que se têm visto e se vão continuar a ver. Então se querem brincar aos equipamentos, que tal respeitar a história do Benfica, mantendo as cores do principal e do alternativo e fazerem um 3º equipamento ? E nesse 3º equipamento poderiam ir fazendo as homenagens que merecem e deviam ser feitas, como por exemplo ter um equipamento grená a homenagear o Gran Torino. Não seriam os primeiros a fazê-lo, homenagem essa que já foi reconhecida pelo Torino FC, clube que nunca mais foi o que era antes de Superga. Um destino que conheceram por, pura e simplesmente, terem vindo a Lisboa homenagear o nosso Capitão. Como troco, levaram com décadas de desprezo e ignorância Benfiquista.

Para pensar! É que mais vale tarde do que nunca...

12 comentários:

JNF disse...

Eish... lá estás tu a pedir o Mundo. Então achas que o Benfica vai pôr uma nota dessas no site oficial quando apenas 7 anos depois o aniversário da morte de Fehér já nem é recordado no nosso site?

Jardim do Regedor disse...

Na velhinha sala de troféus da secretaria na Rua Jardim do Regedor, ainda merecia destaque um equipamento completo de futebol de um dos jogadores do Torino, oferecido segundo penso pelos familiares de uma das vítimas.
Como actualmente cohabitam um conjunto de dirigentes, oriundos em parte de outros clubes, não se podem esperar grandes exercícios de memória ou homenagens, excepto andarem "pendurados" no Eusébio até à exaustão.

DeVante disse...

Grande post...um POST mesmo!!!!

Unknown disse...

Com 30 anos, confesso a minha ignorância.

Concordo inteiramente com o post. Muito bom Post aliás.

Pode ter estado ali, naquele dia, a diferença entre simples clube, e clube de TOP europeu. bviamente que estou a extrapolar, e não é certo que assim fosse, mas quem sabe...

Abraço

Far(away) disse...

Bom post. E a sugestão do Joga Bonito é algo que devia ser considerado a sério pelas mais altas esferas do Benfica, porque um clube grande, também se vê nestas coisas.

Anónimo disse...

É pena a nossa voz não se fazer ouvir. Se um de nós tivesse acesso à tribuna do croquete...

RGC

Joase disse...

Excelente post e excelente ideia.
Parabéns Joga. Estes coisas fazem a diferença.

E acrescento que Torino sempre foi a grande equipa de Turim, a maioria pensa que é a Juve.
Mais uma vez parabéns.

DMC disse...

Obrigado pelo post. Confesso que não sabia. Para quem é mais novo é dificil de saber todas estas coisas e é por isso que é tão bom conversarmos e sabermos destas coisas. Mas se eu não tenho idade, e sabendo disto concordo imediatamente com chamar o Torino para um jogo de apresentação, com uma noticia no site, um cumprimento á equipa adversária, porque é que a direcção sabendo disto mesmo não faz nada.

Vou-vos fazer uma pergunta um bocado ignorante, mas se alguém levasse isto ao Rui (não faço ideia se ele sabe ou não) acham que ele não mandaria fazer algo? Eu sei que posso estar a ser parvo mas quero mesmo saber.

E será que na blogosfera benfiquista (eu sigo uns 4blogs benfiquistas, mas há montanhas deles) será que nenhum dos que escreve/lê toma contacto com isto e faz algo? Eu tenho a certeza que na direcção daquele clube alguem tem internet e alguem saberá disto, ou não?

Estas coisas deixam-me mesmo triste e palavra que gostava de ver algo a ser feito..

cumps,
DMC

JNF disse...

Não sei que puderes tem Rui Costa para decidir com quem o Benfica joga nas pré-épocas. Quanto aos outros blogs, eles lêem-nos, se quiserem seguir o apela é fácil, se não quiserem também é fácil.

CAP CRÉUS disse...

Muito bom post!
E acho que todos os blogs que se dedicam a falar do Benfica e das artimanhas do sôr presidente, deveriam falar do mesmo.
E acho que a Benfica Tv nos seus programas de bota abaixo (em vez de falarem do que é nosso), deveria ser informada e pressionada.
Bom post!

Anónimo disse...

A falta de memória e a ingratidão é a pior das injustiças, é inaceitável nada ser referido oficialmente sobre a passagem desta data, que obrigatóriamente terá de existir na história e na memória do nosso amado clube ou dos seus dirigentes. Como sócio e adepto estou conhecedor da tragédia, por respeito e admiração é o clube italiano de minha eleição. Apelo a todos vocês, amigos, que ostentem uma camisola do Torino FC em todos os jogos na Luz durante o mês de Maio daqui em diante, é a homenagem da nossa memória, um dia por semos alguns, alguém se questionará! Se eles, dirigentes, não lembram, recordemos nós! Bem hajam! PS. A minha já está encomendada! Paullus75158

RUI RODRIGUES disse...

Excelente post! a essencia deste post define, o que realmente tem de sublime o futebol, é esta sensibilidade, estes promenores, esta paixao...que define a alma de um clube!
a questao aqui levantada sobre o torino é bastante pertinente, assim como a dos equipamentos, esta mais actual...infelizmente no nosso clube temos uns idiótas a gerir o marketing! ja sei que gostos nao se discutem...mas acho q se devia manter a tradiçao do do segundo equipamento branco, e entao um terceiro para essas varias comemoraçoes/homenagens etc...