segunda-feira, 30 de maio de 2011

É tempo de estarmos atentos...

Ultimamente tem vindo a público algumas polémicas envolvendo o Sport Lisboa e Benfica. Por um lado a suspeita da PJ sobre os contornos da transferência de Júlio César, por outro e directamente relacionado, as supostas comissões que o treinador Jorge Jesus terá recebido. Entre tudo isto e como estas coisas funcionam com um efeito, bola de neve, a transferência de Roberto começa a vir ao de cima, estando Luís Filipe Vieira alegadamente sob suspeita, e mesmo o fundo dos jogadores, não tem escapado às luzes da especulação jornalística.

Existe aqui um padrão. Obviamente que estas notícias ao aparecerem repentinamente, despoletando quase uma reacção em cadeia de notícias do género, não é de todo inocente. Não vou entrar porém em teorias da conspiração, como aquela que circula em determinada blogosfera e em alguns fóruns, que a propósito de Jesus, esta história veio cá para fora, para forçar a sua saída do clube, abrindo o caminho para que Pinto da Costa possa contratá-lo num futuro próximo, desferindo um rude golpe à nossa estrutura de futebol, enfraquecendo-a ainda mais. Não corroboro desse tipo de teorias ou histórias algumas delas mirabolantes, outras nem tanto.

O cerne da questão para mim é outro. Como sócio e adepto deste clube, não agrada-me de forma alguma ver o nome do Benfica ligado a este tipo de controvérsias. Numa atitude transparente que qualquer instituição que se rege por valores sérios deve ter, o clube disponibilizou-se a colaborar com as autoridades, com qualquer investigação que possa decorrer. E em boa hora fê-lo, pois quem não deve, não teme, e se existe algo que as nossas autoridades entendam que é motivo de suspeita, isso deve ser investigado até à exaustão, para provar a inocência ou culpabilidade de x ou y que estejam envolvidos. E a partir dessas conclusões, e só depois delas, o clube deve partir para uma tomada de posição mais forte.

Até lá a presunção de inocência é algo que qualquer pessoa tem o direito de ter, e nós, massa adepta do clube, temos que estar de olhos bem abertos a tudo o que entretanto se for passando. Conscientes, despertos, mas por enquanto sem dramatizar em demasia, seja as supostas campanhas de determinado grupo empresarial jornalístico e consequente ataque ao clube e suas figuras, seja no apontar de dedo a alguém dentro do clube de forma precipitada. Não o devemos fazer. Devemos esperar que o(s) processo(s) desenrole(m) normalmente. E de forma alguma devemos estar contra que a PJ ou outra qualquer entidade, faça o seu trabalho, nós Sport Lisboa e Benfica, não podemos ter medo da verdade.

9 comentários:

Alexandre disse...

Boas,

Concordo. Totalmente.

Agora que eu saiba há uma investigação da PJ que ainda não deu em nada, sobre algo que não sabemos o que é, investigando pessoas indeterminadas. Aparentemente o alvo é o Belenenses e uns empresários. Depois há o CM que todos os dias insiste com uma investigação que tem por base a palavra "trafulhice". E que envolve todas as pessoas do Benfica, desde o Presidente ao treinador.

Se calhar, antes de estarmos atentos valia a pena sabermos exactamente o que está a ser investigado. Mas, isso, é coisa que não convém sair para a praça pública. Porque isso poderia ter o efeito indesejado de acabar com a especulação.

Aposto que isto não vai dar em nada e que apenas serve para lançar anátema sobre as pessoas e distrair a Direcção da preparação da época.

Mas acho bem que a PJ investigue, acho que o resto é "folclore para animar esta merda".

Saudações,

Alexandre

Anónimo disse...

No CM:

Fundo para gerir jogadores sob suspeita
Escutas tramam dirigentes da Luz
São diversas escutas telefónicas feitas ao longo de meses.
Por:Eduardo dâmaso/Tânia Laranjo

É evidente que é tudo mentira, até porque as escutas não têm qualquer valor. Só interessa a decisão do tribunal, aquele mesmo que ilibou TOTALMENTE o PdC.
Onde é que eu já ouvi isto? Como dizia o Zé Mário Branco, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Tem piada, agora tocou aos mouros...

Anónimo disse...

Concordo em pleno.
Contudo, verdade ou mentira,a direcção e nomeadamente Vieira, já deveria ter vindo a lume esclarecer cabal e convincentemente sobre o que se está a passar.
As notícias são em catadupa e não vejo ninguém do clube a insurgir-se veementemente contra elas e a tentar por cobro a este ataque cerrado.
É que à mulher de César, não basta ser séria... é preciso parecê-lo! E este silêncio, não abona em nada os visados, para os quais me estou marimbando, (se fizeram algo ilícito, assumam e sejam punidos por isso, pois felizmente não sou do clube corrupto, onde os adeptos até gostam), mas já me preocupa o nome do clube, que não pode ser sequer beliscado por acções que não o respeitem e não sejam de acordo com a sua história!

Anónimo disse...

Repito o que disse na notícia anterior basicamente sobre o mesmo assunto. Contrariamente ao que se possa pensar, julgo que são os benfiquistas os mais interessados em que tudo seja averiguado, com a máxima rapidez possível. Aliás, julgo que o gabinete ou o departamento de comunicação social do Benfica já devia ter tomado posição sobre as diferentes notícias que vão aparecendo na comunicação social. Sei que, no início destas notícias, o responsável por esse gabinete explicou que a ida da PJ às instalações do Benfica não visava uma investigação ao próprio Benfica, e que a mesma estava relacionada com a contratação de Júlio César. Mas, face às notícias posteriores, os responsáveis pelo Benfica deveriam ter dado mais explicações, até porque os sócios e os adeptos benfiquistas têm direito a saber o que a Administração pensa sobre o assunto. Concordo que, se se vier a provar algo, devem ser tomadas as necessárias medidas sancionatórias. Estejam envolvidas pessoas da Administração ou não. E, se nada for provado, a Administração do Benfica deve colocar processos nos tribunais aos jornais que estão sempre e publicar notícias sobre o assunto. Aliás, essas notícias são altamente destabilizadoras, pelo que, rapidamente, a Administração do Benfica deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que todos os assuntos que têm sido noticiados sejam esclarecidos.
MM

Far(away) disse...

Alexandre, até pode não dar em nada, de qualquer forma, não me parece que isto tenha vido a público apenas para distrair a direcção dos seus objectivos, parece-me que neste caso há mais qualquer coisa por ali, vamos ver...

Anónimo às 13:18, não podia estar mais de acordo contigo, o que custa mesmo, é ver o nome do clube na praça pública desta forma, enfim..

Anónimo disse...

Anónimo do 12:35, os benfiquistas, ao contrário da maioria dos adeptos do seu clube, não hesitarão em "pedir a cabeça" aos responsáveis benfiquistas que estiverem envolvidos em algum acto ilícito.
O Benfica é demasiado grande para depender apenas de uma ou outra pessoa.
Voces nem explicações pediram à vossa divindade, aquando do apito dourado.

E já agora meu caro, cuidado com alguns termos que utiliza como por ex. "mouro", pois caso não saiba o Porto também foi mouro (apenas as Astúrias e a região basca escaparam ao domínio sarracenos.

Devo ainda dizer que fiquei deveras surpreendido ao verificar que tem total confiança na justiça portuguesa (lolada).

Anónimo disse...

Segundo ouvi há pouco na rádio, o Presidente do Benfica estará no Jornal das 20:00h da TVI. Muitas destas questões serão, por certo, esclarecidas. Pelo menos ouviremos a versão de LFV. Também o advogado de Jorge Jesus já teve a oportunidade de esclarecer, durante esta tarde, algumas questões. De acordo com o que ele disse, Jorge Jesus não está a ser investigado sobre qualquer assunto e a sua casa não foi objecto de nenhuma busca por parte da PJ. Portanto, a acreditar nestes factos, parece que alguém está a querer tramar o Benfica. Vamos aguardar e, como foi referido no post, vamos estar atentos.
MM

Águia Preocupada disse...

Peço desculpa. Por lapso não me identifiquei. O anónimo das 13.18, é o Águia Preocupada!

Anónimo disse...

Só penso é que o Pinto da Costa não é burro.

Ele não quer o Jesus, ele esgota os jogadores.

Tem lá melhor e quando sair arranja outro...

Cumps Benfiquistas

Carlos