domingo, 22 de maio de 2011

O pesadelo terminou...

É oficial, a temporada de 2010-2011 finalmente acabou. Quantas vezes não tivemos nós esta sensação nos últimos anos? Contabilizando as últimas 10 épocas, apenas em 2 ocasiões onde fomos campeões nos livramos desta sensação de vazio profundo. Nas outras 8, o sentimento dos benfiquistas foi semelhante ao de agora. Só que esta época ainda foi pior, as humilhações foram muitas, as tristezas tornaram-se assustadoramente reincidentes.

E é neste estado de espírito que vos estou a escrever, esperando que a tendência se inverta, mas é um desejo mergulhado numa espécie de utopia, pois olhando ao passado recente, os sinais não são nada prometedores. Será que é desta, vão questionar-se os benfiquistas na época que aí se avizinha... Não sei responder. A única coisa que sei é que custa muito perceber que o normal no Benfica passou a ser, não ganhar muitos títulos... Desesperante. Até quando?

24 comentários:

JNF disse...

Temos de mudar radicalmente, a começar na mentalidade dos adeptos. É fácil ver o sentimento, basta andar pela blogosfera para perceber que a maioria continua a achar que está tudo bem, tudo normal, não se passou nada e continuamos a ser os maiores. O Porto só ganha porque tem ajudas de arbitragens e o Benfica ainda é o maior.

Temos um presidente magnífico que afirmou que o entreposto de jogadores ia acabar e eis que desde Janeiro já estão confirmados 10 nomes, a maioria dos quais posso afirmar que são lixo.

E andamos nisto há anos, com dirigentes incompetentes e adeptos idiotas satisfeitos. Só uma mudança de mentalidades pode trazer de volta o Benfica. Porque o "b"enfica de alguns não é o meu Benfica.

Anónimo disse...

Far(away) percebo tudo o que tens dito mas critico a tua postura 100% pessimista!!
O nosso papel neste momento é acreditar em quem está a frente do clube, é acreditar que esses estão lá a dar tudo, o que podem e não podem. O papel do adepto não pode ser estar sempre sempre a criticar. E este é um defeito dos adeptos benfiquistas, tÊm pouca paciência, querem tudo feito de um dia para o outro. Estes dias ja escreveste muitos posts e em todos criticaste qualquer coisa (quase sempre com razão) mas nem deste tempo para que se tente resolver. Pode ser que daqui a 1 mês as coisas estejam diferentes.
Como dizes, e bem, a época acabou, a tristeza desta época acabou. Pode ser que agora se vejam mudanças, a todos os níveis.
Eu acredito, e sou o primeiro a dispor-me para ajudar, para apoiar, para criticar na altura certa.
Não acho que a nossa postura seja de estar constatemente a criticar e a assobiar.

Eu acredito no Benfica! Eu acredito que vamos conseguir construir um grande plantel. Acredita também.

Força. continuidade de bom trabalho

JFM

Águia Preocupada disse...

Até quando Far?
Até que os Benfiquistas assim o quiserem. O mesmo é dizer, até que os Benfiquistas pactuem e sejam coniventes com a incompetência duma direcção que usa e abusa do Clube en seu proveito próprio. Até lá... Ainda faltam pelo menos duas épocas de sofrimento! Sim porque as duas próximas serão programadas pelo Rei Sol e seus lambe botas e acólitos.
O que me enerva mais é este lascismo e esta inércia do: esperemos até às eleições! Que raio, se Vieira não esperou, dando o golpe estatutário da vergonha, porque havemos nós de esperar?

Far(away) disse...

O Benfica precisa de um sério abanão. Mas as pessoas não estão para se chatear, é o deixar andar o "não podemos ganhar sempre", como se o Benfica tivesse nos últimos tempos o hábito das grandes conquistas. Quem pode ter essa conversa são os andrades. Esta é dura realidade.

JNF disse...

JFM,

mentaliza-te de que o que se escreve nos blogs tem uma influência minúscula, para não dizer nula, na vida do Benfica. Andam aqui umas 1000 pessoas, das quais nem metade devem ser sócias do clube. E antes um benfiquista com os pés na terra e ciente da realidade que um benfiquista pateta com um sorriso na cara a dizer "este ano é que é", mesmo tendo um plantel de trampa. Porque esse papel do "este ano acabou, no próximo será melhor, acredita" tem sido desempenhado desde 1994 com os resultados que todos conhecemos. Uma miséria autêntica.

Far(away) disse...

JFM, o que tu devias criticar era a incompetência que vai reinando no nosso clube. Porque o que digo e as minhas críticas são no sentido para que as coisas deixem de estar como estão. Não sou conformado, não me passa pela cabeça bater palminhas e dizer que agora e que vai ser desta, se a realidade não me mostra esses sinais.

Falas que o problema dos adeptos é falta de paciência, que não se faz nada de um dia para o outro. Meu amigo, já lá vão 10 anos de Viera, até quando esses discurso? Mais 10 anos?

Para terminar, JFM a crítica desde que construtiva em nada tem a ver com o assobio. São coisas distintas. A crítica não pode ser encarada como desconfortável, até porque a realidade do clube mostra-nos que não é com palmadinhas nas costas que as coisas se resolvem meu amigo. Vai por mim, abraço.

Águia Preocupada, os benfiquistas estão num estado de dormência, como eu antes nunca vi. Não sei o que será preciso para sairem desse sono profundo, dessa letargia. É quem nem as nossas derrotas é o suficiente.

Mindfuck disse...

Quero acreditar que não, mas o campeonato do próximo ano já tem dono, e não é o Benfica.

Anónimo disse...

Só sei que desde que o Vieira está no Benfica, tivemos os piores resultados de sempre. Nunca vi o Benfica ser tão humilhado desportivamente como nestes últimos anos. Escrevam o que eu digo: daqui a 10 anos os porcos já nos passaram em nº de campeonatos e taças, é o que lhes falta apenas...

John Wakefield disse...

Sinceramente não estou a ver o Benfica a ganhar o campeonato na próxima época. Mas acredito que o Benfica, se seguir o planeamento desportivo adequado (o que é um fenómeno algo raro na era vieira), pode enfrentar melhor o fcp, nos próximos anos ...
Eu quero acreditar que em 2010 (época anterior), com a nossa conquista indiscutível do campeonato, terá começado um ciclo de maior equilíbrio.
É verdade que este ano o fcp dominou tudo, mas acreditem que foi apenas ligeiramente mais forte do que o Benfica da época passada. No ano transacto, tinhamos mais equipa que um Atlético ou um Fulham e por isso, também merecíamos ter ganho a Liga Europa. Por outro lado, não tivemos a sorte de disputar a supertaça e fomos eliminados na taça de portugal com 1 golo irregular do Guimarães. Conseguimos o campeonato e a taça da liga de forma indiscutível.
Por isso, tivemos 1 ano de domínio para cada 1 dos rivais.

Para o ano duvido que sejamos campeões, mas o fcp perderá, nesta ou na próxima época, falcão e hulk, iniciando um novo ciclo. E aí teremos de novo as hipóteses de sermos os melhores.

patriarca disse...

Infelizmente a Grandeza do NOSSO Benfica está a ser como um MONTE DE SAL ao relento, se chove vai-se "esvaindo", vai derretendo lentamente.
A Massa Adepta, a MASSA Associativa, os Adeptos em geral do Benfica têm que ACORDAR DE VEZ, porque estamos todos os anos a perder e já começa a ser RARO GANHAR e enquanto NÓS OS BENFIQUISTAS não nos libertarmos, não admitirmos que o NOSSO Clube está a ficar pequeno, um Clube normal, que só ganha ás vezes e poucas, que na maioria das vezes saimos DERROTADOS, que somos muitos mas FRACOS, DESUNIDOS, com a mania de sermos melhores que os outros, com a mania de sermos diferentes, afinal não somos nada disso, nem igual já somos, porque os Adeptos dos outros Clubes quando existe algo contra o mesmo ou que eles suspeitam que isso possa existir UNEM-SE em redor do dito, defendem-no com unhas e dentes, no Benfica, NÃO, cada qual puxa para seu lado e ái daquele que queira fazer algo diferente é logo SEVERAMENTE criticado e por vezes até vilipendiado. Não defendemos como DEVÍAMOS o NOSSO Benfica, de toda uma panóplia de javardice que impera FORA, mas e em especial a que está no seu interior e enquanto isso durar, lá vai o Porco e outros Clubes Ganhar tudo e os seus Submissos a finais e outras beneces que afastam da realidade o Benfica e os Benfiquistas. Todos criticamos, mas não existe ninguém que tome a iniciativa de dar o Corpo ao Manifesto e vamos TODOS prá luta, defender o que é NOSSO, que é o Benfica, que deveria estar acima de tudo e de todos e como se vê não está.

Clara disse...

na proxima epoca Jesus vai iniciar a epoca com uma margem reduzidissima
de como ela começar, vai condicionar logo à partida a sua permanencia ou nao...

Far(away) disse...

Sem dúvida Clara. A margem de erro de Jesus está quase abaixo de zero...

Mindfuck disse...

Concordo, prevejo que ele dificilmente chegará a Janeiro :x

Alguém tem preferências?

Far(away) disse...

Eu para já prefiro nem pensar nisso João...

Águia Preocupada disse...

Jesus tem uma margem reduzidíssima mas tem quem o ponha a andar quando bem o entender!
E o Vieira, qual é a margem dele? Neste momento é ZERO! E quem o põe a andar? Cos diabos, não aparece ninguém credível e concensual que seja o arauto duma libertação que se deseja e precisa?
O Clube deve estar de tal maneira, que ninguém lhe pegar! Ou então todos tem medo de enfrentar o corrupto e de falhar!
Eu sinceramente, não sei qual irá ser o fim deste estado desesperante!

Anónimo disse...

Como? Despedir o Jesus é um erro só comparável ao despedimento do Fernando Santos. A mania das grandezas do Benfica só tem resultado em derrotas. A solução passa antes por lhe dizer que aquele sistema táctico resultava quando tinha um jogador veloz num lado, um excelente médio de contenção do outro e um avançado em grande forma que ninguém conhecia as suas movimentações. Como já não tem nenhuma destas características, preferia que actuasse em 4-3-3 com um avançado centro mais móvel (deixe-se dos "pinheiros" que já ninguém na Europa aposta neles). A contratação do Bruno não é um bom sinal. Vai-se continuar a apostar no antiquado método do nº 10 a carregar o jogo, quando o que fazia falta eram dois nºs 8 (box-to-box) apoiados por um extremo com capacidade para transportar jogo....

A nível directivo, gostava que na próxima época estivessem em Silêncio a época toda, apesar das inúmeras provocações que vão ser alvo. Já se sabe que os andrades vão minar a imprensa com notícias falsas porque aquele clube não consegue arranjar motivação própria, mas gostava de ver o benfica a responder-lhes com desprezo. se é essa a postura dos adeptos, não faz sentido que ande jogador A ou B a dizer que gostou mt de marcar ao fcporto...
já se sabe que o fcporto está melhor colocado para ganhar o campeonato (tal como na época passada estava o benfica, não fosse a pré-temporada desastrosa), mas se o benfica tiver capacidade de dar um golpe de asa, eles terminam a época a ganhar o campeonato do (injustificado) complexo de inferioridade.


(de todos os possíveis reforços, gostei do edgar pacheco. pareceu-me bom, mas não esperem dele maravilhas logo na 1ª época)

DMC disse...

Palavra que não entendo como já andam a lançar de ideias do homem não durar até Janeiro.. Se há alguem que não tem de durar está acima dele. o nosso problema é tudo menos o plantel e o treinador. Anda acima dele. Como eu quero ver alguem pegar na nossa casa em condições...

cumps

MF disse...

Li com atenção o artigo e os comentários e efectivamente percebe-se aqui algo muito sério: todos estamos descontentes com o rumo, uns com mais ou menos impaciência para ver o rumo das coisas mudar, mas todos com vontade que isso venha a acontecer no futuro próximo!

Quando bem observam que a maior parte dos benfiquistas é passivo, que o Jesus vai entrar em 2011/2012 sem margem de manobra (a fazer lembrar F.Santos) e que o problema não está realmente nos jogadores, mas na mentalidade ganhadora que lhes incutem e de quem os dirige, percebemos que palavras não bastam!

É preciso agir! E se questionam o facto de alguns benfiquistas (senão a maior parte) não ser sócio, tem muito a ver com a ausência de resultados!

Posso sugerir aqui algo? (este blog parece-me ter mais expressão do que o nosso), porque é que ao invés de palavras, não tomamos em actos estas medidas que a todos nos preocupa?

Que tal uma associação de adeptos (lembram-se dos adeptos do M.U. que quiseram retirar de lá o Murdoch?) para defender e exigir à direcção que nos ouçam e se preocupem com os nossos alertas? Que possa partilhar informações valiosas - networking de simpatizantes - sobre o Benfica, adversários e valores? Que possa servir de olheiros também? Mas que fundamentalmente ganhe força junto do clube.
Não é dificil, não é oneroso e podia refletir um pouco da nossa voz "lá fora", de que tanto se queixam de não ouvir. Fica a minha ideia, vale o que vale.

Chega de arranjar bodes expiatórios, porque sempre os vai haver, (o ano passado os andrades venderam o túnel como problema) mas temos que conseguir ser melhores, fundamentalmente mais aguerridos e com mais sede de vitórias do que todos os outros, porque afinal, o Benfica representa 14 milhões de pessoas!

Para o Benfica ganhar mais, temos que deixar de pensar em vender peças-chave na engrenagem no 1º ano de sucesso, mas antes manter a estrutura, como os do freixo vão fazendo à anos!

Que se aprenda qualquer coisa com as derrotas pf.

Saudações benfiquistas,
http://oexpressodavitoria.blogspot.com/

brmf disse...

No Benfica se for barato não presta. Paulão do Braga está em fim de contrato e não há ninguém que compre, sabendo nós que precisamos de um central.

Nuno Bártolo disse...

Está na altura de haver contratações a sério, modelo de equipa, estrutura directiva e cortarem o cabelo ao jj ( brincadeira ) para ele perceber que não é assim tão "especial" com pensa.

Está na altura de juizo.

Devia existir um ultimato dos adeptos para o clube, ou este ano realmente pensam e ajem como um grande de portugal, com ambiçoes e respeito à história do clube, jogadores e adeptos, ou metam-se a andar porque mais do mesmo não.

Quando digo que devia, não é para ficar a ver mas para participar, porque treinadores do sofá, o clube já tem muitos.

Anónimo disse...

Os dirigentes do slb deviam trabalhar melhor fora do campo. o fcporto tem jogadores emprestados em quase tudo o que é clube da liga portuguesa (fazer pressão para limitar em nº estas "amizades"), empurrou um dirigente para a direcção da liga, ajudou os clubes do norte a ganharem maior dimensão e deu a mão a um sem número de árbitros da AFPorto para apitar na liga portuguesa. Na próxima época repete.se a história das nomeações tendenciosas para as 1ªs 5 jornadas, lançam-se umas pedras nas deslocações do slb e antes da 10ª jornada tudo volta a estar decidido no 1º lugar... atenção para evitar isso! domingos no scp e o braga a vender bem para ter orçamento folgado no mercado interno já são dois sinais que a engrenagem já está a funcionar... abram os olhos!

Anónimo disse...

Não te percebo. Uma taça da liga é mau? Olha que é melhor que muitas épocas dos últimos vinte anos.

Anónimo disse...

Minha nossa, como há por aqui tanta gente que não pensa!! Mas será que nem com esta clara supremacia do FCP se convencem que são muito inferiores ao clube que mora a norte?!! É por estas manias de grandeza que o slb é um clube antipático, que só colhe inimizades! Não são capazes, desde os adeptos ao dirigentes, de olhar para dentro e corrigir o que está mal!! Estão a anos-luz do FCP!! E sim, daqui a 10 anos a distância que separam um clube do outro vai ser abissal!!

Anónimo disse...

OBRIGADO VIEIRA: www.youtube.com/watch?v=s78D_TSwNVo