quinta-feira, 12 de maio de 2011

O que fazer com a baliza?


 No último mercado de verão, aquando da não renovação de Quim, sabia-se que o Benfica iria investir num novo guarda redes, e a escolha recaíu em Roberto, uma escolha supreendente a todos os niveis. Roberto custou 8.5 milhões de euros, um preço nada condizente com aquilo que até então o jogador tinha demonstrado valer, já que basicamente até chegar ao clube, tinha apenas 6 meses de competição na La Liga ao mais alto nível, no Zaragoza, por empréstimo do Atlético de Madrid.

Quer queiramos, quer não, o seu preço exagerado, colocou a fasquia muito alta, ainda para mais os benfiquistas, a grande maioria pelo menos, suspiravam por um guarda redes de grande nível desde Robert Enke. É neste cenário que Roberto chega ao Benfica, e são criadas grandes expectativas ao seu redor. A época inciou-se e as coisas não começaram nada bem para Roberto, desde os jogos da pré-epoca, e esse mau pronúncio veio infelizmente confirmar-se nas primeiras jornadas do campeonato. Os benfiquistas, estavam preocupados, mas nem por um segundo deixaram de no estádio apoiar Roberto, dando-lhe a tranquilidade necessária para desempenhar o seu trabalho.

Após um início muito conturbado, e depois daquele célebre penalty defendido por Roberto na Luz ante ao Setúbal, jogo esse onde começou no banco, o guarda redes espanhol conseguiu estabilizar as suas exibições, e pensava-se que tinha finalmente encontrado o seu jogo e recuperado a confiança, podendo dessa forma constituir-se como uma opção válida e segura. E durante alguns meses assim foi, realizou excelentes exibições, até chegar o jogo com o Braga para o campeonato na pedreira. Voltou a partir daí o fantasma das más exibições e dos golos menos bem batidos, aprofundou-se esse clima negro no jogo para a liga contra o Porto, e de lá até agora pouco mudou.


Eu reconheço qualidade a Roberto, mas a verdade é que sempre defendi um outro perfil de guarda redes, alguém mais experiente e que desse imediatamente segurança à equipa e aos adeptos. Roberto é ainda um guarda redes em crescimento, longe ainda da sua maturação total enquanto jogador, e o Benfica não pode dar-se ao luxo de ter na baliza um jogador que terá que forçosamente errar para crescer, pois a sua margem de erro é cada vez menor. Nem um clube com as aspirações do Benfica pode ser um tubo de ensaio, para uma qualquer experiência... O que fazer então? Emprestar o jogador a uma equipa da liga espanhola onde tem algum mercado, esperando que possa evoluír, ou mantê-lo nos quadros do plantel, assumindo o risco, e contratando um outro keeper com um perfil diferente, mais experiente que possa dar mais competitividade ao lugar?

Certo é que começam a aparecer nomes na comunicação social de alguns possíveis reforços para essa posição específica, e estou em crer que o Benfica procura mesmo uma solução para a baliza. Artur Moraes, será o primeiro de muitos nomes especulados daqui até o fim do mercado de verão, que ainda nem abriu... espero que desta vez e recordando as palavras que o senhor presidente proferiu na sua última entrevista, que não sejam cometidos os mesmos erros do passado recente. Ver para crer...

9 comentários:

lj disse...

Ao contratar outro GR efectivamente 'queimamos' os tais 8,5 milhoes.

Gostaria de saber quem se responsabiliza por deitar pela janela um valor que a maioria dos benfiquistas nunca ganhara durante toda uma vida de trabalho. E como sera o clube ressarcido.

neoprodigy disse...

epá...a ser verdade o que hoje no record....


o benfica bateu no fundo e segundo josé marinho...foi "foi Vieira que arrepiou caminho"

venham daí as eleições...

patriarca disse...

Na Baliza está parte do ponto chave do Sucesso do Benfica nas provas em que participa temos tido más opções e a de Roberto foi das PIORES dos Ultimos anos quiçã DECADAS e portanto deve haver uma boa selecção e não vir um para cá só porque PARECE BOM, tem que dar provas e além das provas na Baliza também como HOMEM, como desportista e o que andam para aí a afirmar que vem o guarda-redes do bragaporco NÃO É BOA OPÇÃO, É PÉSSIMA CONTRATAÇÃO, caso se concretize, porque por aquilo que esse tipo tem dito do Benfica e PARA O BENFICA e Benfiquistas, ESTES não lhe vão perdoar ao primeiro Falhanço e NÓS sabemos que vai ter muitos, portanto com ENUMERAS probabilidades de sucesso num outro bom guarda-redes vir esse tipo de bagaporco é MAU, para não dizer PAUPÉRRIMO.Por minha parte não gosto dele e ainda menos das SUAS afirmações relativas ao mundo Benfiquista, portanto era EXCELENTE o Presidente do Benfica não fazer as coisas em cima do joelho e ver bem os prós e os contras de tal contratação se ela se realizar, porque vamos ter mais um problema em mãos.

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Ouvi dizer que o empresário do Roberto era a mulher do JJ. Não acreditei, mas mesmo assim peço que me confirmes isso.

Gostava de ver o Roberto emprestado, mas a um clube português de meio da tabela para baixo. Onde seja chamado a intervir a cada 10 min.

Neisseria aka Bettencourt

Obrigado…

John Wakefield disse...

1-Gostava de ver o guarda-redes do AZ ALkmar - o Romero. Era excelente. Mas quem deve vir é o Artur Moraes o que será uma contratação a custo zero, embora com pouco impacto no plantel. Trata-se de mais um Júlio César.

2-Também já ouvi benfiquistas a falar do Eduardo mas era uma espécie de Roberto à portuguesa, bom entre os postes e péssimo a sair às bolas. Por isso, não vale a pena.

3- Mas defendo a vinda dum guarda-redes que tenha renome e estaleca para competir com o Roberto. Até poderia ser vantajoso para a evolução do espanhol... A concorrência ajuda-nos a evoluir e a ser mais exigentes connosco própios.

Vladimir Kaspov disse...

Na minha sincera opinião acho que Artur a custo zero seria uma boa aquisição, parece-me bom entre e a sair dos postes, bem como com elevados niveis de concentração. São essas as ideias q tenho dele.
Assim sendo concordo c a sua contratação (a realizar-se) e com a cedência por empréstimo de Roberto a um clube com alguma exigência competitiva fora de Portugal. Roberto para a época q se avizinha já esgotou toda a sua margem de manobra. A sua imagem está completamente desgastada. Mas acho q tem talento e poderá ainda ser útil ao Benfica no futuro, pois não gostariamos nada de ver Roberto noutro clube a ter sucesso...

L. disse...

roberto? o benfica nao pode por-se a dizer que o quer vender. senao, todos os interesados ficam a espera que o preço vai baixando. claramente, o benfica teria que conseguir um processo totalmente secreto e rapido e aceitar vende-lo com algum prejuizo.

digo isto sabendo das enormes qualidades do roberto. mas foi queimado pelos media e pelos adeptos. o ano passado os que diziam cobras e lagartos do quim agora dizem bem. eu digo o mesmo.

reparem: se fosse o roberto a sofrer o golo de livre do rio ave pelo meio da baliza ninguem tinha dito, nem adeptos nem jornalistas, que a culpa era da barreira. a culpa seria logo do roberto.

Mindfuck disse...

Espero que seja Benaglio.

JNF disse...

A mulher do JJ é a empresário do Roberto? Bolas, nunca tinha ouvido isso. Hehehe. Não, o empresário de Roberto é um homem. Não sei o nome mas é homem.