domingo, 29 de maio de 2011

Raça, Querer, Ambição!


Dei por mim a ler as declarações de Nolito e a pensar na época passada. Explico porquê. Em alguns períodos, em alguns jogos cruciais, aparte do posicionamento táctico dos jogadores, vislumbrei uma apatia quase geral na forma como a equipa evoluía no terreno, parecia por vezes que tinham sugado a alma dos jogadores, o espírito combativo, a garra necessária para poderem ter melhores resultados. E isto tem um efeito dominó, contagia tudo o resto.

Existiram algumas excepções como Maxi Pereira ou Coentrão, e a esses a minha sincera vénia, esses são a personificação do que deve ser um jogador à Benfica dentro de campo. O Benfica precisa de jogadores de fibra, que sejam capazes de viver o jogo independentemente do resultado do placar, que não se deixem abater facilmente pelas contrariedades. Este espírito, esta mentalidade, tem que ser trabalhada e incutida pelo treinador nos seus jogadores, mas em último caso são eles, os futebolistas que têm a última palavra.

E quando o clube partir para a contratação de um jogador, tem que ter isso em conta, não chega as suas capacidades físicas ou técnicas, é fundamental também que tenha a mentalidade adequada, que lhe permita ter um maior rendimento individual e potenciar ao mesmo tempo o rendimento colectivo da equipa.

Por vezes temos subestimado este factor, temos contratado jogadores que não sabem a importância do que é vestir a camisola do Benfica, que não têm a noção do clube que representam, não só porque existem poucas pessoas dentro do clube capazes de lhes transmitir essa noção, como também esses próprios jogadores não têm o estofo necessário para um clube com o nosso estatuto. Por isso espero que as palavras de Nolito sejam confirmadas dentro das quatros linhas, e espero que o Benfica tenha um critério rigoroso a todos os níveis, nos jogadores que tem debaixo de olho, com vista a reforçar o plantel. Se não for pedir muito.

P.S. Parabéns ao Barcelona pela conquista da liga dos campeões, a 4ª do seu historial. Espero viver para ver chegar o dia em que tenhamos novamente tal alegria. Sonhar não custa...

5 comentários:

JediVermelho disse...

Mas para ser como o Barça, temos de por os olhos no exemplo deles! Ah... Mas com eles n há comissões, que problema!

lawrence disse...

Ainda gostaria de vir a saber se essa "apatia" provinha dos jogadores ou de quem era suposto "fazer-lhes" a cabeça para darem o litro lá dentro!
É que essa apatia também era evidente na área técnica!

Far(away) disse...

lawrence, são as duas coisas, uma influencia a outra.

jedivermelho, comissões existem em qualquer lado, o importante é existir competência nas contratações, e não apenas se contratar um jogador por ele dar x dinheiro a y ou z.

Gonçalo D. S. disse...

A época passada foi para esquecer. Agora é levantar a cabeça e deixar tudo em campo em TODOS os jogos da próxima época.

Parabéns pelo blog.

Visita o meu,

http://escoltavermelha.blogspot.com/

John Wakefield disse...

Off topic: A equipa de andebol conquistou a taça de portugal, para além de já ter ganho a supertaça nesta época. Chegaram ainda à final da taça Challenge o que foi também muito positivo.

No basket, vamos à negra!