quinta-feira, 30 de junho de 2011

A corda vai roer por algum lado

O Benfica começou os treinos e desde logo uma coisa saltou à vista: temos demasiados jogadores estrangeiros no plantel, e possivelmente mais irão entrar, pelo que alguns terão que ser cortados da equipa em breve. Se nos casos de Fernández ou Shaffer a escolha é óbvia, noutros nem tanto. Jogadores como Wass, Carole ou Mora andam nas especulações jornalísticas, mas apenas no caso do jovem francês penso existir algum fundo de verdade, os outros dois farão parte do plantel. Já se sabe que Coentrão irá mais cedo ou mais tarde embora, e que alguém terá que entrar para o seu lugar. Sabe-se também que Cesar Peixoto é um dos jogadores do núcleo duro de Jesus, e pode fazer a posição de lateral esquerdo, embora sem oferecer grandes garantias (é sempre um ai Jesus vê-lo ocupar esse lugar específico), por isso pensar que a vaga de Carole pode estar seriamente comprometida, o que seria totalmente injusto para o jogador.

São 19 jogadores não formados localmente que são permitidos em cada plantel no campeonato português e Jesus terá que ter isso em consideração quando tiver que encurtar o grupo à sua disposição. A conta também poderá ser feita de outra forma, ou seja, com uma possível de saída de Cardozo, Saviola ou Aimar, mas mesmo que algum deles chegue a sair do clube, muito dificilmente será para a entrada de jogadores portugueses, por isso o problema deverá manter-se. É complicado entrar numa pré-época com este cenário em cima dos jogadores, alguns poderão pagar o justo pelo pecador e apesar de terem qualidade, poderão ver-se obrigados a evoluir num outro clube. Chega a ser constrangedor ver tantos futebolistas a treinar no Seixal, sabendo nós que um plantel deve ser constituído por 25/26/27 jogadores. É como se estivessem a ser feitos treinos de captação e não estão presentes sequer, todos os jogadores, lembrar que Nolito e Mora ainda estão por chegar, para não falar de Enzo Pérez, o que torna todo este cenário ainda mais caricato.

Como se chegou a esta situação? Muitas vezes pela necessidade compulsiva de contratar x ou y sem olhar às lacunas do plantel, partindo para aquisições que não tornam a equipa mais competitiva, apenas mais extensa. Tem que existir um critério mais apertado nas escolhas que são feitas, para não chegamos a este estado de coisas, onde vai ser preciso remediar o que de mal foi feito mais atrás. É fundamental cortal o mal pela raíz, é pedir muito? Talvez seja.

18 comentários:

H disse...

tens razão em como pode roer... mas isto também serve para avisar a equipa que a apatia denotada na parte final da época pode ser uma factura a pagar, já que agora vão todos a captações.

Os que forem ao Mundial Sub-20 vão perder a carruagem.

Já os que vão à Copa América tem lugar seguro nas contas finais!

Far(away) disse...

Dos que vão ao mundial sub 20, só o Nélson tem o seu lugar assegurado, já o Rodrigo e o Carole, estão na corda bamba, vamos ver.

Anónimo disse...

Far,

Vamos ter calma. Os jogadores são muito bem pagos e estar no Benfica é um privilégio e para poucos. Se não querem aceitar as regras do jogo têm outros clubes para jogar. Claro que não é um cenário ideal. Há um excesso que também tem que ver com o facto de não todos os disponíveis terem sido chamados (Fernandez, Shaffer, Weldon) e alguns serem úteis para colmatar ausências conjunturais (André Almeida, Léo Kanu). Pior seria - e mais constrangedor - haver o grupo da praia, que treina a horas desencontradas dos outros.

Ou seja, não é a situação ideal - eu procuraria acelerar alguns processos para reduzir o grupo - mas prefiro-os lá a formar um grupo de rejeitados à parte. Assim o Jesus tem a oportunidade de voltar a ver os jogadores em momento de treino.

Agora concordo contigo na questão de fundo. Que é isto acontecer pela "febre das contratações". Claro que para a próxima época esta questão colocar-se-á de forma menos evidente, já que haverá equipa B e uma grande parte desta malta estará integrada nessa equipa.

Alexandre

Far(away) disse...

Haverá mesmo equipa B?

John Wakefield disse...

Os meus sinceros parabéns caro Far(away). Revejo-me no seu post. No Benfica, ninguém sabe ainda o que é uma "contratação cirúrgica".
Gastam-se 10 milhões em 5 ou 6jogadores de qualidade duvidosa para sectores já devidamente bem entregues, quando se podia pegar nesse dinheiro e contratar um jogador, com créditos firmados, para uma posição mal colmatada.
É por isso, que este planeamento desportivo deixa muito a desejar.

Far(away) disse...

É preciso atacar o mercado com mais critério. Claro que todos os clubes falham contratações, há sempre jogadores que não correspondem, mas o Benfica falha vezes a mais nesse aspecto. É preciso inverter essa tendência.

Mindfuck disse...

Urreta é outro caso destes...

Se o Carole rodar no Paços dou-me por feliz...

Luís disse...

Não concordo Far!
Penso claramente que dos jogadores que vão ao mundial sub20 , o Nelson muito provavelmente será emprestado, pois ainda tem 19 e existem muitos avançados.Dos quatro portugueses que chegaram da formação , os únicos que têm hipóteses são o David e o Miguel.
Os restantes sub20(Carole e Rodrigo)deveram ficar no plantel.No primeiro caso , embora devesse rodar tal como o Roderick vai ficar no plantel devido à falta de laterais e o Rodrigo ou fica no plantel ou é vendido pois já mostrou qualidade suficiente, na minha opinião!
Vamos esperar!

Anónimo disse...

foi como já aqui postei oh joao! o Paços seria um bom clube para rodar sobretudo jovens com valor na primeira liga... aprecio bastante a forma como rui vitoria trabalha os jogadores jovens sem medo de os colocar a jogar ao mais alto nível e com uma filosofia atacante e alegre! ou seja um ambiente mt propicio ah evolução dos mesmos... ja n digo carole(para mim tem lugar no plantel) mas wass, andre almeida, miguel rosa,roderik,melgarejo e leo kanu sao bons exemplos de jovens que encaixariam actualmente no onze titular do Paços. no processo evolutivo de um jogador não há nada melhor que minutos de jogo e o sentimento de utilidade... SILVARINI

Far(away) disse...

Luís, na recente entrevista a Bola, Jesus garantiu que Nélson Oliveira faria parte do plantel principal. Só se mudar de ideias.

Alexandre disse...

Far,

Quando comparamos com os nossos concorrentes directos - pensando nos últimos 5 anos - não sei se falhámos mais vezes.

Quanto à equipa B, penso que se não houver não será pelo Benfica. O que sei é que o Benfica estava pronto para arrancar já este ano com o projecto, mas não se resolveu em tempo útil o enquadramento para as equipas B entrarem directamente na Liga de Honra. Penso que isso se resolverá, até porque há interesse dos clubes da Liga de Honra e, pelo menos, do Sporting. O Porto é que ainda não vi pronunciar-se sobre o assunto, mas assumo que também vai ter.

Mentiroso disse...

"César Peixoto é um dos jogadores do núcleo duro de Jesus"

Custa-me muito admitir que poderás ter razão. Pessoalmente nada tenho contra o César mas muito mal andará a cabeça de Jesus se persistir no erro de o manter no plantel.

LC disse...

Além das primeiras dispensas, espero que a próxima fornada de dispensados sejam:

Julio Cesar
Peixoto
Shaffer
Jardel
Fabio Faria
Urreta
Kardec
Weldon

Far(away) disse...

Urreta?

David disse...

Cesar peixoto,Julio cesar,Roberto,Weldon,Fernandez,Shafer,Kardec,Jardel:Nao tem claramente qualidades para jogar no Benfica.
Wass,Fabio faria,Nuno coelho,David simao:Tenho muitas duvidas.
Leo kanu, Miguel rosa, Mora, Nolito, enzo perez,Matic, Andre almeida, Bruno cesar: Conheço mal, mas em relaçao a alguns tambem tenho muitas reservas que tenham qualidade para jogar no Benfica.
Certezas: Artur, Moreira, Maxi, Ruben amorim, Luisao, Carole, Javi, Gaitan,Aimar, Carlos martins, Jara, Cardozo, Saviola,Urreta, Nelson oliveira, Rodrigo, Roderick. O Benfica tem tantos jogadores que provavelmente me esqueci de alguem.
Tendo em conta que o coentrao deve sair, que vem ai a copa america e o mundial sub20,estou muito preocupado, sobretudo com a falta de qualidade dos nossos centrais e com a agravante do luisao estar na copa américa, já agora o miguel vitor nao tinha lugar neste plantel?? Eu penso que sim.
A lateral esquerda tambem me preocupa muito. Enfim espero que cheguem alguns reforços porque a menos de um mes da pre eliminatoria da champions parece-me tudo muito desorganizado(oxala me engane)

Luís disse...

Penso que o Roderick está muito verde!
O Jesus ainda lhe vai estragar a carreira , necessita de ser emprestado.Já o Miguel Vitor tem muita mais experiência e na minha opinião mais qualidade, só é pena ser um central baixo!

helderrocha disse...

quantos têm de ser formados em portugal? 6 ou 8?

Far(away) disse...

8