segunda-feira, 13 de junho de 2011

É preciso resolver a questão dos excedentários!

Nem só de entradas se deve falar no que toca ao plantel do Benfica. É necessário começar já a tratar dos excedentários, arranjar-lhes colocação e se possível vender alguns jogadores que possam ter mercado e que não constituem opção para o Benfica. Isso já foi iniciado com Yebda,  mas ainda falta resolver o futuro de alguns atletas como Júlio César, Jan Oblak, Shaffer, Fernández, Felipe Menezes, Balboa, Weldon ou Alan Kardec. Isto sem contar com outros jogadores que depois da pré-época poderão ter igualmente guia de marcha, pelo que urge ser célere na resolução destes processos.

É inacreditável a quantidade de jogadores que o clube tem sob contrato e quase todos com contratos de longa duração. Alguns deles face ao pouco valor no mercado, irão andar de empréstimo em empréstimo até ao final do seus vínculos, casos de Shaffer ou Balboa. Seria preferível chegar a um acordo com os atletas e tentar rescindir amigavelmente, em vez de arrastarem-se de clube para clube e seria igualmente prudente em futuras contratações onde a margem de risco é grande, oferecer contratos mais curtos. Que sentido faz contratar Léo Kanu, por 5 anos? Só para dar um exemplo mais recente...

Quando não é possível vender, há que avaliar bem caso a caso, e tentar encontrar para cada jogador, boas soluções, boas equipas, onde eles possam evoluir e isso deve ser feito principalmente com aqueles futebolistas que estão nos planos do clube para o futuro próximo. Nem sempre tal acontece, sobretudo com os atletas que saltam da formação e que entram no seu primeiro ano (que para eles é crucial) como profissionais. Vejo também pouco sentido emprestar brasileiros ao brasileirão, uruguaios ao Uruguai ou argentinos à Argentina. O normal nestas situações, seria colocá-los no futebol europeu, a não ser o que objectivo seja valorizá-los nos campeonatos de origem, procurando uma possível venda posteriormente, mas quando se faz o mesmo para jogadores que depois voltam e são apostas, torna-se mais difícil entender (Urreta).

Voltando ao princípio, encurtar a massa salarial do Benfica, deveria ser uma das principais preocupações dentro da estrutura de futebol. Ter maior critério no ataque ao mercado, contribuirá para isso, em vez disso o que temos assistido de ano para ano, são jogadores que chegam ao clube, ficam por 6 meses ou 1 ano e au revoir, boa sorte nos empréstimos. Não pode acontecer. É normal que nem todos os jogadores que são contratados consigam mostrar ser uma mais valia, todos os clubes cometem erros na avaliação de jogadores, não coloco isso em questão obviamente, mas  a verdade é que o Benfica comete erros a mais neste aspecto. E em vez de prevenir, remedeia.

19 comentários:

lj disse...

Todos os 'excedentarios' so las estao porque foram contratados, muitos deles apos viagens longas, comissoes chorudas, reunioes com empresarios em restaurantes de luxo e estadias em hoteis de 5 estrelas pagas com dinheiro do Benfica.

So la estao porque os quisemos, sem entender o impacto que a contratacao de mais um jogador tem na aposta desportiva e financeira dos que ja la estao.

Mostra a falta de orientacao da nossa politica desportiva. Na vertente financeira, no entanto, muita gente ja se orienta.

JJD disse...

Desculpe fugir ao tema mas o seu central favorito foi desmentido pela Vasco da Gama.Eles desmentiram quaisquer negociacoes entre benfica e Vasco por Dede.
SLB4EVER Rumo****

MF disse...

Acredito que a direcção do Glorioso teria muito a aprender se fosse lendo alguns artigos da blogosfera benfiquista. Este é mais um exemplo!

Concordo plenamente com o que indica, aliás não me recordo - a não ser na época de Manuel Damásio - a contratação de tantos jogadores, normalmente sem "futuro" no Benfica.

Numa época que se pretende se renovação mas acima de tudo vitória, "cortar as pernas" a tantos jogadores e investir-se tanto em jogadores que não vão integrar o plantel, leva-nos obviamente a questionar:

1) Que política de contratações existe?
2) Quem avalia/contrata estes jogadores?
3) Que valores/taxas/comissões, são dispendidas nestes negócios?
4) Que futuro da Academia? - recorde-se o investimento avultado na mesma.

E para demonstrar a confusão instalada nestas politiquices,questiono-vos para quê integrar 3 jovens valores na pré-temporada se à partida, não vão ter lugar?

É Jorge Jesus que avaliza? Para quê tantos jogadores para o mesmo lugar? Quantos jogadores vão integrar o plantel do SLB? 40?

A frustração começa a atingir níveis insuportáveis.

http://oexpressodavitoria.blogspot.com/

Far(away) disse...

Pois é MS, e andar a oferecer contratos de 5 anos a incógnitas também não ajuda à coisa, digo eu.

JJD, já vi essa notícia, mas ainda hoje o empresário do jogador admitiu que existem negociações, pelo que resta-nos esperar para ver o que vai acontecer.

MF, por vezes é muito difícil entender que política desportiva existe no clube. E não é de agora... depois arriscamos a ir para uma pré-época com perto de 40 jogadores...

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião e como sócio do Benfica penso que seria útil ao Benfica colocar todos os jogadores que são jovens promessas a jogar em clubes portugueses pagando-lhe o salário na condição de lhe serem dadas oportunidades pelo clube que os aceitarem

Mentiroso disse...

“Que sentido faz contratar Léo Kanu, por 5 anos?”

Esta contratação é paradigma do critério adoptado pela direcção do Benfica. Sucedem-se os tiros no escuro, envolvendo milhões de euros e compromissos de vários anos com dezenas de jogadores que nunca vão jogar na primeira equipa do Benfica.

Actualmente temos mais de uma dezena de jogadores para colocar, pagar-lhe o vencimento como se estivessem ao serviço do clube, e rezar para que se valorizem com outras camisolas. Chega de idiotice.

Far(away) disse...

A própria política de empréstimos, muitas vezes é errada. Na época passada, David Simão e Nélson Oliveira conseguiram ir para um clube que soube apostar neles, graças também ao Rui Vitória, mas foram excepções, naquilo que costuma acontecer.

Anónimo disse...

filipe menezes, kardec e balboa despachar rapido.
de david simao, ruben pinto, nelson oliveira e miguel rosa, so fica o david simao.
o shaffer talvez seja melhor deixá lo fazer uns joguitos na pre epoca para ver se evoluiu ou nao.
o fernandez deveria ser adaptado a lateral esquerdo pois penso que daria um maxi esquerdino, é uma questao de experimentar na pre epoca.
julio cesar sai, oblak espera pra ver o que sucede com roberto, se o roberto sair, o oblak fica como terceiro guarda redes.
o weldon acho que termina contrato logo vai embora.
os portugueses andre almeida e nuno coelho, farao tambem uns joguitos na pre epoca pra ver o que valem, o mais provavel é sairem tambem.
o peixoto deveria sair, mas acho que o JJ lhe vá dar uma oportunidade de ficar, dependendo do que mostrarem os reforços na pre epoca.
só aqui estao praticamente 11 ou 12 dispensas.
é uma questao de verificar os que chegam ao clube e avaliar a sua qualidade para o imediato.

Anónimo disse...

o leo kanu tambem deve ser pra rodar, pois ainda deve ser inexperiente.
se chegarem 2 centrais, o jardel e o roderick saiem.
se so chegar 1, um dos dois ja referidos em cima sai.
gostava de ver o luisão, o garay, o dedé e o miguel victor como os centrais do plantel.
se o coentrao sair, venha o ansaldi.
talvez incluam tambem o sarabia no negocio do coentrao juntamente com o garay, se isto acontecer, o Benfica fica com uma jovem promessa talentosa para o extremo esquerdo e isso deve implicar deixar cair o guardado.
a nao ser que o LFV nos surpreenda e empreste o sarabia ao deportivo e contrate o guardado.
de resto é uma questao de avaliaçao dalguns jogadores que poçam ser mais dispensaveis.

Far(away) disse...

Anónimo à 00:33, jogadores como Shaffer e Fernández não podem nem na brincadeira serem considerados opções para um clube como o SLB.

Anónimo disse...

eu vi um maxi a chegar ao Enorme como ala, a nao jogar porra nenhuma e nem sei como se aguentou sem ter sido dispensado.
ate que de repente ele aparece a lateral e começa a dar nas vistas, com uns jogos em cima notou se logo que ali estava a soluçao para o lado direito da defesa.
com o tempo foi ficando cada vez melhor e à vontade na nova posiçao, evoluiu bem e tornou se um jogador indispensável e provavelmente o melhor lateral direito a jogar em portugal.
falta dizer que passou a ser titular indiscutivel na selecçao do seu país.

quem sabe se com o fernandez nao será semelhante? alguem o viu o jogar? alguem o viu mostrar as suas qualidades?
o fernandez que se dá a conhecer no youtube (vale o que vale) uma coisa de certeza mostra, que é raça.
este tipo de jogadores sao muito brigoes e dao tudo, mesmo que nao sejam muito bons a nivel tecnico ou a outra coisa qualquer, eles rasgam se todos em campo.
o fernandez na minha opiniao deveria ser adaptado por tudo isto mas tambem pelas suas caracteristicas, nao é um extremo, é um jogador muito mais defensivo, a comparaçao com o maxi daquela altura faz sentido.
e continuará a fazer enquanto nao o virmos a jogar a serio estando ele em forma.
claro que ele precisa de tempo e de muito trabalho para poder ser um bom lateral esquerdo, mas penso que sairia dali um jogador muito util.

Far(away) disse...

O Maxi já tinha conhecimento da posição de lateral desde o Uruguai, não foi nenhuma adaptação.

Eu conheço relativamente bem, quer o Fernández, quer o Shaffer, e meu amigo, há jogadores na primeira liga que acho superiores a eles e mesmo assim não os queria na luz.

red star disse...

Penso que o nosso maior excedentario se chama Luis Filipe Vieira e já está lá há 10 anos...

Luís disse...

Não concordo com o seu ponto de vista!Penso que o lateral esquerdo Shaffer tem valor e apenas não ficou no plantel por teimosia do JJ.Lembro-me de jogos bem conseguidos da sua parte durante a pré-epóca , como o do Milan para a Eusébio Cup (cruzamento para golo do Cardozo).
Far(away) gostaria de saber quais os jogadores na Liga sem representarem os três grandes que achas superior a este jogador ?
Obrigado

Far(away) disse...

Luis, o Shaffer não conseguiu vingar numa equipa do segundo escalão argentino, vingará no Benfica?

Superiores ao Shaffer? Não é preciso muito na minha opinião, nem preciso apontar nomes amigo. Tenho dificuldade em acreditar de que ele seja jogador para um Marítimo ou para um Rio Ave, por isso...

Luís disse...

Não me parece má opção para suplente , pois o Peixoto não é mais completo .Quanto ao lugar noutro clube da liga parece-me óbvio que tinha , inclusive no Braga (elderson-lol).O Shaffer é rápido , cruza bem e tem força física . Tem défice defensivos mas isso até o Coentrão tem .
Para finalizar , merecia uma nova oportunidade ao contrário do Menezes,Kardec e Airton .

Far(away) disse...

Respeito a tua opinião caro Luís. Eu desde os tempos do Racing que nunca foi à bola com o seu futebol, devo dizer, o mesmo para o Fernández.

Luís disse...

Concordo com o Fernandez !
Obrigado pela atenção.

Again disse...

Balboa e Shaffer son claramente jogadores para despensar. Weldon acaba contrato e pode ir embora. Menezes e Kardec sao para vender a cualquer equipa que estever interessada em eles o usar como moeda de troca por algum jogador. Em cuanto ao Fernandez penso que merece uma oportunidade de jogar mais minutos numa equipa na liga para ver se pode vingar e demonstrar alguma coisa.
Em relacao aos GR, acho que Roberto nao tem condicoes para continuar, por tanto e asumir o erro e vender-lo o emprestarlo a uma equipa espanhola. Julio Cesar pode ser emprestado a uma equipa tipo Maritimo, Nacional, etc.
Em quanto os centrais, algum vai ter que sair dependendo as posiveis novas entradas.