sábado, 18 de junho de 2011

Futsal: Derrota em toda a linha!

Paulo Fernandes chegou do Sporting, acabado de ser campeão em Alvalade, para substituir André Lima, que tinha conseguido vencer o título europeu, apesar de ter deixado escapar o campeonato. A verdade é que um ano depois o que se assiste é um Benfica mais fraco, apesar da boa fase regular. Nos momentos das decisões a equipa cedeu, e o facto de Ricardinho ter saído do Benfica, está longe de explicar tudo isto. Numa secção habituada a ganhar regularmente, é de esperar que seja feita uma séria reflexão sobre o actual cenário, e que se tomem medidas para devolver o clube ao sucesso.

No entanto, a época nas modalidades foi longe de ser considerada positiva. Salta à vista a conquista da taça CERS em Hóquei em Patins, a conquista da taça de Portugal no Vólei e no Andebol sendo que aqui também vencemos a taça da Liga, mas em termos de campeonatos nacionais, nenhum título foi alcançado. João Coutinho, responsável geral pelas modalidades terá muito que explicar, pois foi feito um investimento forte. É preciso repensar o modelo de gestão, e olhar a cada desporto tendo em atenção as suas particularidades. Nem tudo estará mal, mas com certeza, nem tudo estará bem também. Voltando ao Futsal, depois da saída de Ricardinho é a vez de Pedro Costa abandonar o clube e algo me diz que as mudanças não ficarão por aqui. Ao Pedro Costa o meu muito obrigado por tudo o que deu ao Futsal do Benfica. Foste um grande Capitão.

17 comentários:

Pedro disse...

Vai para onde o Pedro??

Far(away) disse...

Ao que tudo indica para o Japão jogar no Nagoya Oceans.

rsa disse...

As modalidades estiveram assim tão mal?
Subsitui a Taça dos Campeões do Futsal pela Taça Cers no Hoquei e pela final da Taça Uefa no Andebol, o ano passado titulos nacionais só no Basquete por isso.... tirando o futsal em todas as outras modalidades ganhámos alguma coisa certo?
O modelo de gestão desde que seja para cumprir qual é o problema ? Qual é o problema de termos um orçamento elevado se conseguirmos cumpri-lo ?

No futsal eu apoiei o Paulo Fernandes acho que é melhor treinador que o André Lima é verdade que perdeu tudo mas o scp também têm uma boa equipa e penso que o facto da nossa equipa estar numa fase de renovação teve consequênçias, quer fisicas quer animicas e a derrota na Taça dos Campeões foi marcante para este final de época.

Far(away) disse...

Não consigo fazer um balanço positivo. Não é por no ano passado termos ganhos apenas no Basket, que o cenário se altera, pelo contrário. Só vem acentuar o facto de que as principais modalidades internamente têm perdido competitividade nos últimos 2 anos.

Mindfuck disse...

Com o A.Lima o Benfica defendia melhor que com o P.Fernandes

71460_5/8 disse...

"as principais modalidades internamente têm perdido competitividade nos últimos 2 anos."

não é um período demasiado curto para se fazer uma avaliação? há quantos anos é que todas as modalidades não lutavam pelo título? e há quantos é que não iam duas a finais europeias?

foi uma má época porque não se conseguiu os objetivos principais, mas tenho de reconhecer o bom trabalho e sei que se não for destruído que vamos ganhar muito no futuro!

Far(away) disse...

Concordo contigo mindfuck, ehehe

Far(away) disse...

Não acho que seja um período assim tão curto. Se fosse ao fim de apenas um ano, já concordaria contigo Tiago. Como disse no post nem tudo está mal, mas o facto de nesta temporada não conseguirmos vencer um único campeonato nacional nas principais modalidade não pode ser encarado de ânimo leve.

Anónimo disse...

A CERS não tem nada a ver com a UEFA Futsal Cup, é muito menor. E a final de andebol não é sequer a 3ª prova europeia, é a 4ª. Foi francamente mau.

Filipe Silva Nunes disse...

má fase..

Mindfuck disse...

Bem jogado far xD

Gandaia disse...

As modalidades têm perdido competitividade nos últimos 2 anos?

Mas tu acompanhas as modalidades?

Diz-me a última vez em que as modalidades do Benfica ganharam 7 títulos numa época!

Ou a última vez que em vencemos competições europeias nas modalidades em 2 épocas consecutivas!

Far(away) disse...

O título europeu de futsal foi uma grande conquista, a taça CERS em hóquei foi uma boa conquista. Mas a nível interno este ano perdemos o campeonato no Andebol, Basket, Futsal, Hóquei, e no ano passado só ganhamos o campeonato em Basket, e queres me convencer de que as modalidades não estão a perder competitividade ou a serem mal geridas, se preferires? A não ser que dês a mesma importância às taças da liga e taça de Portugal que dás ao campeonato. Eu apesar de valorizar todos os títulos, acho que uma conquista num campeonato é bem superior a de uma taça interna. E nesse aspecto temos falhado nos últimos 2 anos.

El Mago disse...

No inicio do post tem "Paulo Fernandes chegou do Sporting". devia ser "Paulo Fernandes chegou ao Benfica"...

Gandaia disse...

2004-2005- 2 ligas e 2 taças de portugal (Futsal e Voleibol)

2005-2006- 1 taça de portugal e 1 supertaça (Futsal e Voleibol)

2006-2007- 1 Liga,2 taças de portugal,1 taça da liga e 1 supertaça (Andebol,Futsal e Voleibol)

2007-2008- 2 Ligas (Andebol e Futsal)

2008-2009- 2 Ligas,1 taça de portugal,1 taça da liga e 1 supertaça (Andebol,Basquetebol e Futsal)

2009-2010- 1 Liga,1 competição europeia,1 taça de portugal e 1 supertaça (Basquetebol,Futsal e Hóquei)

2010-2011- 2 taças de portugal,1 competição europeia,1 taça da liga e 3 supertaças (Andebol,Basquetebol,Hóquei e Voleibol).

Títulos:

2004-2005- 4
2005-2006- 2
2006-2007- 5
2007-2008- 2
2008-2009- 5
2009-2010- 4
2010-2011- 7

Em 2 anos conquistámos tanto como entre 2004 e 2007 e entre 2007 e 2009 conquistámos tantos como nesta época.

É certo que nenhum deles, esta época foi o de campeão nacional, mas no basquetebol,voleibol e futsal chegámos à final do campeonato. No Hóquei acabámos com os mesmos pontos do 1º. Apenas no andebol ficámos longe do 1º lugar.


O Benfica não joga sozinho, mas actualmente as suas modalidades lutam, com reais hipóteses de vencer, todos os títulos nacionais e em alguns casos por títulos internacionais.

Anónimo disse...

discordo totalmente.

repensar o que?

nao fomos campeoes de facto, mas fomos finalistas em basket, futsal e volei, podiamos ter sido campeoes nos tres. e no hoquei os campeoes da verdade desportiva fomos nos, porra.

John Wakefield disse...

Desculpa far(away, embora concordando com o teu post, gostaria de ressalvar o trajecto da equipa de andebol e da de hóquei. Nestas duas modalidades, o Benfica foi a equipa portuguesa que mais ganhou títulos:

NO ANDEBOL:
Não ganharam a taça da liga (acho eu - creio que te enganaste), mas seguramente venceram a taça de Portugal e a Supertaça desta época. Também atingiram a final da Taça Challenge (tipo Taça das Taças).

NO HÓQUEI
Vencemos a Supertaça e a Taça CERS.

MAS O RESTO - foi um desastre autêntico (futebol, futsal, basket, voleibol) e as expectativas eram muito altas, derivadas dum forte investimento.