segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nolito, Rodrigo Mora e Urretavizcaya


Continuando a analisar alguns pontos da útltima entrevista de Jesus, salta à vista de que Nolito será forte aposta na próxima época. Pessoalmente acho que será um dos destaques do novo Benfica, um jogador com um tipo de jogo muito ao estilo de Simão Sabrosa. Chega para um lugar onde o défice era evidente, e onde a partir de agora existirão mais soluções. Precisará adaptar-se a uma nova forma de jogar, já que na filial do Barça jogava sobretudo como um avançado pela esquerda num 4-3-3, mas não penso que terá grandes problemas em interpretar o 4-1-3-2, passando a recuar mais no terreno, funcionando mais como um jogador típico de linha, um extremo. É um jogador muito objectivo naquilo que faz e com uma capacidade de finalização muito boa, pelo que veremos muitas vezes movimentar-se da faixa para o centro em busca do remate.


Era duvidado por alguma imprensa de que Rodrigo Mora pudesse fazer parte das escolhas de Jesus, que poderia estar sobre a mesa a sua dispensa. Pois bem, só quem não conhece as suas características poderia afirmar tal coisa. Jesus confirmou-o no plantel, embora admitindo que o uruguaio chega ao clube por sugestão da equipa de prospecção do clube, com a sua óbvia concordância. Nem sempre essa equipa tem trabalhado bem, mas desta vez acertou na mouche. Com um Saviola muito longe da forma ideal na última temporada, é importante existirem dentro do plantel soluções, que possam conferir à equipa qualidade independentemente de quem seja o escolhido e nesse sentido Mora trata-se de uma grande adicção à equipa.

 

Indirectamente Jesus admite o erro de ter deixado sair Urreta na temporada transacta. Tivesse feito parte do plantel e face a escassez de opções para as alas, sobretudo a partir do momento em que Gaitán e Salvio estiveram lesionados, e teria dado muito jeito ao Benfica, pois tem a facilidade de jogar por ambos os flancos. Não é certo todavia que permaneça no plantel este ano, vai ter que mostrar o seu valor e convencer Jesus. Reconheço a Urreta grande talento e capacidades mais do que suficientes para se impor no Benfica, mas terá agora muito provavelmente a sua última chance de conquistar o seu lugar ao sol. Tem a palavra o jogador, acredito no seu valor.

18 comentários:

NN_SLB disse...

A vir Enzo Perez e o tao falado Piatti, o espaço do Urreta vai encurtar, mas nao vejo como opcao pouco viavel se esta epoca nao convencer, o proprio Coentrao andou dois anos emprestado, antes de ficar no plantel e ficou como reserva!

Urreta a meu ver precisa de rodar ainda MAS num clube da nossa liga, que na liga Uruguaia nao vai evoluir nada ( ou pouco va ), acho que esse sera o objectivo do Benfica, visto que pelos rumores da imprensa o Benfica anda a procura de um jogador criativo que possa jogar pelas alas!

Se se confirmar a saida do Villas Boas para o Chelsea o Benfica tem de apostar forte no mercado, pois o Porto vai fraquejar, pelo menos a niveis animicos, e se ainda perder Falcao e´ uma oportunidade de luxo!

Far(away) disse...

Discordo sobre Urreta precisar de rodar. Tem é de ficar no plantel pois a época é longa e nunca se sabe o que as lesões podem trazer aos principais jogadores.

João Vicente disse...

Se o Benfica contratar o Piatti duvido que o Nolito seja opção regular. Aproveito para dize que não conheço o Nolito mas o Piatti é um jogador fantástico.benfiquistaemcasa.

Far(away) disse...

Piatti é um bom jogador, eu gosto, mas começa a ser muita gente para os flancos. Sinceramente não acredito muito que venha. Vamos a ver.

Luís disse...

Penso que o Piatti pode ter maior rendimento na posição de segundo avançado devido às suas características . Pode ser útil ao plantel caso Saviola se transfira , no entanto , é um jogador bastante caro . Vamos ver !

Nelson disse...

Urreta, parece-me, é o tipo de jogador que "amua" se não jogar e com as contratações que foram feitas não me parece que vá ter vida fácil no Benfica, gosto dele mas tem de se mentalizar que não vai ser titular e que tem de trabalhar para ganhar o lugar, tal como fez o Coentrão

Anónimo disse...

Devo dizer que tenho o jornal, mas ainda não tive tempo para ler integralmente a entrevista do Jorge Jesus (JJ).
Posso estar enganado, mas o JJ parece ser um pouco avesso a jogadores que não são escolhidos por ele.
Nesse sentido, o Urreta foi, no ano passado, emprestado. Na minha opinião erradamente, como o JJ parece dar agora a entender (no post a interpretação também é a mesma que a minha). Recordo-me aqui da importância que o Urreta teve no jogo contra o Porto, realizado no estádio da Luz na época em que fomos campeões (julgo que, para esse jogo, havia algumas limitações de jogadores e a aposta nele foi certeira). Concordo plenamente que tinha feito falta no plantel do ano passado. Portanto, o empréstimo foi uma decisão errada.
Como o Rodrigo Mora não foi uma escolha do JJ, vamos ver as oportunidades que terá para jogar.
Quanto ao Nolito, penso que terá grandes possibilidades de entrar na equipa. O facto de não querer renovar contrato com o Barcelona e de ter aceite a proposta do Benfica é um factor que considero positivo de um jogador que se quer afirmar numa equipa principal. Julgo que o Benfica não poderá ter um único modelo de jogo. Apostar só no 4x1x3x2 é limitar as opções e tornar a equipa muito previsível. Há que jogar também tendo em conta as características e os modelos de jogo das outras equipas.
MM

Far(away) disse...

Luis, o Piatti pode de facto fazer a posição de segundo avançado. Pessoalmente gosto mais de o ver encostado sob a esquerda. De qualquer forma, não acredito numa saída de Saviola neste momento. Mas não seria contra, tenho que dizer. Não o considero hoje por hoje um jogador imprescendível para o clube.

John Wakefield disse...

caro Far(away), Piatti não será um 10 natural? Eu sei que ele também pode actuar a extremo esquerdo bem como a avançado móvel, mas sempre fiquei com a ideia de que ele era um jogador que vinha para a posição do Aimar que está a ser fortemente cobiçado pelo Galasataray (a imprensa turca fala numa proposta de 5 M para o Benfica- Aimar ganharia ainda 2 M por ano)
Eu provavelmente preferia Guardado pois penso que se trata dum ala puro que faz todo o corredor, tendo boa técnica, remate colocado e excelente colocação de bola (nos cruzamentos).

Saudações benfiquistas

Far(away) disse...

John já jogou como 10, faz as três posições bem, 11 (extremo esquerdo), 10 e 9. Não penso que Piatti esteja a ser considerado para playmaker. Há Aimar, Bruno César, Martin e até Gaitán. Muita gente.

Anónimo disse...

o Benfica está se a reforçar muito bem.
as posições estão a ser bem reforçadas, ate ver, à excepção da posição de defesa central.
na proxima epoca não há desculpas para o Benfica não ser campeão e vencer as taças.
quanto ao piatti, é uma boa escolha, mas isto tambem pode querer dizer que o sarabia nao será incluido no negocio coentrão, logo, garay deveria voltar ao negocio.
falam tambem muito do danilo, mas na minha opinião, o Benfica com os jogadores que ja tinha contratado no decorrer da ultima epoca, bastava apenas contratar o salvio e o guardado (talvez tambem o enzo perez) e as alas estariam fechadas.

Anónimo disse...

mas com jogadores com enzo perez e piatti faz sentido manter o cardozo ou entao um jogador parecido.
hoje fala se de denis um ponta de lança de 1m90 goleador, sendo assim, vender o cardozo e contratar este que é muito mais barato do que o cardozo foi e provavelmente ate faz melhor trabalho.
utilizar o dinheiro da venda do cardozo e virar atençoes para as posições que faltam jogadores de grande qualidade, ou seja, defesa central e lateral esquerdo.
se o drenthe vier mesmo, o ansaldi deveria vir tambem pois o drenthe neste momento é uma incognita e nao se sabe o que lhe vai passar pela cabeça.
o Benfica vai ter um plantel fortissimo.

M disse...

gostava igualmente que o Rodrigo estivesse em tempo útil (pela entrevista do JJ, assim não será)...

é uma espécie de espinha encravada esse Rodrigo, não se sabe lá muito bem o que vale, isto de ter a sensação de termos sido prejudicados no negócio Di Maria é chato pá, espero que esteja enganado...(nem falo no Alípio...)

O Mora tenho a sensação que será uma agradável surpresa....

Far(away) disse...

O Rodrigo deve estar na corda bamba.

Anónimo disse...

vao ser 6 avançados num plantel de 27, o JJ ja o disse.
o rodrigo so não fica se chegar outro avançado sem que o cardozo saia.
ou seja, neste momento os avançados do plantel são, o cardozo, saviola, jara, mora, nelson oliveira e rodrigo, 6.
se o cardozo sair, vai entrar alguem para o seu lugar, mas se chegarem 2 ou o rodrigo ou o mora não ficam, porque o JJ ja confirmou o nelson oliveira no plantel.

Anónimo disse...

O Piatti pode vir a ser muito útil. Uma boa opção para segundo avançado e extremo. A jogar em contra-ataque então nem se fala! Na Champions o Slb dificilmente poderá jogar de igual para igual...

Far(away) disse...

Só vejo possível Piatti se Saviola sair.

M disse...

não quererá o JJ colocar o Mora como substituto de Saviola?

rodrigo na corda bamba...pois, se sim, que pelo menos seja vendido por boa maquia, menos daquilo que custou é crime...não por ser o negócio possível mas por é uma desvalorização do negocio Di Maria...e depopis, é daqueles jogadores (como o Mora) em que tenho aquela sensação que podem resultar...

mas isto sou eu....