segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pablo César Aimar Giordano é para ficar!

 

Muito se tem falado neste defeso sobre a possível saída de Pablito Aimar do Benfica. Confesso que sempre esperei que todo esse falatório fosse infundado, boatos normais nesta época, onde o mercado está em constante movimento e onde os rumores sobre a entrada e saída de jogadores muitas vezes servem para inflacionar o passe dos atletas. No entanto a um ano de acabar contrato, El Mago continua a ser um jogador apetecível, a sua classe e a inteligência com que joga, não se encontra no virar da esquina.

Sou linearmente contra uma possível saída de Aimar, por todas as razões e mais algumas. Dentro de campo, de época para época, o seu rendimento tem subido, mostrando que afinal de contas estava muito longe de estar acabado para o futebol de alta competição, como muitas vezes foi sendo sugerido. Teve mérito o Benfica em apostar no ressurgimento de Aimar, porque foi uma aposta arriscada, foi preciso recuperar o jogador fisica e psicologicamente, mas à beira de entrar para a quarta época de águia ao peito, temos que dizer que o balanço tem sido positivo e que valeu a pena correr esse risco.

Para além disso, o jogador argentino é um modelo por excelência de profissionalismo, o verdadeiro exemplo que os mais jovens deviam seguir. Aimar não é só inteligente dentro das quatro linhas, fora delas mostra ter sempre um discurso coerente e bem articulado, saindo completamente fora do estereotipo criado à volta do que normalmente é associado a um jogador de futebol. Com uma carreira já longa, recheada de grandes momentos e outros menos positivos, presenças em mundiais, tendo um estatuto dentro do futebol ganho à custa do seu suor, mostra ainda ter uma tremenda humildade e um profundo respeito para com o clube que representa.

Quando confrontado com rumores acerca do interesse de outros clubes nos seus serviços, Pablito afirmou que está em dívida para com o Benfica, que joga num grande clube e que enquanto estiver na Luz, apenas fala do clube com o qual tem contrato. Como não gostar de alguém assim? Isto não é um falso sentido de humildade ou de um discurso encomendado para agradar os adeptos. Aimar é mesmo assim, autêntico, transparente, um caso raro no futebol de hoje em dia, que cada vez mais liga aos euros e menos aos valores humanos. Continua o mesmo rapaz que um dia saíu de Rio Cuarto rumo a Buenos Aires para tentar a sua sorte no River Plate, amadurecido pelo tempo, mas sem perder o que lhe define: honestidade.

Não só estou contra a sua saída, como espero que lhe seja oferecida uma proposta de renovação, quando o seu actual vínculo terminar. Obviamente com uma renegociação normal do seu contrato, mas fazendo os possíves para assegurar a sua permanência. Acredito que ainda tem muito para dar ao futebol, de outra forma não teria este desejo. Daqui até lá, espero disfrutar da sua magia na Catedral.

17 comentários:

BENFIQUISTA disse...

o Aimar é em campo, um dos grandes simbolos do Benfica.
espero que nao saia, nem ja, nem no fim da proxima epoca, penso que ele poderia ficar ainda mais uma epoca e so depois voltar ao seu país.
dá prestigio ao Benfica ter o Aimar na sua equipa.
tem uma forma de estar na vida fenomenal apesar de ser jogador de futebol profissional.
GRANDE SENHOR e GRANDE JOGADOR O PABLO AIMAR.

Helder disse...

Concordo plenamente!

Abraço Far.

Far(away) disse...

Seria um erro enorme deixar sair este jogador. Há coisas por vezes mais fundamentais que o dinheiro.

John Wakefield disse...

Concordo a 100%. Se o Benfica abdicar dele, está a dar um autêntico tiro nos pés. É verdade que surgiu uma proposta razoável por parte do Galatasaray (5 milhões de euros) mas creio que o Benfica deve fazer o esforço para o manter. Também espero que não deixem sair o Saviola. Também precisamos de jogadores experientes.

Anónimo disse...

se não conseguirem contratar o Diego internacional brasileiro do Wolfsburgo (ex- Santos, fcporco, Werder Bremen, Juventus), para substituir Aimar então que fique Aimar a jogar 45 minutos por jogo e a ganhar 2 milhoes € anuais... e Saviola idem..

Far(away) disse...

Isso de Aimar jogar 45 minutos por jogo é uma grande mentira. Convido-te a ver quantos minutos de jogo teve Aimar na época passada.

Anónimo disse...

Um senhor! Este é para ficar, mesmo que seja para actuar jogo sim, jogo não...

O GLORIOSO disse...

Não vinha aqui há muito tempo mas os meus parabens pois está muito melhor gerido (Não vou falar do JNF) e com post´s interessantes de grande qualidade e Benfiquismo.
Faço cada palavra do Far(away) as minhas.
Pablito Aimar não tem comparação é magico e um orgulho poder vê-lo jogar com o Manto Sagrado e espero e merece acabar a carreira como nosso jogador.
A sua saida seria um rombo terrivel na equipa, um erro tremendo nem quero pensar.

Joase disse...

Nenhum funcionário está acima do clube. NENHUM. O clube tem de estar sempre em primeiro lugar, por isso, Aimar NÃO PODE SAIR do Benfica.

É uma felicidade imensa entrar na Luz e saber que o Aimar vai jogar. Isso significa futebol puro.

Maradona sabia bem do que falava.

Força Pablito...

VIVA AO BENFICA

Far(away) disse...

Obrigado pelas tuas considerações Glorioso. Fazemos (equipa do Eterno) os possíveis para motivar o debate à volta do clube, apresentar ideias, discutir problemas.

Joase, corroboro na plenitude as tuas palavras.

H disse...

Aimar tem mesmo que ficar.
Saviola é para sair, devido à quebra de rendimento nesta época. contudo não o culpo, até o idolatro porque acredito que não seja nada fácil jogar com Cardozo ao lado.

JS disse...

Só de pensar que um dia irá sair, deixa saudades.

Um dos jogadores de sempre que mais prazer deu de ver no Benfica.

Joan Carles disse...

Evidentemente subscrevo as palavras de far(away) , de glorioso e de outros. O Benfica apostou por Aimar e ganhou. Se valeu a pena pagar 6,5 m. quando muitos lhe deshauciaban -incluído seu próprio treinador, o grande Marcelino que também "acertou" plenamente com Fabio Coentrao, um prodígio este garoto, o tal Marcelino,com tão boa imprensa em Espanha-, mais vale a pena agora seguir apostando por lhe manter, e por lhe renovar: a péssima situação de River fará mais tentadora uma renovação como futebolista primeiro e como técnico depois, no Benfica. Re-negociem o salário; esse não vai ser o problema.

Unknown disse...

O Aimar é bom jogador e não tenho dúvidas de que se trata dum ser humano humilde, mas também não é menos verdade que está a ganhar muito bem no Benfica. Se ganhasse mal, certamente não diria palavras tão do nosso agrado.

DMC disse...

Este é daqueles que deixam marca na história, e o nosso clube precisa de jogadores e homens assim. Não me parece que as palavras do Aimar ao nosso clube se devam ao salário.
É um homem que deveria ser mantido a mesmo que com esforço no clube para além do contrato que vigora actualmente..
A sua experiência e maneira de estar será fundamental na educação que dará aos colegas de equipa. Julgo aliás que, a continuidade dele no Benfica mais facilmente será concretizada com a permanência de Saviola e que, saindo um, mais depressa sairá o outro. E como ambos têm tanto para nos dar..

cumps
DMC

um pequeno aparte para o Far e para a boa gestão que fazes desta casa. Tenho comentado pouco mas tenho sido um leitor atento, continua o bom trabalho, com benfiquismo, espirito crítico e realismo.um abraço

RUI RODRIGUES disse...

Tenho apenas duas coisas a dizer:
Aimar é de longe o jogador de maior classe do plantel do Benfica, e fora do campo é um profissional irrepreesivel!
"só" por isso penso que se deve manter no clube!

abraço

Martins disse...

Caso o Benfica o mantenha , irá perder 7 milhões 8(5-transferência e 2-ordenado).
Vale a pena ?
Embora não sejam o Aimar, temos outras opções para a posição.