domingo, 19 de junho de 2011

Quem parte em vantagem, Roberto ou Artur?

Começo por dizer que na minha forma de ver as coisas a baliza continua a ser um ponto fraco do Benfica. Nem Roberto, nem Artur dão-me garantias de regularidade exibicional nessa posição específica, penso mesmo que o clube acabou por não resolver o défice entre as redes, apenas tapou o buraco, aliás é o que temos feito de época para época. Resultado? Em todos os defesos continua a ser falada a necessidade de um reforço de peso para esse sector, isto acontece desde a saída de Robert Enke. O Benfica e quem de direito tem demonstrado uma ineficácia reincidente e preocupante em encontrar no mercado alguém com valor indubitável.

Dito isto, uma escolha terá que ser feita entre Artur e Roberto, já que Moreira é carta fora do baralho na luta pela titularidade. Roberto, depois de uma primeira época, diria eu, esquizofrénica, ao que tudo indica vai permanecer no clube, disposto a mudar a sua má imagem perante os adeptos, mas nunca será uma reabilitação fácil. Ao primeiro erro, haverá contestação, isto porque a sua margem de manobra é inexistente. O guarda resdes espanhol tem uma tarefa hercúlea pela frente, e neste caso nada se pode apontar aos adeptos do Benfica, que têm sido incasáveis no apoio a Roberto apesar dos erros que foi cometendo, mas é sabido que a paciência de santo não é eterna, nem os benfiquistas regra geral são pacientes. Para mim será um erro crasso continuar a apostar nele como titular.

Artur por sua vez, chega de Braga depois de 6 meses de competição, já que Felipe, agora no Flamengo enquanto esteve no clube bracarense foi sempre primeira escolha. Apesar de experiente em termos de idade, não se pode dizer que essa experiência também se reflecte em termos de jogos ao mais alto nível. Artur tem passado de clube para clube, raramente fixando raízes, com excepção do Cruzeiro. Seria esta a escolha apropriada como alternativa a Roberto? Digo claramente, não. Mas também digo, que face ao cenário actual e apesar das reticiências sobre o seu real valor, que parte em vantagem nesta pré-época prestes a iniciar, nem que seja porque junto dos adeptos do Benfica, a sua imagem ainda está imaculada.

Costuma-se dizer que as equipas constroem-se de trás para a frente, e apesar do mercado estar longe de fechar, a juntar-se a este imbróglio na baliza, está a indefinição na zona central da defesa, bem como a incerteza sobre quem será o substituto de Coentrão. No entanto na baliza as escolhas estão feitas, pelo que resta-nos esperar que Artur supreenda pela positiva e que Roberto prove o valor que Jesus acredita que ele tem. A posição de guarda redes é uma posição chave em qualquer equipa, e estou longe de estar convencido de que o Benfica resolveu o problema na baliza. Bem longe mesmo.

21 comentários:

Anónimo disse...

artur, o roberto é uma avestruz (a nivel de frangos).

Anónimo disse...

Estou farto de ler sobre Roberto.
Quero aqui deixar uma questão: Será que alguém está convencido, que existem guarda redes, que não sejam mal batidos duas ou tres vezes por epoca? Bem podem esperar sentados.
Até o enorme Casillas, deu uns belos frangos esta epoca.
Vamos mas é apoiar todos os atletas do SPORT LISBOA E BENFICA.

Far(away) disse...

O que aqui se diz é uma coisa, o apoio aos atletas do clube é outra. Saibamos separar as coisas.

insan disse...

Anonimo 2

2 ou 3 churrascadas por ano eu aguento. Agora 2 ou 3 por mês já é capaz de ser barbecue a mais..

jms disse...

O Roberto devia ser transferido para a equipa de futsal: é que não há cruzamentos por alto e os remates são mais à queima-roupa!

Far(away) disse...

Não me admiraria se Jesus apostasse novamente em Roberto para titular.

Pedro Alves Pereira disse...

Se o Jesus aposta no Roberto vendo o meu Redpass (que ja foi renovado)

Manuel disse...

O Roberto vai calar muitas bocas desbocadas. E eu vou estar aqui para vos lembrar.

Com que então o que se diz nos blogues tem de se separar do apoio aos atletas do clube? Estamos sempre a prender novas teorias com os benfiquistas.

Far(away) disse...

Não misturar alhos com bogalhos é algo por vezes difícil. A avaliação a algo, neste caso a um jogador, seja num blog, seja num fórum, é totalmente distinto do apoio num estádio. Ou alguém no seu perfeito juízo pensa que por eu dizer que Roberto não é GR´s para o Benfica que vou para o estádio assobiá-lo? Coisas há que não deviam ter que ser explicadas, mas enfim.

Quanto ao calar bocas, se todos somos benfiquistas, o sucesso do Roberto iria prejudicar algum benfiquista? Novamente, é preciso separar a opinião de um jogador, daquilo que eu gostaria que acontecesse, ou seja, que ele triunfasse no clube.

E caro Manuel eu não vou a lado nenhum, estarei sempre por aqui.

Far(away) disse...

Pedro Pereira, espero que o teu comentário tenha sido apenas um desabafo. Deixar de ter o teu Redpass apenas porque não gostas de um jogador, não faz sentido amigo. O Benfica entra em campo sempre com 11.

DMC disse...

Eu acho que o Roberto ainda nos vai mostrar o seu devido valor e deixar muita gente feliz..
re

Baresi disse...

Roberto esta época já fez defesas incriveis, só ao alcance de guarda-redes foras-de-série.
Fez uma série de 20/25 jogos sem falhar, dando segurança a todos os niveis.
falhou em Braga, mas aí falhou toda a equipa.

Espero que se aposte em Roberto.

Manuel disse...

Faraway, e tu achas que se o Roberto vier ler os blogues benfiquistas, ou um seu colega de equipa, o que é cada vez mais provável e certo, ele se achará mais motivado para defender a baliza do Benfica? É que não és só tu. Se fosses... Mas o que se lê por aí é uma autêntica vergonha!

O JJ ontem na entrevista foi muito claro sobre isso. E só pessoas sem sensibilidade ou sem capacidade para se colocar no lugar dos outros, sem capacidade empática, pode afirmar o contrário.

Far(away) disse...

Manuel, eu limito a dar a minha opinião. Mal estaria o Roberto se deixasse afectar o seu jogo por algo que possa ler nos jornais ou em alguma blogosfera, só demonstraria que não tinha a capacidade para aguentar a pressão de jogar no clube.

Depois, é como eu disse no post, se há uma coisa que Roberto não se pode queixar, é de falta de apoio dos benfiquistas. Perante os erros que cometeu, lembras-te de outro GR`s que tenha tido tanto suporte de apoio por parte da massa adepta? Eu não.

H disse...

Entendo a referência a Enke. Mas também não quero descurar o papel de Quim nos últimos dois títulos, ora a segurar o barco do Trapattoni, ora o de Jesus.

Em relação à actualidade, Roberto já teve demasiadas oportunidades para mostrar algo mais.... devia ser emprestado.

Artur foi boa compra no sentido que, pouco custa aos cofres. Se bem que devia ser uma operação entendida como pra arranjar o nº 2 da baliza encarnada. Pois Moreira parece destinado a 3º, se bem que não entendo ( li algures que é por causa da lesão, e que nunca mais volta a ser o mesmo).

Em síntese, gostava de ver o Roberto emprestado ou vendido. Gostava de ver um GR de créditos firmados contratado. E gostava de ver o Moreira a dar cartas novamente... se bem que Jesus não mostra respeito algum por jogadores da casa, veja-se Nuno Gomes, mesmo marcando golos em tão pouco tempo na época passada...

Mentiroso disse...

Penso que partem todos com as mesmas possibilidades, incluindo o Moreira. Já quanto à receptividade dos benfiquistas à opção de Jesus, tenho a certeza que serão bem mais condescendentes com Artur do que com Roberto.

John Wakefield disse...

Não faço a mínima. Creio que ambos servem perfeitamente para serem apenas... o nr. 2 da baliza encarnada. Mas oxalá que esteja enganado.
Acredito que Roberto seja melhor do que a imagem que a impiedosa CS tem feito passar.
Artur não me parece ser um jogador com créditos firmados, mas quem sabe se pode ser uma revelação a breve prazo...
Vamos a ver!

Anónimo disse...

O Roberto não tem condições algumas para continuar no Benfica. Imagino um primeiro desaire e toda a equipa fica inanimada... As falhas ainda estão muito presentes! O Artur pode não ser tão bom entre os postes, mas ao menos dá a estabilidade que o Roberto não dava. Neste caso, mais vale jogar pelo seguro. Espero que a teimosia do Jesus tome outra direcção.

Anónimo disse...

O Quim não era nenhum fora-de-série e as bolas que tinham que entrar, entravam. Mas ao menos sabíamos com o que contar! O Roberto defende algumas daquelas bolas que nós dissemos que "levavam o selo do golo", mas depois falha com saídas absurdas (perdi a conta, desculpem) e em bolas fáceis. Assim não!

Anónimo disse...

Percebo que questiones o Artur. Mas dos jogos que vi, não entendo como é que ele era o suplente do Felipe. Vi um guarda-redes sereno e seguro, mesmo nas fases mais decisivas da Liga Europa.
O Benfica não tem grande histórico recente de guarda-redes que criassem empatia entre os adeptos, mas não me parece que seja pelo Artur que a corda quebre. Boa aposta!

Histórias de Futebol disse...

Artur!mas á minima falha Roberto entra porque este ano vai estar fortissimo!