terça-feira, 5 de julho de 2011

Acelerar processos

Definida que está a transacção de Fábio Coentrão e com dinheiro fresco em caixa, é preciso ao Benfica acelerar os processos pendentes no que toca ao reforço do plantel. Em primeiro lugar é fundamental pensar numa alternativa para a lateral esquerda, traçar o perfil do jogador a contratar e atacar a sua contratação. Entre Ansaldi ou Canela, deverá estar o novo lateral esquerdo do Benfica, seja como for e pensando que o clube está à beira a pré-eliminatória de acesso à champions, não podemos perder muito tempo na resolução desta questão, nem podemos tão pouco falhar.

Na zona central da defesa, a imprensa desportiva de Madrid, continua a aludir ao facto de Ezequiel Garay, poder ir para ao Benfica, num negócio (vamos dizer) à parte da transferência de Coentrão. É bom jogador, mas pelo facto de ter jogado pouco e partindo do pressuposto que os media espanhois estão correctos, o Benfica não deve ir além dos 7/8 milhões de euros pela compra do seu passe. Com Dedé aparentemente fora de órbita, embora possa existir novo impulso nas negociações, Mangala, jovem central francês do Standard de Liége, tem sito rotulado como alvo do Benfica, e o seu preço anda justamente à volta dos 8 milhões de euros. Deste trio deve estar o futuro novo central do Benfica, salvo grande surpresa.

Finalmente e após a chegada de Enzo Pérez a Lisboa, é necessário encurtar distâncias em relação ao Santos, se ainda é objectivo prioritário do clube, como parece ser, a contratação de Danilo. Mas o Benfica não vai ter a tarefa facilitada. É um jogador com muito mercado, a Juventus parece ser o clube mais recente interessado nos seus serviços, o Santos sabe que tem um jogador que tende a valorizar cada vez mais, ainda por cima com um mudial sub 20 à porta, onde Danilo deverá ser indiscutível na jovem equipa canarinha. Contratar Danilo neste cenário afigura-se tarefa problemática e sabe-se que o presidente do Santos não facilita aos clubes europeus nadinha, em relação à aquisição dos craques da Vila Belmiro, vide o exemplo Neymar, curiosamente com o Real Madrid à espreita.

Mas nem só de potenciais entradas é preciso acelerar processos. Também é preciso pensar nas potenciais saídas que possam acontecer - estou a lembrar-me de Cardozo, Saviola, Aimar ou Martins, falando de jogadores mais importantes. Se alguém tem que sair, agora deverá ser o momento, não mais tarde, onde o Benfica possa comprometer o primeiro objectivo de época. Ainda vamos a tempo neste momento de ir ao mercado e colmatar alguma saída de um jogador dentro do núcleo duro da equipa, mas a cada dia que passa, qualquer possível venda principalmente entre Cardozo e Aimar, pode tornar-se problemática. Já em relação a Saviola e Martins, penso existirem menos motivos para preocupações, porque não encaro esses jogadores como imprescendíveis no actual Benfica.

10 comentários:

John Wakefield disse...

1- Ansaldi ou Canela?

Não sei, conheço pouco dos jogadores em questão. Que venha aquele (e depressa) que for o melhor. Mas nada de pagar um preço exorbitante por qualquer um dos dois!

2- Ezequiel Garay, Dédé ou Mangala?

Aqui tenho poucas dúvidas. Garay era a minha escolha. Do ponto de vista financeiro é o menos atractivo com custos de transferência e salários mais elevados (o retorno de investimento seria também mais dificil).
Mas do ponto de vista desportivo, é um jogador completamente adaptado ao futebol europeu, já deu provas (chegando inclusive à selecção argentina) e já tem 24 ou 25 anos o que demonstra ter já uma formação completa. E o Benfica bem precisa dum jogador com impacto imediato e cuja adaptação seja mais fácil e rápida.


3- Danilo

O Danilo não só é uma carta fora do baralho (pela intransigência da direcção do Santos), como também nunca iria colmatar uma posição deficitária. Pode ter um tremendo potencial, mas esta longa telenovela promete arrastar-se ainda mais porque estamos longe dum acordo final. E o tempo não joga a nosso favor.

4- Saídas

Dos 4 que mencionaste, deverá apenas sair Cardozo e esperemos que seja por uma verba a rondar no mínimo os 20 M. Caso contrário, o jogador deve permanecer no Benfica.

helderrocha disse...

é importante resolver ate ao fim do estagio na suiça ter 95% do plantel defenido!

sendo que a defesa é o sector com maior infedinição, falta-nos um central e um defesa esquerdo!

no meio campo confirmando a vinda do enzo, é uma questao de dispensar\vender\ emprestar um ou outro jogador em excesso.

no ataque, tambem temos bastantes jogadores e de qualidade, saindo o cardozo, haverá a necessidade de comprar para o lugar dele!

aparentemente teremos boa equipa com bons suplentes.

j_brito disse...

o que se passa com a contratação do enzo perez? algo não está bem e desde o ínicio que tem sido sistematicamente emperrada... cheira mal, cheira a porco..

Anónimo disse...

Ansandi é a melhor opção para sustituir Coentrao, mas é caro.
Para o centro da defesa Garay é sem duvida o jogador presiso para estar ao lado de Luisao, so tem o problema de não chegar a tempo da ilimimatoria da champins, é preciso um terceiro central e Paulao era muito bom

Anónimo disse...

vejo aqui mta gente a falar sobre garay ser a melhor opção para central mas será mesmo? Garay eu um jogador mt lento , com pouca aceleraçao, pouca agilidade... sera o companheiro ideal para luisao que tbm n eh conhecido pela sua rapidez ne? E como n m acredito que jesus ira mexer no esquema táctico, será viável jogarmos com 2 centrais lentos? para mim Mangala seria melhor opçao sem duvida... rapido, alto , forte, ja com alguma experiencia europeia e claro, mt novo o que bem sucedido ,iria de certeza permitir no futuro algum retorno financeiro! silvarini

Far(away) disse...

O Garay pode não ser um jogador excessivamente rápido, mas também não se pode dizer que seja lento. É um bom jogador, e não temos propriamente o Baresi ao lado de Luisão, para dizermos que o Garay não viria acrescentar nada ao Benfica.

Mentiroso disse...

Entre Dedé, Garay e Mangala preferia o primeiro. Fez uma excelente temporada no Vasco ao ponto de ser eleito o melhor central do Brasil. Olhando para a vertente da rentabilização Dedé é dos três o que mais possibilidades terá de se valorizar a breve prazo. Garay não conseguiu a titularidade no Real e na selecção argentina, quanto a Mangala estou na expectativa, parece-me que tem potencialidades para jogar no Benfica.

DMC disse...

Eu claramente prefiro o dede, até porque viria começar a treinar com a equipa desde já e será um jogador altamente rentabilizado mais tarde.
O garay parece-me no momento o negocio possivel, mas se formos a pagar uns 7ou8M€ por ele, prefiro gastar menos e dar logo o passe do Eder luis ao vasco..Nao sei porque teimam no assunto, e a negociação é bem mais facil de fazer que a do Danilo..

Paulo disse...

Sou um novo assíduo leitor deste blog e tenho que dar os parabéns pelas análises que aqui são feitas.

De qualquer maneira, gostaria que alguém esclarece-se o seguinte assunto.
As regras de inscrição de jogadores/plantel para o Campeonato é a mesma para a Liga dos Campeões. Se não alguém pode esclarecer as diferenças.

Pelo que tenho lido só podemos inscrever 19 jogadores não formados em Portugal. Correcto?

Eis o problema, quem saltará:

Roberto, Artur, Maxi, Wass, Luisão, Jardel, Carole, Javi, Matic, Aimar, Bruno César, Enzo, Urreta, Nolito, Gaitan, Cardozo, Rodrigo, Saviola, Jara, Mora e Kardec.

21 jogadores não formados localmente. Sai Kardec e provavelmente um desta lista: Jardel, Carole, Urreta ou Rodrigo. Espero que seja Jardel, apesar de o achar um bom suplente para o Benfica.

Anónimo disse...

O garay já esta garantido no Benfica. A treta da transferência do Coentrão por 30 miçhões é tudo para tapar os olhos dos menos atentos. O Garay vem para o Benfica por um valor de 10 milhões. O Real consegui um grande negocio (não ir alem dos 20 milhões). O Benfica pelo seu lado fez um negocio mau. Se a estes 20 milhões retirarmos os 20% do fundo mais o 10% do Mendes, então sobram 14 milhões... Sinceramente mau negocio, ate os rivais vendem treinadores por mais que isso.