sexta-feira, 8 de julho de 2011

Análise ao actual plantel

Guarda redes

A baliza para mim continua a ser um dos défices do Benfica. Nem Roberto, nem Júlio Cesar, nem Artur, são opções que possam garantir regularidade exibicional. A contratação de Mika, será sempre numa óptica de ser o terceiro guarda redes e apesar de ver nele potencial e de achar que podemos ter ali uma grande surpresa pela positiva, os pontos de interrogação continuam. É um problema que época após época permanece e que tarda em ser resolvido de forma categórica. Estamos a falar de uma posição específica fundamental para o rendimento de uma equipa, onde um erro pode ser a diferença entre um empate e uma derrota, ou entre uma vitória e um empate e por adiante. Era exigível um outro critério nas contratações.

Defesas laterais

Com a saída de Coentrão, falta assegurar o tal lateral esquerdo que o substitua, diria que neste momento é a grande prioridade e não podemos falhar na escolha. Com Carole a querer mostrar o seu valor e se acreditarem no seu potencial, temos aqui a alternativa necessária ao titular. No lado contrário, era sabido que Maxi precisava de concorrência para o seu lugar e foi pensando nisso que chegou Daniel Wass, a meu ver uma escolha acertada, sendo que se tivermos um Amorim em condições, em último caso Jesus sempre poderá recorrer a este. Falta só mesmo ver quem chega para a lateral esquerda.

Zona central da defesa

Com Luisão e Garay, temos garantias de qualidade naquela que deverá ser a habitual dupla titular. Não seria de todo descabido no entanto, a entrada de mais um jogador para esta posição, para juntar a Miguel Vitor ou Jardel. Roderick precisa nesta fase da sua carreira de minutos nas pernas, pelo que seria melhor um empréstimo com vista a competir regularmente. Fábio Fária não tem qualidade suficiente para se impor no Benfica e perante este cenário faz todo o sentido a contratação de mais um bom central. Isso permitira um maior equilíbrio de opções, maior segurança para atacar uma longa época. Espero que o rumor sobre a saída de Luisão seja isso mesmo, um rumor. Uma eventual saída seria um desastre para a equipa.

Médios defensivos

Nesta posição em particular, penso que não temos uma alternativa à altura de Javi Garcia e isso poderá ser um problema. O empréstimo de Airton foi um erro e as contratações de Nuno Coelho e Matic, não asseguram de todo que exista um bom plano b ao espanhol. O sérvio então, nem médio defensivo é, mais um médio centro, bom com a posse da bola nos pés, mas fraco na procura dela. Nuno Coelho tem qualidade, mas acho que o 4-1-3-2 não beneficia as suas características, é sobretudo um jogador mais posicional. Esperemos que Javi ande longe das lesões como tem acontecido desde que chegou ao clube. Ou então que Nuno Coelho mostre que estou errado ao dizer que ele renderia muito mais num 4-3-3, jogando à frente do médio mais de cobertura, tendo maior liberdade na posse de bola.

Centro campistas/Médios ofensivos

Existem bons jogadores no Benfica que podem ocupar as mais variadas posições no meio campo. Começando por Amorim, David Simão ou Enzo Pérez, passando por Aimar, Bruno César ou Martins. Mas a tendência do Benfica no mercado, diz-nos que o clube anda à procura de mais um médio com características mais de equilibrador, o que não seria de todo mal pensado, caso surja uma boa oportunidade de negócio. Enzo Pérez (este faz tudo o que treinador quiser que ele faça) e Amorim podem ocupar esses lugares, mas a condição física do português levanta algumas dúvidas e deverá passar por aí a procura de mais um jogador com essas características.

Faixas laterais ofensivas

Mais opções em quantidade e qualidade, se compararmos com a temporada transacta. E isso é muito importante dada a maneira como o Benfica habitualmente joga. Foi evidente o défice pelas bandas que existiu no ano anterior e desta vez o Benfica soube reforçar-se a preceito. Gaitán que também poderá entrar nas contas para o meio campo ofensivo, tem agora a companhia de Nolito que vai constituir-se com uma excelente mais valia, essencialmente para o lado esquerdo. Enzo Pérez outro polivalente dará maior qualidade ao lado direito e existe um Urreta para potenciar, Urreta esse que pode jogar sobre qualquer uma das bandas. Na temporada 2010/2011 havia Gaitán e Salvio, apenas. O Benfica soube perceber a importância que tinha o reforçar das faixas do meio campo e fê-lo com critério.

Ataque

Também aqui é evidente o acréscimo de opções, embora subsistam algumas dúvidas sobre a permanência de alguns jogadores. Se nos lembrarmos, recentemente só Cardozo, Saviola e Jara ofereciam condições de maior sucesso na frente de ataque, e a dupla Saviola- Cardozo acaba de sair de uma temporada onde os niveís de exibicionais não foram muito positivos. Rodrigo Mora é uma excelente adicção ao plantel, alguém que pode imprimir velocidade ao jogo da equipa, maior imprevisibilidade com bola, Rodrigo a cada treino mostra ter capacidade para se impor no clube, reclama para si uma real oportunidade para demonstrar o seu valor e Nélson Oliveira surge como mais um nome a ter em consideração. Veremos como estes dois jovens estarão no mundial de sub 20. Poderá colocar-se a questão de não existir alguém com o perfil certo para ser alternativa directa a Cardozo, já que Kardec mostrou ser insuficiente.

6 comentários:

TheConQueR disse...

Só discordo da parte Fabio Faria não tem qualidade para o Benfica mas o M.Vitor já tem, para mim o potencial e caracteristicas são iguais!

Quanto ao trinco , se o Benfica contratasse Mangala ficava com esse problema a meu ver resolvido, e a isso juntar Witsel que tambem podera ser um 8 e Ansaldi para a esquerda!

Anónimo disse...

Concordo com a tua análise.

Mas infelizmente GR como M. Preud'Homme ou o R. Enke não aparecem todos os dias (vê o valor que foi pago pelos passes do Neuer e do deGea).

Na defesa, devido ao excesso de estrangeiros temo que o Carole não fique e em seu lugar fique o Peixoto, a melhor solução seria o Ansaldi (o Alex Sandro nem pensar, então pelo preço só se alguem for ganhar comissôes com o negócio)

A entrar um central teria que ser melhor do que Jardel ou o M. Vitor, mas nunca pagar 8 milhões por um suplente (o que te parece o lituano que jogava no Valência, de quem se falou à uma semana atrás)

Preocupa-me a posição de medio defensivo, não há alternativa a Javi, ou jogamos em 4-3-3, o que duvido ou qual a utilidade de Coelho ou Matic?

No meio campo ofensivo temos soluções a mais, é desses jogadores que serão dispensados alguns. Pelo nº de estrangeiros, infelizmente Urreta será um deles.

E no ataque como referiste as soluções são muitas para o lugar do Saviola (aliás um dos Rodrigos não deverá ficar), mas como alternativa a Cardozo não há, mesmo sendo um jogador que pode irritar os adeptos não temos ninguem com caracteristicas morfologicas semelhantes ( Kardec o mais parecido vai sair), não é?

Far(away) disse...

Fala-se no Santos. Nunca devia era ter vindo.

Mentiroso disse...

Apesar da onda de facilitismo em que LFV normalmente navega não estou a encaixar esta do Benfica ter oferecido 10 M € pelo Danilo e 8,5 M € pelo Alex Sandro.

Pedro dos Santos disse...

Acho que neste momento temos um plantel competitivo e que nos dá garantias de competir por todas as competições em que estamos inseridos.
É claro que falta um lateral-esquerdo mas tirando isso acho que pudemos arrumar esta época de contratações e vendas e começar a concentrar a 110% na época que não se vislumbra fácil com um Porto não fragilizado, um Sporting reforçado e um Braga cada vez mais a aparecer e a mostrar que é capaz de algo mais neste campeonato.

P.S: Gostei do facto de a saída do Moreira ser rapidamente colmatada, já que falamos de um jogador que é designado formado no país e por isso acho que o Benfica deu mostra de um sinal de organização ao comprar alguem para o subsistuir com a mesma designação para nao baralhar mais as contas dos jogadores formados nacionalmente.

Saudações.

Rodrigo Teixeira disse...

A não inclusão do Jara,foi propositada?
Será que só a mim me faz espécie ver que o Benfica terá intenções de dar cerca de 10M por jogadores que provavelmente não serão titulares?
Por esse preço não concordam que qualquer jogador teria que ser titular indiscutível?
Alex Sandro, por 8,5M? pelo suplente do Léo(35anos)?
Infelizmente parece evidente que o Benfica é hoje em dia uma forma de lavagem de dinheiro,só pode! Que outra justificação pode ter o facto de oferecerem estas quantias por jogadores que não fazem falta ao plantel?