sexta-feira, 1 de julho de 2011

O ano de afirmação total de Jara e Gaitán

Foram dois jogadores que chegaram na temporada transacta ao Benfica, dois jogadores que vieram do mesmo país, embora no campeonato argentino tivessem habituados a realidades distintas.

Franco Jara despontou no Arsenal de Sarandí, um clube modesto e que normalmente luta pela manutenção. Não tardou muito a chamar a atenção de outros clubes com maior dimensão seja no seu país, seja fora dele. O Benfica viu nele um avançado prometedor e partiu para a aquisição do seu passe - a meu ver, em boa hora. A entrada de Jara no clube não foi fácil, teve que passar por um período de adaptação a uma nova realidade e demorou a entrar na equipa, de tal forma que no mercado de inverno chegou a especular-se que poderia ser emprestado ao Racing. No entanto ficou e a partir desse momento começou a jogar com maior regularidade, sendo que muitas vezes foi "obrigado" face às lacunas da equipa a jogar sob os flancos como se de um extremo se tratasse. E não se pode dizer que tenha estado mal, entre andar na faixa e entre algumas oportunidades que teve no centro do ataque, marcou 11 golos na sua primeira época de Benfica. Devia em determinada altura da época, ter entrado para o lugar de Saviola, face à má forma deste, mas as lesões de Gaitán e Salvio não ajudaram e teve que ser adaptado quer à esquerda, quer à direita do meio campo. Agora que o Benfica reforçou-se nessa zona do terreno, espera-se que Franco Jara possa ser opção mais regular como avançado, pois valor para se impor definitavemente tem de sobra.

Nicolás Gaitán chegou proviniente do Boca, e era já um jogador com cartel na Argentina. Rotulado de substituto de Di Maria, depressa percebeu-se (para quem não sabia), que era um jogador distinto do agora jogador do Real Madrid. Gaitán é um futebolista que dada a sua versatilidade consegue desempenhar qualquer posição entre as faixas e o centro do meio campo, mas é como avançado que mais gostei de o ver jogar no Boca Juniors, posição que no Benfica raramente fez. Playmaker de formação, Gaitán pode ser também uma alternativa ao lugar de Pablito Aimar, se bem que com características diferentes, mais explosivo, com maior poder de finalização, maior capacidade para acelerar os ritmos de jogo. Aqui e ali durante a época passada foi utilizado nessa posição, mas foi como extremo, sobretudo na esquerda, que mais jogou. Realizou uma temporada que se pode dizer positiva, para além de várias assistências marcou 9 golos em 48 partidas disputadas. Continuo a pensar que quanto mais perto da baliza estiver, maior será o rendimento de Nicolás Gaitán, vamos ver o papel que Jesus lhe atribui nesta nova época, já que com a chegada de Nolito, existe uma opção válida para extremo esquerdo, o que na temporada transacta não acontecia. O talento de Gaitán e imenso, e a tendência será subir ainda mais de produção, assim o espero.

11 comentários:

John Wakefield disse...

Eu acho que esses jogadores já se afirmaram como mais valias no Benfica.
Gaitán fez uma excelente época fora da sua posição habitual (nr 10), demonstrando uma excelente qualidade técnica e uma tremenda polivalência.
Jara será um jogador mais raçudo que utiliza a sua velocidade e o seu remate forte como principais armas, mas também é um jogador versátil. O "MaisPortobal" quis fazer dele um pimbolim ao fim da primeira volta, mas ups... os pimbolins afinal foram os jornalistas que o seleccionaram para essa votação ridícula.

Mr. Shankly disse...

Gaitan teve um rendimento muito bom na primeira época. Tenho água na boca para esta, e coloco-o como titular em qualquer esquema.

O Jara tem qualidade e raça, acho que o ano passado parecia ansioso. Se for só isso, este ano será o da afirmação.

Constantino disse...

Acho que já é hora de deixarem de olhar para o Gaitan como nº10 no esquema do JJ. Aliás, se bem me lembro dele no Boca, nunca foi 10 (lembram-se de um rapaz chamdo riquleme? Jogou na bombonera ao mesmo tempo que o Gaitan... mas se clahar era o extremo esquerdo deles). No ano passado é que por alguma razão, meio mundo começou a dizer que era essa a posição dele e como as vezes uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade... Agora, imaginem um tipo que tem uma media de perdas de bola por jogo assustadora e pouca apetencia para defender, a jogar no meio sozinho com o Javi. Para alem, que ele não tem caracteristicas de organizador de jogo. Acho inclusive estranho que um tipo que na 1ª epoca na Europa faz assistencias em barda e marca uma boa quantidade de golos a jogar na esquerda, ponha toda a gente a dizer que esta a jogar fora da sua posição. Curioso como o Di Maria fez muitas assistencias e golos na esquerda e, pasmem-se... ninguem disse que ele era 10, porque será... hum, por falar nisso... o Cardozo faz 25 golos por epoca... é capaz de estar a ser só adaptado a ponta de lança... querem ver que o raio do paraguaio joga tão bem na frente porque é trinco?

Deixem la o homem na esquerda que é la que ele joga e faz jogar.

David disse...

Ainda não sabemos ao certo o que vale nolito, dai pensar que o gaitan vai continuar a ser o dono do lado esquerdo do meio campo, apesar de ter melhorar em termos defensivos, ofensivamente pode desiquilibrar a qualquer momento.
O jara deve de ter mais oportunidades a avançado centro porque o ano passado provou ter mais rendimento que o saviola, se o saviola não melhorar este ano espero que o jara seja lançado mais vezes!

Joase disse...

Amigo Far,
Não acredito minimamente que o Gaitan jogue a 10. Nem seria benéfico para ele pois seria obrigado a um determinado tipo de funções (defensivas) que "não sabe" fazer.
Em relação à equipa seria um desastre ter um meio campo com apenas Nico e Javi. Se com Aimar apenas, já é uma dor de cabeça, com Gaitan era um desastre.

Relativamente a Jara é um miudo com um potencial tremendo. Tem de crescer e aprender com os melhores...Aimar e Saviola podem ser excelentes professores.
No entanto, uma nota para SAviola. Não concordo nada que Saviola deveria sair da equipa. Para mim jogadores como Saviola, Aimar, Luisão, Cardozo, Javi....são sempre titulares. SEMPRE. A questão está em saber trabalhar a mentalidade deste tipo de jogadores e eles saberem a importância vital na equipa.

Far(away) disse...

Eu acho que o Gaitán Joase, pode ser aquilo que ele quiser ser. E gostaria muito de o ver como avançado solto, mas com Jara, Mora e Saviola certamente tal não acontecerá. Quanto ao jogar como 10, eu acho que podia resultar, mas com Bruno César e Aimar (sem contar com Martins), é mais ou menos óbvio de que o 20 será utilizado nos flancos.

Joase disse...

Avançado solto é uma coisa, nº10 é outra completamente bem diferente, como bem sabes. Acrescenta à tua lista o nosso David Simão.

Gaitan vai continuar a jogar na esquerda e ainda bem para todos. Este ano vai mesmo afirmar-se como o craque que é. Precisa só de uma coisa. Intensidade competitiva. Ou seja, precisa de saber que depois de fazer uma "cueca" e se for preciso tem de fazer um carrinho. É isto que lhe falta. Intensidade.

Anónimo disse...

Gaitan 10? Só sendo maluco. Extremo esquerdo e dos bons.

Jara ainda é muito verde, tem de pensar que joga com mais 10 companheiros.
Quer uma bola só pra ele? Vai á Megastore e leva uam pra casa.

Inferno da Luz disse...

eles sao dos dois fantasticos e que daqui a 2 ou 3 anos estarao num grande clube espanhol ou ingles.
o unico problema deles é que as vezes nao soltam a bola tao rapido como deveriam

Mentiroso disse...

Pelas suas características, onde Gaitán rende mais é sem dúvida como ala esquerdo. E se na última época foi eleito como a revelação, nesta será a da confirmação ao mais alto nível. É um dos titulares indiscutíveis da equipa.

Far(away) disse...

Tenho algumas dúvidas sobre se o futuro imediato de Gaitán no Benfica, passará pela esquerda do meio campo, veremos.