sábado, 2 de julho de 2011

O problema na zona central da defesa persiste

"Pretendemos mais um central"

A afirmação é de Rui Costa aquando da apresentação de Nolito e Rodrigo Mora. É uma necessidade evidente, mas eu até ia mais longe... Se o Benfica contratasse não um, mas dois centrais, não seria de todo descabido, já que Fábio Faria e Léo Kanu estão sobretudo a fazer número, ficando o Benfica com Luisão, Jardel e Roderick como opções válidas, sendo que o internacional brasileiro está na copa américa e o jovem português vai estar presente no mundial de sub 20. Alguém imagina o Benfica atacar uma pré-eliminatória da liga dos campeões com uma dulpa Jardel - Léo Kanu? Ou Fábio Faria - Jardel? Ninguém, pois claro.

Falta sensivelmente um mês para esse primeiro compromisso oficial e por mais que Rui Costa diga que as coisas estão a ser devidamente planeadas e que não existem motivos para alarme, convinha ter esse central de categoria contratado o quando antes (pelo menos um), a tempo de estar mais ou menos bem ambientado ao clube e seus colegas da equipa. Contratações em cima do joelho, normalmente têm uma tendência de correr mal, e o colmatar desta lacuna pode ser a diferença entre um mau início de época e um bom arranque, não pensem que estou a exagerar. Dedé um dos nomes em voga parece cada vez mais distante da Luz, Garay poderá estar dependente de Fábio Coentrão, mas tem o mesmo problema de Luisão, está na copa américa, pelo que urge ser célere na resolução deste processo.

Ao contrário do que se poderá pensar, e indo além dos nomes já mencionados como possíveis reforços, não será fácil ao Benfica encontrar disponível no mercado um central com provas dadas e que entre de imediato na equipa. Dito isto, nao seria de todo mal pensado, optar por um perfil de jogador que nos garanta mais segurança, ou seja, um jogador experiente capaz de impor a sua qualidade desde o início. Quase de certeza que o perfil estabelecido pelo clube, não será este, a escolha deverá recair num jogador com qualidade, mas jovem e com margem de progressão, mas ou o Benfica entre Dedé e Garay garante um, ou então tem que partir rapidamente para outra, sob risco de comprometer o início de temporada. Não podemos falhar neste "dossier", como posteriormente não podemos falhar no substituto de Coentrão.

18 comentários:

John Wakefield disse...

Exactamente, caro Far(away). Tens toda a razão e este problema ganha contornos mais dramáticos quando se avizinha o primeiro jogo da pré-eliminatória da champions (não sei quando é o sorteio nem os possiveis adversários e agradecia que alguém me pudesse facultar essas informações).
E a questão, não é só no centro da defesa, onde Luisão poderá falhar devido à copa América, como também Coentrão deverá estar de saída, aliando ainda o facto de Maxi poder falhar pelos 2 motivos agora invocados.

Parece que Cardozo estará mesmo de saída. O Dínamo de Kiev voltou à carga e segundo o que é referido na CS, a proposta ronda agora os 18 M, mas estão disponíveis a subir um pouco mais a parada!

Oxalá que nos calhe a equipa mais acessível.

Anónimo disse...

meira?

John Wakefield disse...

Já agora não sei se é pedir muito, mas vou fazer uma sugestão ao far (away) ou a qualquer outro elemento do blog (como o edu, o gaalad...).

Gostaria muito que fizessem uma avaliação crítica dos possíveis adversários desta primeira eliminatória europeia e apontassem aquele que seria mais acessível (e já agora aquele que deve ser evitado)!

É apenas 1a sugestão mas acho que seria interessante pois é o primeiro jogo a doer e ainda não conhecemos o nosso oponente!

Saudações benfiquistas

Far(away) disse...

O que sei John é que o limite para o Benfica inscrever um novo central para participar na pré-eliminatória termina à meia-noite de 21 de Julho, prazo limite concedido pela UEFA.

P.S. Não desgostava do Fernando Meira.

Constantino disse...

Caro Far,

Ja deitamos 1 semana de pre epoca ao lixo com esta situação dos centrais. Se somarmos o maxi na copa america e o vai nao vai do badameco para madrid, vemos que estamos ha 1 semana a treinar sem a defesa titular... a poucos dias da pre eliminatoria. Por muito que o rui costa pinte um quadro cor de rosa da coisa, a verdade é que a epoca não esta a ser devidamente preparada e vai dar merda da grossa. Infelizmente cada vez acredito menos no sucesso desta epoca e começo a ver a champions longe. É que a pre eliminatoria nao é com equipas da islandia, san marino ou azerbeijão. Desconfio é que ninguem reparou ainda nisso.

Topo Sul disse...

Tenho lido e espero que não seja verdade que tens criado mal estar com o treinador para criares pressão para saires...admiro-te muito como jogador, mas parece que já te esqueces-te do que vives-te estes anos todos antes de chegares ao nosso clube...porque assinas-te por tantos para agora quereres sair desta forma vergonhosa? se for verdade e por mim depois do que disses-te á tempos, podes ir andando que o meu apoio na bancada nunca mais terás...eras o nosso ídolo o nosso exemplo de garra. Sei que tens família, queres ganhar mais, isso é natural, não precisavas de o fazer conforme estás a fazer.Conheces o Miguel, Nelson, Tiago, Manuel Fernandes....e mais, saíram e agora andam aos pontapés de uns de outros.És jovem, mas já devias ter aprendido a ser mais humilde a saber estar num clube como o nosso, suas-te a camisola, esforçaste-te, deste tudo....sim é verdade e eu como sócio e adepto agradeço, mas para isso todos vós sois pagos e bem pagos....eu ganho pouco mais de 600€ e gasto algum para vos ir ver.
Nunca te perdoarei o que disses-te na entrevista à marca.

Quanto ao central, não gostaria de ver o Meira, queria alguém com as características do David Luiz...penso que temos na própria na casa mas à quem não concorde...o que precisa de mostrar mais o Miguel Vitor????

Topo Sul

John Wakefield disse...

Dia 21 de Julho... Então o Benfica tem menos de 3 semanas para encontrar 1 central que terá mto pouco tempo de adaptação e entrosamento. Embora também aprecie Dédé, começo a inclinar-me para um jogador já ambientado ao futebol europeu (por exemplo: Garay). E que venha o mais depressa possível, pois tem que se adaptar depressa e fazer jogos de pré-época senão vamos ter uma defesa com jogadores que ainda se estranham e cujos automatismos ainda não foram devidamente implementados.

ps: O Fernando Meira também não era um mau nome mas já tem os seus 33 anos e o seu ritmo físico já não era o que era. Ele daria uma boa alternativa aos titulares do centro da defesa, mas para assumir um lugar indiscutivel no onze, creio que já não preencheria os requisitos desejados.

Far(away) disse...

John a tua sugestão é pertinente, e algo que já foi pensado por mim. Em breve isso será feito, fica a promessa.

Constantino, partilho das tuas preocupações. De facto começa a ser preocupante este indefinação à volta de posições chave dentro da equipa (central e lateral esquerda). Se não tivéssemos em breve uma pré-eliminatoria da champions para fazer era uma coisa, assim...

TheConQueR disse...

Por acaso tinha reflectido sobre isto ontem xD
Benfica tem como opções no momento para centrais Leo Kanu, Fabio Faria e Jardel, podendo incluir M.Vitor e esperar pelo retornar de Roderick e Luisao, sendo somente Luisao um central a altura de jogos de nível europeu, e de um clube que quer ser campeão, Roderick e Leo Kanu são jovens e precisam de ganhar maturidade que só acontece jogando ( no Benfica com o nível que apresentam vai ser difícil ainda por cima numa zona em que nao se pode falhar ), e quanto a F.Faria, Jardel e M.Vitor acho que estão no mesmo nível tanto em experiência como em potencial, mas tem a maturidade para clubes de meia tabela, acho que se o Benfica quer ser campeão devia ter no máximo dois jogadores neste nível para esta posição, mas se quer realmente ser campeão só devia ter um!
Para mim o Benfica devia ter uma dupla de luxo com um suplente que estivesse sempre a morder os calcanhares aos titulares, e um jogador dos 3 acima referidos!

Acho que o Benfica esta época, esta escaldado por ter perdido o campeonato por não ter opções validas para o ataque ( alas e meio campo ) e reforçou-se em massa para isso, tendo a meu ver um plantel com enorme qualidade tanto a titular como no banco ( mesmo assim gostaria de lhe adicionar o Piatti :P ), mas a meu ver esta-se a esquecer da defesa e a fazer com que o que era o problema no nosso ataque o ano passado passar a ser o problema da defesa :/

David disse...

O Fernando meira de certeza que não é jogador para o Benfica. Visto que o Jesus inexplicavelmente não conta com o Miguel Vitor, so temos um central de jeito, e esta na copa américa. Fábio Faria, Léo kanu e Jardel, não garantem de todo condições para garantir uma boa dupla para atacar uma pré eliminatória da champions e para um campeonato muito exigente que nos espera.
Se nem temos condições para garantir um dede ou um garay que são bons centrais mas nada do outro mundo, temo pelo que ai vem em termos de centrais. O Benfica não consegue garantir um Danilo, um dede, um garay, estamos mesmo com a credibilidade em baixa.
Já agora o fábio coentrão ja enjoa, a forma desplicente como treina, forçando a todo o custo a saida, não respeitando minimamente o Benfica que ele tanto ama... Perspectiva-se mais um caso Miguel, Manuel Fernandes, Tiago, entre outros..
Já nao significa nada representar um dos melhores clubes do mundo??

joao martins disse...

Far achas que só e preciso um central? E que eu penso que são precisos dois.

Luisao- Copa América
Roderick- Mundial sub-20, tem potencial mas na minha opinião deveria ser emprestado com regularidade, mas se ficar não há problema, pois tem qualidade.
Jardel: Acho que esta meia época dele connosco, deu para crescer e acho que pode fazer uma boa época, sendo um suplente a altura.

Geromel,Dede,Garay,Meira. Estas seriam as minhas opções.

Nota: Incompreensível,o Miguel Victor nem se quer fazer a pré-época.

Far(away) disse...

João Martins eu no post falei em dois centrais.

John Wakefield disse...

Obrigado Far(away) pela atenção que deste à minha sugestão. É verdade que devemos estar sobretudo atentos ao que se passa em termos de gestão do plantel do Benfica, mas também gostaria de ter uma ideia sobre o real valor dos potenciais adversários na eliminatória europeia que será realizada daqui a 3 semanas.

Far(away) disse...

De nada John. Estou sempre aberto a sugestões.

Anónimo disse...

Eu via com bons olhos a entrada do Geromel. Sempre gostei desse jogador. Rápido e com boa leitura de jogo. Sinceramente, não percebo como é que ainda joga no Colónia. O único entrave neste caso seria o seu elevado salário. Quando ao preço da transferência, deverá rondar os 5 milhões. Esta, pelo menos, seria a minha aposta.

71460_5/8 disse...

Miguel Vítor e Jardel davam-me todas as garantias para as eliminatórias da LC! Tanto um como o outro são bons centrais. E ambos sofreram de terem estado na equipa em alturas menos boas. Mas ambos são centrais que têm atitude para jogar sem o Luisão.

Léo e Fábio para mim ainda são incógnitas. Espero para ver.

Mentiroso disse...

Dedé e Garay seriam boas opções para preencher o lugar em aberto. Como não me parece que a opção recaia em qualquer um deles a minha escolha vai para uma dupla inovadora que alia a qualidade à economia: Miguel Vítor e Felipe Lopes (Nacional). Com Luisão e Jardel fechávamos o lote de centrais para atacar a temporada.

CsA disse...

Mentiroso o Felipe Lopes já está prometido ao CRAC há muito...