sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Deve ser emprestado Franco Jara?

Tem sido notícia de que Franco Jara pode estar de saída por empréstimo, seguindo o mesmo rumo de Carlos Martins ou Júlio Cesar, ou seja, cedido ao Granada da primeira divisão espanhola, clube recém promovido este ano. Após uma época de estreia, onde até meados de Janeiro foi jogando a conta gotas, o argentino jogando na maior parte das vezes desposicionado no terreno, sob as alas, principalmente após as lesões de Gaitán e Salvio, deixou a sua marca, mostrou faro de goleador, marcando 11 golos, 6 deles no campeonato, sendo que marcou um dos golos da vitória do Benfica na final da  Taça da Liga ante o Paços de Ferreira. Esperava-se que esta temporada fosse a época da sua plena afirmação, após uma adaptação que costuma ser natural em alguns jogadores sul americanos, quando chegam à europa, não com todos. Mas com o excesso de avançados no plantel, ainda por cima com alguns jovens talentos a quererem afirmarem-se, casos de Nélson Oliveira e Rodrigo, faz sentido ponderar um empréstimo do internacional argentino nesta altura? Seria benéfico para o jogador tal cenário?

Não e sim. Não acho que faça sentido a saída de Jara neste momento. Apesar de um início de época nada positivo para ele, estamos a falar de um jogador que demonstrou já qualidade. O que seria natural seria deixá-lo crescer de forma sustentada de forma a ser uma mais valia, mas do ponto de vista do jogador e pensando em ser titular de forma mais regular, o empréstimo poderia ser positivo. Nota-se de que é um futebolista que precisa ter uma sequência de jogos, para poder estar mais tranquilo e demonstrar o seu valor, no Benfica, sempre que tem aparecido ultimamente, parece estar sobre brasas, querendo fazer tudo depressa demais, o que o prejudica. Cardozo e Saviola deverão ser os avançados mais utilizados, depois há Rodigo Mora cuja situação continua indefinida, mas estamos a falar de um bom jogador que tudo o que precisa são oportunidades. Oportunidades que também são reclamadas pelo Nélson que está a demonstrar ser um jogador adulto no mundial de sub-20 e por Rodrigo que tem características muito interessantes, ambos podem ser potenciados por Jesus. Para isso alguém poderá ter que sair, será Jara a pagar esse preço? Espero que fique e que vá sendo opção.

22 comentários:

Anónimo disse...

Penso que seria muito positivo o emprestimo. Primeiro porque poderia evoluir numa liga mais competitiva, o que pessoalmente considero extremamente benefico. Olhemos a situacao de coentrao por exemplo, que quando regressou ao benfica indepedentemente da aposta e trabalho do Jesus, Chegou com outra mentalidade. Sobretudo mais seguro do seu valor o que e fruto claro de uma habituacao a um futebol mais envolvente e exigente.
Mas poderia dar outros exemplos como os casos do martins ou varela em anos recentes. So dois sem puxar muito pela cabeca.

Segundo diria que embora nao podendo falar com propriedade pois me encontro no estrangeiro e pouco acompanhei o meu clube nas ultimas epocas, do pouco que vi faco a seguinte analise. Parece-me um jogador atipico em relacao ao futebol argentino no que concerne a avancados. Nao possui uma tecnica soberbamente apurada mas um toque largo o que parecera a alguns trapalhao. Nao tem condicoes fisicas para ser a referencia do ataque ate porque nao sera capaz de competir no jogo aereo para alem de lhe faltar poder de choque. E um segundo avancado mais movel jogando nas costas ou lado a lado com um Matador. De bom tem o poder de arranque por vezes explosivo, capacidade de luta e entrega ao jogo e a equipa, velocidade e alguma tecnica individual ao nivel do remate e passe.

Se estou redondamente enganado aceito criticas pois como ja referi este parecer sera algo injusto a razao dos motivos que enunciei.

Batigol

Far(away) disse...

Batigol, Coentrão não veio de Espanha com outra mentalidade, quem lhe deu essa mentalidade competitiva foi Jorge Jesus, o próprio jogador já o disse várias vezes. De resto, entendo a tua análise.

Como disse no post, acho que falta ao Jara mais tranquilidade na hora da verdade, ele sente que a cada oportunidade, tem de mostrar serviço, de tanto querer fazer bem, que faz quase tudo errado, mas é um jogador com valor. Eu pelo menos, acredito no seu potencial.

Unknown disse...

Com a possível saída dele, será que o Urreta passaria a ser finalmente visto com outros olhos pelo casmurro do JJ? É que o Urreta é jogador do Benfica há bem mais tempo que o Jara.

Far(away) disse...

Não colocava as minhas fichas nisso FireHead.

Anónimo disse...

Sim.

A vantagem é que, além do caso Mora, há dois jovens que brilharam no Mundial de Sub-20 e que merecem uma oportunidade, já que o argentino desperdiçou todas as que teve esta pré-temporada e especialmente em Barcelos.

João D. disse...

antes de mais saudações, já que é a primeira vez que comento aqui. e parabens pelo blog já agora.

quanto ao jara, também me sinto dividido. por um lado acho que ele pode ser uma mais valia neste plantel, mas por outro o nelson oliveira e o rodrigo mereciam claramente uma oportunidade, e se o jara sair isso é muito mais provável de acontecer. o nelson então que é da casa e tem talento, merece claramente uma chamada bem como o david simão.

tenho muito medo que ambos se percam neste investimento continuado em jogadores estrangeiros, alguns de qualidade duvidosa e que parece virem para cá à laia de um capricho de um empresário que outra coisa qualquer, embora ache que esse não é de todo o caso do jara.

se ele ficar não me importarei. mas se for emprestado também não.

Anónimo disse...

Boa noite,
Por sermos Benfiquistas desde sempre não conseguimos pensar, deixamo-nos levar pelo coracao.
JJ e o SLB esperavam mais de Jara, que custou 5,5M (Kleber foi metade). Sim, fez alguns golos, mas já viram a falta de frieza e a falta de qualidade na decisão das jogadas? é batalhador, remata bem, mas julgo que lhe faltam neuronios para ser titular do SLB. Se o Benfica pudesse vender sem perder dinheiro devia faze-lo como o fez com Roberto e bem.
2º ponto: Nelson Oliveira e Rodrigo sao promissores? São, claro que sao. Mas podem ser uma aposta imediata de JJ? Não me parece. O Nelson Oliveira um suplente utilizado muitas vezes e titular esporadicamente no Paços fez meia duzia de golos. O Rodrigo foi sempre suplente no Bolton. Podem vir para o Benfica mas para jogar as taças secundarias nao para 1as opções a Cardozo ou Saviola, até para os proteger de algum inicio menos bom ao serviço do nosso clube, que se espera longo.
Abraço,
PN

ruibenfiquista disse...

meus caros, a minha opiniao é a seguinte, se for verdade que o espanhol oferece 12 milhoes d euros pelo jara para substituir o oswaldo, bem pode ser vendido, se for verdade que o besitkas dá 20 milhoes mais o H almeida ( este jogador em portugal chega e sobra..)pelo cardoso,entao pode ser vendido, e se o JJ for um homem que tem sido até hoje, de apostar e lançar jogadores, espero k o nelson e o rodrigos se tornem em mais valias no nosso slb...
sinceramente parece-me k o nelson oliveira pelas suas caracteristicas a jogar com aimar , nolito,witsel e gaitan pode ser um caso serio, pois é avançado movel, poderoso, bom tecnicamente remata fortissimo..e no meio dos artistas pode ser k tenhamos o nono ponta de lança da slecçao, alias como o proprio p.bento ja o referiu varias vezes..
r mora tbm pode ser emprestado...
nelson hugo e ordigo pontas de lança, enzo,nolito,gaitan,urreta,aimar e b cesar...d simao e witsel..jave e matic...luisao,garay.m vitor e um novo central,,,ruben maxi emerson e capdevila...artur,edu e mika..chega para sermos campeos e fazermos um epoca boa nas competiçoes europeias
slb forever

CsA disse...

"Nota-se de que é um futebolista que precisa ter uma sequência de jogos, para poder estar mais tranquilo e demonstrar o seu valor, no Benfica, sempre que tem aparecido ultimamente, parece estar sobre brasas"

Na mouche! Que seja emprestado e que volte mais maduro e menos trapalhão.

Anónimo disse...

Jara já teve tempo e oportunidade.
Decide Mal em 80% das suas jogadas e muitas das más decisões são coisas que se aprende ainda como iniciado e juvenil a não tomar. Não é assim tão rápido ( exemplo de Barcelos)e não é jogador de decidir no um para um.perguntem-se a voçês mesmos se o Jara tem lugar em clubes como a juventos, Vilarreal, Valência, Ajax Lyon e Marselha. Pois é... e estou a ser realista não fanático não cheguei a clubes como Chelsea e Arsenal

Constantino disse...

Caro Far,

Enquanto, para ser jogador do SLB, for preciso saber fazer mais que correr e chutar, Jara não será jogador para o Glorioso. Aliás, custa-me entender como há quem veja grandes qualidades em Jara e critique Saviola e Cardozo (o que não é o teu caso). Para mim, Jara terá lugar no SLB no dia em que o djaló também tiver. Mandem-me um mail quando for esse dia.

Abraço.

Miccoli_30 disse...

Acho que não deve ser emprestado...deve mesmo ser vendido, e o mais rápido possivel. Embora sendo um jogador muito batalhador e com boa capacidade de remate, que lhe vale alguns golos, é um péssimo jogador do ponto de vista da tomada de decisão durante o jogo ( é o que vulgarmente de chama de um jogador "burro"). Para além do mais , por norma, só tem alguma utilidade entrando no decorrer das partidas, pois jogando de inicio costuma ser uma autentica nulidade.

Anónimo disse...

É cada novidade:

Carlos Martins, Jorge Ribeiro, Júlio César, fala-se também em Yebda e Jara que o Benfica empresta ao Granada...e.. "Granada tendrá un nuevo estadio de 40.000 asientos
Se levantará en el norte de la ciudad y costará 40 millones"

Idem para o negócio do Roberto:

"Nuevo estadio Real Zaragoza: http://www.youtube.com/watch?v=mEmz_HtlDQI"

Já para não falar do Atlético de Madrid.

Onde há estádios`a construir...há LFV!

Deusébio disse...

Também a mim o Jara me divide ...

É verdade que foi "queimado" por no ano passado ter jogado algumas vezes numa ala do meio campo... Tal como o Felipe Menezes...

Se por um lado a raça e entrega que põe em cada lance Nos conquista, a falta de clarividência a hora de decisão e de nos levar ao desespero ...

Sinceramente, se neste tempo de S.L. Benfica, ainda não o conseguimos "domesticar" dúvido que o consigamos fazer ...

Concordo a 100% com o empréstimo, de forma a abrir espaço ao Nélson e ao Rodrigo.

SLB4EVER disse...

E difícil escolher o sim ou o não, mas a decidir rápido e no momento diria que sim.

O Jara qd está dentro ou proximo da área melhora bastante e tem um remate colocado e espontaneo, o que o torna num jogador que pode decidir. Já em outras zonas do terreno o seu desempenho é negativo, continua a mostrar incapacidade de ligar o jogo da equipa, seja em contra ataque ou em ataque continuado, algo que o Saviola e até o Cardozo fazem melhor e q o Rodrigo e o Nelson mostram saber fazer muito bem nas seleções. Saindo para rodar onde possar jogar regulamente talvez consiga dar o salto para se poder afirmar na próxima temporado no SLB. Entretanto aproveitava a forma do Rodri e Nelson jogadores que trazem ritmo competitivo, motivação e mostram mais inteligencia. E ainda ficava com o Mora para o q desse e viesse.

John Wakefield disse...

Não... O Jara é o único jogador que neste momento pode tirar o lugar ao Saviola que parece não ter já aquela capacidade de explosão e de desequilíbrio que outrora teve. Rodrigo e Nelson Oliveira podem vir a ser craques mas duvido que sejam mais-valias a breve prazo, embora ache que mereçam ficar no plantel e ter, de vez em quando, algumas oportunidades.


A saída do Jara significará a titularidade indiscutivel dum Saviola que tem sido muito, mas mesmo muito inconsequente. São 2 internacionais argentinos que merecem ficar no plantel.
Este empréstimo é portanto um autêntico tiro nos pés!

SLB4EVER disse...

John o problema é q mesmo com o Saviola em baixa forma e sem capacidade física o treinador ñ prescinde dele e portanto o Jara nunca será primeira opção com o Cardozo e o Saviola.
Já o ano passado muitos jogos o Saviola andou a arrastar-se e mesmo assim o jara ñ lhe tirou o lugar, ele q nessa altura parecia bem mais motivado e confiante do q agora.
E sendo realista que garantias é q o Jara já deu para poder pensar que o Rodrigo ou o Nelson Oliveira ñ possam entrar na equipa melhor do que ele? Também ninguém esperava concerteza que o Coentrão fosse um lateral esquerdo de eleição e olha o q aconteceu!

John Wakefield disse...

caro SLB4ever, são perspectivas. O Jara não tirou lugar ao Saviola mas a verdade é que para a sua primeira aventura europeia não esteve mal, fez 12 golos (quase todos na segunda volta, visto que na primeira ainda se encontrava em fase de adaptação).
O Nélson Oliveira é um jogador com talento mas só marcou 5/6 golos pelo Paços em toda a época e Rodrigo, deu boas indicações no Bolton, todavia só apontou 1 golo. Mesmo assim, reconheço que têm muito potencial e acredito que possam superar o Jara no futuro, mas o meu medo, é se ainda forem demasiado "imaturos" para jogar no SLB. Esse é o cenário que mais temo. E bem precisamos duma alternativa à altura do Saviola que de facto anda a arrastar-se pelo campo como se fosse 1 jogador vulgar.

SLB4EVER disse...

caro John a propósito do Jara acho que o jogo com o Feirense na luz era a oportunidade ideal para ele se afirmar, a fazer dupla com o Cardozo e o Saviola a marinar para o Twente. Agora
Também gostava de ver o Aimar a ser poupado para o Twente e ver o B.César ou o D.Simão assumirem protagonismo na equipa.
Posso dizer o mesmo do Gaitán, com o Enzo ou o Urreta no seu lugar.
A ter 2 jogos por semana se não se aproveita os jogos em casa teoricamente mais fáceis para outros jogadores se afirmarem quando será? É isto a rotação e a gestão do vasto plantel?

Anónimo disse...

O FUTEBOL PORTUGUÊS METE NOJO
MAS METE MESMO
ANDAM POR AÍ MEIA DÚZIA DE BANDALHOS
DE INVERTEBRADOS INTELECTUAIS
DE PEDINTES MATERIAIS
DE COLUNAS GELATINOSAS
DE IMBERBES PERSONALIDADES
QUE VÃO REBENTAR COM ISTO TUDO

BEM SABEMOS QUE A VIDA ESTÁ DIFICIL
É PRECISO AGUENTAR OS LUGARES
AGRADAR A QUEM PODE
E OBEDECER QUEM DEVE

MAS CARAMBA, NÃO PODE VALER TUDO
NESTE REINO DE BANDALHEIRA
EM QUE O FUTEBOL SE ESTÁ A TRANSFORMAR

ESTA GENTINHA PENSA QUE O POVO É PARVO ???
NÃO. ELES SABEM QUE O POVO NÃO É PARVO

PERDERAM FOI A VERGONHA
E QUANDO UM HOMEM PERDE A VERGONHA
NADA MAIS TEM A PERDER
PASSAM A SER FARRAPOS ANDANTES


DEPOIS DE UMA PRIMEIRA JORNADA DESGRAÇADA
(E JÁ LÁ VAMOS A ELA)
ASSISTIMOS HOJE A UMA IMPENSÁVEL NOMEAÇÃO
DE UM APINTADOR QUE SE ARRASTOU EM CAMPO
FAZENDO CAGADA ATRÁS DE CAGADA

SÓ VI O RESUMO DA PRIMEIRA PARTE
NEM ME VOU DAR AO CUIDADO DE DAR EXPLICAÇÕES
SOBRE A TRAMPA DAS DECISÕES QUE FIZERAM O RESULTADO
AO INTERVALO
VOU APENAS PEDIR A ESSE APINTADOR QUE SE TIVER UM PINGO
DE VERGONHA ABANDONE A ARBITRAGEM
OU NO MÍNIMO PEÇA PARA NÃO APINTAR UM CERTO CLUBE

E PEDIR AO SENHOR NOMEADOR PEREIRA
QUE FAÇA O MESMO.
ONTEM JÁ ERA TARDE
FINJA QUE VAI À CASA DE BANHO
E ABANDONE A ARBITRAGEM
ESTA GENTE DEVE ASSUMIR AS SUAS RESPONSABILIDADES
SE UM DIA DESTES UM PROBLEMA GRAVE ACONTECER NO FUTEBOL

A VIDA ESTÁ DIFICIL
AS CABEÇAS ANDAM QUENTES
À MINIMA FAISCA PODE HAVER EXPLOSÃO
JÁ FORAM DENTES
AGORA BOCAS NO AEROPORTO

ATENÇÃO SENHORES QUE MANDAM NO FUTEBOL
ESTÃO A CRIAR UM CALDINHO EXPLOSIVO

TOMEM MEDIDAS
OBRIGUEM A HAVER VERDADE DESPORTIVA

O POVO ESTÁ FARTO DE VER UMA EQUIPA A SER LEVADA AO COLO
SERÁ QUE QUEM MANDA NÃO VÊ ????

BENFICA E SPORTING
E TODOS OS CLUBES QUE GOSTEM DE VERDADE DESPORTIVA
DEVEM REUNIR E
OBRIGAR OS DIRIGENTES DA LIGA
A POREM ORDEM NA CASA
SIM PORQUE A LIGA NÃO É DOS DIRIGENTES
A LIGA É DE TODOS OS CLUBES
E SE VIREM QUE OS SEUS DESEJOS DE VERDADE NÃO SÃO SATISFEITOS
TOMEM UMA MEDIDA RADICAL

PARAR COM A BANDALHEIRA

E SE PRECISO FOR VOLTAREM À CASA DE PARTIDA

PARA GRANDES MALES GRANDES REMÉDIOS
HAJA COGONES PARA ISSO

E LANÇAMOS JÁ UM DESAFIO AOS HOMENS DE BEM
QUE ANDAM NO FUTEBOL, PORQUE OS HÁ
PORQUE NEM TODOS SE REVEÊM NESTA BANDALHEIRA
QUE QUANDO HOUVER UMA NOVA DIRECÇÃO DA FPF
FAÇAM UMA LIMPEZA NA ARBITRAGEM
-VITOR PAREIRA JAMÉ. JÁ SE VIU TUDO
-OBSERVADORES, RUA COM TODOS
-ÁRBITROS ESCOLHER OS MELHORES
-PROMOVER OUTROS
-E CAIR-LHES EM CIMA SEMPRE QUE FALHEM DUVIDOSAMENTE

ABAIXO OS XITOS
VIVA A VERDADE DESPORTIVA

A BEM DA VERDADE DESPORTIVA

ACERCA DO GOLO DO NOLITO
EM GIL VICENTE ANDAM PARA AÍ UNS INTELIGENTES
COMENTADORES TELEVISIVOS E ATÉ ALGUNS JORNALISTAS
A DIZER QUE FOI FORA DE JOGO
E NÃO FOI
(COMENTADORES FRAQUITOS A MATEMÁTICA)

NÃO FALEM DO QUE NÃO SABEM
ISSO PARA VER SE OUVE FORA DE JOGO OU NÃO
É PRECISO LINHAS PARALELAS VERTICAIS E HORIZONTAS
PARA ENQUADRAR JOGADORES

ISSO DE MANDAR BILHETES A OLHÓMETRO
VALE TANTO COMO NADA

PORTANTO CALEM-SE PARA NÃO DIZEREM ASNEIRAS
E FALEM NAQUILO QUE SE VÊ SEM SER NECESSÁRIO
NENHUM TIPO DE TECNOLOGIA OU CIÊNCIA

AS FAMOSAS MÃOS DE ROLANDO

COM ARBITRAGENS COMO DEVERIAM SER
SERIA ASSIM:

PRIMEIRA JORNADA
-PENALTI EM GUIMARÃES, NADINHA
-MÃO DE ROLANDO=PENALTI
3 PONTOS PARA O GUIMARÃES
ZERO PONTOS PARA O OUTRO CLUBE

SEGUNDA JORNADA:
-PENALTI A FAVOR DO GIL
-UM A ZERO
-E EXPULSÃO DO DEFESA DO OUTRO CLUBE
-FICAVAM A JOGAR COM DEZ E A PERDER
-PENALTI DO EMPATE, NADINHA
-E AMARELO PARA O MERGULHADOR QUE ATÉ ABRIU AS ASINHAS
-GOLO DO LIVRE DO OUTRO CLUBE NÃO EXISTIA PORQUE NÃO HOUVE FALTA DO JOGADOR DO GIL
-E PENALTI NO FIM DO JOGO NÃO MARCADO A FAVOR DO GIL
3 PONTOS PARA O GIL
ZERO PONTOS PARA O OUTRO CLUBE

AO FIM DE DUAS JORNADAS
O OUTRO CLUBE TINHA TANTO COMO ZERO PONTOS
ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO, ZERO

SR PEREIRA, VEJA BEM
É SEMPRE EM FRENTE

Anónimo disse...

It's the best time to make some plans for the future and it's time to be happy.

I've read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or tips. Perhaps you can write next articles referring to this article. I desire to read even more things about it!
My web-site ; man utd transfer news 2013

Anónimo disse...

I have been surfing online more than 4 hours today, yet I
never found any interesting article like yours.
It's pretty worth enough for me. In my view, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.
my site - latest soccer transfer news