sábado, 20 de agosto de 2011

Feirense para vencer e convencer

O Benfica recebe logo mais o Feirense, clube que ascendeu à primeira liga esta temporada. Se na primeira jornada, deixamos os dois primeiros pontos perdidos, em casa de outro recém promovido, no caso o Gil Vicente, não é difícil concluir que o único resultado que interessa, como sempre aliás, é a vitória. Mas tão ou mais importante do que a vitória, é a respectiva exibição da equipa. Tem que ser um Benfica forte, autoritário, convicente, aquele que entrar dentro de campo, capaz de devolver a ilusão aos sócios, adeptos e simpatizantes, um Benfica que faça deste jogo uma catapulta para os próximos jogos. Vem aí um desafio importante para a liga dos campeões, ante o Twente, mas as nossas energias devem estar para já concentradas no Feirense, sem nunca subestimar o adversário.

Para este jogo, Jesus pode muito bem retornar ao seu 4-1-3-2, diria eu, que é a táctica ideal para enfrentar este desafio. E sou da opinião de que deviam existir algumas alterações, para além daquelas óbvias por causa da mudança de sistema, como é o retorno de Saviola:

(Clicar para aumentar)

Se olharem, face àquela que deveria ser a equipa tipo no 4-1-3-2, incluí no onze três alterações fundamentais, as quais passo a explicar. Capdevila, porque penso tratar-se do jogo ideal, para devolver ao espanhol os minutos de competição que precisa, para além da confiança inerente a esse factor. Emerson tem estado a meu ver relativamente bem, mas com pouca profundidade ofensiva, o que neste sistema é fundamental. Depois, entendi meter Enzo Pérez no lado direito do meio campo, primeiro porque Gaitán, parece apresentar alguns problemas físicos e as suas exibições não têm sido particularmente positivas no seu todo, segundo porque é importante dar confiança ao Enzo, pois trata-se de um excelente jogador, juntava-se pois o útil ao agradável. Finalmente Bruno César no lugar de Aimar. E porquê? Simples, em 9 dias o Benfica irá contra o Feirense realizar o terceiro jogo e com o Twente à porta, entendi por bem poupar Aimar e apostar no brasileiro que tal como Capdevila e Enzo, é uma opção segura dentro do plantel e precisa começar a ser aposta no seu lugar de origem, não constantemente adaptado às alas.

É importante perceber, que um possível revés neste jogo, é entregar mais dois ou três pontos ao rival do norte, esse cenário pura e simplesmente não pode acontecer. Lembro-me que na última vez em que fomos campeões, empatamos com o Marítimo em casa o primeiro jogo, para depois embalarmos numa série de exibições e resultados positivos, que colocaram o clube na rota do título. É precisamente isso que precisamos repetir, a tal onda vermelha só aparecerá se a equipa corresponder. Apesar de exisitirem alguns sinais preocupantes nos últimos dois jogos, tema a que já aludi no Eterno, Jorge Jesus tem todas as condições para fazer um bom campeonato, mas para isso não podemos escorregar em jogos contra o Feirense, com todo o respeito que tenho pelo modesto clube de Santa Maria da Feira.

8 comentários:

Anónimo disse...

1. Estou de férias e conto fazer alguns (bons) quilómetros para ir ver o jogo.

2. Concordo com a táctica aqui sugerida: 4-1-3-2. Acho que é a táctica adequada para jogar em casa com equipas com um potencial muito inferior ao do Benfica.

3. Discordo das alterações propostas no onze da equipa. Considero que Aimar, Emerson e Gáitan devem entrar de início. O Benfica tem de entrar na máxima força. Se o jogo correr de feição para o Benfica, então sim, acho que devem ser feitas as substituições aqui referidas, pelos motivos indicados.

4. Vi agora, pela primeira vez (uma vez que no local de férias apenas tenho acesso aos 4 canais genéricos), nas notícias, um resumo do jogo de ontem do nosso rival do norte e fiquei revoltado pelo facto de ter sido claramente beneficiado pela arbitragem. Ainda não li, nem ouvi quaisquer comentários sobre o assunto. Mas não tenho dúvidas de que, no lance do “penalty” a favor do Gil Vicente, o jogador do Porto deveria ter sido expulso. Por outro lado, não vejo qualquer motivo (apesar não ter dado o lance em câmara lenta) sobre a existência do “penalty” a favor do rival do norte. Já contra o Guimarães, o “penalty” marcado a favor do clube rival foi muito duvidoso. Não acredito que se consigam ganhar campeonatos (em que há muitos jogos e o que conta é a regularidade) à custa das arbitragens, mas que lá ajudam, lá isso ajudam. Temos de denunciar estas situações, a bem da verdade desportiva.
MM

CsA disse...

Não me parece que JJ coloque Gaitan no banco. Eu não daria a titularidade a B.Cesar, pode jogar o Aimar de inicio e entra ao intervalo ou aos 60m

SLB4EVER disse...

Benfica a jogar em casa com o Feirense e vindo de um empate com o Gil tem de jogar para vencer e convencer.

Estou de acordo que o Aimar e o Gaitán fossem poupados, mas também trocava o Saviola pelo Jara.

Preferia no entanto ver o SLB a jogar em 4-3-3. Com o Javi, Matic, Amorim, Witsel, B.César, D.Simão temos bastante variedade e qualidades distintas para formar um meio campo sólido e creativo que não esteja dependente do Aimar. Na frente jogava com o Nolito, Cardozo e Jara.

Claro que isto não passa de lirismo exarcebado porque mais logo o mais provável é ver mesmo o 'obsoleto' 4-1-3-2, com o Gaitan, Aimar e mesmo o Emerson a titulares.

É obvio que o que interessa é a vitória seja qual o sistema e jogadores, agora peço que pelo menos se coloque quem esteja bem fisicamente e não apresente mazelas, não concordo com ter jogadores a arrastarem-se em campo e com lesões "virtuais" ao intervalo.

et pluribus unum

Far(away) disse...

Só um pequeno reparo, é "e pluribus unum", não "et...".

Krak disse...

Chamaram?! :)

http://epluribusunum1904.blogspot.com


Confesso que é um 11 que tirando a novo grande amor do Far me agrada bastante. Aimar ou Witsel no seu lugar.
Também julgo que Emerson deveria ainda começar de inicio tendo o Capdevilla alguns minutos de jogo apenas.

Far(away) disse...

Witsel a jogar no lugar de Aimar não gosto, para isso preferia o David Simão, apesar de tal como o bela ser um "8".

SLB4EVER disse...

Agradeço o teu reparo, já estou como o treinador; a cometer o mesmo erro á tanto tempo que se ninguém me dissesse ñ me apercebia do óbvio ;)

D. Simão a fazer o lugar do Aimar contra o Feirense com o Witsel e o Javi nas costas, gostava muito de ver isto!

SLB4EVER disse...

Depois de ver a convocatória é aparentemente fácil concluir que vai ser o regresso a 2009, as diferenças é q o Gaitan/Enzo/Witsel vai fazer de Ramires, o Nolito de Di Maria e o Emerson de Coentrão.

É curioso ver que agora a jogar em casa é sentida a necessidade de ter dois defesas no banco quando no jogo com o Gil ñ existia nenhum. D.Simão e Urreta continuam fora dos convocados por muita má vontade pq até o Mora teve essa alegria.

A grande dúvida é se o B.César vai sequer entrar para provar que pode fazer mais do que aquecer o banco.

Com o clube da fruta e do marisco a beneficiar de penalties que só existem nas mentes dos corruptos e dos vendidos e o nosso treinador a ser muito pequenino é de prever que o título seja entregue á 6ª jornada...