terça-feira, 23 de agosto de 2011

Parcerias como esta com o Granada valem a pena!

Mais um excedentário que teve o seu rumo, o Granada confirmou a contratação do internacional argelino Yebda, sem divulgar valores pela transferência, o que faz crer que foi contratado "a custo zero", tal como um dia o Benfica o contratou. Menos um salário para pagar. Interessante ver esta, vou chamar, parceria do Benfica com o clube espanhol, para além de Yebda, Carlos Martins e Júlio Cesar foram emprestados e Jorge Ribeiro desvinculou-se do Benfica, assinando por este clube recém promovido à La Liga. Acho que o Benfica tem a ganhar com este tipo de parcerias, se as coisas forem bem feitas. A liga espanhola é uma montra para todos os futebolistas e falando particularmente nos empréstimos, se os jogadores conseguirem jogar regularmente, à partida vão ser valorizados e podem ser tirados daí benefícios financeiros. Acho esta uma boa estratégia, tendo em vista essa valorização de activos. Por um lado o Benfica liberta a sua massa salarial, por outro tem a possibilidade de rentabilizar activos que de outra forma, arriscariam muito mais facilmente a desvalorizarem-se. Claro que tudo fica pendente da utilização ou não dos jogadores no clube espanhol, mas este é o caminho a seguir.

18 comentários:

Mindfuck disse...

O processo do Yebda foi semelhante ao do Jorge Ribeiro.

Quanto ao assunto em si:
numa altura que falta definir o futuro de Peixoto e Faria, acho que o segundo ganharia com este empréstimo, mas claro, só sendo opção regular, caso contrário terá que se procurar dentro do país. o Peixoto era outro, mas não lhe considero qualidade suficiente para a liga espanhola

Anónimo disse...

Estás a brincar, certo?
Tratas Yebda como "excedentário", não te repugna minimamente que um jogador com a sua qualidade saia a custo zero e depois falas em rentabilizar "activos" como J. César...
Ainda aqui vou ler que só falta colocar o excedentário Urreta.

JFSLB disse...

Pelo menos deixa-mos de pagar alguns salários bastante elevados, o que já é bom.

Far(away) disse...

Brincar anónimo? Yebda fazia parte do plantel? Fez a pré-época? Então se não era excedentário, era o quê, uma figura de corpo presente?

Não me repugna minimanente deixar sair Yebda a custo zero? Olha se queres que te diga, quem devia repugnar-se com isso, era a direcção do Benfica. Se acho acho estranho? Nem por isso, já vi coisas mais inexplicáveis acontecerem. O Benfica tem sérias dificuldades em vender jogadores com os quais o seu treinador não conta.

SLB4EVER disse...

Muito bom, liga espanhola com eles, já tenho equipa para apoiar em Espanha este ano!
O Yebda já vai tarde mais um caso tipo Zorro, chegam a custo zero mas revelam-se bastante dispendiosos, ficam a ganhar balurdios, muitas vezes mais que os titulares e depois ninguém se agarra a eles!

Pelo menos está a ser feita uma arrumação e limpeza dos excedentários, neste aspecto este ano está melhor. Agora só falta parar com os contentores de contratações anuais e ser mais criterioso nestas.

Anónimo disse...

Far, só podes mesmo estar a brincar...
Se Yebda não fazia parte do plantel e não fez a pré-época a alguém se deve tal decisão!
"Excedentário" não é o nome do meio do argelino, alguém o baptizou assim e, pelos vistos, tu concordas com o baptismo.
E com este tipo de argumentação ficas sem legitimidade para criticar as opções de J.J., defendendo a entrada na equipa de um jogador em função de outro, porque vou sentir-me tentado a responder-te na mesma moeda: "mas o gajo fazia parte dos convocados?!"
Numa coisa tens razão, quem devia preocupar-se com isso era a direcção, e quando o treinador elogiou as qualidades de Matic internamente alguém lhe deveria ter dito "E Yebda, viu a época que ele fez em Nápoles?".

Far(away) disse...

Esse é o teu ponto de vista não é o meu. Aliás eu não disse ou deixei de dizer se Yebda tem ou não valor para jogar pelo Benfica, apenas que não contava para JJ e por esse ponto de vista era mais um que precisava arranjar colocação. Para JJ ele era excedentário, melhor assim? Preciso mesmo explicar isto? Para mim um jogador razoável, que não vou sentir saudades nenhumas.

John Wakefield disse...

Yebda foi 1 jogador ligeiramente acima da média, forte no jogo aéreo e lutador mas parecia-me um jogador muito limitado a nível técnico. Até poderia ser o trinco nr 2, mas depois das afirmações que proferiu sobre o Benfica, já vai tarde... e é altura de poupar alguns euros tal como diz (e bem) o JFSLB.

SLB4EVER disse...

O 'primo' do Yebda anda aí!
LOL

p.s. Olha aí o r que falta no título pa'r'ceiro!

Ricardo Chaves disse...

Concordo que o Yebda é excedentário, mas tenho pena que não tenha tido oportunidades de mostrar o seu valor.

Não tenho dúvidas que o argelino tinha feito falta no ano passado, num plantel onde faltavam soluções no meio campo.

Não se percebe, que um jogador que até em França jogava mais descaído para a direita, não tenha sido pensado para ser uma opção a Ramires. Ou seja, concordo com o anónimo, o rapaz só pode ser excedentário para o Jesus, mas também concordo com o autor do artigo, ao menos assim, deixa de se pagar um (enorme)salário.

Aproveito para fazer uma ressalva, o Benfica não pode ser gerido pelo treinador. O treinador faz parte duma estrutura, que lhe deve dar as condições que necessita para triunfar, mas não lhe pode dar carta branca para tudo. Ou seja, espero que tenha sido a estrutura a decidir que o Yebda não interessava e não somente um capricho do Jesus...

Anónimo disse...

Estamos esclarecidos. Só tenho que respeitar a tua opinião de não sentires saudades de Yebda.
Por certo respeitarás a minha (ainda que absurda) de não aplaudir a sua saída (muito menos a custo zero) quando no plantel fica o Nemanja "Cinco Milhões" Matic.
John, até respeito que te refiras a Yebda como o trinco n.º 2 mas afirmares que se trata de um jogador limitado a nível técnico...Yebda ao pé do Javi é um Maradona.
Quanto às afirmações por ele proferidas parece que a memória é curta, curtíssima. Fábio Coentrão e Luisão são nomes que te dizem alguma coisa?!

Anónimo disse...

Ricardo, nem mais!! Foi somente isso que eu quis dizer. O teu último parágrafo resume tudo.
O próximo capricho vai ser Urreta.

John Wakefield disse...

Caro anónimo das 14:30, eu fiquei com a impressão de que Yebda por vezes tinha limitações a nível técnico mas mesmo assim, e como já o disse, poderia ter lugar neste plantel mas não no onze titular (penso que Javi é bem superior, tem 1 melhor posicionamento e recupera mais bolas a meio campo).
Em relação às declarações do Coentrão e Luisão, também fui crítico. Mas a verdade é que Yebda foi muito mais duro nas suas afirmações e verdade seja dita, o Coentrão e o Luisão tiveram ainda a seu favor a atenuante de terem dado muitas felicidades ao Benfica. É claro que isso não desculpa as declarações que tiveram.
Em relação a Yebda, lamento que as coisas não tenham resultado. Se tivesse sido mais moderado na sua conduta, talvez estivesse no actual plantel do Benfica.

CsA disse...

Estranho é o Yebda sair a custo zero para o Granada quando supostamente havia clubes interessados e o Benfica podia ter tido algum retorno financeiro...

Zelxandre disse...

Urreta vai ser mesmo o próximo capricho...
M. Vítor, N. Oliveira e M. Simão eram outros que estavam na calha... mas a falta de portugueses no plantel (e o mundial sub20) não permitem que JJ continue caprichosamente a desaproveitar jovens jogadores com muito talento. Mika pelo contrario devia ser emprestado para jogar, mas vai ficar uma época parado.
JJ cada vez erra mais ao não contar com certos jogadores jovens e apostar em Jardeis, Kardecs (que grande golo marcou na última jornada do brasileirão...), Menezes, J. César, Eder Luis, etc.
PS: Na minha modesta opinião se JJ falhar o acesso à Champions acho que não deveria continuar... mas quem sou eu!

SLB4EVER disse...

Zelxandre falhar o acesso á champions só pode resultar na sua saída, mal do nosso clube se isso assim não for

Anónimo disse...

Chegou a ser noticiado um possível acordo entre o Benfica e o Nápoles para a venda definitiva do passe do Yebda, mas o Benfica estava irredutível em vender o passe abaixo de um determinado valor. Não cedeu e o Nápoles contratou outros jogadores! Pelos vistos, uma vez que ainda não li nada a confirmar a venda dele ao Granada a “custo zero” (embora vender algo a custo zero seja irónico), não vai ganhar nada com a transferência, o que é estranho. Portanto, a gestão deste caso, não foi das melhores, até porque este jogador tem um certo potencial. Não foi por acaso que ele fez temporadas positivas no Benfica e no Nápoles. No plantel deste ano não teria lugar, mas no do ano passado muita falta ele fazia ao meio campo, principalmente depois da lesão do Ruben Amorim.

Acho que o Benfica faz bem em colocar, o mais rapidamente possível, todos os jogadores que não têm lugar no plantel deste ano. Devem ser seguidas todas vias possíveis, como a cedência, o empréstimo, a venda e a rescisão de contratos. O Benfica não pode ficar com “monos”, a sugar dinheiro do orçamento.

Considero que a cedência de jogadores deve ser feita pela administração, tendo em conta a opinião do treinador. Este não pode ficar com jogadores em quem não acredita. Todavia, a administração deve precaver-se relativamente a jogadores que têm potencial, mas nos quais o treinador não aposta, emprestando esses jogadores a outros clubes, para mais tarde ir buscá-los caso a opinião do treinador mude ou caso haja mudança do próprio treinador.

Pelos vistos, esta parceria (ou estes acordos pontuais com) o Granada está calhar que nem ginjas! Jorge Ribeiro era um jogador que prometia muito na altura em que saiu pela primeira vez do clube. Regressou numa altura em que já não fazia sentido. Júlio César deixou de ter espaço, depois de ter sido um capricho (assim me pareceu) de Jorge Jesus. Espero que todos eles tenham sucesso, especialmente o Carlos Martins.
MM

Anónimo disse...

Jesus não Gosta... Jesus não quer...Futre/Jorge Mendes( ups, perdão) coloca em clube.

Sim, vamos matar o Urreta, mas e como justificamos o Enzo e o Gaitan á direita? e o Amorim? e outros e então?

Algueém tem de cortar a tv cabo ao JJ.

Luis