sábado, 6 de agosto de 2011

Será mesmo assim Jorge Jesus?

"Temos o plantel mais equilibrado desde que aqui estou"


Estou tentado a concordar com Jesus. A comparação só pode ser feita com a equipa que foi campeã no primeiro ano do actual treinador na Luz. Se olharmos ao onze base, diria que a difrença em termos de qualidade é pouca, pela positiva, embora falando do actual plantel, apenas podemos falar em teoria, falta na práctica comprovar se assim mesmo será. Agora em termos de soluções no global, ou seja, olhando ao banco de suplentes, parece-me que o Benfica 2011/2012 é uma equipa mais equilibrada em termos das opções que oferece ao treinador e isso colocará mais pressão em cima de Jorge Jesus.

18 comentários:

Krak disse...

Para mim é sem dúvida.

E dos melhores que me lembro de ter visto se não mesmo o melhor.

Assim ele o saiba rentabilizar.

Anónimo disse...

patriarca disse:

O Jorge Jesus é medroso e inventivo, por isso vamos ver o que vai dar.
Temos Excelentes jogadores, vamos ver se o JJ sabe lidar com isso.

Anónimo disse...

sim mas entendo como podemos começar sem alternativas CREDÍVEIS para as posições de central, lateral direito e med defensivo... silvarini

Far(away) disse...

Concordo. Mais um central seria preciso, como lateral existe Ruben Amorim, teremos que esperar que não se lesione, no entanto será sempre uma adaptação. O médio defensivo pode ser um problema, veremos. Ainda assim, apesar de não ser um plantel perfeito, é um bom plantel.

António Maia disse...

excelente treinador esse senhor Jorge Jesus. orgulha-me que ele seja o responsável pelo futebol praticado nestes últimos dois anos, os melhores de há muitos a esta parte...
força Jorge jesus, o melhor treinador português da actualidade.

viva o Benfica
e pluribus unum

NN_SLB disse...

Comparando com o ano 2009/10 temos menos opções defensivas, mas mais opções ofensivas.
Gaitan não está longe do nível de Di Maria, Witsel do nível do Ramires, a isso inclui-se uma melhor cobertura na posição de numero 10 ( B.Cesar ) , para o lado direito ( Perez ) e um avançado/extremo do genero de Simao ( Nolito ) , mas em termos de avançados mesmo, temos muita juventude, falta um jogador um bocado mais experiente . Neste posição aconselhava Jô por emprestimo!
Em termos defensivos não temos um suplente de qualidade como se tinha Sidnei, e continuamos sem um defesa direito suplente de jeito.
Ate dia 31 espero que se compre um defesa direito e um central, quanto ao PLC, não é indispensável!

Joase disse...

Quem fala assim não é gago. E ele tem razão no que diz. A equipa é de facto muito mais equilibrada.

JJ com isto só diz uma coisa. Agora eu trato do resto do trabalho, porque a nível construção de equipa, deram-me o que queria.

Puxa para si toda a responsabilidade. É mesmo genuíno este gajo, nem sempre esperto.

Bora JJ vai acardito, que este ano vai voltar o Rolo Compressor.

Luís disse...

Penso que a folha salarial é demasiadamente alta este ano.
No onze , grande parte dos jogadores recebem muito bem (6/7 jogadores acima de 1 milhão ) e ainda alguns suplentes (Carlos Martins , Matic entre outros ).
Existe este ano muita pressão e expectativa , pois existe grande investimento .
Será por exemplo gravíssimo o Benfica não estar presente na fase de grupos da Champions !
Vamos esperar !

CsA disse...

Não vejo no plantel alternativas a altura de Javi e Maxi Pereira. Matic no meio campo defensivo é adaptação, assim como R.Amorim para lateral direito.

Temos muitas e variadas soluções para o meio campo ofensivo, que permite ao JJ variar o sistema táctico (4132, 4231 e 433)

Com os 32 actuais, a escolha dos 27 recairia em:

- Artur, Eduardo e Michael
- Capdevila/Emerson, Luisão/Garay, M.Vitor , F.Faria e Maxi/R.Amorim
- Javi/N.Coelho, Witsel/Matic, Aimar/C.Martins, D.Simão, Enzo/Urreta, Gaitan e Nolito
- Saviola, Cardozo, Jara, Rodrigo e N.Oliveira

9 portugueses com 3 da cantera.

Roderick, A.Almeida e R.Pinto a rodarem em clubes de 1ª liga onde possam jogar regularmente.

Temos plantel para fazermos uma excelente temporada!


Carrega Benfica!


Nota:
Sinceramente ainda não percebi onde B.Cesar possa encaixa nesta equipa. Alternativa a Aimar? a Gaitan na ala esquerda? ou a Saviola para o ataque?

Far(away) disse...

BC é médio ofensivo centro, quanto muito pode jogar como avançado solto, mas não é o ideal. Na ala é que não.

CsA disse...

Para médio ofensivo centro temos Aimar, C.Martins e D.Simão. E ainda Gaitan e Witsel que podem também aí jogar.

Dado a diversidade e qualidade de jogadores para essa posição, não achas que BC foi uma contratação um pouco desmedida? Não querendo por o seu valor em causa, acredito que seja bom jogador, mas parece-me um pouco lento para o futebol europeu e a sua condição física não será a melhor para poder discutir a titularidade.

Em relação a C.Martins algo de estranho se passa e cheira-me a esturro. Está mesmo lesionado? Está com guia de marcha? Haverá problemas entre Benfica e empresário (mercenário Paulo Barbosa)

Far(away) disse...

BC não é lento, a sua fisionomia assim o pode indicar mas não é. Se acho que foi uma contratação despropositada? Não acho. É um jogador para o futuro e nesse sentido tem que se dar tempo a ele para entrar nas rotinas da equipa.

Anónimo disse...

É evidente a melhor qualidade vs quantidade que este plantel possui relativamente aos anos anteriores. Em minha opinião há um equilibrio maior entre setores e uma subida nos índices físicos/táticos e técnicos do meio campo, fator importantíssimo na capacidade de resposta aos ataques do adversário ,independentemente dos processos utilizados. Espero e tenho esperança que os dois jovens que estão a dar nas vistas no mundial sub-20, confirmem as capacidades que se aguardam. Estou a falar de Nelson Oliveira e Rodrigo. Então teremos um problema para resolve chamado Cardoso, aliás, jogador pelo qual tenho respeito mas que não admiro para o tipo de futebol que o Benfica tem obrigação de impor. Pressão alta, com recuperação de bola bem à frente e depois deixar que os criativos se encarreguem de criar as situações de golo, que poderão aperecer em catadupa. Vamos ter esperança que a equipa seja armada de acordo com as características dos jogadores de enorme talento que este plantel possui.

Saudações.

Pedro disse...

Amorim é uma alternativa excelente a Maxi. Não estou minimamente preocupado com isso. Javi? Temos o mesmo Amorim, Nuno Coelho e/ou Matic. Acho que podíamos ter ficado com Airton mas não estamos mal servidos.

Centrais? Miguel Vitor é excelente e Jardel tb cumpre para 90% dos jogos do nosso campeonato. Não é por aí.

O plantel é mesmo muito bom. Resta saber se o treinador tb é e o sabe rentabilizar.

Anónimo disse...

Amorim é adaptação e daí???? Não joga bem no lugar??? joga logo.... o mesmo Amorim faz de medio centro defensivo assim como Matic e WItsel... sendo que o Witsel não é próximo de Ramires- é claramente melhor que o brasileiro... centrais ainda hoje jardel mostrou que é bom... não é David Luiz, mas é bom e vitor será o 4o central... na frente há Oliveira e Rodrigo que são excelentes alternativas... plantel muito bom mesmo.

Anónimo disse...

O Amorim já joga a defesa direito desde os tempos do Belenenses. A sua posição de origem é médio-centro, mas também faz bem a posição de defesa-direito.
Bruno César deve ser preparado para na próxima época suceder a Aimar. Não é nenhuma contratação falhada, é preciso é dar-lhe tempo. A equipa está bastante equilibrada até ao ataque. Desculpem estar sempre a carregar na mesma tecla, mas o ataque parece aquela peça que falta aprimorar para a equipa arrancar com toda a força. Ainda hoje comprovei isso e esperar ao longo da temporada que sejam os médios a criar oportunidades e a finalizar não vai com nada.

-> Pf. evitem criar discussão à volta do Jesus. Se há homem que percebe de futebol, é ele. Esta afirmação do plantel ser o mais equilibrado surgiu na sequência de uma daquelas perguntas de embandeirar em arco. Acho que o Jesus respondeu muito bem. Agora pf não distorçam a afirmação para criar pressão desnecessária no Jesus.

Bimbosfera disse...

Boas. Posso só perguntar porquê por para já mais pressão em cima de JJ? Há aí um comentário que diz que ´«gravíssimo» não irmos à Champions... Pergunto porquê? Fomos «Champions» em Portugal? Aliás, só deveria ser prova para os vencedores e acabava-se a mama de muitos, mas isso são outros 500... Portanto, hoje mostrámos que temos plantel. Temos plantel para as alternativas, que já tinho lido por aí defendidas inclusive por membros aqui do Eterno. Por isso pergunto novamente, porque tornar isto numa pergunta, a questão do plantel, e não fazer dela só uma afirmação pessoal? É que realmente todos temos direito à nossa opinião, os blogs servem para isso, os comentários idem, mas pode ser de mim ou acho que o pessoal coloca muito enfâse nas questões, precisamente da forma que os pasquins, ali como o Reco-reco, o fazem, nos artigos, maioritariamente encomendados, de opinião... Se não compro uma trampa de jornal por fazer isso, porque é que há-de ser feito aqui, um local de referência de adeptos Benfiquistas? É como digo, pode ser de mim.

Penso, sobre o tema, que temos plantel, mais equilibrado, para mais variações, podendo eventualmente num dado modelo de jogo não ser tão forte como em 2009/10, que é o 4132 ou 442 losango. Não temos Di Maria, temos Gaitan, não temos Ramires, temos Witsel. Penso que Gaitan ainda tem esta época para explodir, Witsel, provavelmente confirmará, mas ainda não é certo por 2 ou 3 jogos de início de temporada que seja o que já se diz dele (o que espero do fundo do coração que seja). De resto, temos alternativas, o tal 433, 4231, o anteriormente referido 442, que no ano passado já era mais que sabido pelos nossos adversários, daí que sim, é o mais equilibrado dos últimos anos.

JJ já mostrou que sabe da poda. Toda e qualquer outra consideração é derivada de falta de vergonha. De há 4 ou 5 anos para cá, mesmo já depois do título de 2004/05 (honra seja feita a Trap pelo que conseguiu com tão pouco) a equipa tem vindo gradualmente a subir de qualidade e patamar. Podem dizer que ainda não chega, podem discordar, que estão no vosso direito, mas o certo é que se houvesse um gráfico, imaginário, a mostrar a qualidade de plantel, desempenho, tudo, estariamos a ver sempre uma subida. Houve épocas em que parcialmente as coisas correram mal. Quique foi uma nódoa lá fora, mas encheu-nos de esperança após o playoff contra os italianos... Lá está, e andou até ao Natal em primeiro, ou passámos o Natal em primeiro, fomos roubados na segunda metade do campeonato, o costume...

(continua)

Márcio Guerra

Bimbosfera disse...

(continuação)

Com JJ temos a particularidade de termos voltado a ser campeões, com um bom plantel, vê-se hoje em dia com certeza, tivemos «nota artística» de forma regular, tivemos uma segunda época, no ano passado, com alguma sobranceria, mas muito roubo à mistura, e este ano ninguém vê da parte do Benfica, JJ incluído, o que se viu de «vamos ganhar a Champions» ou o que quer que seja, e mais, tivemos, ainda assim, uma época em que, por muito que nos tenha custado, sobretudo ter sido grande parte dos troféus perdidos para os corruptos, tivemos, dizia eu, em quase todos os momentos de decisão ou bem lá perto, ou seja, meias-finais, no mínimo, das provas (o campeonato, como já disse e sabem, foi o roubo que se viu) e creio que olhamos, este ano, com mais certeza do que no ano passado para as coisas. Não vemos a pressão desmesurada da Comunicação Social sobre um nosso guarda-redes, ou outro, apesar deles tentarem, temos jogadores, não vemos bloggers (ainda que com boa vontade, admito-o) a levantar ondas sobre compras e vendas e construções e o diabo a quatro do Vieira em Espanha, por isso, com o apoio de todos, ainda que discordantes de algumas opiniões, como é natural, por parte do que cada um sente e acha, creio que vamos fazer uma boa época. Se só me derem o título de campeão no ano passado, digo já, fico satisfeito. Provavelmente uma chegada à fase de grupos e a manutenção lá, pelo menos, até aos 16 avos já não acho mau, mas neste momento, em que nem sequer lá estamos, dêem-me o título que já fico contente!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

P.s.- Desculpem o tamanho. Espero que tenha ficado tudo...