domingo, 4 de setembro de 2011

LFV depende do sucesso desta temporada?

A meu ver não. É certo e sabido que as eleicções para a presidência do clube estão a aproximar-se e que a aposta feita pela direcção directiva e técnica do clube neste época é forte. Mas estará a presidência de Luís Filipe Vieira dependente dos resultados positivos ou negativos desta época corrente? Se me fizessem essa pergunta em relação ao treinador, eu responderia imediatamente, sim. Jesus está sobre pressão e terá que apresentar um saldo positivo nesta temporada desportiva, sob risco do seu projecto na Luz ter um ponto final. Mas em relação ao presidente do clube, penso que as coisas funcionam de uma outra forma. Vieira tem junto dos associados, da grande maioria pelo menos, uma boa imagem, construída ao longo dos últimos 10 anos, apesar de em termos de resultados desportivos, as coisas não terem corrido assim tão bem, como mostram os dois campeonatos nacionais ganhos em dez anos de Vieira no clube, divididos entre os cargos de director desportivo e de presidente do Sport Lisboa e Benfica, o que para um clube como o Benfica é manifestamente pouco, apesar de todas as dificuldades que o clube enfrentou depois da eras de Damásio e Vale e Azevedo.

Vieira tem méritos como presidente do clube, soube recuperar o bom nome da instituição junto da banca, soube modernizar o clube a vários niveís, não sou daqueles que pensam que Vieira apenas teve coisas más enquanto presidente do clube. Mas também não sou daqueles que embala na conversa de que quando Vieira tomou posse como presidente do Benfica que o Benfica tinha apenas as pedras da calçada, e que foi graças a Vieira que o Benfica entre aspas não se extinguiu. Não foi Vieira que combateu Vale e Azevedo, foi Vilarinho, digo isto porque por vezes as pessoas esquecem-se deste pormenor, Vieira entrou no clube como director desportivo pela mão de Vilarinho e a partir daí a história é conhecida. Estará a era Vieira perto do fim?

Não acredito. Noutros tempos, um presidente que apesar de tudo o que de bom fez, não apresentasse resultados desportivos condizentes com o estatuto do clube, era imediatamente "afastado". Agora não... Vieira já foi eleito com um mandato por detrás onde a equipa de futebol acabou sempre abaixo do segundo lugar, isto para dizer que os tempos de um Benfica exigente, já lá vão. Mas também é verdade que é preciso que surjam alternativas credíveis, que mostrem aos associados que existe uma possibilidade de escolha além Vieira, e isso até ao momento não tem acontecido. Se Vieira perpetua-se no poder, a culpa também é da falta de candidatos credíveis, muitas pessoas preferem continuar votar em Vieira, mesmo não gostando totalmente dele, do que votar no desconhecido, isto apesar do golpe estatutário dado por Vieira nas últimas eleicções. Ora se essas altenativas não surgirem... então o estado de coisas permanecerá.

 Não acho que a continuação de Vieira dependa de um eventual sucesso desportivo. Mesmo, que e vamos esperar que não, as coisas não corressem bem, a probabilidade de Vieira continuar na presidência é enorme. Acho sim, que muito mais do que os resultados desportivos, e fundamental que apareçam candidaturas credíveis com projectos sólidos, e mais fundamental aínda é os sócios avaliarem esses projectos, as ideias, em vez de irem em discursos populistas. A pluralidade de ideias é o pilar de qualquer democracia, e embora seja ainda cedo para falarmos no assunto, seria bom Vieira ter uma concorrência forte nas próximas eleiçcões. O Benfica é um clube demasiado grande para ter um tom monocórdico. Luís Filipe Vieira tem a legitimidade dos sócios, e tem também a consciência certamente, de que nada é eterno. Este é o mandato dos resultados desportivos, nas palavras do próprio, vamos esperar que assim seja, que o Benfica, tenha sucesso. É o desejo de todos os benfiquistas.

10 comentários:

Rfa disse...

Ainda ha 5 epocas atras olhavas e tinhas no plantel so o Simao e o Luisao. Hoje das-te ao luxo de ter o Saviola como supelente. Resultados desportivos: Ai que saudades do Karadas, do Pringle e outros fantasticos que tais... Olha para a equipa actual e compara com o percurso nestes 10 anos do Sporting. Ha dez anos estavamos no mesmo patamar. Nao era so as pedras da calcada, mas tinhas uma equipa que valia 0 e do credito bancario nem se fala.

lawrence disse...

De acordo com a generalidade da reflexão!

Anónimo disse...

se ele nao renovar com a sporttv, e fizer um bom contrato de direitos televisivos, ganha as eleiçoes

Anónimo disse...

Acho graça !
Tenho esse direito!
Um candidato credivel ? No Benfica não faltam candidatos crediveis.
Um candidato credivel é Luis Filipe Vieira ?
O Sport Lisboa e Benfica tem OBRIGAÇÂO de ter um presidente que ganhe mais do que 2 campeonatos em 10 anos, que nao me fale sempre do plantel no inicio da epoca etc etc
Mas estamos todos com falta de memoria quando se fala de credibilidade ? Querem falar de credibilidade financeira ? Qual delas ? As negociatas , como por exemplo o Centro de Estágio ? Querem falar da desportiva ? Quantos jogadores entraram no Clube nestes 10 anos ? Quanto recebeu o Sr Presidente em comissões? Não sabem? Perguntem ao JOrge Mendes que ele diz onde deposita as mesmas. Querem falar de credibilidade institicional ? Um presidente que nas AG desafia sócios para a "porrada" que mais se pode aguardar. Temos é um Presidente que sabe muito bem como navegar nestas aguas sujas do futebol ! Eu sócio do Glorioso há cerca de 42 anos tenho saudades de Borges Coutinho, Fernando Martins e de muitos outros dirigentes que elevaram e dignificaram o clube como nunca ! O Sport Lisboa e Benfica tem muita e demasiada CATEGORIA para os actuais dirigentes ( não todos e aqui resolvo o GRANDE Jorge Arrais)de baixo nivel!
VIVA SEMPRE O BENFICA !

Gonga disse...

Se no nosso país a justiça funciona-se o Vieira tinha ganho mais do que dois campeonatos.

Acho que em geral tem gerido bem o clube mas é sp bom que existam alternativas.

Unknown disse...

Se o Zé Manel Taxista concorrer contra o Vieira eu voto nele pois dificilmente consegue fazer pior que o vieira. Concordo com a maioria da tua análise, mas também concordo que isso da credibilidade não é mais que uma desculpa de quem não tem resultados desportivos.

Pedro disse...

Espero que o sucesso desportivo não determine o futuro de Vieira. Espero ser campeão e vencer tudo o que há para vencer e no final dizer adeus para sempre a Vieira.

Bobe disse...

O Benfica pre-vieira tinha 100 milhões de prejuízo, agora tem à volta de 500.

John Wakefield disse...

Boas

Eu não digo que o trabalho do Vieira não tenha sido positivo no cômputo geral, mas fico com a ideia de que com ele ao leme aquilo já não dá para mais... Ele foi necessário para a recuperação do Benfica o que conseguiu com indiscutível sucesso, mas continua a cometer os mesmos erros. O Benfica tem que começar a encontrar alternativas e espero que as eleições não fiquem manchadas como na última vez.

Também concordaria com o Gonga, quando refere que, com arbitragens totalmente isentas, o Benfica poderia ter conquistado mais títulos do que aqueles que logrou na era Vieira. Mas verdade seja dita, Vieira continua a cometer os mesmos erros. Parece que ainda não aprendeu nada com o caso Sokota (entre outros). Pois... parece que a renovação do Maxi é mesmo só palavreado de jornalistas... Não duvidem que, se as coisas não forem resolvidas devidamente, surgirá, muito provavelmente 1 convite no dia 1 de Janeiro... e não é difícil de adivinhar quem será a entidade interessada! E com o Aimar, que deixe também as coisas correr... e depois...

Anónimo disse...

É engraçado constatar que para muitos adeptos a culpa do Benfica só ter ganho dois títulos neste década é culpa das arbitragens. É ainda mais engraçado os Benfiquistas em geral não conseguirem admitir que as arbitragens também os beneficiam e muito na maior parte dos jogos. Relembro que no jogo contra o Gil Vicente o Benfica marca um golo em fora de jogo e também relembre para os mais esquecidos que contra o Paços o arbitro não viu as agressões de Maxi e Xavi como também não viu os dois pénaltis contra o Benfica. Caros Benfiquistas sejam mais isentos nos vossos comentários, tirem as palas porque quando derem por ela o vosso Presidente tem o Benfica na bancarrota. O discurso e a estratégia ( choradinho diário em torno das arbitragens) adoptado pelos vossos dirigentes e comentadores não vai resultar toda vida. Como pode o Benfica ser uma instituição credível com um Presidente que já foi preso por trafico? Como podem os sócios do Benfica deixar um homem que já faliu cinco empresas assumir a gestão do clube? Acordem porque este senhor é bem pior que o Vale e Azevedo.