quarta-feira, 5 de outubro de 2011

É preciso defender Gaitán...

... diria eu, que é preciso entender o futebol de Nico Gaitán. Não é uma unanimidade dentro do universo benfiquista, mas o internacional argentino, será porventura o futebolista do Benfica mais talentoso, depois de Pablito Aimar. Muita gente ainda o associa a Di Maria, quando Nico é um jogador distinto, não é tão velocista mas é um jogador mais cerebral com bola fruto da sua formação onde jogou sempre como engache, ou seja, como playmaker. Apesar de agora jogar sob os flancos, Gaitán é um jogador bem diferente do actual jogador do Real Madrid, mas que com ele partilha junto dos adeptos uma coisa: É capaz de levar aos aplausos e aos assobios uma mesma pessoa, num mesmo jogo. Pois bem... Não podemos pedir a Nico aquilo que ele nunca será, ou seja, um jogador de equilíbrios. Digo isto porque muita gente fica com os cabelos em pé, dada a sua inabilidade por vezes em fechar o flanco nos momentos defensivos, algo que ultimamente melhorou significaticamente diga-se.

Nico é um desequilibrador, talvez o principal desequilibrador do Benfica, é alguém que pode tirar da cartola um coelho de um momento para outro e decidir uma partida. Seja num grande golo, seja numa grande assistência, o Benfica sem ele, será um Benfica mais fraco neste momento. Em condições normais e caso esteja bem fisicamente tem que ser um habitual titular, dado àquilo que pode oferecer à equipa e que mais ninguém o consegue oferecer da mesma forma: imprevisibilidade. Jesus tem um desafio pela frente, tornar Nico num jogador que jogue mais em função do colectivo, quando isso acontecer, estaremos perante um caso sério. Arrisco a dizer que a próxima venda milionária do Benfica estará aqui -  não é por acaso que está bem referenciado pelos adversários do Benfica por essa europa fora. Os adeptos não podem deixar de ser exigentes para com ele, mas precisam também perceber o jogador especial que ele é - precisam entender que a margem de crescimento deste jogador é ainda enorme, perante o talento que ele demonstra ter. Gaitán, será um das figuras desta temporada, pela positiva, estou certo.

10 comentários:

Mindfuck disse...

Era vendê-lo por uns 30 e ir buscar o Salvio, aposto que anda a desvalorizar lá por aqueles lados...

Far(away) disse...

É tempo de começar a esquecer Salvio...

Edu disse...

Gaitán é o nosso melhor talento, em termos de potencialização. Concordo com o que fora escrito, gostei de ler ainda que considere que não se tem dado devido valor ao seu contributo no Benfica bem como à sua evolução, sobretudo táctica.

Espero mais dele, tem mesmo muito talento.

edgar_slb disse...

Boas.
Quando vi Gaitán a começar a jogar no Benfica, logo vaticinei que seria, de todos os reforços, o que daria maior retorno financeiro.
Já o disse a amigos, e digo-o aqui, que Gaitán tem tudo para, se lhe apetecer, ser considerado o melhor jogador do mundo. É um deleite para os olhos, este Nico!
CARREGA BENFICA!!!

Anónimo disse...

O único desapontamento, se é que se pode falar em desapontamento, que eu verifico que existe por parte dos adeptos em relação ao Nico Gaitán tem a ver com o facto de, por vezes, ele não passar a bola no momento oportuno, enveredando por sucessivas fintas até ficar sem a bola.
Mas acho que, cada vez mais, os adeptos vêm percebendo que o Nico é um jogador acima da média e que, de repente, dos seus pés podem sair maravilhas.
Quanto ao mais, concordo no essencial com o que vem no post.
MM

Shadows disse...

O Gaitan tem sim um potencial gigantesco. Mas pode não passar disso se não ganhar algum espírito de equipa, de sacrifício. Não se trata de passar mais ou menos a bola, mas sim de acompanhar a equipa na luta. E nisso Gaitan ainda tem muito a melhorar. Olha demais para si, e de menos para o que pode fazer, por exemplo, a defender. Só assim poderá tirar proveito do seu potencial. Vejam o caso do Balotelli: nunca vai ser um fora de série, porque é um arrogante que ganha um balúrdio sem o merecer. Só olha para si, e não para o colectivo. E isso é que faz a diferença entre grandes jogadores e grandes promessas que nunca chegam a concretizar-se.
Saudações benfiquistas
Shadows
http://irredutivelslb.blogspot.com/

Edu disse...

Isso na minha humilde opinião não é verdade, caro Shadows. O Gaitán é hoje um jogador mais de equipa e tem ajudado o Maxi.

Se não desce mais vezes para ajudar em alguns jogos, penso que é por instruções do técnico. É a minha opinião que muito boa gente ainda não viu a evolução táctica que o Gaitán tem apresentado esta época.

John Wakefield disse...

O Nico Gaitán é um excelente jogador. Não tenho dúvidas que acabará mais tarde por dar o salto para um dos principais campeonatos europeus. Devemos aproveitá-lo enquanto está no Benfica, porque jogadores com polivalência, excelente visão de jogo e colocação de bola, fazem jeito a qualquer equipa. Gaitán é esse jogador, um autêntico tecnicista.

xirico disse...

Hoje mais que nunca é preciso apoiar o Gaitan,já que blogs ditos isentos, se aproveitam de alguma insatisfação dos adeptos para desancar o Nico.

Anónimo disse...

Fico satisfeito por ver agora comentários que vão ao encontro daquilo que vaticinei há já algum tempo. Concordo na quase totalidade com aquilo que foram expressando relativamente a Gaitan, pois trata-se de um talento puro, que precisa de trabalho em funções específicas mas, que no entanto, possui uma margem de progressão enorme.

Escrevi então que quando assimilasse a contribuição para a equipa como coletivo em detrimento de excessos individuais, estariamos na presença de um caso sério.

Para minha satisfação já vai tendo noção do apoio defensivo e melhor ainda, já coloca ao serviço do conjunto a sua capacidade inigualável de colocação da bola à distancia.

Façamos votos para que continue a evoluir de forma a servir o Glorioso nas conquistas que aguardamos.

Força Nico!!!!!!!