segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nemanja Matic tem sido boa alternativa a Javi?

No campeonato o sérvio já conta com mais minutos jogados que o próprio Javi Garcia. Matic tem aproveitado as lesões do espanhol, para ir entrando na equipa, amealhando minutos e sempre que foi titular até ao momento, o Benfica ganhou sempre. Mas será Matic o substituto ideal para Javi Garcia? Nota-se que tem cultura de posição de médio centro e que como médio defensivo está ainda a ser trabalhado. Jogando em cunha com Javi em alguns jogos, acho que pode ser uma boa solução, mas apesar das prestações relativamente positivas a "6" tenho algum cepticismo ainda ser será solução para essa posição específica no futuro. No entanto, verdade seja dita, quem dá o que tem, a mais não é obrigado - globalmente as exibições do gigante sérvio têm sido positivas. Que continue assim.

18 comentários:

SLB4EVER disse...

Estou a gostar de ver este jogador, é rápido, alto, está longe de ser tosco e acredito que ainda tenha muito mais a oferecer á equipa.
Jogando na posição especifica do Javi ainda tem muito a crescer mas pelo que tenho visto está a adaptar-se. Fica é a dúvida se já está preparado para fazer a posição contra equipas mais fortes. De qualquer modo é uma mais valia no plantel.
So far so good

Pedro disse...

Matic é um belo jogador ( Vénia ao Ginha que o disse alto e bom som ainda a pré época não tinha começado) que é uma alternativa a Javi. Mas é um alternativa com um futebol bem diferente. Penso que cumpre muito bem neste tipo de jogos do nosso campeonato mas tenho algumas dúvidas na capacidade de o fazer perante adversários mais fortes. Claro que se JJ mudar a táctica para um 433 se calhar Matic fica mais protegido.

Vasco disse...

MATIC TEM TUDO PARA VIR A SER MELHOR QUE JAVI, A UNICA DESVANTAGEM DELE É O JOGO DE CABEÇA.

xirico disse...

Continuo na minha:acho que ele é mais um médio box to box(e bom) do que um médio defensivo.Penso que o Rúben Amorim faria melhor esta posição e só a paranóia do JJ por jogadores altos faz com que esteja a adaptar o Matic a esta posição.

Jotas disse...

Antes de mais é preciso perceber que javi (jogador que muito aprecio), vai na 3ª época de Benfica, sempre com Jorge Jesus, é um jogador que sabe de cor as rotinas da equipa e percebe o que o treinador pretende.
Matic começou agora, vai ganhando confiança e consistência e percebe-se que melhora de jogo para jogo, por vezes é preciso dar tempo.

Anónimo disse...

O Javi é excelente a jogar na posição 6 para trás, isto é, ajudando o centrais e dobrando os laterais quando necessário.

Matic é um bom 6, melhor 8, que joga da sua posição para a frente.

Penso que são dois jogadores, que jogando na mesma posição, são diferentes.

O Benfica está estruturado para jogar com o Javi. O Matic é um bom suplente.

O Jesus bem podia exprimentar o homem a defesa esquerdo.

GNR

Velha Guarda disse...

Para mim são jogadores diferentes. No entanto posicionalmente podem resolver esta situação em que o Javi está neste momento ( lesão).
Com o andamento da época e as diferentes competições, até poderá haver necessidade de jogarem juntos em diversas situações.
Qualquer um deles sabe defender, melhor o Javi e são jogadores para jogar a "6".
Felizmente estamos bem servidos este ano naquela e noutras posições.

xirico disse...

Far(away):aconselho que dê uma vista de olhos no blog Religião Nacional pois é uma autentica lufada de ar fresco na blogsfera benfiquista.É inteligente e de grande originalidade nas análises que faz.

John Wakefield disse...

Sinceramente e apesar das últimas boas exibições do sérvio, continuo a ter as minhas dúvidas. Não é um recuperador nato de bolas a meio campo (principal função dum trinco) e aqui perde claramente para Javi Garcia.
Mas também em abono da verdade, devo ressalvar que é um atleta muito lutador e tem um bom passe. É forte/robusto no jogo aéreo, mas por outro lado, não me parece ser um jogador muito veloz.

Prefiro o Javi Garcia, mas Matic tem tudo para ser uma opção útil neste Benfica, embora o veja apenas como um bom jogador e nada mais do que isso...

Tiago disse...

Na minha opinião, Matic não é uma boa alternativa a Javi.

Baresi disse...

Já vi uns 4 ou 5 jogos do Benfica esta época com o Matic, e a qualidade so sérvio é simplesmente sofrivel.

Alguem disse que ele é rápido?? Por amor de deus... deve ser o jogador mais lento do plantel, com e sem bola. A pensar e a decidir as jogadas então... é horroroso.
Só consegue fazer uma coisa boa, que é passar para o Emerson com força e precisão (desde que não esteja ninguem á sua frente).

A sua capacidade de desarme é simplesmente inexistente, e a unica coisa que faz bem, é fazer faltas sem levar amarelos...

Se o JJ não fosse teimoso, já o Ruben Amorim estava a jogar a trinco quando o javi não tivesse disponivel, mas falta-lhe dois palmos de altura para corresponder á ansia de sua excla Jorge Jesus, que quando mete uma coisa na cabeça...

Esta é uma contratação ao nivel de Airton, Eder Luis, Weldon, Kardec, Roberto, Jara, Fernandez, etc. O problema é que este está a fazer mais minutos do que se esperava...

dezazucr disse...

Fez o seu primeiro bom jogo. Em todos os outros tem sido complicativo em demasia. Está a adaptar-se à posição, é neste momento uma boa alternativa, mas ainda precisa melhorar muito para ter a importância de Javi. Novamente, foi o seu primeiro bom jogo.

N_Benfica disse...

Para mim são jogadores diferentes e que oferecem coisas diferentes à equipa. Javi é um jogador de maior contenção que dá mais estabilidade, enquanto Matic é um jogador bom a sair que pode ser um primeiro organizador de jogo e permite, tal como o Javi, ganhar bolas aéreas naquela zona do campo devido à sua estatura.

Dêem uma vista de olhos no blog
http://vermelhobenficafutebol.blogspot.com/

SLB4EVER disse...

John desculpa lá mas se o Matic é lento o que é o Javi? Uma tartaruga?

E os caloteiros curruptos nem a ser ajudados vergonhosamente conseguem evitar ser enxovalhados pelo APOEL! LOL

Unknown disse...

Não permite a saída rápida da bola, porque sendo mais tecnicista que o javi gosta de ter a bola no pé e perde tempo necessário, às vezes até perde a bola em zonas potencialmente perigosas. Não sendo o Javi rápido, o Matic ainda é mais lento. Não tem bem a noção das compensações que são necessárias permitindo que as outras equipas abram demasiados espaços entre linhas. Não, definitivamente não, Matic não é um bom 6, para o Jesus é porque o Ruben é baixo, só tem 1,80 acho eu, o problema do Matic, é que tem a concorrência do Witsel para o seu lugar natural. Acho que a saída do airton foi extemporânea, pois, nem o amorim é um trinco a 100%, embora mais conhecedor da posição que o matic, nem o matic é um trinco, mas enfim, é o que temos e só temos que esperar pela vitória hoje, mesmo que joguemos com jogadores fora das suas posições ... quem manda é o jesus, ele é o treinador

NSC disse...

Acho o Matic mais jogador para a posição do Witsel do que do Javi.

John Wakefield disse...

caro SLB4ever, o Javi Garcia também é algo lento, mas tem um posicionamento muito mais eficaz e está em todas, recuperando várias vezes a bola. Matic é bom jogador mas ainda não atingiu esse patamar de rendimento até porque não tem características naturais dum trinco, pois está mais habituado a jogar mais à frente...

Unknown disse...

Para infelicidade nossa, o Matic chegou atrasado e o suiço fusilou o Artur