quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Onde deve o Benfica investir em Janeiro?

É uma pergunta que começa a ser feita na cabeça do benfiquistas. É certo que o plantel este ano é muito mais equilibrado e que a equipa para já está a corresponder pela positiva, mas há sempre espaço para melhoramentos, há sempre uma forma de tornar o plantel ainda mais competitivo, pelo que lanço a pergunta: A ter que investir no mercado de inverno, qual deveria ser a prioridade do clube?

Prioridade das prioridades:

Lateral esquerda: esta é a meu ver a grande prioridade de momento, dada a irregularidade exibicional que Emerson tem patenteado. Mas será que Jesus pensa da mesma forma? Parece-me mais ou menos evidente que dado ao afastamento de Capdevila que o Benfica procura uma nova solução para a lateral esquerda. Ou será que Jesus tira um coelho da cartola e aposta em Luís Martins, jogador vindo da formação? Acho algo improvável, mas nunca se sabe. No mercado de inverno se tivesse que apostar em entradas no plantel, e não tendo que mexer muito, apostaria no reforço deste sector, pelo menos. Se possível alguém que possa fazer as duas faixas. Um Ansaldi...


Outros retoques, mas sem o mesmo grau de urgência:

Lateral direito: Não podendo matar dois coelhos de uma só cajadada (Ansaldi), se fosse possível pensar numa real alternativa a Maxi Pereira, acho que seria de levar isso a sério. O Benfica tem um jogador emprestado, Daniel Wass, a quem reconheço competência, mas será aposta? E se Maxi se lesiona, Deus queria que não, com mais gravidade, será capaz de Amorim fazer com regularidade o lugar com a exigência que se tem que ter para essa posição especifica?

Defesa central: O Benfica tem uma excelente dupla de centrais e um central como alternativa com qualidade, no caso Miguel Vítor. Mas seria de todo descabido, pensar em mais uma solução com qualidade? Se existir uma oportunidade de negócio, e com isto estou a pensar num jogador como Dedé do Vasco da Gama, o único erro, seria o deixar passar essa oportunidade. Nem que seja a pensar mais num futuro a médio prazo... as boas equipas também constroem-se dessa forma, agindo por antecipação... pensando além do hoje.

9 comentários:

Afonso Machado disse...

Concordo em absoluto, as laterais da defesa são realmente os lugares que necessitam de retoques, pelo menos até prova em contrário. Luís Martins pode vir a ser um grande lateral esquerdo e espero que assim seja, e gostaria de o ver desempenhar a função para o avaliar mais concretamente, mas ainda assim necessitamos de um reforço em Janeiro. Capdevila é carta fora do baralho, a meu ver, para JJ.
Ansaldi seria realmente uma excelente alternativa, visto desempenhar com igual eficácia ambas as laterais. Amorim é um jogador que me parece algo determinado a provar que pode ser útil à equipa noutra posição, a sua de origem. A jogar a lateral, na minha opinião, parece que vai um pouco abaixo animicamente. A rever.
Quanto à questão central, também concordo com o exposto no post. Se existir grande oportunidade de negócio seria bem-vindo, até porque Jardel parece-me pouco preparado para este nível de exigência competitiva e para esta massa associativa, naturalmente exigente.
Em suma, temos quanto a mim um plantel forte, mas urge retocar nas laterais com uma ou duas boas alternativas.
Força SLBenfica .p
Abraço benfiquista a todos
Afonso Machado

Vitor Pereira disse...

Dois laterais de qualidade, um para cada uma das faixas e mais dois jogadores do Vasco da Gama: o defesa central Dedé e o avançado Bernardo.

Anónimo disse...

Lateral Esquerdo para ser titular

Lateral Direito para suplente de Maxi

Defesa Central para substituir Jardel

Extremo Direito puro.

O problema é que não existem jogadores portugueses para esta posição e não temos mais vagas de estrangeiros na UEFA.

GNR

José Lemos disse...

Olá,
penso que o Benfica irá ao mercado reforçar duas posições:

1 - Defesa Lataral Esquerdo. Emerson, parece-me unânime que não é suficiente para toda a época. Capdevilla, não se percebendo bem porquê, não conta. Assim, Ansaldi emerge como a melhor opção: é um excelente e experiente jogador; faz as duas laterais; pode ser uma negociação facilitada por terminar contrato em 2012.
Ponto contra: JJ já veio dizer (antes de contratar o Cap e o Emerson, que o jogador não o entusiasma sobremaneira.)

2 - Defesa Central. JJ perdeu a confiança em Jardel (vão ver as convocatórias e os bancos dos últimos jogos) e eu também. JJ nunca morreu de amores com Miguel Vítor. E duvido que Garay tenha andamento para aguentar a época toda, sempre a jogar.
Dedé seria fantástico, mas temo que o Benfica tenha deixado passar o timing em Agosto. A não ser que, com uma jogada de mestre, o tenha acautelado desde logo para o Inverno. E ainda há Eder Luís.

Quanto ao lateral direito, não me parece. O Maxi é movido a Duracell, o Vítor pode jogar ali, e o Amorim sempre foi jogando nesse lugar com JJ. Embora não sejam duas grandes alternativas, são duas boas alternativas. E ainda há Ansaldi, caso venha.
Quem é o suplente do Dani Alves no Barça? Adriano? Puyol?

Mais depressa via necessidade de um substituto para o Javi (a não ser que o Matic seja muito bem educado - e pode ser).

xirico disse...

Pois para além do óbvio l.esq. penso que necessitamos de um extremo rápido que vá à linha cruzar,já que o único que possuíamos com essas qualidades foi emprestado(Urreta).

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Dois Laterais ( Esquerdo e Direito) e um Defesa Central.

Gloriosas Saudações!!

Anónimo disse...

o Benfica se contratar o ansaldi fica com o problema das laterais resolvido, pois ele joga nas duas.

dedé para o lugar de jardel.

falta um extremo direito de grande nivel, aquele shakiri do basileia...

o importante é tambem a renovaçao do maxi e do aimar.

Mr. Shankly disse...

De acordo com tudo. Os comentadores anteriores falam num extremo direito, e de facto é preciso, apesar de ter esperança que o Enzo Perez supra essa necessidade.
Um 10 para começar a preparar a saída do Aimar (no fim da época ou depois) também era bem visto.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, Far(away) e amigos do blog!

Como sócio do n/ querido SLB que se vê obrigado a sofrer (day by day!) aqui pelo Porto nesta cada vez mais…”Palermo lusa”, permito-me a 1 olhar ao futuro imediato,…c/ as lesões do Maxi e do Pérez, a expulsão do Emerson na CL, a ostracização de JJ ao Urreta e ao Capdevila,…:

De tudo isto, creio URGENTES:

1ª.prioridade - DELEGAçÃO DE PODERES A 1 RESPONSÁVEL INTERNO AO SLB

Definitiva e claramente, que seja 1 membro residente da estrutura do SLB com conhecimento e experiência efectivos (agora, é Rui Costa) a mandar no plantel do Futebol sénior do Clube, da sua formação à sua gestão corrente!

Isto deveria ser 1 ACTO DE GESTÃO ABSOLUTAMENTE EFECTIVO, EM CONFORMIDADE C/ UMA VISÂO ESTRATÉGICA DE FUTEBOL ADOPTADA PELO CLUBE (resultante das decisões e/ou opções de 1 Conselho Consultivo a criar por benfiquistas eméritos… E C/ PROVAS DADAS!, devidamente sufragado em votação validada pelos sócios do Clube).

Aliás, este princípio deveria ser até uma QUESTÃO DE HONRA do SPORT LISBOA E BENFICA, na linha dos casos de sucesso que todos conhecemos no mundo do Futebol – Barcelona e Manchester Utd!
APRENDER COM OS MELHORES E DESENVOLVER OS SEUS PRINCÍPIOS NA N/ REALIDADE DE CLUBE (e de País, até!) É PROVA DE INTELIGÊNCIA E ASSERTIVIDADE!

Evidentemente, esta medida visaria… tão só,… PRESERVAR A IDENTIDADE DO SLB E… “não estar ao sabor de birras irresponsáveis” de treinadores que,… aleatoriamente,… “entram e saem” do Clube!

2ª.prioridade - “DEF.ESQ°. p/a TITULAR”

- É URGENTE P/A O SLB 1 jogador de verdadeira qualidade p/a titular! Bom defensor - é a sua prioridade -, mas que… SAIBA ATACAR BEM e REGULARMENTE!

Hoje, é fundamental ter… laterais que abram jogo, vão à linha e rematem… COM QUALIDADE!

- Emerson É LIMITADO… E MUITO! NÃO PODE… NEM DEVE… SER TITULAR NO SLB!
C/ Emerson,… a equipa fica desequilibrada e… é bem + difícil 1 SLB GANHADOR!
- Christian Ansaldi? Boa opção para se impor a DE e, sob necessidade, ser opcional a DD!

No entanto, continuo a achar que... TEMOS 1 DIAMANTE a lapidar - DAVID SIMÃO! JOGADOR DE CLASSE – c/ técnica, raça, velocidade, visão de jogo e… alma benfiquista!
Tem todas as condições para…seguir as pisadas do Coentrão, ASSIM JJ ABRA OS OLHOS!… OU O RUI COSTA LHOS ABRA! (é uma das suas funções, a correcta gestão dos Activos).

Se for esta a opção, ou porque economicamente inviável uma contratação de qualidade como ANSALDI, a estratégia a seguir pelo SLB (E NÃO PELO Sr.JJ!) deveria ser POTENCIAR O D.SIMÃO a DE titular e DESENVOLVER A FORMAçÃO DO L.MARTINS, como alternativa. A apostar em jovens, invista-se O MELHOR E MAIS POSSÍVEL…NA FORMAçÃO DO SLB! Rentabilize-se e aposte-se na optimização do Caixa Futebol Campus!

3ª.prioridade: - DEF. DIR°.:
Não há 1 opção de real valia em alternativa a Maxi…, ou então, o R.Amorim que…
fale menos e se assuma mais e melhor como opção DE EFECTIVA QUALIDADE!
- Wass é flop! Aposte-se, sim, na evolução do André Almeida! Tem qualidade e…é português!

4ª.prioridade: - DEF. CENTRAL.:
Não há 1 opção efectiva em alternativa a Luisão e Garay; M.Vítor é bom, mas dificilmente virá a ser referência numa defesa. Jardel…não mostra nível p/a o Benfica!
A serem verdadeiras as referências a Dédé (V.Gama), por que não a troca por Éder Luis? Sairíamos claramente a ganhar, pois na a posição de Éder L. temos Rodrigo+N.Oliv.+F.Jara!

RESUMINDO,…
-…temos 2 problemas graves nas laterais defensivas,… mas é viável resolvê-los… EM CASA! SEM MAIS INVESTIMENTOS!… Sejamos pois… INTELIGENTES E ASSERTIVOS!
-…no eixo da Defesa, seria óptimo… salvaguardar 1 OPçÃO DE CLASSE!

Daqui da Palermo lusa, um abraço e… FORçA BENFICA! SLB… SEMPRE!
RSG