quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aimar, o jogador chave deste Benfica

Aimar fez recentemente em dois grandes jogos, duas excelentes exibições, falo do jogo em Manchester e do jogo contra o Sporting na Luz. Eram dois jogos chave para o Benfica e onde os melhores teriam que aparecer para comandar a equipa rumo a bons resultados e assim aconteceu com El Mago. É ele o organizador de jogo, quem dita os ritmos de jogo, quem acelera quando assim é necesserário, quem põe "gelo no jogo" quando o melhor é jogar em contenção. E fá-lo com uma mestria incrível, com uma classe fora do normal. Sem ele não existe uma ligação correcta entre os médios e o(s) avançado(s), sem ele o Benfica não tem tanta perigosidade nas transicções defesa/ataque, dado à sua grande qualidade de passe, dado à sua inteligência em saber o que fazer em cada momento do jogo. É certo que existem outros jogadores importantes para o esquema de Jesus, mas é Aimar a peça à volta do qual tudo se desenrola com maior facilidade. Tudo parece fluir com naturalidade, é o tipo de jogador que sabe o que vai fazer antes de receber a bola, aquele jogador que joga com a cabeça levantada, lendo o jogo, não fazendo dele algo demasiado abstracto. Pelo que pergunto, e renovar não?

Quem dentro do actual mercado futebolístico pode substituir Aimar? Muito poucos ao alcance do Benfica. Aos 32 anos, Aimar demonstra uma frescura física que muitos duvidaram que ele pudesse ter, demonstra uma alegria em jogar contagiante, talvez por saber que a cada jogo que passa, a sua carreira aproxima-se do fim. Deve o Benfica pensar noutra coisa que não seja a renovação com este génio da bola? Mais 1 ou 2 anos de Aimar na Luz por favor, é um orgulho vê-lo com o manto sagrado vestido com as suas faculdades enquanto jogador intactas, o que significa que pode dar ainda muito ao clube. De época para época o seu rendimento tem subido, esta temporada então, nota-se a cada jogo, o quão importante é para a equipa.

Renovar deveria ser um processo natural. Acredito que o jogador queira continuar na Luz, e acredito que o Benfica queira continuar com os seus serviços, como não querer? Seja como for, Jorge Jesus tem sabido gerir a condição física e psicológica de Aimar, tem sabido extrair dele o máximo possível. Mas Jesus tem dentro do plantel Bruno César, que embora diferente de Aimar, podia alternar com ele em certos momentos. O brasileiro tem sido enconstado à ala, talvez por causa da ausência de Enzo Pérez, mas é no centro onde pode render mais. E tem um mestre à altura para potenciar o seu futebol.

Aimar é arte.

16 comentários:

Anónimo disse...

Tambem existe um rapaz chamado david simão, que não pareçe ser mau jogador. Ele, juntamente com o chuta chuta deviam alternar com o aimar.

JKL

Far(away) disse...

David Simão até podia ser também uma alternativa ao Witsel, mas é muito pouco utilizado por Jesus, penso que poderia jogar mais.

Anónimo disse...

Já disse vária vezes, com a categoria do Aimar, só vi 2:

Ricardo Gomes e Pred'homme.

GNR

Berrante De Encarnado disse...

Subscrevo

Aimar tem de facto uma qualidade e inteligência a jogar, diria eu, inigualável não só no Benfica como em Portugal. E na Europa também não existem muitos como ele. Pablito é, verdadeiramente, o Maestro dos tempos modernos.

Cumprimentos benfiquistas

xirico disse...

Concordo com tudo,Para mim é Deus no céu e Aimar na terra.Com isto digo tudo o que acho dele.

Anónimo disse...

Por regra não tenho ídolos individuais. Creio que pode ser uma prática pouco saudável uma vez que roça muitas vezes a subserviência. Aimar consegue, no entanto, aproximar-se dessa figura de ídolo. Mostra ser uma pessoa humilde pelas palavras que profere, é um profissional notável e essencial na manobra ofensiva do Benfica. Deste modo lançou-se uma campanha de promoção da renovação do contrato de El Mago no facebook à qual convido todos os benfiquistas a aderir em http://www.facebook.com/events/178680855552954/

Bruno Antunes

Anónimo disse...

Far, é certo que as birras de Jesus em não apostar no David Simão são como são, mas acho que o Jesus ta a mudar um pouco a sua mentalidade. Prova disso foi o lançamento de Miguel Vitor contra o Manchester (e não Jardel).É verdade que o Miguel vitor não foi lançado contra o sporting, mas ele pareçe-me que talvez ainda não aguente os 90m. Tambem o Rodrigo E o chuta-chuta ganharam titularidade contra o cardozo e o Nolito.
E fala-se do Eduardo a titular contra o maritimo. Espero que isto seja sinal da aposta do Benfica em rodar a equipa.

Para além do Bruno César e do David simão, há um outro jogador que gostaria ainda de ver considerado, daquele que é o tapa-buracos da equipa. Falo, como é logico do amorim, que embora n seja titular, ja foi lançado uma vez contra o manchester (de inicio) e contra o sporting, para substituir aimar, e em ambos os casos ele fez um bom jogo.

*Será o amorim um jogador a considerar?

JKL

Velha Guarda disse...

Pablito no sábado, deu um show de bola. Tive o cuidado de verificar ao vivo a sua técnica mais em pormenor. É um grande jogador de bola, poucos têm esse dom, nasce com o jogador.
A cabranagem lagarta queria dar cabo dele.

Far(away) disse...

JKL, Amorim é um jogador importante para qualquer plantel porque é um jogador que consegue com eficácia fazer vários lugares. Mas também acho que essa polivalência funciona um pouco contra ele. No meio campo é onde poderia ser mais utilizado, como alternativa a Witsel, diga-se. Como lateral direito, confesso que não gosto de o ver jogar.

Pedro disse...

E só de pensar que há cromos (alguns benfiquistas incluídos) que acham o LOLK o melhor jogador a actuar em Portugal...

Aimar é um gênio. Para renovar dois anos sem pensar.

Anónimo disse...

Adorei ler! Adoro ver Aimar jogar!

cumprimentos

John Wakefield disse...

Aimar é um mágico... Infelizmente a sua condição física já não é o que era. Mas apesar disso, concede-nos momentos de magia. Recepção de bola apurada, excelente técnica e colocação de bola, Visão de jogo elevada... Aliás, tudo o que um 10 precisa de ter para se afirmar no futebol.
Quantas vezes não é ele que leva o Benfica para a frente quando as coisas não estão a sair bem?
Aimar é para ficar - Ponto final... e creio que nem sequer existe discussão pois o consenso impera! Espero também ansiosamente pela renovação de Maxi que, desta feita, parece estar mesmo eminente.

Jotas disse...

Aimar tem de facto influência na qualidade do futebol do Benfica, no entanto, julgo que se há vantagem que este Benfica tem em relação aos outros é que não depende de ninguém, vale essencialmente pela equipa.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com as opiniões expressas.
Aimar em boa condição física e psicológica é o pensador do jogo do Benfica. Apenas pretendo deixar um reparo.

O " catedrático" voltou a falhar taticamente contra o sport. e por sinal atingindo o Aimar. Com a colocação perto de Cardoso, não havia ninguem capaz de por ordem na manobra da equipa. Aimar, além de ser um fabuloso exercutante também é inteligente e notando a dificuldade na organização, foi descendo no terreno e então deu um recital... sobrando-lhe talento para aparecer em espaços vazios na área adversária a criar perigo.

Também sou de opinião de que Nolito, teria sido mais útil que Bruno César, porque devido à sua irreverencia e capacidade para pressionar o adversário logo à saída da construção das jogadas, teria manietado muito mais atrás as ações de João Pereira, que é o jogador que faz a maioria esmagadora das transições defesa-ataque.

Anónimo disse...

Fcp facturou 20 M na venda do Falcão e gastou quase 18 M em Danilo...

Nuno disse...

Na minha opinião, o sucesso deste Benfica até à data deve-se:

- À boa leitura geral do Jesus. O homem certo na equipa certa.

- Às maiores opções no plantel (o Rodrigo parece finalmente suprir a ausência de um avançado veloz, capaz de alargar o jogo, dar mobilidade e trocar a bola com qualidade com os companheiros da frente).

- O acerto nas contratações (tirando o 1º/2º lateral-esquerdo no único reforço que podemos considerar falhado - Capdevilla)

- Maior unidade e espírito de entre-ajuda, tão visível nos últimos jogos.

- Maior solidez táctica que ganhou com a entrada do Witsel, dando origem a uma equipa mais fiável, embora menos empolgante e esmerada na procura do golo.

- O Benfica tem sido uma equipa em que os jogadores têm apresentado elevado rendimento (apenas os laterais têm estado uns furos abaixo do esperado), mas a destacar alguém seria:
.O Witsel por ser o pêndulo nas acções defensivas e ofensivas da equipa.
.O Artur pela segurança que transmite ao sector mais recuado e pelas defesas que "valem pontos".
.E o Nico Gaitán que no espaço de um ano tornou-se num jogador de nível para ser seguido pelo Barcelona e Manchester.