sábado, 5 de novembro de 2011

Nolito tem sido injustiçado por Jesus?

Na blogosfera benfiquista tem sido um dos assuntos abordados. Depois de um fantástico início de época, onde facturou no total oito golos com boas exibições a condizer, Nolito tem sido relegado regra geral para o banco de suplentes ultimamente, mantendo Gaitán e Bruno César a titularidade. Estará Nolito a ser desconsiderado pelo treinador, como afirmam algumas opiniões, fará menos sentido para Jesus no seu esquema a utilização do jogador espanhol, ou simplesmente Nolito está atravessando um momento de menor fulgor e por causa disso tem passado mais tempo no banco, entrando com esse estatuto no decorrer dos jogos? Eis o que pergunto...

Na minha forma de ver as coisas, todos os jogadores que actuam sobre as alas passam por um momento menos positivo a nível físico, seja Gaitán, Nolito ou Bruno César, um problema aliás que se estende a outros jogadores, noutros sectores do campo como é o caso de Witsel. Não há muito tempo, contra o Beira Mar, Nolito foi titular e não realizou uma exibição positiva, nem ele, nem quem actuou no lado contrário (Bruno César). O denominador comum nos últimos jogos tem sido esse... Os alas têm estado abaixo das expectativas, quando comparado com o início de temporada e nesta equação, entra obviamente a lesão de Enzo Pérez que se estivesse disponível, seria mais uma carta fundamental para o treinador, estou certo. Mas estará Nolito em pior forma do que os seus companheiros?

Estará então o jogador andaluz a ser menosprezado pelo treinador? É certo que a meu ver no início da temporada, Jesus teve umas declarações que na altura considerei menos elogiosas para com Nolito, mas alguém acredita mesmo que um treinador de topo, coloca as suas embirrações, vamos chamar assim, à frente do que é o melhor para a equipa? Certamente alguns dirão que sim, certamente que também haverá quem dirá que este abaixamento de forma da equipa recentemente, tem a ver com a ausência de Nolito no onze titular, mas eu acho que o problema vai além dessa hipótese.

Na minha óptica o futebol do Benfica tem um problema neste momento no que concerne aos alas, sejam eles quais forem. O futebol é demasiado centralizado, ou seja, todos os jogadores disponíveis para os flancos, têm a tendência de ir para o centro, afunilando muito o jogo, tornando as acções ofensivas, por vezes demasiado confusas. Quantas vezes vemos nós, alguém ir à linha de fundo e sacar de um cruzamento perigoso? Observam Gaitán a fazê-lo, Nolito, Bruno César? Contra equipas onde é preciso abrir o jogo, descobrir buracos, desbloquear autocarros, será importantes ter jogadores com essa capacidade e neste momento o único que temos, está lesionado (Enzo Pérez). Voltanto ao tema do post, quero acreditar que este afastamento de Nolito do onze, tem a ver apenas com questões tácticas e não com alguma embirração por parte de Jorge Jesus, que as tem por vezes em determinadas circunstâncias.

11 comentários:

Anselmo Damasio disse...

Cheira-me a mais uma teimosia do JJ, mas sinceramente espero estar enganado e que seja mesmo um momento menos bom do Nolito, o que sucede realmente a todos os jogadores.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS

Anónimo disse...

Diz me lá quantos alas de ir a linha tem o Barcelona.

E quantos cruzamentos perigosos faz por jogo?

Unknown disse...

Eu sinceramente acho que o Jesus tem razão num ponto, o Nolito continua demasiado individualista.

Ok, é verdade que um jogador como ele, na posição em que actua, tem de ser mais individualista do que outros qualquer jogador, em outra qualquer posição. No entanto há uma coisa que eu não compreendo, por vezes Nolito tem oportunidade de jogar simples e, daí desequilibrar, mas no entanto cai sempre no erro de tentar fazer uma finta. Pode ser só uma finta de corpo, pode ser só o fingir que leva a bola para um lado e puxa para o outro, mas irrita-me que nunca faça um unico movimento simples, um passe de primeira, um domina, toca e foge... Nada.

É um vicio do Nolito, a jogada individual. Mas Nolito tem de aprender a ler o jogo, a saber quando a finta é realmente importante para criar desequilíbrios, ou quando, pelo contrário, jogar de primeira é a solução.

Abraço

Miguel Nunes disse...

Pois eu acho que a seguir ao Aimar e ao Saviola o Nolito é o jogador menos individualista do Benfica. E sim, desde o 1º jogo que se percebe q o JJ n percebe o alcance do jogador que tem. Quem perde é o Benfica.

SLB4EVER disse...

Seja lá o nome que se queira dar eu nunca ví o JJ jogo após jogo dar os sermões que já o ví dar ao Nolito a mais ninguém, isto mesmo em jogos que marcou golos importantes.
Sim é individualista, mas não é a ser enxovalhado em público que se vai resolver isso, é nos treinos em privado, ele pode corrigir e não reprimir. Em ano e meio alguma vez viram o Gaitán ou outros serem alvo de tratamento semelhante? Ah pois é...

Eu sei é que estava a ser benéfico para a equipa a rotação entre ele e o César e depois entre ele ,César e Gaitán e não me apercebi de nada que justificasse esta mudança! Ainda temos o aspecto César sempre foi uma 2ª opção preponderante ao contrário do Nolito. Tb acho bem positivo ter dois jogadores a lutar pelo lugar, mais do que ter um acomodado a ser titular e o outro conformado com o banco.

Sei tb que o treinador é quem tem mais influencia na atitude e motivação dos jogadores e que as suas acções e palavras se refletem nisto. É preciso ter o plantel todo motivados, não apenas 5 ou 6 jogadores ou mesmo 11 e convém evitar criar focos de instabilidade, assim não sendo com que realismo podemos ambicionar garndes conquistas?

Num clube com a dimensão e ambição do SLB torna-se ainda mais importante que o seu treinador para além de ser bom no aspecto técnico seja excelente como líder e motivador, ele tem que ser o primeiro a proteger o plantel e criar um grupo unido, nunca pode ser o primeiro a inventar problemas, a criar instabilidade e a querer o mérito das vitórias só para ele.

Amanhã é para ganhar como sempre, e tem de ser com este espírito e atitude que todos precisam ter seja no banco ou em campo. É aí que isso tem que se reflectir e não em palavras soltas.

e pluribus unum

Unknown disse...

São opiniões. E a minha é que o Nolito, nunca, ou raramente joga simples. Tem de dar sempre mais um toke na bola antes de a soltar.

John Wakefield disse...

Não creio que Nolito esteja a ser prejudicado... Existiu uma altura em que a escolha recaiu sobre ele mas agora o JJ tem optado por apostar mais em Bruno César. São jogadores muito úteis ao Benfica (embora completamente diferentes) e espero que fiquem no Benfica por muitos anos. Ambos continuarão a ter muitas oportunidades.

Unknown disse...

Compreendo o que dizes Far, mas acho que estás a ver mal, no Benfica quem rompe pela ala até à linha são os laterais, Maxi e coentrão no ano passado, Maxi e ..., é isso não temos ninguém do lado esquerdo. Quanto ao nolito, precisa de ter jogadores que saibam jogar curto, tipo aimar, saviola, rodrigo, witsel, até mesmo o cardozo, em tabelas, procurando a ruptura entre linhas, tipo o barcelona (com as devidas distâncias). O problema é que quando nolito entra, já não há ninguém para tabelar com ele e portanto torna-se difícil que o jogo dele se enquadre com a equipa. Acho que se aimar já não estiver em campo, justifica-se a passagem de gaitan para o meio para poder dar apoio. Aqui e ali nolito tem laivos de individualismo, mas é dos jogadores mais inteligentes e colectivos a jogar curto e em tabelas num ataque em posse e menos assertivo a jogar em transição. concordo com o PB, está a ser desperdiçado o talento dele pelo Jesus, com prejuízo do Benfica, mas o treinador é ele. E sim, em Aveiro Nolito e não só teve um jogo fraco, mas quantos já não teve o Gaitán ou o Bruno césar ou o Witsel ?

L. disse...

nao vejo nem teimosia nem embirracao. o bruno cesar comecou a jogar mais vezes que ele... e desatou tambem a marcar golos em serie. se compararmos desde o inicio da epoca jogaram praticamente o mesmo tempo em jogos oficiais.

Pedro disse...

Eu optava por Nolito a titular e César no banco pq o brasileiro,com a sua surpreendente capacidade de explosão, consegue dar muuito mais à equipa saíndo do banco do q Nolito quando é suplente.

Vasco disse...

Claro que Jorge Jesus não gosta de Nolito , assim com não gostava de Eder Luis, como tb não gosta de David simão , Nelson Oliveira etc etec... Ou seja só gosta dos jogadores "negociados" por ele . fiz-me entender?