segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Notas soltas sobre o jogo de hoje (e sobre a época, até agora).

PREPAREM AS CAÇADEIRAS DE CANOS SERRADOS, ISTO HOJE VAI DOER!!!!


1. O Benfica não joga nada. Colectivamente, vale zero! Vivemos de alguns lances de sorte e inspiração de um ou outro jogador, ocasionalmente. Aimar não está incluido. Não há uma jogada de envolvencia ou um lance de bola parada trabalhado. (há quanto tempo não marca o Benfica um golo de um canto?)


2. Como é possivel o emerson jogar, tendo o Capdevilla no plantel? Como, caralho, como??????? Um ganhou a Liga francesa sem saber como, o outro é Campeão da Europa e do Mundo...


3. Alguém explique ao Witsel que ter técnica, sentido posicional e muita habilidade é muito bonito, sim senhor, mas se não correr não serve de nada.


4. (Agora é que são elas!!!!) O plantel é curto em termos de opções reais. Não temos um único jogador que pense o jogo caso o Aimar não possa jogar!! Não temos um único extremo!!! Nem um!!! (é verdade que tivémos azar com a lesão do Enzo, mas isso não explica tudo. Sálvio, como sempre disse, faz muita falta e já nem quero falar do Di Maria nem do Reyes). O plantel do Benfica não é curto, mas está mal montado. EX: Bruno César á esquerda é, e será sempre, uma adaptação. Assim com o o Gaitan.



5. Não há magia no plantel do Benfica. Não há um jogador que seja rápido e com imaginação suficiente para inventar um raide ou uma jogada de perigo a partir do nada. Aimar não incluido, novamente. Antes tinhamos Reyes, Ramires, Di Maria, Fábio Coentrão e, pasme-se, até David Luiz!!! Só para citar um passado recente... Agora vai ser forte: gostava de ver um jogador como o Diego Capel no Benfica... Que corra, rompa, avance e cruze!!!


6. A critica que aponto acima, poderia excluir Gaitan. Mas não exclui. Fisicamente, assim como toda a equipa, está uma lástima e o propagado interesse do Manchester parece que lhe está a fazer mal aos neurónios. No entanto, reconheço, ainda é o único, tal como o Aimar, que ainda vai tentando fazer alguma coisa.


7. Não me interessa se já marcamos golos há "sei-lá-eu-quantos-jogos-seguidos", e, há "não-sei-quantos-jogos" que não perdemos. O que me interessa é que já não ganhamos há 2 jogos e isso já nos custou a qualificação antecipada na CL e a liderança isolada no Campeonato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


8. Daqui a umas semanas defrontamos o sporting. Eles jogam pouco. Muito pouco. Mas têm raça, querer, vontade. Nós temos talento, mas é tudo lento, a passo e, ás vezes, sem vontade. Temo muito pelo resultado desse jogo. Emocionalmente, pode definir o resto da época...


9. Como é possivel o Maxi ainda não ter renovado????


10. Mesmo com equipas abaixo do aceitável, sofremos sempre golos. Salvo honrosas exepções.


11. Ausência de trinco para substitui Javi. Matic não é, nem pode ser, opção. Mais uma vez, opções, só no papel.



Felizmente, nem tudo é mau:


. Artur preud´Homme é um descanso. Grande, enorme Guarda-redes. Consistente, seguro, fiável e que transmite confiança,


. A duplas de centrais. No entanto, espero ainda muito mais de Garay. Muito mais. Mas se se mantiverem assim já fico muito feliz.


. Cardozo. Não tem culpa, mas que mais poderá ele fazer se ninguém cruza uma puta duma bola??? As poucas que lhe vão chegando, ele lá as vai metendo!!!


. Rodrigo. Temos jogador.


. Witsel: grande jogador. No entanto, ver o ponto nº 3 acima descrito.


. Dinâmica anti-derrotas. Dá confiança e moral.


. Prestação na CL: por esta altura esperava termos 9 pontos. Aceitava derrota em casa com o MU, mas não consigo aceitar um empate em casa com o Basileia. No entanto, e globalmente, a campanha está a ser boa com as hipóteses de qualificação intocáveis e até melhores que nunca.


. Campeonato. Deixei este de propósito para o fim: estamos em primeiro lugar, com os mesmos pontos dos corruptos e o sporting um ponto atrás. Existe, num entanto um grande detalhe: já jogámos na pedreira e no dragão. Na próxima, defrontamos o sporting e ficamos despachados, enquanto os putativos candidatos ao titulo, a partir dai, começarão a jogar entre eles com a consequente perca de pontos entre eles, o que jogará sempre a nosso favor.



Resumidamente: em termos de performance nas competições, estou, de um modo geral, bastante satisfeito com o rendimento da equipa. Em termos de atitude, soluções e profundidade do plantel, não.



PS: todos os comentários são bem vindos. Excepto aqueles que começarem com disparates do género: "Bastou dois jogos sem ganhar, e saltam logo os profetas da desgraça a atacar tudo". Esses, dispenso. Compreendam: eu, tal como vocês, amo este clube e só lhe desejo o melhor.



VIVA O BENFICA

39 comentários:

Far(away) disse...

Grande post Galaad!

POC disse...

Grande Galaad, parabéns.
És daqueles que sigo há anos (tal como o Far(away)). Só há pouco decidi entrar activamente na blogosfera.

Continuamos a assistir ao benfiquinha. O problema é que o benfiquinha é suficiente para a maioria dos benfiquistas. Esses os grandes culpados do que passamos há 15 anos. OK, há 7/8 anos.

Eu sou do Benfica. Eu só me revejo no Benfica, não neste benfiquinha.
O preocupante é que se formos campeões, é outro tiro no escuro, não é resultado de nos termos tornado novamente Enormes.

Ter o presidente (com P pequeno) sentado ao lado do Salvador diz muito. Mas quem é que come os seus discursos? Ah, esperem...90% dos sócios.

Eu fui lá para votar em branco. Durmo de consciência tranquila.

Vieira e Jesus na rua, já. Para ontem. Nem que fossem campeões europeus eu os queria. Envergonham os pregaminhos do Clube.

O presidente usa o Clube para uso pessoal.
O treinador nem no Manique dava nas vistas. O catedrático...


Um abraço revoltado, mas sempre presente, sempre na bancada em casa e muitas vezes fora.

http://simaoescuta.blogspot.com

José Carneiro disse...

Não concordo com ponto nenhum, como diz JJ "não perecebem nada disto"...

POC disse...

Não vejo o post, mas escreve-se pergaminhos, para o caso de me ter enganado.

Só alerto para o facto disto que aqui discutimos estar relacionado com o mal que vem de cima. E de quem pactua com a podridão do futebol português.

Acrescento que a equipa não joga uma pevide e neste momento não há grande luz ao fundo do túnel.

A teimosia de Jorge Jesus já se transformou numa coisa de loucos.
Porque é que Rui Costa pactua com esta gente que anda no nosso Clube?

Desde há bastantes anos para cá, sinto receio de enfrentar a equipa das osgas. Não são espectaculares, mas esforçam-se e conseguem. Coisa que não se vê deste lado.

Eu até gosto de discutir pormenores dia "dia-a-dia", mas quando vejo a liderança que temos, discutir esses pormenores parece-me redutor. O treinador é fraco, rende na questão motivacional, quando chega. Chama-se ter impacto. Foi a primeira época. Porque a segunda foi do mais triste e humilhante que se pode ter.

Que Benfica é este que em 10 anos de Vieira (sim, era ele quem mandava já na época de Vilarinho) ganha 2 Campeonatos e 1 Taça e parece estar tudo espectacular? Mas isto chega? Mas isto admiti-se?

"Ah fez um Estádio", "ui fez um Centro de Estágios", ah somos credíveis", mais o caralho-a-sete.
E então, fodasse?!? Mas isso é alguma coisa de paranormal ou é simplesmente o NORMAL?!

Onde estão os 2 jogadores do Atlético Madrid no negócio Simão? Porque se compram percentagens de Reyes e Salvio se não os querem?
E Roberto (aprecio como homem, nunca deitou fora as suas culpas, veio a falar português, etc.)?
E os negócios de cimento entre os presidentes dos clubes?

Enfim...estou transtornado. Termino aqui.

JNF disse...

Pim, pam, pum. Tudo certo. Desde a falta de fio de jogo, passando pelo Capdevilla, indo ao Maxi e até mesmo no Capel. Só não concordo que o plantel seja curto. Jesus é que não está a saber geri-lo. Acho que há muito poucos jogadores sem capacidade para serem titulares. São eles: Jardel, Luís Martins, David Simão, Rúben Pinto, Matic, Saviola e Mora. Parecendo muitos, não são.

Anónimo disse...

oh eterno benfica eu normalmente concordo contigo e pasme-se outra vez concordo e digo mais acho inacreditaveis as declaraçoes do jj ao dizer ke o empate foi uma mal menor e o do braga lj dizer ke perdeu dois pontos mas quer dizer mas ta tudo ao contrario ou que o benfica ja fica contente com o empate e o braga insatisfeito jj foi um borrado um cagão medroso até parece de proposito nao kerer ganhar ao braga mas pronto foi tudo muito bonito no fim os jogadores grandes amigos a rirem conversarem assim é ke é cof cof como é possivel o aimar ainda jogar como 2 avançado e o ruben amorim ser titular epa e o presidente sentado ao lado do corrupto pa e agora isso nao interessa nada pa nao interessa o benfica ja nao ser o clube do povo pa lugares cativos pa sao sempre os mesmos pa ta tudo cansado pa nao ta nada pa

Anónimo disse...

Concordo com o ponto do Emerson, devia jogar o capdevilla.
Mas o que me irrita é o Maxi que a única coisa de boa é que ele corre mas por vezes sem cabeça, se repararem os dois últimos jogos (2 últimos golos) a culpa é do Maxi. Contra o Basel ficou a dormir no pontapé de baliza e que deixou 2 jogadores para o luisão. Neste jogo, a jogada que deu o penalti foi quando o maxi decidiu fintar quem lhe aparecia pela frente.
De resto acho que o Benfica deveria começar a rematar mais à baliza porque esta "táctica" de entrar com a bola dentro da baliza não está funcionar.

SLB4EVER disse...

1-Contra factos ñ há argumentos e já vai em quatro jogos seguidos, com o Braga nem tão pouco houve os já habituais 15 minutos de bom futebol.
2-O JJ é que sabe, pode e manda, é comer e calar que mais ninguém percebe disto.
3-Vai na volta as noites de MC não ajudam a que corra muito, se calhar ficar a ver o D.Simão ou outro a jogar no lugar fazia-lhe bem ás ideias.
4- Para as alas (defesa e ataque) estamos curtos mas de resto ñ faltam boas opções, para o lugar de Aimar então temos o B.César, Gaitán ou D.Simão, nada desculpa se jogar num 442 clássico sem organizador de jogo
5-Com jogadores desmotivados torna-se difícil haver magia, qt á rapidez ñ é o forte do plantel mas ñ é nada de novo, foi as escolhas pensadas que fizeram, agora é trabalhar com o que há.
6-A equipa hoje estava fresquinha que nem uma alface, não reparaste? O Aimar tentou o q? Ver se acabava o jogo sem conseguir acertar um passe no Cardozo?
7- Isso ñ interessa para nada nós é que somos muito exigentes
8-Esse jogo temos que ganhar, ñ pode terminar de outra maneira.
9- E acrescenta-se á pergunta, e existir uma alternativa válida.
10-Isso ñ interessa, interessa é marcar, mesmo que ñ se marque mais do que os adversários.
11-E ainda mais grave se torna se o javi ñ jogar nada como hoje, até fiquei com saudades do Matic.

Até ao momento estamos bem posicionados nas diferentes competições e na luta pelos objectivos, no entanto se o JJ continuar a enveredar pelo caminho que escolheu desde Aveiro não me admiro que se chegue ao Natal em 3º e de volta á liga europa. Não acredito em coincideencias, acredito em consequencias.
É isto o melhor que o treinador mais bem pago de sempre no SLB faz com o plantel mais caro da hitória do clube? É dar-lhe mais poder e gastar mais milhões em jogadores, coitadinho tão mal servido que está.

E VIVA O BENFICA, SEMPRE

Unknown disse...

Não quero colocar nada das tuas palavras em causa, pois concordo com muitas partes, de muitos pontos por ti focados.

Não posso é deixar de reparar num pequeno paradoxo, que é o teu ponto 4, pelo menos parece-me um paradoxo. Dizes nesse ponto, que não temos ninguém para pensar no jogo, tal como Aimar o faz (em termos gerais, poucas equipas tem um jogador para pensar o jogo como ele, como ele, ninguém o faz), ao mesmo tempo que dizes que não temos extremos, pois Gaitan e Bruno César não o são. Assim sendo, então onde incluis Gaitan e Bruno César? Não serão eles jogadores para pensar no jogo como Aimar, os seus substitutos naturais? OK... repito, pensar o jogo como o Aimar é impossivel, esquece, como esse não encontras tão fácilmente outro para o Benfica, mas em termos gerais, não será Gaitan e Bruno César uma espécie de Aimar? uma vez que não são extremos ( e aqui concordo ctg)... Abraço!

Nuno Pinho disse...

Louvo o post emocionado, mas discordo no essencial. Acho que o Benfica se chegou a esta fase, sem derrotas e a estar perto de atingir um dos objectivos da época - passar a fase de grupos da Champions - também se deve ao bom trabalho do Jorge Jesus. A colocar alguém a figurar os aspectos positivos do Benfica, o Jesus estaria lá por grande mérito.


Vamos por partes:

1) Tanto o Emerson como o Capdevilla não têm características para jogar numa equipa que obrigue o lateral a subir tanto. O Máxi nesse papel está como peixe na água. Já na esquerda não se pode dizer o mesmo.


2) O Máxi esteve mal na eliminatória com o Twente e voltou a estar mal frente ao Basileia. Comete alguns erros defensivos que não sei se estarão associados à falta de renovação ou ao facto de ainda não estar com os índices físicos desejáveis (copa América, férias...)


3) O Benfica joga e joga bem! Puxa a cassete atrás para veres aquela maravilha que foi o primeiro golo em Basileia. Podia indicar mais dois ou três lances com a assinatura do Nico para mostrar como estás a ser injusto nessa análise. Contudo, tem estado uns furos abaixo nos últimos 3,4 jogos, mas é bom lembrar que não existe uma única maneira de se ganhar jogos...


4) Witsel teve um arranque de época fortíssimo. A combinar bem com o Javi e com o Aimar. Qualquer um dos três baixou o rendimento e sendo ele o mais notório a pautar o bloco...


5) O plantel não é curto. Hoje estavam no banco o Rodrigo, Nolito, Bruno César, Miguel Vítor e o Saviola. O Mora, Oliveira e o David Simão ainda não tiveram oportunidades.


6) Com o ponto acima, não deixo de dizer que faz falta um outro tipo de jogador. Para começar, um defesa-esquerdo que dê garantias no sistema táctico utilizado. Segundo, um extremo rápido (Ai que saudades Coentrão!). Este último poderia ser o Urreta que fez uma excelente pré-temporada e que eu nunca percebi porque foi preterido pelo Enzo Peréz, com um nível exibicional claramente inferior, como de resto ficou bem evidenciado na primeira jornada frente ao Gil Vicente...


7) O Capel não é bom tecnicamente (não levanta a cabeça sequer), mas compensa em garra. É um jogador à semelhança do Nolito que ainda hoje entrou cheio de querer, mas foi inconsequente e só deu razão ao Jesus. No futebol actual a tendência é o extremo aparecer com o pé trocado. O Di Maria jogava a extremo esquerdo no Benfica e no Real joga mais descaído sobre a direita. Com esta mudança, os movimentos tornam-se menos previsíveis para a marcação, favorecem-se as diagonais, aumenta o raio de acção do jogador e, como tal, sente-se mais participativo em campo. O Benfica desta época, com o César e Nico, tem seguido esta tendência com bastante sucesso.


8) O César e o Nico estão constantemente a alterar de posição e já os viste esta época por diversas vezes a aparecer no meio (golo do Bruno frente ao Otelul, golo do Nico frente ao FC Porto). São organizadores de jogo de origem, mas têm estado bem e isso é o que conta!


9) Os golos que sofremos devem-se sobretudo à descompensação do trinco (frente ao Basileia e Manchester foi dessa forma) no começo da grande área, ao desacerto dos laterais (Máxi incluído) e à oscilação de intensidade a defender (estando a ganhar, facilitam).

Nuno Pinho disse...

10) Matic já fez pelo menos um bom jogo como trinco, mas a lentidão a sair, o desposicionamento a defender mais atrás e o desatino no tempo de corte deixam-me a pensar que talvez não seja a melhor opção.


11) Artur tem sido enorme e soube conquistar a confiança da massa adepta sem nenhum favor da imprensa. Se o Eduardo não estiver bem no papel de suplente, pode sair em Dezembro.


12) Cardozo e Rodrigo são diferentes! Gostava era de saber até que ponto são compatíveis ou incompatíveis. O Rodrigo serve melhor o plano táctico do Jesus ao alargar o jogo. É participativo e a equipa ganha maior mobilidade ofensiva. Já o Cardozo é mais um jogador de área. Tem um excelente remate, mas se a bola não lhe chegar aos pés, ele passa ao lado do jogo. Dor de cabeça para o Jesus resolver. Afinal de contas, ele é que percebe disto!


13) Não me fiava muito nos embates entre o FC Porto com o SC Braga. Acho que o filho não vai querer bater no pai, como aconteceu com a Académica. O problema é quando depois apanham uma equipa europeia e confrontam-se com o verdadeiro nível de jogo, que é fraco para a qualidade do plantel à disposição. (O Ailton deixou-me boa impressão. Espero que a direcção do Benfica esteja atenta a este jogador, assim como ao Bryan Ruiz que não está a adaptar-se bem ao Fulham)


14) Acho que o jogo em Braga marca o ponto de viragem desta época. A partir daqui começa uma nova liga. Espero que o Benfica esteja preparado, dentro e fora do campo...


15) Noto que muitos adeptos do Benfica têm estado de pé atrás, mas a equipa já deu provas suficientes de estar à altura do desafio. Talvez já seja a altura de gritar um "Viva o Benfica!" com maior convicção.

Klaudio disse...

Não podia estar mais de acordo.
Gostava de acrescentar que o melhor extremo que tivemos na pré-época, por imbirração do catedrático está agora em Guimarães, enquanto nós vamos jogando com o braga (que por sua vez jogava com laterais adaptados) sem qualquer extremo...

David Duarte disse...

Wowww Galaad!!! Penso que se algumas observações são legitimas, elas pecam pelo exagero.

Não vou comentar tudo, mas vou directo ao que me parece ser o essencial. Não falta criatividade ao Benfica, antes pelo contrario penso que ela é "excessiva". Ou melhor, penso que o Benfica deste ano depende demasiado da criatividade dos seus jogadores (que a têm! este facto parece-me ser dificil de negar).

O jogo de ontem não é exemplo. O Jesus voltou a inventar. Baixar o Aimar e tirar o Gaitan (pelos vistos estava indisposto) é tirar toda capacidade ofensiva ao Benfica! Dava pena ver o Aimar correr 50 metros desde os centrais até à zona ofensiva.

E jogar sem alas (mesmo adaptados)!?!? O que dizer... é como cortar as asas à aguia... NAO PODE VOAR!! Vimos a diferença quando Nolito e Bruno César entraram. Devem ter tocado 4 ou 5 vezes na bola, mas era uma injecção de adrenalina no jogo.

David Duarte disse...

Agora o que eu não estou a gostar no Benfica (e pondo de parte a questão do Emerson jà muito falada aqui... não foi necessario o jogo de ontem para saber que ele não serve) é que parece que "vamos perdendo" certos jogadores.

Nolito, inicio de época em cheio. Por que razão deixou de ser titular e passou a jogar 10 minutos no maximo? Bruno César, serà que vai pelo mesmo caminho? Que nos jogos a doer o Jesus vai meter Gaitan e Amorim (ficando assim a ala direita entregue ao Maxi, o Amorim servindo de cobertura)? E o Rodrigo? Significa isto tudo que se não marcar em dois jogos vai para o banco?

Isto é um problema pois é bastante frustrante para os jogadores que de moral em alta, passam a "remoer" os jogos no banco (o caso do Nolito é evidente).

O Benfica tem um excelente plantel, o melhor desde hà muito. O que me parece ser o problema do Benfica é a falta de capacidade de gestão da parte de Jesus. Ok, ele jà percebeu que uma equipa não aguenta 15 jogos a jogar os 90 minutos ao maximo. Mas penso que agora ele està a pecar por excesso de zelo. Ha que ter uma estrutura base com jogadores base sem mexer nela quando os jogos a doer chegam.

David Duarte disse...

Ah, e jà agora, para mim a estrutura base é esta :

Artur

Maxi Luisão Garay L. Martins

Javi Witsel
(Matic)

Nolito Aimar Gaitan
(B.Cesar)(Saviola)(B. Cesar)

Rodrigo
(Cardozo)

Este é o Benfica que pode fazer algo este ano. As opções não são assim tantas, mas são mais que suficientes para fazer uma época muito boa.

David Duarte disse...

E não se esqueçam! O proximo jogo na Luz é muito importante. Ganhar ao Sporting significa pô-los no sitio deles, ou seja fora da luta pelo titulo. Se eles ganham temos um novo adversario nesta luta.

Não acredito que eles tenham meios de lutar este ano pelo titulo. O jogo de ontem foi exemplar. Ganharam à rasca (e quando digo à rasca digo um U. Leiria dominando os ultimos 20 minutos com três oportunidades claras para marcar!) Mas se ganham na Luz, a moral por vezes chega para fazer grandes coisas.

David Duarte disse...

Para concluir, é so para lembrar que o Benfica tem três empates em dez jogos, certo. Mas dois desses três empates foram nos estadios onde o Benfica tem tido mais dificuldade nos ultimos anos.

Não digo isto para afirmar que o Benfica està excelente. Mas està a fazer as coisas bem (na luta pelo titulo, a uma vitoria da qualificação para os oitavos na champions).

O meu medo é o Jesus inventar nos jogos decisivos, como fez hà dois anos em Liverpool, no ano passado no Dragão e na Luz para a Taça, em Braga nas Meias da Europa League e... ontem em Braga. Se formos a ver o Jesus normalmente borra a cueca neste tipo de jogos.

F.L. disse...

Concordo totalmente com os seus comentários. Com uma ressalva. Vou cometer uma heresia, já sei, mas eu incluía o Aimar. Gosto do Aimar como pessoa, é um Senhor, mas como jogador nem tanto. Em jogos muito importantes falha sempre. Tal como ontem em que esteve mal como a generalidade da equipe.

gandhy disse...

Só uma pergunta: Para quê todo este alarmismo. Este são aqueles momentos em que uma chapada e um copo de água dão para acalmar.

Anónimo disse...

Concordo com a questão posta para a qual já havia alertado em comentários anteriores: O Emerson pressionado é zero, o Nolito tem 10 metros de sprint, Estes não chegam para o Benfica são jogadores curtos. O Witsel é muito bom jogador, mas é fofinho, em jogos daquela dimensão perde lançes e não é suficientemente agressivo, pode evoluir é essa a nossa esperança. O Bruno César ainda não entendi o que é, um 10? um 8? ninguém sabe nem o Jesus. Vamos aguardar melhoria e evolução.

Luis

Pedro disse...

Capel no SLB seria trucidado ao fim de dois jogos. O homem mete os cornos no chão e corre que nem um doido... não me convence minimamente...

Concordo com quase tudo menos com a apreciação ao plantel do Glorioso. Temos um grande plantel...não temos é, pelos vistos, um líder q o saiba aproveitar.

Substituto de Javi? O Amorim serve e o Matic tb dá para o gasto. nas alas tens Gaitan e Nolito, tiveste azar com o Perez mas isso são problemas normais num plantel que não pode prever.

John Wakefield disse...

Grande post em termos de quantidade e qualidade. Concordo com quase todos os pontos. Apenas discordo do ponto 3 (o Witsel tem estado bem, apesar de não ter deslumbrado nestes últimos 2 ou 3 jogos).
Sim, faz sentido pensar num extremo neste momento. Salvio é demasiado caro mas Andrés Guardado poderia oferecer a profundidade que falta ao Benfica. Para além disso, pode ser sempre adaptado a lateral esquerdo. Todavia, é um extremo puro o que neste momento não existe no Benfica. Enzo Pérez até pode ser um ala, mas com a lesão que teve, duvido que brilhe já nesta primeira época...

DeVante disse...

Grandíssimo post!!!
Emerson não tem estrutura mental para jogar num clube com a dimensão do Benfica...eu nem falo de técnica e sentido táctico mas sim de capacidade mental...o gajo é um traste e ele sabe disso. Jesus também sabe disso mas não diz.

Ter alguém como o Capdevila no plantel e não o utilizar faz-me pensar muito sobre o futebol de hoje em dia...há outros interesses instalados que não o de ganhar jogos e qualidade futebolística. Estou inclinado a dar razão ao meu irmão que diz que há muitos jogadores que só jogam porque dão parte do ordenado aos treinadores...

E a pouca vergonha das luzes? Mas nós lá vamos na cantiga, o nosso presidente é amigo do outro e nem uma palavra sobre isso...custa ver que foi de propósito para que os gajos descansassem? PQP a essa merda toda!!!

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, "Galaad" e benfiquistas!
Parabéns pelo post!
Como sócio do SLB, subscrevo em absoluto!

O resultado de ontem?
Apesar de tudo,... o mal menor! No entanto, MAIS UMA VEZ, voltámos a demonstrar MUITA FALTA DE RAçA, DE QUERER E DE AMBIçÃO!

DE NOVO,… A FALTA DE UMA VERDADEIRA “CULTURA DE VITÓRIA” no SLB custou-nos a oportunidade de… NOS ISOLARMOS NA FRENTE DA LIGA,… CRIAR O PÂNICO no fcp e… PÔR EM SENTIDO os lagartos!

JJ NÃO DEMONSTRA ESTOFO PARA ISSO (nem parece interessado em aprender)!.…
E O PIOR É QUE… O BENFICA,… para não variar,… NÃO SE IMPÕE (nem RC, nem LFV)!

Factos do jogo?
- Aos 6min., Douglão deveria ir para a rua (agressão ao Gaitán).
- Aos 13 min., pénalti não assinalado contra o scb, (puxão reincidente ao Luisão, na área).
- Pénalti contra o SLB – algo forçado, mas aceito a marcação. Emerson foi ”naïf” e… ”cromo”!
- Manobras de diversão claramente suspeitas de manipulação (falhas de luz), extensíveis à falta de dignidade na higiene (falta de água quente)!
MISERÁVEIS ATITUDES, CORRUPTAS E DIGNAS… DE MENTECAPTOS DO 3° MUNDO!

Jorge Jesus:
VOLTOU A "INVENTAR"... E A SER MEDROSO!
A equipa escalada e a atitude na 1a.parte mostraram CLARAMENTE... MAIS RECEIO DE PERDER ... QUE VONTADE DE GANHAR! VERGONHOSO! Até no banco… esteve AMORFO!
Na 2a.parte, demorou... DE NOVO... uma eternidade a mexer no meio-campo (principal trunfo do Braga), fosse p/a tirar Aimar (apático, lento e complicativo!), fosse para acabar com as suas invenções (Amorim à esquerda! Witsel a Extr°.drt°!), ou para colocar verdadeiros extremos / médios-ala em campo - Nolito e Bruno César.
A equipa está…LENTA, COMPLICATIVA, NADA OBJECTIVA A JOGAR… E NÃO REMATA!
Só JJ permanece…”CEGO À REALIDADE”, OFENDENDO-NOS A NÓS SÓCIOS E A TODOS OS ADEPTOS BENFIQUISTAS, com o seu autismo, a sua arrogância e a sua imbecil casmurrice em reiterar…INVENçÕES TÁCTICAS ESTÉREIS E…OSTRACIZAR JOGADORES!
Ah,… E FISICAMENTE,… basta de “TANGAS”,… A EQUIPA ESTÁ DE RASTOS,… SEM VELOCIDADE (acelerações de jogo, contra-ataque), NEM FORçA (2as.partes metem dó!).

A Equipa, em si?
Medrosa, lenta, complicativa,… mto pouco incisiva na procura do golo,… NINGUÉM REMATA!
Aliàs, a equipa tem sido, ultimamente,… a imagem fiel do Aimar (o n/ jogador de maior classe)!

Enfim,… MAIS UMA VEZ,… FOMOS…”FRAQUINHOS”, “PEQUENINOS”… E “ANJINHOS”!

FORçA BENFICA!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Mr. Shankly disse...

"Vieira e Jesus na rua, já. Para ontem. Nem que fossem campeões europeus eu os queria. Envergonham os pregaminhos do Clube. "
Que volte o Vale e o Quique. Esses é que eram. E o Toni? E o Jesualdo? Que saudades.

Vladimir Kaspov disse...

Nem mais, só custa é entender se JJ não vê estes problemas ou então não tem unhas para tocar esta guitarra. Que falta faz Urreta (mesmo sem ser nenhum craque).
O actual jogo da equipa chega a ser enervante, parece que estes jogadores nunca jogaram juntos, e pela sua falta de qualidade não é de certeza.
Mais uma vez tal, como na época passada, vêm-se os mesmos erros serem cometidos jogo após jogo. Que puta de teimosia!!

Galaad disse...

Bettencourt,

O teu comentário faz sentido. O problema é que, apesar de ambos serem 10, JJ teima em insistir a po-los a jogar nas alas. E ai, claramente que não rendem o que poderiam render. Gaitan é um caso por demais evidente.

Abraço a todos e obrigado pelos comentários

xirico disse...

Concordo com tudo.Em relação ao JNF não concordo que o Saviola não tenha capacidade.Aliás o Saviola é o jogador com mais classe do Benfica.Perdeu velocidade,é verdade,mas tem qualidade para dar muito à equipa.No jogo contra o Basileia,se em vez do Cardozo,tivesse entrado o Saviola talvez tivéssemos mais hipóteses de ganhar(após o Cardozo entrar a perda de bola na zona ofensiva foi constante).Já se percebeu que o Saviola deixou de contar.Que falta nos faria um extremo como o Urreta,pois não temos ninguém com as suas características.Já que criminosamente o Cap não conta(estou pelos cabelos com as birras do JJ)porque não adaptar o David Simão a lateral esquerdo?Até posso estar a dizer uma grande asneira,mas pior que o"morte lenta" não seria de certeza.Acabo voltando a repetir que a birra Capdevilla é criminoso e lesivo dos interesses do Benfica.

Pedro disse...

Boas,

Custou-me muito ler este post, porque concordo com ele quase na sua totalidade.

Não defendo a saída de ninguém da estrutura, mas temos jogadores para muito mais que isto (basileia e braga)...

Ontem vi ao vivo uma sem ambição e na minha opinião já entrou derrotada com o onze que entrou...sem Nolito, Sem Bruno César, sem Gaitan...há!!!tinhamos o Cardoso e o Rodrigo na frente à espera que o Aimar sozinho lá fizesse chegar a bola...porque jogar com o Amorim(Medo do braga?) Claro.

Emerson, fez alguns jogos bons defensivamente no inicio, ontem foi só ZERO (não pelo penalti).

No final disse a um amigo, Foda-se, o Cardoso tira-me do sério, ele respondeu e bem: "as bolas nem lá chegaram, nem chegam sem alas" eu respondi pois "os alas hoje entraram aos 80minutos"
Jesus, esteve zero.

Saudações Benfiquistas

Live1904

JF disse...

Claramente o JJ inventou que se fartou. Witsel a médio direito... O braguinha com laterais adaptados e nós sem extremos para aproveitar...

Nos jogos grandes o JJ não tem unhas e contenta-se com o empate. Já vimos isso mais vezes ao longo destes últimos anos.

Anónimo disse...

Mundoslivres:

Eh pá até parece que somos gémeos a pensar... porra é isso tudo e mais dois laterais (ou um que faça as duas alas..) falaram no Nelson...

Abraço

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa tarde a todos,

Relativamente ao n/ jogo em Braga, AS MINHAS DESCULPAS AOS JOGADORES EM CAUSA E AOS BLOGUISTAS pelo m/ esquecimento das referências abaixo discriminadas,…
(a m/ frustração e tristeza acumuladas como sócio do SLB toldaram-me a racionalidade):

- MTO BEM: ARTUR + LUISÃO + GARAY + RODRIGO; classe, raça e alma benfiquista.

- BEM: NOLITO + B.CÉSAR, pelo esforço possível, em poucos minutos e c/ “equipa morta”.

- O RESTO,… fracos, desleixados e estéreis,… nada consentâneos c/… a HONRA DO SLB!

Off-topic’s:

- Parabéns às outras Modalidades e à Formação pelos bons resultados no fds, especialmente ao Voleibol, Basquetebol e Futsal.

- Há tanta gente boa que, infelizmente, morre… ou tem um azar como por ex°… o Cherbakov! LAMENTO MUITO QUE… A VIDA NÂO DÊ O MESMO TRATAMENTO E SOFRIMENTO A ANORMAIS E MENTECAPTOS COMO…
… “alan - scb”,…PORCO, CORRUPTO, VERME ALTERNADEIRO… E AZEITEIRO DO PIOR!!!

Apesar de tudo,… FORçA BENFICA! SEMPRE, SEMPRE,… E ATÉ À MORTE!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

JNF disse...

O Saviola pode ter toda a classe do mundo... mas não se aguenta de pé. Para não falar de nem ter força para fazer um passe. E está mais lento que o actual Nuno Gomes. Nunca vi uma queda tão a pique em termos de qualidade de um jogador como vi em Saviola.

POC disse...

JNF,

Disseste tudo (ou quase) sobre o Javier. Não tem lugar sequer no banco. Está a tapar um lugar. Não tem velocidade, força, ambição, raça. Sem isto, até podia ser o tipo com mais técnica em todo o mundo. Não chega. E no Benfica, obrigado, mas nem obrigado.

A carreira dele é esta mesma: boa primeira época no clube onde está, miséria nas seguintes. Vão ver.

Falta de ambição, de tomates, do que quiserem.

Mr. Shankly,

Não duvido do teu benfiquismo, mas parte do nosso problema são os benfiquistas como tu. Não tenho pejo em dizê-lo.
Quem contrapõe determinados argumentos com "querias o quê, o Quique ou o Vale e Azevedo?", é o benfiquista que só conhece o benfiquinha, não o Benfica.
Nós olhamos para cima, para os melhores. Não para baixo.

Isto é o mesmo que eu ganhar €1000 e pensar: epá, não ambiciono mais, porque no trabalho anterior só me pagavam € 750, deixa-me estar assim...

Reafirmo que não duvido do teu benfiquismo. Mas temos de nos comparar com os Grandes treinadores e presidentes, não com esta gentalha que se aproveita do Clube.

Jesus e Vieira na rua para ontem. Envergonham os pergaminhos do SLBenfica.
Um é o catedrático mais anedótico que conheço (erros de palmatória, absurdos, prepotência), o outro senta-se ao lado do Salvador porque tem negócios de cimento com ele. E vejam lá porque é que com o Atlético de Madrid, ficámos a arder em 2 jogadores (Simão), comprámos parte do passe do Reyes e Salvio para os devolvermos. E Roberto por aquele valor? Vão lá investigar o que está por trás disso tudo e venham cá falar.

Um abraço. Estamos todos ao mesmo.
Unidos seremos mais fortes.

http://simaoescuta.blogspot.com

Francisco disse...

Adorei ler!

Miguel A. disse...

Olá Galaad, parabéns pelo post. Em relação ao mesmo, queria dizer o seguinte:

1) De acordo; mas então o que é que JJ tem andado a fazer nos treinos?! Não consegue explicar aos jogadores o que é jogo colectivo?! O que é o futebol?! (Golos em cantos? Isso é para esquecer, parece-me...)

2)Até hoje, ainda não vi, da parte de JJ, uma explicação credível e coerente para isso mesmo. Não temos defesa esquerdo, e ponto final. Jogamos com 10 ou com 10 e meio jogadores... para quem quer ser campeão nacional...

3) Estoirou há algum tempo; não percebo como é que um jogador com a idade dele pode estoirar dois meses depois de a época começar; o mesmo se aplica a outros da mesma idade. Os mais velhos continuam a correr; o Witsel, e outros, parece que têm 50 anos...

4) É rezar para que o Aimar não se lesione; extremos? extremo-direito não há, pura e simplesmente. O Pérez não é extremo, é mais outro que foge para o meio... pelo que vi dele enquanto jogou, não me convenceu nada. Estou farto desses "extremos"... na esquerda a coisa até se compõe, com Nolito ou Gaitán, mas ambos não ajudam nada defensivamente. O que até nem seria mau de todo (Di María também não ajudava muito...), se no outro lado tivessemos um extremo a sério, daqueles que atacam e defendem, mas não temos. E o Maxi tem de fazer tudo. Resultado: dá barraca.

5)Nolito parecia ser esse jogador; inexplicavelmente, apagou-se.

6) Não percebo é como, dois meses depois de a época ter começado, e com a idade que tem, esteja "esgotado". Há preparador físico no Benfica?

7)Miserável a exibição contra o Basileia; se tivessemos jogado com algum (algum) empenho, tudo estaria resolvido e íamos jogar nas calmas a Manchester. Nem sequer houve empenho, e o Basileia nem sequer jogou bem. Nós é que jogámos miseravelmente, para um jogo de crucial importância como aquele.

8)Se entrarmos como em Braga e contra o Basileia, seremos derrotados, não tenho dúvidas. Além disso, recebemos o sporting quatro dias depois de irmos a Manchester. Também temo muito pelo resultado desse jogo. O talento não serve de nada quando não se corre. Prefiro ter uma equipa com nove operários e dois artistas. Fomos campeões várias vezes com equipas assim.

9) LFV tem a resposta, mas deve andar ocupado...

10) Se sofrêssemos mas marcássemos mais, até nem me importava muito de sofrer... mas é sempre tudo à rasquinha... 2-1, 0-1, 1-1...

11) Até prefiro o Ruben no lugar do Javi. Matic foi um excelente presente envenenado do Chelsea. Lento, demasiado faltoso, poucos passes acerta. Para esquecer, na minha opinião.

Muito bom: Artur, centrais (rezar para que ninguém se lesione, porque os substitutos não estão à altura, embora goste muito do M. Vítor), Cardozo e Rodrigo (este último tem-me surpreendido pela positiva. Witsel... não sei o que diga... os últimos jogos foram medíocres...) É verdade que não perdemos, mas as últimas vitórias têm sido arrancadas a ferros, os últimos empates para mim são quase derrotas, e a equipa dá a sensação de estar presa por arames... em princípios de Novembro?! Inaceitável. Quanto à CL... o MU vai entrar com tudo nesse jogo. Se perdermos, o jogo contra os romenos na Luz vai ser muito difícil. E pensar que bastava termos acelerado um pouco contra o Basileia para estar tudo resolvido... É verdade o que dizes em relação aos jogos com os candidatos ao título, mas atenção: um mau resultado no próximo jogo dará um balão de oxigénio aos nossos adversários, e será um rude golpe para nós, tal como foi o facto de não termos aproveitado o empate dos corruptos em Olhão.

Não estou satisfeito com o rendimento da equipa. Não entendo como é que se podem fazer dois bons jogos, no Porto e em Basileia, e a equipa não embalar, não ficar motivada. Temos carências graves em vários lugares: defesa esquerdo, extremo direito, alternativa para defesa direito, alternativa para Javi. O discurso de JJ, mais uma vez, é incoerente e desastrado.

Saudações Benfiquistas.

Miguel A. disse...

Desculpa, Galaad, só mais uma coisa: tu viste em Braga a equipa fresquinha que o JJ garantiu na conferência de imprensa antes do jogo? Eu não vi. E até acho que seria bom alguém em vez dele vir falar antes dos jogos. Porque é cada afirmação seu enterranço...

Nuno disse...

Boas,

concordo em parte, mas também temos que ter em conta que a tactica de Jesus não requer dois extremos natos (um veloz e um ramires para compensar nas dobras) e tivemos muito azar com a lesão do Enzo que vai terminar o campeonato como titular indiscutível. Agora o Capdevilla para jogar o Emerson é gritante ... saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Só uma pergunta!!!!!!!

SERÁ QUE O PSEUDO-CATEDRÁTICO SE DÁ AO TRABALHO DE LER ESTES COMENTÁRIOS DAS "GENTES" BENFIQUISTAS??????

Seria bom que o fizesse para ter a perfeita noção da triste figura que anda a fazer.

E mais não digo.
Viva o GLORIOSO !!!!!!!!!