terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Jesus sob pressão?

Parece-me que sim. A única forma de Jesus continuar no clube será ganhando o campeonato nacional. Um dos objectivos da temporada já lá vai (taça de Portugal), pelo que a margem de manobra para o actual treinador vai-se estreitando à medida que a época vai passando. Não me parece que Jesus tenha futuro no clube se por acaso não conseguir vencer o campeonato, o balão de oxigénio é cada vez mais reduzido. Pergunto eu, deve Jesus ficar no clube, mesmo se a equipa nada ganhar? Alguns dirão que sim, outros dirão que não. Penso que o presidente do Benfica terá a segunda resposta, ainda para mais quando o acto eleitoral está a aproximar-se. Este é o mandato desportivo, palavras de Luís Filipe Vieira, pois então e seguindo esse raciocínio torna-se difícil segurar um treinador que pouco ganha em dois anos consecutivos. É a lei do futebol.

É uma discussão quiçá precoce, mas que de impertinente tem pouco. Pessoalmente acho que o Benfica tem equipa para jogar muito melhor do que tem feito, apesar da co-liderança do campeonato com o Porto. Parece-me sempre que a equipa está presa por arames e de que ao mínimo revés a coisa vem por aí abaixo. Espero obviamente estar enganado - Jesus tem qualidades, é um bom treinador, vê-se que evoluíu em determinados aspectos da época transacta para esta, mas mantém também algumas teimosias. Tem um bom plantel, mas penso que o usa mal, penso que as capacidades dos jogadores se adequariam muito melhor a um hipotético 4-3-3 do que ao normal 4-1-3-2 ou 4-2-3-1. Tácticas à parte, se olharmos ao colectivo, vemos que apesar de algumas lacunas, o plantel tem qualidade suficiente para alcançar títulos, Jesus tem soluções para trabalhar com sucesso.

A nível europeu a equipa esta época tem correspondido, o Benfica está já apurado para a próxima fase da Liga dos Campeões, bastando uma vitória na Luz contra o Otelul, para acabar em primeiro no grupo. É importante sem dúvida fazer uma boa carreira na liga milionária, aliás este é um dos tais pontos onde Jesus e a equipa soube evoluir (o ano passo não conseguimos ganhar fora uma única vez, nem sequer marcar um golo), mas convém nunca perder o foco do essencial: vencer a liga portuguesa. Saberá Jesus fazer essa gestão quando chegar o momento certo? Acredito que sim, acredito que mais do que ninguém ele saberá que a sua continuidade na Luz está presa inevitavelmente ao sucesso dentro de portas, por mais que uma boa campanha europeia seja aliciante para o clube em termos monetários e em termos de prestígio. Jesus tem de facto a palavra...

14 comentários:

Aposta Online disse...

Amanhã vamos ficar no primeiro lugar do grupo! Para tal, basta vencer na Luz a modesta equipa do Otelul, que ainda não conseguiu qualquer ponto. Força Jorge Jesus!

FMH disse...

Claro que ainda é cedo de mais para falar sobre isso, e devemos deixar o barco andar. Mas é claro que se Jesus não é campeão este ano, tem a mala feita, depois de um ano sem ganhar nada (pronto, ganhamos o pseudo-caneco da taça da liga), e em que fomos humilhados 2 vezes pelo porto na nossa casa.
Temos uma equipa muito boa este ano, com capacidade para jogar melhor, é verdade, mas melhores resultados não podemos pedir aos homens de Jesus. 23 jogos sem perder ? É obra vendo que pelo meio fomos ao Dragão, a Braga, e ao teatro dos sonhos.

Pedro disse...

Por mim até sendo campeão é hora de ver Jesus partir... mas, admito, q poderá ser dificil.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa tarde, Far e benfiquistas,

Concordo contigo.
Tivemos uma bela série de resultados (que não de exibições constantes de bom futebol!)e... OS RESULTADOS MANDAM! Pelo que, excelente desempenho! Parabéns ao n/ BENFICA, de JJ aos jogadores!

Mas, e ainda no âmbito da tua opinião, sendo também eu um sócio e adepto incondicional do Clube,... GOSTO DE BOM FUTEBOL E... DE TER UMA OPINIÃO CRÍTICA, QUANDO ME PARECE RELEVANTE, MAS SEMPRE DE FORMA CONSTRUTIVA E RESPONSÁVEL!

Tal como escrevi no V/ post anterior,...

"INFELIZMENTE, JJ CONTINUA COM CRISES DE… AUTISMO E CASMURRICE, QUE POR RECORRENTES,… O MOSTRAM IRRESPONSÁVEL!... ALÉM DE,…LENTO A REAGIR!
INSISTE AINDA,…NUM FUTEBOL “AFUNILADO”, EXAGERADO DE PASSES E TABELAS, EM QUE… NÃO SE ABRE O JOGO AOS FLANCOS,… E NÃO SE REMATA À BALIZA!
Resultado, um futebol ESTÉRIL, POR REPETITIVO E EXPECTÁVEL PELOS ADVERSÁRIOS, onde,…REGRA GERAL,…ATÉ AS BOLAS PARADAS (livres e cantos) SÃO MAL MARCADAS!

Nota final a JJ:
NO FIM DE CADA TREINO AOS JOGADORES,… POR FAVOR MESMO,… FAçA AULAS INTENSIVAS (diárias, também!) DE PORTUGUÊS, COMUNICAçÃO E EXPRESSÃO ORAL!
Poupe a sua imagem e proteja o SLB e os benfiquistas das vergonhas e barbaridades que diz!"
...

Acredito convictamente na inversão do "episódio-Marítimo", crendo que JJ se vai redimir, tal como alguns jogadores,...
...TODOS COM "A AJUDA / ORIENTAçÃO DEVIDAS" DE RC e de LFV!
Que isto se concretize já amanhã na LC e no Funchal p/a a Liga!

ASSUMAMOS ISTO,... face ao passado recente (desastrosa época passada e recente eliminação da Taça com os equívocos estratégicos e tácticos já identificados),...
ESTES 2 JOGOS (LC e Marítimo/Liga) SÃO QUASE... JOGOS DE VIDA OU DE MORTE... P/A JJ! Não para o SLB!

Força JJ e jogadores!
FORçA BENFICA!

Abraço,
RSG

Filipe disse...

O Benfica não está melhor que na época passada. A diferença é que não precisamos de manter em campo jogadores em baixo de forma pois temos mais opções no ataque (adeus Kardec) e no meio campo (olá Witsel). Assim se explica que não estejamos reféns da forma de Cardozo e Saviola. Só que mesmo assim mantemos a bitola no 2-1.

Marcar em média apenas mais um golo do que se sofre é medíocre para uma equipa como a que o Benfica tem. Ainda por cima o problema não é dos avançados, um em cada 2-3 remates na direção da baliza entra, e metade dos remates vão na direção da baliza. O problema é que conseguimos menos ocasiões para finalização que metade das equipas do campeonato. Até o Leiria remata mais que nós.

Toda a gente já aprendeu como se bloqueia a produção de jogo do Benfica e como se conseguem baldas da defesa para marcar pelo menos um golo por jogo.

mundoslivres disse...

Eu gostava de ver a estatistica de cruzamentos da nossa equipa e quais tiveram real perigo... eu não sou um adepto do futebol unicamente flanqueado, sou adepto de um futebol variado... e nós é "tudo pelo meio"... e nós temos (pela estatura) 3/4 potenciais cabeceadores: Cardozo, Rodrigo, Garcia e Witsel.

Artur, Maxi, Luisão, Martins (pk cruza)... Enzo (Witsel), Witsel (Aimar), Javi, Gaitan (porque na esquerda pode cruzar)... Aimar (Nolito) e Cardozo(Rodrigo ou Oliveira)... tentar uma alternativa para tornar a equipa mais ofensiva... é claro que isto pode ser a suprema parvoíce...

John Wakefield disse...

Para mim, as coisas são bastante simples - Ou o sr JJ ganha o campeonato ou a Champions que prometeu, ou vai de vela!!! Mas vamos por partes...

1- O sucesso de JJ:

É verdade que o intitulado "mestre da táctica" deu-nos 3 títulos - 1 campeonato e 2 taças da liga. E não hesito em atribuir-lhe uma grande percentagem do sucesso, tendo contribuído para a evolução fantástica de determinados jogadores como Di Maria, Coentrão, David Luiz...

2- Em relação aos fracassos de JJ:

Todavia, e devido ao seu péssimo planeamento desportivo patente no último ano e meio, também conseguiu que o Benfica perdesse a hipótese de conquistar as duas últimas edições da Taça de Portugal. Inventara também na supertaça de Portugal perdida para o fcp.

Conclusão:

Por isso, o sr JJ sabe que o campeonato é a chave para a sua manutenção porque a Champions é, mesmo que tenhamos sorteios amigáveis até às últimas fases, uma autêntica miragem e por isso, não entremos em ilusões ridículas.
A tacita da Liga também é um objectivo a atingir visto que, apesar do seu pequeno peso a nível nacional, é sempre 1 título.
Por isso, depois de uma época boa e de outra para esquecer, JJ sabe que esta temporada constituirá o verdadeiro tira-teimas.
De qualquer das formas, sou a favor que o treinador se mantenha até ao final da época, mesmo que as coisas comecem a correr muito mal à equipa. Mudanças de equipas técnicas só fazem sentido no final de época, altura mais indicada para analisar friamente os resultados alcançados...

Constantino disse...

Caro Far,

Jesus esta sob pressão desde o inicio da epoca e não é por ter sido eliminado da taça que esta aumentou. A não ser que haja algum benfiquista que ache que uma epoca pode ser salva com uma taça de portugal. So ha 2 competições cuja vitoria salva epocas: campeonato ou competição europeia em que estamos envolvidos. Independentemente de ganhar taça ou taça da liga, para vieira, Jesus só continuo no SLB se ganhar o campeonato ou champions.

Abraço

xirico disse...

O problema do Benfica este ano é que não temos verdadeiros extremos e por isso o jogo afunila mto para o interior(que saudades do Salvio).Estou com curiosidade em relação ao Enzo.Foi uma pena ele ter-se lesionado pois a equipa de certeza que teria outra configuração.O Bruno César seria o suplente de Aimar e o Nolito suplente do Gaitan.Assim o nosso futebol teria outra largura.Penso que a equipa em função destes condicionalismos(temos que comprar um lat.esquerdo)até se tem portado bem pois o plantel é curto em mtos lugares específicos.

Dylan disse...

Ainda acredito que Jesus possa ser o Alex Ferguson do Benfica. O problema é que a paciência dos sócios e adeptos esgota-se rapidamente...

L. disse...

renovo já por 5 anos com ele.

Nuno Pinho disse...

Sempre a bater no mesmo Até cega... Força Jorge Jesus!

Manuel disse...

A preocupação de alguns benfiquistas, que em vez de apoiarem - por vezes o melhor apoio é estar calado - estão é preocupados com a pressão que sente o treinador do clube. E por isso colocam ainda mais pressão dizendo que se ele não ganhar o campeonato "vai de vela"! Brilhante!

Eis um exemplo do apoio que adeptos inteligentes devem fazer! Como se o desgraçado do homem já não tivesse pressão suficiente!

Deixem o homem em paz! Ele por vezes fala demais, eu também não gosto, e acho que aí é que devia haver uma intervenção. Mas deixem quem de direito tome a iniciativa!

Sinceramente, espero que ele fique muitos anos. Com a idade irá ao sítio.

POC disse...

Pedro,

Acrescento: até pode ser campeão e vencer a Taça da Liga. É rua. E se possível, que leve o Presidente.

Jesus é um básico. Tem falhas inacreditáveis. Ainda bem que o David Luiz já cá não está. Menos invenções.

A eliminação da Taça é sua culpa exclusiva, como muitas outras coisas que já sucederam. E quando ganhou o campeonato (única coisa de relevo em 2 anos), tinha uma equipa de sonho.

Obrigado pelo primeiro ano. Mas para continuarmos a crescer e voltarmos a ser Enormes, tem de ser com alguém mais competente.

http://simaoescuta.blogspot.com