domingo, 4 de março de 2012

Crónica de uma morte anunciada

... ou, como diria o nosso Querido Líder, crónica do que estava escrito nas estrelas.

A primeira nota vai para o JNF. Ele é o Vieira dos blogues. Vieira vai à televisão puxar dos seus louros, e perdemos o campeonato nas três semanas seguintes. O JNF vai ao mercado, contrata-me, e o Benfica perde o campeonato nas duas semanas seguintes. Não sei se é coincidência, mas vejo aqui um padrão.

Infelizmente esta crónica versa sobre algo que era muito previsível. Mesmo com Vitor Pereira a comandar um dos Portos mais ridículos da história (o que não é igual a ser um dos mais fracos), velhos hábitos e teimosias voltam a puxar-nos para o lugar que, queiramos ou não, é o nosso por direito: o segundo lugar.

Estava escrito nas estrelas que um treinador que ostracizou, entre outros, Carole, Martins, Amorim, Urreta e Nuno Coelho, para dar o lugar a Emerson, Bruno César, Matic ou Djaló, só por mero acaso voltaria a repetir êxitos passados. Não há pachorra para tanta cretinice de um homem cujo currículo aos 50 e tal anos se resume a um campeonato nacional, muito embora ele se auto-considere como um novo Rinus Michels.

Estava escrito nas estrelas que apoios a Fernando Gomes e Vitor Pereira, como no passado a Valentim Loureiro e outros que tais, certamente não iria contribuir para deitar abaixo o sistema. Quando muito, poderia incluir-nos a nós no sistema (levante o braço quem acha isto boa ideia). Mas tal como quando o Benfica opta por tácticas de guerrilha contra o Porto, também neste campo Vieira estupidamente combate numa guerra que não é a nossa. E perde. Perdeu ontem, perde hoje, e continuará a perder amanhã, sem apelo nem agravo, e por muito que nos prometa que o próximo ciclo é que é.

Estava escrito nas estrelas que há três semanas quando Vieira elogiou a arbitragem nacional, toda e qualquer crítica que pudesse fazer quando as derrotas aparecessem (e infelizmente não tardaram!) estaria destinada à descredibilização.

Estava escrito nas estrelas que uma equipa numa fase crucial da época ao começar a perder pontos, deve cerrar fileiras e se necessário for, como em situações passadas, realizar estágios mais longos. Nada que tenha preocupado o Benfica. Até se antecipou o jogo do campeonato, afinal de contas um jogo sem interesse nenhum, para termos mais tempo para jogar a Champions. Qual é a prioridade, mesmo?...

Estava escrito nas estrelas que após deitarmos ao lixo os cinco pontos de avanço para o lixo, jogando apenas 25 minutos (em Coimbra) num total de 180, o Estádio da Luz seria novamente palco de mais uma humilhação, mesmo que desta vez muito à conta de Pedro Proença.

Contabilizando as humilhações destas últimas duas épocas, fica para mim claro que nem Jorge Jesus nem Luís Filipe Vieira podem continuar no Benfica. Tudo tem o seu tempo e o deles, passou.

Sim, o campeonato ainda não acabou. Sim, ainda podemos chegar lá. Mas aconteça o que acontecer, o Benfica tem demasiado dinheiro investido para andar à mercê desta loucura patrocinada por Vieira e Jesus. Corre riscos desnecessários pela incompetência, pela soberba e pela loucura de duas personagens que partilham imensas características.

A conclusão que tiro, é que no nosso clube ninguém sabe ler. Se tudo está escrito nas estrelas, como Luís Filipe Vieira no ano passado afirmou, só mesmo o analfabetismo pode desculpar tanta estupidez junta. Estou farto.

7 comentários:

John Wakefield disse...

Se Vieira e Jesus fracassarem este ano (e tudo parece apontar nesse sentido), creio que o Benfica deverá iniciar um novo ciclo, mas para isso é necessário que surjam novas alternativas no horizonte... José Eduardo Moniz deu a entender numa entrevista pós-dérbi que apoiaria a recandidatura de Vieira... Por isso, as coisas não começaram bem...

Nuno disse...

Parabéns pelo post. Subscrevo totalmente apesar de ser portista.


Abraço

Anónimo disse...

E se fizessem o favor de filtrar "Azeitolas" como o cretino anterior. Se quiser opinar que opine na Ribeira e que abane os galhos no "Olival" mas para apanhar a azeitona.

José Ramalhete disse...

Sabe-se que o Benfica gasta em vencimentos 4,3 milhões. Não sei quanto gasta o Braga, mas talvez um quarto ou um terço desse valor e já nos apanhou. Duvido que até final do campeonato não nos venha a ultrapassar. É uma vergonha total para o mestre das tácticas e toda a estrutura dirigente do Benfica.

Anónimo disse...

Excelente post, boa visão do actual futebol do Benfica. Uma nota, é incrivél como existem adeptos duma tal agremiação corrupta (mais evidente não podia ser depois do jogo de sexta)que comentam nos blogs dos benfiquistas para que???? querem justificar alguma coisa (roubo)??? só se for para aprenderem alguma. Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Engraçado que venham falar do Pedro Proença. O 2º Golo do SLB nasce da marcação de um livre para o qual não houve falta (e como diria o JJ "pela posição do arbitro tinha de ver" ...). Segundo no mesmo livre o Luisão está em fora de jogo, e impede a progressão do Rolando ... Ninguém se queixa ? Onde andam os anti-pseudo-corruptos?

Nuno disse...

Tadinhos dos anónimos,todos ofendidos só porque eu escrevi e dei os parabéns ao dono do post.

O resto apenas uma palavra...lixo!