sábado, 14 de julho de 2012

O Capitão

Tenho para mim a ideia de que o capitão do Sport Lisboa e Benfica deve ser alguém que saiba o que este clube significa e que se dê ao respeito dentro e fora do balneário. Por isso, passados dez anos da sua chegada ao Benfica, e quatro desde que começou a assumir a braçadeira de capitão com regularidade, ainda tenho bastantes reservas quanto às capacidades de líder de Luisão.

Ser líder é muito mais que berrar com os colegas quando as coisas correm mal. Ser líder é ser o primeiro a chegar na pré-época e não andar com o discurso de querer sair do Benfica para ganhar mais a fim de poder sustentar a família. Ser líder é saber acolher os novos jogadores, algo que, justiça seja feita ao actual capitão, ele sabe fazer bem. Mas ser líder também passa por dar o exemplo fora de campo e saber transmitir os valores deste clube, algo que Luisão parece não conseguir.

No entanto, mexer na hierarquia de capitães teria, neste momento, consequências gravíssimas. Não só para o camisola 4, que poderia criar, eventualmente, problemas no balneário, mas também para o novo capitão, que não teria o apoio de algumas figuras do grupo, fosse ele Maxi ou Aimar, a meu ver, os dois jogadores que, neste momento, são as maiores figuras no plantel no que respeita à Mística e ao Ser Benfiquista.

Por mim, Luisão continuava como capitão do Benfica para esta temporada. Mas acho que alguém de dentro do clube, provavelmente o director desportivo, já que o treinador não faz ideia do que é Ser Benfiquista e o presidente parece entretido com outras coisas da vida, que até foi um bom exemplo dentro do campo daquilo que era o nosso clube, deveria explicar a Luisão que algumas atitudes dentro de campo não se devem repetir e que fora de campo não pode voltar a repetir algumas proezas do passado.

12 comentários:

Unknown disse...

Para mim o capitão devia ser o Javi e o sub-capitão o Maxi, pois são os que mostram ter querer, ambição e gosto de jogar no Benfica.
O Luisão devia ter perdido a braçadeira nos anos anteriores em que montou aquelas rábulas para sair do Benfica. Como já se convenceu que ninguém o vai comprar, acalmou e como acalmou já não lhe tiram a braçadeira, mas ainda este ano vimos o Luisão a pronunciar-se sobre coisas que o capitão do Benfica se deveria abster, mas enfim, é o que temos

Ricardo disse...

Isto em relação a quê? Com todo o respeito, este é um post sem qualquer sentido. Para quê ir causar um problema onde ele não existe? Também fiquei magoado com Luisao no Verao passado, mas quem nunca errou?

DeVante disse...

Ora aí está um post com o qual estou 100% de acordo.
O meu capitão é Maxi Pereira...e nem precisa de andar aos berros.

Anónimo disse...

Exactamente, concordo consigo, tanto Aimar como Maxi têm mais perfil de capitão benfiquista que Luisão.
Na ausência de um jogador português, benfiquista, com anos de casa, carisma junto de colegas e massa associativa, como Rui Costa ou José Moreira, por exemplo, a opção deveria recair, penso eu em SuperMaxi, ou em Pablito Aimar.

Anónimo disse...

uma nota: sempre que é questionado sobre o seu jogador preferido, o que responde LFV?

Luisão!

Que jeito dá ter um capitão que é assim uma espécie de mano mais velho...trata da sua vidinha, e ajuda a tratar da dos manos mais novos!

Não duvido que será bom tipo...mas não acredito que:

- questione JJ sobre o desequilibro do plantel

- interrogue LFV porque se levam ao desespero jogadores como Rúben Amorim, que são sócios do SLB de número mais baixo que a maioria dos corpos sociais

- interpele Carraça, porque se muda o hotel de estágio, na véspera de um clássico

- discuta com Rui Costa porque não se conseguem calar os papagaios do SLB que nunca permitirão a blindagem do grupo

que jeito deve dar Luisão ao Benfica....e o Benfica a Luisão

Anónimo disse...

sr admins...esqueci-me de assinar o meu coment anterior (o jeito que dá luisão)

aalto

Meddler disse...

Revejo a minha opinião em tudo o que dizes.

Aimar, Maxi e Javi são os líderes naturais desta equipa, mas mudar na hierarquia, agora, só poderia trazer consequências indesejáveis.

Unknown disse...

É cada vez mais dificil encontrar 1 capitão. Não vou dizer que Luisão é o ideal, porque estaria a mentir, mas penso dizer a verdade que dos actuais jogadores do Benfica, é o que preenche mais requisitos.

Ok. Veio parabenizar o Proença. Mas não creio que tenha sido um erro assim tão grande. Bem vistas as coisas, só pode significar, que o capitão que o insulta em campo, sabe que a qualidade está, e que o erro é propositado.

Abraço

JC disse...

"(...)algumas atitudes dentro de campo não se devem repetir e que fora de campo não pode voltar a repetir algumas proeNÇAS do passado."

apostas disse...

Absolutamente de acordo...

JNF disse...

Ricardo,

vai começar uma nova época, o capitão é o mesmo e não lhe reconheço competêncuas para tal. Com todo o respeito, mas causa-te urticária? Há blogs com posts às florzinhas, podes ir ler desses.

Anónimo disse...

What i do not understood is in reality how you're now not actually much more neatly-favored than you might be now. You're
so intelligent. You already know thus considerably with regards to
this subject, produced me in my view believe it from numerous numerous angles.
Its like women and men aren't fascinated except it is something to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs great. At all times take care of it up!
Feel free to surf my homepage ; latest epl transfer news